Isolamento de janelas de plástico: é necessário fazê-lo e em que casos


Chamamos a sua atenção uma reportagem fotográfica sobre os trabalhos realizados na instalação de alta qualidade de janelas de plástico em paredes multicamadas. Mais precisamente, neste caso, vamos descobrir como e onde instalar corretamente as janelas de plástico em uma parede multicamadas.

Como exemplo, apresentamos fotografias da reinstalação de janelas de plástico em um edifício de apartamentos com paredes multicamadas.

Hoje, existem muitos tipos diferentes de paredes multicamadas. A opção mais comum é uma parede multicamadas, onde do lado da sala a parede é formada por blocos de espuma, do lado de fora há um tijolo de frente e entre o tijolo e o bloco de espuma há isolamento e uma abertura de ventilação. Na maioria das vezes, ao instalar janelas de plástico, encontramos apenas essas paredes multicamadas e, como regra, elas requerem uma preparação séria antes que seja possível instalar de forma correta e eficiente uma janela de plástico nelas.

Para escolher a maneira correta de fixar e instalar uma janela de plástico em uma parede multicamadas, sugiro consultar GOST 52749-2007.

A partir do qual fica claro que antes de instalar uma janela de plástico em uma parede multicamadas, é necessário fornecer os seguintes pontos:

1-Preparação e organização da base para instalação da caixilharia de plástico. 2-Preparação e selagem das laterais da abertura da janela 3-Preparação e selagem da parte superior da abertura da janela, na área do lintel

Preparação e organização da base para instalação da esquadria de plástico.

Via de regra, a janela que se abre após a conclusão da obra aparece como na foto.

Ou seja, desde que tenhamos que montar uma janela de plástico na zona de isolamento, não temos apoio nem possibilidade de fixar as janelas na abertura.

Nesses casos, a base para fixar uma janela de plástico a uma parede multicamadas deve ser prevista com antecedência ou modificada antes da instalação das janelas.

Pode haver várias opções:

1-A utilização de placas metálicas sobre as quais é feita a instalação da janela de plástico.

No nosso caso, essas placas foram usadas pelos construtores do prédio.

2-A utilização de barras ou placas anti-sépticas ou osb, dependendo da espessura do isolamento e do vão de ventilação.

Instalação de janelas "Orçamento"

A instalação mais simples e econômica de envidraçamento é de camada única sobre espuma clássica. Em muitas empresas, ainda é o único tipo de instalação, apesar do surgimento de novos materiais e tecnologias. O resultado de tal envidraçamento pode ser visto em todos os prédios de apartamentos, simplesmente prestando atenção nas janelas, de onde você pode ver a espuma de poliuretano amarelada e semidestruída.

Desencorajo fortemente o uso da instalação “Budget” para instalações quentes e aquecidas, pois não pode fornecer eficiência energética suficiente.

Benefícios de instalação

  • Custo acessível.
  • Instalação rápida de estruturas.
  • Proteção contra vento, chuva e neve (temporária).
  • O próprio cliente pode fazer barreira hídrica e de vapor, ao mesmo tempo que economiza muito.

As estruturas das janelas são fixadas na abertura com a ajuda de fechos especiais (âncoras), e a costura é fechada com espuma de poliuretano, que funciona bem se protegida da luz solar e da umidade. No entanto, essa espuma não é absolutamente estanque à precipitação, o que afeta o funcionamento posterior das costuras de montagem e o ajuste firme das estruturas à base da abertura. Como isso acontece?

As janelas de plástico reforçado deformam-se: no verão, devido às altas temperaturas, dilatam-se, no inverno encolhem. Isso é considerado a norma, principalmente para estruturas laminadas e pintadas.A espuma de poliuretano clássica não é capaz de suportar todas as cargas, mas se nem mesmo for fechada do sol e da água, após a próxima deformação da janela, a espuma pode se afastar da abertura, formando um vão.

Onde usar a edição de "Orçamento"

Eu uso essa instalação cada vez com menos frequência, porque ela só é adequada para instalações frias e não aquecidas: edifícios de depósitos, complexos de exposições, anexos ou aberturas de janelas ou portas dentro das instalações, etc. O custo de instalação não inclui barreira hídrica e de vapor. Esses processos são realizados pelo cliente de forma independente.

Garantia de instalação - 1 ano.

Recomendações adicionais para o isolamento de estruturas de janela

Isolamento de janelas de plástico: é necessário fazê-lo e em que casos

Como as janelas de plástico incluem muitos acessórios caros e sensíveis, é altamente desencorajado isolá-los com fita adesiva ou selantes autoadesivos. Quando chegar a hora de remover esses adesivos, você pode facilmente danificar as peças na junção do caixilho e da caixa. Além disso, com as quedas de temperatura, os componentes de metal e plástico reagem de forma diferente, causando flutuações na folga no nártex e, como resultado, quebra das conexões. Se você ainda tiver acessórios quebrados - entre em contato com o conserto de janelas de maneira barata.

Se não se trata de colar uma película de isolamento térmico, convém convidar especialistas qualificados para isolar janelas de plástico. Quando se trata de isolar encostas e marés baixas do lado da rua, é muito difícil fazer isso sozinho, especialmente quando a habitação está localizada em andares altos. Os artesãos, por outro lado, dispõem de dispositivos especiais para a realização desse trabalho e garantem que nunca seja supérfluo.

Se o isolamento térmico de suas estruturas de janela deixa muito a desejar, recomendamos entrar em contato com nossa empresa. Funcionários qualificados farão parecer especializado sobre a causa dos vazamentos de calor e realizarão os trabalhos necessários para eliminá-los. Selagem de costuras, substituição de peças, instalação de nova junta, endireitamento de caixilho e muito mais - todos estes serviços podem ser encomendados à nossa empresa para que o frio do outono e do inverno não perturbe o confortável microclima da sua casa.

Instalação de windows "Standard"

A instalação de uma camada em espuma elástica é uma das opções econômicas para vidros de janelas de metal-plástico. Na instalação é utilizada espuma superelástica de alta qualidade de nova geração. Sua principal diferença com a espuma amarela é a capacidade de se deformar, ao mesmo tempo em que acompanha a abertura da janela. Esta propriedade afeta diretamente a estanqueidade de toda a estrutura, a ausência de correntes de ar e fissuras. Como?

O plástico, como muitos materiais, deforma-se sob a influência da temperatura. Por exemplo, no verão, quando os raios do sol aquecem a superfície, a janela se expande e, no inverno, em temperaturas abaixo de zero, ela se contrai. Estas flutuações ocorrem regularmente e a espuma flexível adapta-se perfeitamente a elas. Tal como a própria janela, encolhe, alonga e assume a sua forma original sem danificar a estrutura.

Benefícios de instalação

  • Instalação rápida.
  • O custo acessível é a opção mais barata.
  • Usando espuma elástica azul.
  • Aplicação de vapor e selante impermeabilizante (se necessário).
  • Tiras decorativas (opcional). Eles são uma tira de PVC autoadesiva flexível com bordas elásticas. Eles são usados ​​para proteger a costura entre a janela e a parede.

Onde usar a montagem "Padrão"

O isolamento térmico de uma divisão depende não só da qualidade da espuma de montagem, mas também do perfil de suporte, ou seja, do material de que é feito. Nesta instalação, utilizo um perfil de suporte de plástico ou metal, que não desempenha nenhuma função, exceto para transportar e fixar o peitoril da janela, vazante.E como não há propriedades de isolamento térmico, recomendo usar a instalação "Padrão" apenas em ambientes frios e sem aquecimento, incluindo varandas.

Garantia de instalação - 6 anos.

Janelas modernas - instalação moderna

Instalação quente de janelas
Pode-se argumentar que as janelas instaladas 100 anos atrás tiveram um desempenho pior do que as janelas modernas, mas quase ninguém precisa ser convencido de que os requisitos atuais para produtos de construção são diferentes daqueles do passado. Os primeiros padrões de energia na indústria da construção apareceram apenas na segunda metade do século XX, e regras claras para economia de energia e proteção térmica de edifícios são o efeito de descobertas subsequentes. Se planejamos substituir ou instalar janelas hoje, por que nos inspirar nas ideias do início do século 20?

A arquitetura moderna é diferente do que era popular décadas atrás. As alterações na legislação obrigam-nos a procurar uma nova abordagem para o desenvolvimento e implementação de todos os elementos que afetam o isolamento térmico das paredes e, consequentemente, do edifício como um todo. Isso se aplica especialmente às janelas e à vedação de seus componentes.

Os produtos que contribuem para a redução das perdas de energia num edifício são o futuro, a exemplo da técnica de instalação “quente” e do surgimento de produtos que garantam a vedação adequada tanto no interior como no exterior do móvel. A gama de soluções de eficiência energética, que também inclui produtos especializados para instalação de janelas, é a resposta à crescente demanda por sistemas vedados na Rússia.

WINDOWS MEDIA recomenda a leitura: Materiais para instalação de janelas de plástico

Instalação de janelas "Quentes"

Instalação quente de três camadas em espuma flexível usando vapor e selante à prova d'água - proteção confiável do ambiente contra o frio e a umidade. A singularidade desta instalação de janelas de plástico está associada ao uso de uma construção de três camadas da costura de montagem e à prevenção da destruição da espuma com a ajuda de selantes especiais. Complicado? Vamos descobrir.

A construção de três camadas da costura de montagem consiste em três camadas, cada uma das quais desempenha uma função específica:

  • A primeira camada é impermeável, permeável ao vapor (lado da rua). Usamos selante STIZ-A.
  • A segunda camada é isolante de calor (dentro da estrutura). Usamos espuma de poliuretano flexível.
  • A terceira camada é a barreira de vapor (dentro de casa). Usamos selante STIZ-B.

O papel principal na retenção de calor e proteção do frio é desempenhado pela segunda camada, para a qual é usada uma espuma azul superelástica de alta qualidade de nova geração com baixo coeficiente de expansão, que trabalha para maximizar a deformação da janela. Mas ela, como a espuma de poliuretano amarela comum, é destruída pelos raios ultravioleta e pela umidade, até mesmo dos lados da sala. Como?

Imagine que existem três pessoas morando em uma casa: pai, mãe e um filho. Eles fazem chá, tomam banho, enxugam roupas, limpam e finalmente respiram. Como resultado, cerca de oito litros de umidade são liberados no ar, que na forma de vapor d'água se deposita nas janelas e rampas hermeticamente isoladas, o que significa que penetra imperceptivelmente na espuma. As consequências negativas de tal processo não são imediatamente perceptíveis, mas logo fungos e bolor aparecem nas encostas, o que indica a destruição da espuma de poliuretano, o que significa a perda de calor. E como esse problema pode surgir tanto de dentro quanto de fora, duas camadas de montagem adicionais eliminam sua ocorrência.

Vantagens de "Montagem Quente"

  • Instalação rápida.
  • Costura de montagem de três camadas.
  • Proteção contra calor, frio e umidade excessivos ao ar livre.
  • Temperatura interna sempre confortável.
  • Ausência de mofo, bolor e condensação.
  • Custo acessível.
  • Uso de espuma de poliuretano elástica de alto desempenho, selantes de vapor e impermeabilizantes.
  • Instalação de janela em perfil de apoio quente.
  • O uso de faixas decorativas (se necessário).

Onde usar o "Warm Montage"

Nesta configuração, existe um perfil de suporte quente - espuma de poliestireno ultra-densa. Ele protege perfeitamente as janelas do congelamento e da formação de gelo na parte inferior da janela e da sala - de correntes de ar e vento. Esse perfil é muito mais quente do que a moldura da janela e ainda mais do que o usual perfil de suporte de plástico, o que significa que o calor dentro da casa não vai mais “aquecer” a rua. Eu recomendo usar "Instalação Quente" para todas as estruturas de janela, exceto alumínio, em salas aquecidas.

Garantia de instalação - 6 anos.

Como isolar com drywall

Para isolamento interno das aberturas das janelas com gesso cartonado, você precisará de:

  • drywall,
  • gesso gesso,
  • espuma de poliuretano,
  • primer resistente à umidade,
  • selante,
  • barras de madeira,
  • roleta,
  • faca de pintura,
  • Scotch.

Encostas de gesso cartonado
Encostas de gesso cartonado

O processo de isolamento deve ser realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. Corte os espaços em branco do drywall com base no tamanho da janela.
  2. Trate as peças de trabalho com um primer resistente à umidade e seque-as.
  3. Faça uma incisão com uma faca ao redor do perímetro da janela, com 1 cm de profundidade.
  4. Insira o drywall com a largura necessária no recesso.
  5. Preencha as lacunas restantes com espuma de poliuretano.
  6. Para maior comodidade de fixação, use fita adesiva e blocos de madeira.
  7. Espere até que a espuma esteja completamente seca, corte suas bordas.
  8. Alise a superfície com gesso.
  9. Realizar trabalhos de pintura.

Vídeo: a opção de fazer taludes de gesso cartonado

Instalação de janelas "Warm +"

A instalação a quente de quatro camadas sobre espuma flexível usando um selante, fitas de vapor e impermeabilizantes é uma tecnologia moderna de alto desempenho sem igual. E é por causa disso. Em primeiro lugar, todas as juntas são cuidadosamente seladas, para que o calor permaneça dentro da sala. Em segundo lugar, essa instalação reduz significativamente os custos de aquecimento, o que significa que economiza o orçamento familiar. E em terceiro lugar, o mofo e o bolor nas encostas simplesmente não têm chance. A palavra "quatro camadas" levanta muitas questões, então vamos descobrir.

1 camada. Perfil de base quente + espuma superelástica azul.

O problema de congelamento na parte inferior da janela é um dos principais. Colidindo com uma parede, o vento aumenta. No caminho, encontra uma vazante, onde a força da pressão se acumula e diminui o aperto das janelas. Esse processo torna-se a causa da formação de pontes frias, por onde ocorre o vazamento de calor. É por isso que nos concentramos na área sob a janela: instalamos um perfil de suporte quente - espuma de poliestireno ultra-densa, e cobrimos a costura de montagem com espuma azul, que trabalha para maximizar a deformação da janela.

2ª camada. Espuma de poliuretano superelástica.

Tem uma função de isolamento térmico e acústico e, ao contrário da espuma amarela comum, encolhe, estica e volta à sua forma original sem danificar a estrutura. E como todas as estruturas metal-plásticas estão sujeitas a deformações, essa espuma elimina a ocorrência de trincas.

3ª camada. Fita de montagem de barreira de vapor.

É utilizado para protecção interna das costuras de montagem dos efeitos negativos da humidade, que, como sabe, está presente não só na casa de banho ou na cozinha, mas também nas outras divisões. A fita é colada na estrutura da janela e na parede de forma a cobrir totalmente a lacuna de instalação. Como resultado, a ocorrência de mofo e bolor é excluída.

4ª camada. Fita de montagem respirável + PSUL em um quarto.

Para proteger a costura de montagem externa dos efeitos prejudiciais da luz solar e da umidade, uma fita especial é usada sob a vazante. É permeável ao vapor e o condensado de água, que se acumula nos poros da espuma de poliuretano devido à transição do frio para o calor, é removido com calma para fora e não destrói a espuma.

Um quarto da janela usa uma PSUL (fita autoexpansível pré-comprimida).Externamente, o material é semelhante à borracha de espuma - o mesmo poroso e elástico, mas tem uma série de vantagens: boa impermeabilização com excelente permeabilidade ao vapor e uma longa vida útil. Mas isso não é tudo. Para garantir 100% de permeabilidade ao vapor e proteger o material da destruição, o selante STIZ A é aplicado na parte superior.

Vantagens de "Instalação mais quente"

  • Quatro graus de proteção.
  • Falta de mofo e bolor.
  • Manter-se aquecido na sala.
  • Economia no aquecimento.
  • Elevadas características de insonorização da costura de montagem.
  • Durabilidade.
  • Falta de correntes de ar, rachaduras, sopro.
  • Instalação rápida de janelas.
  • Preço acessível.
  • Tiras decorativas (opcional).

Onde usar o "Warm Montage Plus"

A principal razão pela qual o calor sai de casa é a má instalação e o uso de materiais desatualizados. Trabalho com novas tecnologias e materiais modernos que farão da sua casa um lugar aconchegante. A "instalação quente plus" só é adequada para divisões aquecidas.

Garantia de instalação - 9 anos.

"Instalação a quente" - economia de energia a um bom preço

Instalação quente de janelas
Ao escolher a forma de instalar as janelas, as pessoas muitas vezes são guiadas pelo preço, entendendo-o pela verdade que "invisível a olho nu" não é tão importante para as características gerais do edifício para pagar a mais por soluções de qualidade ou inovadoras. Na vida real, muitas vezes acontece que um investidor, depois de decidir por uma instalação "morna", tenha dúvidas: ou o perfeito enchimento e vedação das juntas só é possível com o auxílio de produtos desenvolvidos especificamente para a construção energeticamente eficiente, ou seja "casa "as ideias serão tão eficazes quanto os sistemas profissionais projetados para instalação em várias camadas?

O preço dos componentes da instalação "quente" é tão alto quanto se costuma acreditar? Uma estimativa subjetiva do custo de instalação é suficiente para justificar o abandono de uma solução moderna que irá economizar nos custos de aquecimento por muitos anos? Julgue por si mesmo, no caso de vedação de janelas usando um sistema de instalação quente, o custo do trabalho em comparação com os sistemas tradicionais pode exceder 200 rublos por metro corrido.

Instalação quente de janelas
Se você não quer que seu investimento em janelas com eficiência energética seja desperdiçado, certifique-se de que elas sejam instaladas com produtos de isolamento de janela de alta qualidade. Não vamos confiar em contratantes oniscientes que “não fizeram essas coisas”. Procure instaladores que baseiam suas ações na experiência adquirida ao longo dos anos, mas para quem as novas soluções não sejam apenas uma "jogada de marketing" para chamar a atenção para o trabalho do dia-a-dia.

O WINDOWS MEDIA recomenda a leitura: Por que você deve substituir o windows antigo

Instalação "Quente" na área de isolamento

A instalação remota a quente de janelas atrás do plano da parede de suporte é a maneira mais progressiva e eficaz de reduzir a perda de calor, preservar a eficiência energética das estruturas, sua resistência às cargas atmosféricas e resistência ao fogo. Este é um método bem pensado de instalação de estruturas metálicas, não só em termos de organização de vapor e impermeabilização, mas também em termos de precisão e qualidade do trabalho no local. O inovador sistema Triotherm ganhou reconhecimento em muitos países, e você logo entenderá o porquê.

"Janela por janela"

Para que o calor permaneça no ambiente, é importante levar em consideração não apenas a intimidade das janelas, mas também sua localização na abertura da janela. O mais eficaz é a localização da janela na zona de isolamento das paredes, pois é aí que passa a zona de “contacto” das temperaturas: entre a sala e a rua. A nova tecnologia Triotherm evita pontes frias e distorção das isotermas de temperatura, proporcionando assim uma barreira térmica uniforme.

"Janela por janela" significa que as estruturas de metal-plástico não são montadas em uma abertura de janela, mas em perfis de extensão especiais que são fixados no exterior da parede. Vamos considerar com mais detalhes.

Etapa 1. Instalação de perfis de poliestireno Triotherm.

Esses perfis são feitos de poliestireno de alta densidade, resistente à umidade e ao fogo. Apesar de seu baixo peso, eles são capazes de suportar até 1000 kg por ponto de fixação! Isso significa que as vigas suportarão perfeitamente o peso de uma janela padrão ou panorâmica.

A fixação dos perfis à superfície da parede é efectuada com o auxílio de uma cola-selante especial, que fixa o poliestireno de forma fiável e garante uma boa estanqueidade. Em seguida, são feitos furos no perfil e aparafusados. O processo de fixação está concluído.

Etapa 2. Instalação da moldura da janela

Para excluir o aparecimento de fissuras e fugas de calor, é utilizado um perfil de suporte quente - espuma de poliestireno ultra-densa, que elimina de uma vez por todas os problemas de sopro e congelamento. Ele é preso na parte inferior da estrutura e aparafusado com parafusos auto-roscantes.

Etapa 3. Fechando as costuras de montagem

A última etapa da montagem remota é a aplicação de espuma especial elástica azul ou fita autoadesiva PSUL (fita de vedação pré-comprimida). Para maior confiabilidade, as costuras internas e externas são fechadas com vapor e fita impermeabilizante.

Vantagens da instalação quente na área de isolamento

  • Instalação rápida.
  • Garantia anticongelante.
  • Ausência de mofo e bolor nas encostas.
  • Resistência ao roubo graças ao uso de um polímero híbrido.
  • 100% de isolamento térmico.
  • Possibilidade de substituição de janelas sem danificar a fachada.

Onde usar a instalação quente na área de isolamento

A instalação utiliza materiais confiáveis ​​e economizadores de energia, cujo objetivo principal é manter o ambiente aquecido. Portanto, a montagem remota é adequada apenas para instalações aquecidas: prédios de apartamentos, casas, edifícios de escritórios, etc.

Por que as janelas de plástico precisam de isolamento?

Isolamento de janelas de plástico: é necessário fazê-lo e em que casos

Os especialistas citam vários motivos importantes ao mesmo tempo, pelos quais as janelas de plástico modernas podem perder suas propriedades de isolamento térmico. Dentre eles, destacam-se os seguintes:

  • O encolhimento do edifício é típico para os casos em que a instalação de janelas foi efectuada numa casa nova recentemente construída. Os processos de encolhimento são normais no início da operação de um edifício e podem levar a algumas deformações e distorções nas aberturas das janelas. Como resultado, fendas e lacunas podem se formar ao longo do perímetro das unidades de vidro, através das quais o ar do exterior flui livremente. Para eliminar esse defeito, é necessário fazer o ajuste com os acessórios de fixação ou reinstalar as estruturas.
  • Secagem da vedação emborrachada - durante a operação, os perfis de borracha que servem de vedação começam a secar e afinar gradativamente, perdendo suas propriedades isolantes. Esta imagem é mais típica nos locais onde as faixas são adjacentes à moldura. A operação inadequada e a abertura e fechamento excessivamente frequentes das abas também podem provocar afinamento. Alguns proprietários estão tentando se livrar desse defeito aplicando uma camada de silicone, mas isso não dá o efeito esperado. A solução para o problema é trocar completamente a vedação emborrachada.
  • A despressurização das costuras de conexão entre o quadro e a abertura é, na maioria dos casos, o resultado de trabalhos de instalação mal executados. Através das rachaduras formadas, o ar da rua penetra na sala, formando correntes de ar. Para se livrar deste defeito, você terá que desmontar as encostas e fazer um novo aterro nos cantos do perímetro. Após a secagem completa, você pode reinstalar os taludes.

Materiais como lã mineral, drywall e espuma de poliuretano também são usados ​​como camada isolante. Porém, se as encostas apresentarem irregularidades, mais cedo ou mais tarde terão que ser niveladas para manter a estanqueidade por muito tempo.

Razões para explodir janelas de plástico

As principais razões pelas quais uma janela de plástico permite o ar externo em um estado bloqueado incluem:

  • violação da rigidez da estrutura do caixilho da janela;
  • problemas com o mecanismo de fixação;
  • soprando de lugares ao redor da moldura - encostas e peitoris das janelas.

janelas de plástico
Muitos proprietários de tais janelas enfrentam o problema de correntes de ar e penetração de frio na sala.
Na maioria das vezes, quando se trata de estourar uma nova janela, a primeira coisa a fazer é verificar a qualidade da instalação. Neste caso, você pode entrar em contato com os instaladores com a necessidade de eliminar as imperfeições. Ao instalar janelas por conta própria, você deve verificar cuidadosamente a qualidade da vedação de todos os locais onde a moldura se junta à parede.

soprando de janelas de plástico
Determinar o motivo de explodir uma janela de plástico começa com se ela é nova ou velha.

Como encontrar o lugar de onde está soprando

Na maioria dos casos, não é difícil encontrar o local de sopro. Na maioria das vezes eles usam para isso:

  • A palma da mão. Passando ao longo da moldura, é possível captar o movimento do ar, identificando assim a área problemática.
  • Fósforo aceso. A chama começará a ondular quando estiver perto de uma área com vazamento.
  • Papel. Assim, a confiabilidade da vedação dos elementos da janela é verificada - se a folha passa facilmente entre as seções individuais da unidade de vidro em que a vedação está instalada, então o problema está neste elemento.

soprando da janela
Você pode verificar com um fósforo aceso ou vela - a luz começará a vibrar ao menor movimento do ar.

Na verificação, é necessário prestar atenção em todo o perímetro da moldura da janela e sob o peitoril da janela. Problemas com o acesso do ar externo costumam aparecer lá também.

soprando sob o peitoril da janela
Se você encontrar um problema de instalação inadequada ou defeito óbvio de fábrica, os reparos dentro da garantia devem cobrir todos os custos adicionais.

Instalação de filme de economia de calor: instrução

Para o isolamento interno das aberturas de janela com um filme de economia de calor, você precisará de:

  • filme economizador de calor,
  • fita dupla face,
  • secador de cabelo doméstico,
  • faca de construção,
  • tesoura.

Instalação de filme economizador de calor
Instalação de filme economizador de calor

O processo de isolamento deve ser realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. Desengordure a área de trabalho.
  2. Remova as alças da janela.
  3. Corte o filme em uma camada com base nos parâmetros da janela. Aumente as bordas 2 cm para facilitar a colagem.
  4. Cole o filme em volta do perímetro da janela com fita adesiva.
  5. Remova a tira protetora da fita.
  6. Segurando o filme pelas bordas superiores, prenda-o à fita.

Sopre a janela com um secador de cabelo para encolher o material e suavizar as dobras.

Preparando-se para o frio: isolamos janelas para o inverno

Novas janelas de plástico são o sonho da maioria dos proprietários de casas. Parece que com a sua instalação todos os problemas associados ao isolamento térmico das janelas irão desaparecer.

Na verdade, mesmo as melhores unidades de vidro isolante de plástico geralmente requerem isolamento para o inverno. Isso se deve não tanto à qualidade do material quanto aos erros de instalação. Existem outras razões pelas quais este assunto está se tornando relevante. Mas como isolar velhas janelas de madeira para o inverno e quais materiais podem ser necessários é indicado aqui.

Por que é necessário isolar as janelas de plástico?

Já se foram os dias em que isolávamos as janelas de madeira com papel ou outras fitas para evitar correntes de ar no inverno. As janelas modernas requerem novos métodos de isolamento. Quando é necessário?

  1. Encolhimento da parede. Não é segredo que as paredes (especialmente de casas antigas) às vezes cedem. Neste caso, surgem lacunas entre a janela e a superfície da parede, bem como entre os próprios caixilhos. Como você os conserta? Você só precisa ajustar os acessórios. Acontece que tudo é simples e não há custos adicionais.
  2. O selo de borracha envelheceu e perdeu sua elasticidade. Isso também leva ao aparecimento de lacunas, embora neste caso sejam mais difíceis de detectar. O resultado é frio na sala. A solução para o problema será substituir o lacre.
  3. Acabamento incorreto de taludes. Com o tempo, isso leva a rascunhos. É necessário refazer o talude ou isolá-lo.
  4. Perda de estanqueidade em áreas entre pórticos e taludes. Se houver problema de despressurização, significa que a instalação das janelas foi feita de forma analfabeta. Se as lacunas forem grandes, será necessária a desmontagem dos elementos estruturais e sua posterior instalação correta. Com pequenos desvios, você pode simplesmente isolar as janelas.

E aqui é como o ajuste das janelas de plástico acontece no inverno verão, você pode ver aqui.

Em qualquer caso, o isolamento térmico adicional não será supérfluo, mesmo que não haja razão aparente para isso. As janelas de isolamento ajudam a economizar calor na casa e reduzir os custos de aquecimento.

Quando deve ser feito o isolamento térmico?

O provérbio russo “prepare seu trenó no verão” é uma resposta direta a essa pergunta. Claro, você precisa cuidar com antecedência do isolamento das janelas, mesmo na estação quente. Embora muitas pessoas prefiram aguardar o momento em que já estejam completamente assados; como resultado, surgem muitas dificuldades, especialmente se o isolamento for feito no exterior, e já estiver bastante frio lá fora.

Os materiais modernos para isolamento geralmente não resistem a baixas temperaturas. Além disso, trabalhar no inverno com as janelas abertas não vai trazer alegria aos moradores.

Mas como podem ser as venezianas das janelas de uma casa de campo, essa informação ajudará a entender.

Isole as janelas de plástico com antecedência. Se você não tem as habilidades básicas para fazer isso sozinho, convide um técnico qualificado que o salvará de vazamentos de calor no futuro.

pode ser

Nova tecnologia para instalação de janelas dos belgas

Hoje, cada vez com mais frequência, é possível encontrar equipes de reparos que, ao instalarem janelas, usam uma nova tecnologia da empresa belga Soudal para proteger a espuma de montagem e aumentar a vida útil da janela.
É sabido que o material poliuretano ajuda a fixar o caixilho da janela na posição desejada e ao mesmo tempo isola e reduz a perda de calor na divisão. Anteriormente, a espuma estava praticamente desprotegida da exposição humana e das condições climáticas. Se o isolamento foi protegido da radiação ultravioleta destrutiva por vários materiais de fachada, como gesso, PVC ou painéis de MDF, nada salvou a espuma da exposição à umidade.

Os belgas propõem uma formulação própria para reduzir todos estes fatores malignos, nomeadamente a aplicação da fita Soudal Window System (SWS).

Propriedades da fita de montagem SWS

  • criação de isolamento térmico de três camadas;
  • aumento da vida útil do isolamento térmico;
  • grande adesão a todos os substratos de construção da camada adesiva da fita;
  • alta resistência da fita, o que lhe permite resistir às deformações diagonais do edifício;
  • a superfície da fita pode ser facilmente pintada ou rebocada.

Isolamento térmico de janelas de madeira

Ao isolar janelas em uma casa de madeira, exigências maiores são impostas tanto na estética quanto no isolamento. Nem todo material pode ser adequado para isolamento térmico de janelas em uma casa de madeira. Uma das melhores opções de isolamento externo é instalar uma veneziana. No entanto, este elemento nem sempre se encaixa no conceito arquitetônico da casa, portanto, os seguintes materiais são mais frequentemente usados ​​para fins de isolamento:

  • almofadas de espuma;
  • perfis tubulares;
  • selante de silicone.

Almofadas de espuma

A primeira opção de isolamento térmico consiste em preencher as lacunas entre as molduras com espuma de borracha e, em seguida, colar um tecido ou tira de papel por cima. Este método, por um lado, é o mais simples, mas ao mesmo tempo o mais inconveniente. Assim, você pode isolar as janelas por apenas uma temporada, e para ventilar o ambiente terá que remover todo o isolamento térmico.

Perfis de vedação

Um isolamento mais confiável e eficaz é obtido com o uso de perfis tubulares, que podem ser feitos dos seguintes materiais:

  • borracha;
  • cloreto de polivinilo;
  • poliuretano;
  • espuma de polietileno.

Dependendo do tamanho dos slots, um perfil de uma determinada forma deve ser selecionado:

  1. Com a forma da letra "P", esta junta é adequada para vedar vãos de tamanho médio.
  2. O perfil D pode ser usado para vedar grandes lacunas.
  3. O tipo E é usado para vedar pequenos orifícios.

Além disso, as juntas são classificadas em:

  • autoadesivo,
  • colado com cola.

O primeiro tipo é o mais conveniente e fácil de usar. O selo é simplesmente colado em um lado da moldura. A vedação das janelas com perfis de vedação deve ser realizada com tempo quente (+10 graus), pelo que é aconselhável efectuar os trabalhos com antecedência, antes do início do tempo frio.

As vedações tubulares duram pelo menos cinco anos, mas têm uma desvantagem - não são esteticamente atraentes na janela.

Aplicação de selante

Selante de silicone é usado para isolar as juntas entre o caixilho da janela e o vidro. Também pode ser usado para vedar vãos entre o peitoril da janela e a moldura.
O isolamento com um selante é realizado da seguinte forma:

  1. Primeiramente é necessário remover o vidro da moldura, para isso, todas as contas e ripas que prendem o vidro devem ser cuidadosamente retiradas de seus lugares. Em primeiro lugar, retira-se o rebordo inferior, depois os laterais e só depois o superior. Muitas vezes, ao desmontar, as contas de vidro quebram, por isso é melhor comprar novas.
  2. O interior da estrutura deve ser cuidadosamente limpo de detritos, sujeira e poeira acumulados lá.
  3. Um selante é aplicado ao redor do perímetro da moldura e, em seguida, o vidro é instalado.
  4. Depois que o selante secou, ​​novos grânulos de vitrificação são instalados.

O selante é absolutamente invisível, pode ser usado para isolar janelas sem deteriorar sua aparência. O selante de silicone pode ser substituído por uma massa de vidro especial. O trabalho é realizado de forma semelhante, mas imediatamente após a instalação dos vidros é necessário retirar o excesso de massa, pois quando estiver completamente seco será mais difícil fazê-lo.

Isolamento térmico de janelas usando tecnologia sueca

Este método de isolamento de janelas de madeira é o mais progressivo e ao mesmo tempo barato. Ele fornece um alto nível de estanqueidade, que é comparável em eficiência às janelas de plástico.

A essência deste método é criar uma ranhura especial na estrutura, onde o isolamento é então colocado. Esta opção permite não apenas isolar, mas também reparar e substituir os elementos quebrados do bloco da janela e acessórios. Todo o processo de isolamento térmico consiste em várias etapas:

  1. As faixas da janela são removidas.
  2. Com o auxílio de uma fresa especial, são feitas ranhuras de 4x3 mm ao longo de todo o perímetro da folha. As ranhuras devem ser abertas em um ângulo de 45 graus do lado de fora.
  3. Nas ranhuras é colocado um selo tubular, que pode ser feito de PVC, espuma de polietileno, poliuretano, silicone.
  4. Um selante de silicone é aplicado nos locais onde o vidro e o caixilho se unem.
  5. As faixas são colocadas no lugar e, em seguida, os encaixes são ajustados.

Este método de isolamento funciona por pelo menos dez anos, mas apenas se a madeira não estiver podre e todos os elementos da janela estiverem intactos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores