Manutenção da caldeira a gás: com que frequência deve ser feita e quem deve ser chamado?


Home / Dicas

De volta a

Publicado: 17.11.2019

Tempo de leitura: 5 min

0

1608

Não se esqueça de realizar a manutenção atempada das caldeiras a gás.

O funcionamento do equipamento de aquecimento leva ao desgaste das peças, podendo partir-se. A manutenção de caldeiras suspensas ajuda a identificar a origem do problema em tempo hábil e a eliminá-lo.

  • 1 Tipos de procedimento
  • 2 objetivos de serviço
  • 3 O que está incluído na lista de serviços
  • 4 Executando o processo 4.1 Inspeção de componentes importantes
  • 4.2 Limpeza de contaminação
  • 4.3 Verificação de funcionalidade
  • 5 Resumidamente sobre o reparo da caldeira
  • 6 Manutenção de equipamentos em condições de emergência
  • Serviço de turbina

    turbina de caldeira a gás

    Turbina de caldeira a gás

    O exaustor de fumaça garante a remoção adequada de dióxido de carbono, fuligem e fumaça após a combustão da mistura de gases. Depois de desmontar o ventilador, vale a pena verificar se a saída da chaminé que dá acesso à rua está entupida. O ventilador deve ser limpo de poeira e lubrificado pelos eixos. O coletor de condensado que leva à turbina deve ser vedado.

    Antes de entrar em um contrato de serviço

    É impossível fornecer serviço de caldeira a gás por conta própria - isso é um fato. Para isso, é necessário ter educação especial, admissão para realizar tal trabalho, ferramentas e aparelhos profissionais. Naturalmente, todos esses requisitos serão atendidos por um representante da empresa de serviços. Mas antes de assinar um contrato de serviço com essa organização para um modelo específico de caldeira, vale a pena descobrir o que está incluído na lista de serviços. Em seguida, esta lista com uma lista das obras que são recomendadas pelo fabricante do equipamento de aquecimento.

    A determinação da condição técnica de uma caldeira a gás é impossível sem equipamentos especiais

    O manual de operação detalhado que acompanha a caldeira contém sempre todas as informações necessárias para a sua manutenção. Além disso, as características da manutenção são programadas de acordo com a frequência e tipo de trabalho para várias montagens e peças.

    Ou seja, mesmo um não profissional pode entender qual trabalho deve ser realizado anualmente - o valor mínimo, e o que será feito como manipulações adicionais e deve ser pago separadamente.

    Limpeza da câmara do queimador de gás e trocador de calor

    queimador de caldeira

    queimador de caldeira a gás

    Após remover a tampa, limpamos as aletas externas do trocador de calor dos produtos da combustão com uma escova grossa. Um trocador de calor bem limpo garante o aquecimento uniforme da água ou outro transportador de calor e evita o superaquecimento local.

    Usando uma escova de cobre macia, remova os resíduos de fuligem dos eletrodos de ignição e do sensor de ionização, que estão na câmara, e limpe-os com álcool isopropílico. Por fim, é necessário verificar a distância entre o eletrodo e o queimador, que deve ser de cerca de 4 mm.

    As avarias mais comuns e como corrigi-las

    A falha mais comum é um sistema mal configurado. Este é talvez o único problema que podemos resolver por nós mesmos. Nesse caso, bastará verificar a exatidão das configurações ou constatar a ausência de contatos.

    A situação é muito mais complicada quando o reparo da bomba circular é necessário. Ele pode parar de funcionar como resultado da deposição de sal. Isso leva à frenagem da roda e do rotor. Neste caso, o problema é resolvido limpando os elementos obstruídos e enxaguando-os com uma solução especial. Como medida preventiva, é realizado o polimento e retificação da roda e eixo.Quando a bomba para de ligar e todas as fases estão conectadas corretamente, o fusível ou cabo pode precisar ser substituído. Se o enrolamento do motor queimar, você terá que comprar uma nova bomba.

    Em alguns casos, pode ser necessário limpar a chaminé da caldeira a gás. Ao eliminar os detritos, uma exaustão de alta qualidade e eficiência são garantidas.

    Muitas vezes, um elemento de caldeira como um trocador de calor é reparado. Se a fuligem não for limpa imediatamente, podem surgir problemas com o tubo. Quando a água começar a pingar, pode ser necessário trocar as juntas. Em caso de danos ou danos, será necessária a soldagem das áreas problemáticas.

    É aconselhável reparar caldeiras a gás de duplo circuito somente após um diagnóstico de alta qualidade do equipamento. Também é recomendável entrar em contato com especialistas em serviços de gás em tempo hábil para realizar a manutenção.

    Descalcificação química

    trocador de calor de caldeira a gás

    trocador de calor de caldeira a gás

    Existem condições de funcionamento (estão indicadas no final do artigo), nas quais é necessário fazer a manutenção da caldeira a gás na forma de limpeza do permutador de calor da incrustação. Neste caso, os tubos de alimentação são desenroscados e todo o trocador de calor é desmontado. Para limpeza química, deve ser enchido com uma solução de ácido clorídrico, que dissolve os bloqueios. Após 10-15 minutos, escorra e enxágue com água corrente. Se durante a lavagem ainda houver dificuldades com a passagem da água, o processo de limpeza deve ser repetido.

    Escolhendo uma caldeira a gás

    Para que a caldeira a gás funcione de forma otimizada, é necessário escolher a opção certa na hora de comprar e realizar a manutenção após a conexão. Existem muitos critérios de seleção, mas os principais devem ser destacados:

    • a energia que o dispositivo emite;
    • um ou dois circuitos, tipo de corpo, material do trocador de calor;
    • lugar de instalação;
    • segurança operacional.

    Como escolher uma caldeira a gás: Belo visual e propaganda promovida não falam sobre a qualidade do produto. É preciso focar não apenas no design, mas também levar em consideração a funcionalidade do equipamento. Dentro do corpo de cada caldeira existe um queimador a gás e uma câmara de combustão com trocador de calor. Mas existem modelos com bombas e outros módulos. Para o abastecimento de água quente, vale a pena optar por um circuito duplo ou ligar uma caldeira separadamente. Se você abordar a escolha de acordo com certos critérios, então você deve prestar atenção a:

    1. Material e dispositivo do trocador de calor. O material deve ser durável e conduzir bem o calor. Quanto mais ele transfere calor para o transportador, maior será a eficiência da caldeira. Os trocadores de calor são geralmente feitos de aço, ferro fundido e cobre. Se compararmos esses materiais em termos de sua suscetibilidade à corrosão, a opção de ferro fundido pode ser considerada a mais confiável. No entanto, pesa muito e, se usado incorretamente, pode estourar no ponto de contato entre altas e baixas temperaturas. Isso pode ser evitado enxaguando-o com frequência. Trocadores de calor de aço são mais comuns. O aço é mais barato e dúctil, mas pode corroer no circuito de aquecimento. O cobre é mais resistente à corrosão, além disso, transfere bem o calor. Um trocador de calor de cobre será leve e compacto, mas custará muito mais.

    Características das caldeiras a gás
    A presença de uma grande variedade de caldeiras a gás irá ajudá-lo a escolher a mais adequada para você

    1. Local de instalação. As caldeiras são colocadas no chão ou fixadas à parede, razão pela qual são chamadas de chão e de parede. Os modelos de chão têm boa potência e o melhor desempenho em todos os aspectos. Sua única desvantagem é seu peso pesado.
    2. O número de contornos. Os circuitos simples são adequados para chalés de verão e pequenas casas. Para uma moradia privada de vários pisos com piscina e piso radiante, vale a pena comprar uma caldeira de circuito duplo.
    3. Tipo de câmara de combustão. Existem câmaras abertas, quando o oxigénio é fornecido da sala, e fechadas, quando o ar é fornecido da rua através da chaminé.Os aquecedores com câmara aberta são instalados no exterior (na cave ou anexo).
    4. Regulação automática do processo. Para garantir a segurança, as caldeiras contam com diversos sensores, válvulas, filtros e termostatos, além de sistema de travamento automático.

    Serviço de caldeira a gás:

    Toda a automação é necessária para a segurança do equipamento de aquecimento. A caldeira a gás pode ser configurada de forma a funcionar na ausência de proprietários com uma potência mínima e ligar antes de eles chegarem. A principal coisa que você precisa saber é que você não deve comprar uma caldeira sem os cálculos de engenharia térmica de um especialista para uma determinada casa.

    Escolhendo uma caldeira a gás para casa:

    Ajuste de pressão do vaso de expansão

    Durante a produção de uma caldeira a gás, o nitrogênio é bombeado para o tanque de expansão, mas durante a operação, os fabricantes podem bombear com ar comum. Um tanque de expansão é necessário para compensar o excesso de pressão que ocorre como resultado do aquecimento e resfriamento do refrigerante. Além disso, tem a função de proteção contra golpe de aríete no sistema de fornecimento de calor.

    Para a prevenção completa de uma caldeira a gás, usando um manômetro, é necessário medir a pressão no tanque de expansão. Para a maioria das caldeiras suspensas na parede, a pressão necessária para a operação é de 1 bar. Os números exatos devem ser esclarecidos na documentação da caldeira. Caso a pressão seja insuficiente, é necessário bombear nitrogênio ou ar atmosférico para esse local com o auxílio de um compressor. Em caso de pressão excessiva, é necessário sangrar o excesso pela válvula.

    Escolhendo uma organização de manutenção de caldeiras: as principais regras

    Nem todos os fabricantes de caldeiras possuem centros de serviço. Organizações especiais recebem licença para isso, contando com os equipamentos e especialistas necessários. Essa empresa recebe um certificado para a realização de um determinado tipo de trabalho.

    Os técnicos do centro de serviço devem ser treinados na fábrica do fabricante da caldeira. É assim que eles obtêm o conhecimento de que precisam para trabalhar.

    Para conhecer as qualificações dos especialistas, deve familiarizar-se com toda a documentação da empresa. Ao mesmo tempo, há uma série de recomendações que devem ser seguidas ao escolher uma organização. Essas regras o protegerão de fraudadores.

    Antes de utilizar os serviços de manutenção de caldeiras de uma determinada organização, vale a pena ler as resenhas a respeito.

    Recomendações para escolher uma organização prestadora de serviços:

    1. A localização da empresa deve ser o mais próximo possível. Idealmente, esta é a mesma cidade ou pelo menos uma região. Com isso, o tempo para a chegada de especialistas será reduzido.
    2. A organização deve fornecer um certificado do fabricante.
    3. É necessário redigir um contrato com uma descrição detalhada de todos os serviços e obrigações das partes.

    Você pode saber mais sobre os centros de serviço no site do fabricante de caldeiras a gás. Deve haver uma lista de todas as organizações. Isso permite que você obtenha uma certa garantia sobre a certificação das organizações.

    Limpando os filtros

    filtro grosso

    A filtragem de entrada é necessária. Se a água for usada como um transportador de calor, geralmente o riacho contém areia fina, lodo, incrustações, ferrugem ou aparas de metal. A entrada de sujeira no sistema pode interromper o sensor de fluxo de entrada, obstruir o trocador de calor, etc.

    O filtro e o sensor de fluxo são limpos com água corrente comum e uma escova de cerdas duras. Além disso, antes da remontagem, para amolecer os O-rings que evitam vazamentos, eles devem ser tratados com graxa de silicone para obter uma conexão firme.

    Ajuste de pressão de gás

    Medir e ajustar a pressão mínima e máxima do gás permitirá não só conseguir o correto funcionamento da caldeira, mas também economizar. A faixa de pressão exata é indicada nas instruções. Para caldeiras de parede, é de pelo menos 2 mbar. A pressão máxima é de 13 minibares.

    Se não houver erros, iniciamos a caldeira a gás e abrimos a válvula de gás. Usando um medidor de pressão diferencial, medimos a pressão mínima de gás no sistema.Para medir a pressão máxima possível, ligue a caldeira no modo “limpa-chaminés” e verifique a pressão neste modo. Se necessário, ajustamos a pressão aos valores nominais.

    A importância da configuração correta da pressão do gás

    Quando a pressão desce abaixo dos valores permitidos, a automação da caldeira não consegue regular com precisão a temperatura de aquecimento e funciona com valores máximos. A eletrônica abre a pressão máxima e aquece a caldeira até a temperatura exigida, mas devido à pressão insuficiente, é impossível manter a temperatura exigida. A automação desliga o gás e, após atingir a temperatura mínima permitida, volta a aquecer a caldeira ao máximo no modo máximo possível.

    Se a pressão do gás exceder os valores nominais, a altura da chama está muito alta. Isso pode levar à queima prematura do trocador de calor, que não foi projetado para operar neste modo.

    Compare isso com a operação normal, em que a temperatura é gradualmente trazida aos valores exigidos, após o que é mantida em um fluxo mínimo de gás. Neste caso, ocorre uma diminuição do consumo de gás devido à dinâmica suave de aquecimento e resfriamento.

    Por que um gerador de calor precisa de manutenção

    Ao adquirir uma caldeira para funcionamento em sistemas de aquecimento fechados, muitas vezes pensamos todos exclusivamente na sua utilização racional e nas vantagens do modelo escolhido. A maioria dos proprietários usa esse equipamento há dez anos, até que, de repente, no meio da estação de aquecimento, a caldeira não conseguiu aquecer o ambiente normalmente.

    E a razão para isso pode ser a corrosão usual do trocador de calor: por muitos anos sem manutenção, incrustações se formaram na bobina do trocador de calor, o que levou a uma diminuição gradual da eficiência. A potência da caldeira nas configurações normais passou a ser insuficiente, o que levou ao aumento da temperatura do refrigerante e, consequentemente, do consumo de gás. Um procedimento simples para limpar o trocador de calor de uma caldeira a gás durante a manutenção resolve este problema mesmo na fase de formação de incrustações. E este não é o pior cenário do que pode acontecer à unidade de caldeira sem manutenção.

    Serviço de caldeira a gás

    Lembre-se de que uma caldeira a gás é um conjunto de equipamentos que usa gás e eletricidade para funcionar. Em caso de avaria do sistema eléctrico ou do gasoduto, ficam em risco não só os bens e os habitantes do apartamento onde está instalado o equipamento, mas também os residentes de todo o edifício. A inspeção e manutenção regulares permitirão ao especialista identificar apenas os problemas emergentes na fase inicial, sem levá-los ao ponto em que o funcionamento do equipamento represente uma ameaça à vida e à saúde.

    O consumo de gás depende da qualidade do gerador de calor, bem como do conforto e segurança da sua casa.

    É necessário limpar quimicamente o interior do trocador de calor?

    Em condições normais de operação, não. A vida útil do trocador de calor é de cerca de 6 a 7 anos e é mais fácil após esse tempo fazer uma substituição preventiva. Desmontar e reinstalar anualmente só aumentará os riscos associados à possível quebra de conexões e o risco de vazamento de fluido subsequente.

    No entanto, existem razões pelas quais vale a pena realizar uma limpeza química anual. É uma água muito dura e contém muitas impurezas minerais. O acúmulo de calcário no trocador de calor é muito rápido. Por causa disso, surgem dificuldades associadas ao aquecimento insuficiente da água. Com operação prolongada sob tais condições, o trocador de calor geralmente deixa de passar líquido suficiente, superaquece, queima e a caldeira falha.

    Com que freqüência a caldeira deve ser reparada? Regularidade da prevenção

    A caldeira a gás deve ser auditada pelo menos uma vez por ano, antes do início da estação de aquecimento.Por que é necessária a manutenção regular das caldeiras a gás? A resposta é simples, é necessário um abastecimento confiável e ininterrupto de água quente. Vamos tentar descobrir o que pode acontecer se você não realizar uma auditoria anual da caldeira a gás.

    • Com o tempo, as juntas tornam-se cada vez mais frágeis, os materiais isolantes esgotam seus recursos e não podem fornecer um grau suficiente de vedação. Isso se aplica tanto ao refrigerante quanto ao gás.
    • O excesso de poeira e queimando no impulsor da turbina leva ao seu desgaste e falha prematura.
    • A pressão insuficiente ou excessiva no tanque de expansão leva a picos de pressão repentinos, o que leva à destruição das juntas, retentores e sistemas hidráulicos.
    • Se o filtro estiver sujo, o abastecimento de água pode ser cortado. Além disso, uma filtragem deficiente leva ao entupimento de tubos finos no trocador de calor. Se entrar sujeira no sensor de fluxo de água, a caldeira não funcionará quando a torneira da água quente for aberta.
    • O ajuste incorreto do gás leva à queima do trocador de calor, falha do bico venturi ou consumo excessivo de gás. Com o tempo, a pressão no tubo de gás muda e apenas a configuração de pressão anual pode garantir que a pressão corresponda à classificação.

    Preste atenção na caldeira a gás, faça sua manutenção e prevenção, e então ela te atenderá por muito tempo

    O que está incluído na manutenção de uma caldeira a gás

    Existem três tipos de trabalho de manutenção na unidade de gás:

    1. Trabalho anual realizado antes de ligar o aquecimento e depois de desligá-lo.
    2. Manutenção - realizada uma vez a cada poucos anos. As peças com longa vida útil estão sujeitas a manutenção. Este tipo de trabalho envolve: lavagem do trocador de calor, substituição de retentores e válvulas, verificação dos ventiladores.
    3. Reparação em caso de falha da caldeira fornece uma lista de ações em caso de problemas inesperados, por exemplo, avarias.

    Os tipos de trabalhos de reparo diferem uns dos outros. Vamos dar uma olhada mais de perto no que cada um deles inclui.

    Configuração da válvula de gás

    Serviço sazonal

    Antes do início da estação de aquecimento, a manutenção dos componentes da unidade de gás deve ser verificada. Só então o dispositivo é colocado em operação.

    Se o fabricante permitir que a manutenção seja realizada apenas uma vez por ano antes de ligar, então, além das medidas de comissionamento, os componentes principais da unidade devem ser limpos: os componentes do dispositivo do queimador, filtros. Opcional neste caso é a limpeza do trocador de calor e uma inspeção completa das peças.

    Se a manutenção for realizada após a estação de aquecimento, todas as unidades de trabalho serão submetidas a lavagem. O dispositivo deve ser desconectado da eletricidade e do gás antes da desmontagem e limpeza. A lista geral de obras é a seguinte:

    • inspeção visual da caldeira, retirada de sujeira do corpo e superfícies internas;
    • limpar filtros ou substituí-los;
    • retirada de sujeira e amostra do queimador;
    • limpar a câmara de combustão;
    • verifique a estanqueidade das tubulações de gás;
    • teste de eletrodos de ignição;
    • teste da unidade de controle elétrico;
    • testar o funcionamento dos sensores e automação responsável pela segurança;
    • regulação das configurações da unidade, ajuste do processo de combustão - a ação envolve a análise dos gases de combustão;
    • verificar o estado da válvula;
    • definir a pressão no tanque expandido.

    A manutenção periódica permite identificar os pontos "fracos" da caldeira a gás e evitar avarias. Muitas vezes, durante uma inspeção sazonal do dispositivo, é revelado: violações da estanqueidade das tubulações de água ou gás, problemas com a membrana da unidade de água, entupimento dos elementos do queimador com fuligem, etc.

    baxi dentro

    Grande vistoria

    Além das obras que são realizadas anualmente, durante a reforma da unidade de gás, é realizado o seguinte:

    • substituição de peças com garantia vencida por peças novas;
    • limpeza completa dos circuitos do dispositivo;
    • substituição de válvulas, filtros e retentores.

    A principal tarefa de uma revisão geral é substituir as peças que expiraram.

    Reparo de avarias

    Caso ocorra alguma avaria durante a utilização da caldeira, é necessário corrigir rapidamente a situação e colocar o aparelho em funcionamento. Na maioria dos casos, as avarias ocorrem durante a estação de aquecimento, especialmente se a unidade estiver a funcionar na capacidade máxima há muito tempo. Durante este período, é imperativo que o dispositivo seja reparado em um curto período de tempo. Mas nem sempre é possível encontrar um especialista que resolva o problema rapidamente. Portanto, é recomendável celebrar um contrato de serviço. Então, para a pronta execução do reparo, basta deixar um pedido, e a equipe de serviço chegará o mais rápido possível. Além disso, o centro de serviços mantém registros de todos os modelos de unidades de gás, de forma que o mestre vem com um conjunto de ferramentas e peças de reposição necessárias para um modelo específico de caldeira.

    Conserto de caldeira

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores