Métodos de isolamento de janelas de madeira e plástico para o inverno

Foto do site: utepleniedoma.com

Foto do site: utepleniedoma.com

Assim que nossos ancestrais saíram das cavernas e construíram suas próprias moradias, foi necessário organizar nelas uma iluminação decente, para a qual as janelas foram inventadas. Muito antes da invenção de um material como o vidro, as molduras dessas janelas já eram feitas de madeira, e mesmo agora um terço de todas as estruturas das janelas em nosso país são feitas de madeira, embora as janelas de metal-plástico, que são mais duráveis, fáceis de usar e confiáveis, estão ganhando cada vez mais popularidade. Uma casa com caixilharia de madeira é uma habitação com um microclima único, uma vez que este material natural não tem a capacidade de retardar a circulação das massas de ar.

No entanto, deve ser entendido que as estruturas de madeira têm uma desvantagem muito significativa, que, é claro, não pode ser negligenciada. Em comparação com o plástico ultramoderno, eles simplesmente não se sustentam em termos de qualidades de isolamento térmico, e isso é extremamente importante. No entanto, você não deve ficar chateado, pois as tecnologias e os materiais modernos tornam mais fácil e simples lidar com o problema. É sobre como isolar janelas de madeira em uma casa de madeira, e em qualquer outra, e será discutido em nosso artigo, principalmente porque não há nada muito complicado aqui, e mesmo uma pessoa sem absolutamente nenhuma experiência pode lidar.

Estágio preparatório: encontrando áreas problemáticas

Dependendo de como e de quais tipos de madeira as armações foram feitas, como os vidros foram inseridos nelas, quanto tempo e intensivo a operação foi, os seguintes problemas principais de janelas de madeira são distinguidos:

  • rachaduras e lacunas entre molduras e ombreiras ou um peitoril de janela. Eles surgem como resultado da inclinação das molduras, do ressecamento da madeira e do encolhimento da casa. Servir como fonte de correntes de ar e umidade;
  • lacunas entre batentes (moldura) e paredes;
  • fechamento solto das molduras ou impossibilidade de fechamento completo. O motivo também são molduras e / ou batentes inclinados, peitoril da janela. Leva a uma total falta de proteção das instalações contra perdas de calor;
  • fissuras, orifícios e fissuras em caixilhos, vazios na madeira;
  • adesão frouxa dos vidros à armação. Provoca correntes de ar, sensação de frio vindo da janela. Aumenta significativamente a perda de calor da sala;
  • espessura do vidro insuficiente ou a presença de apenas um vidro. Com vidros muito finos (1,5 ... 2 mm), a alta condutividade térmica (grau de 0,75 W / m *) reduz a resistência à perda de calor em 30 ... 50% em comparação com a espessura normal do vidro de janela (3 ... 4 mm). O envidraçamento de vidro simples é permitido apenas para instalações não residenciais.

A imagem térmica ajudará a identificar as fontes de correntes de ar e frio.

Uma vez que o problema subjacente - ou conjunto de problemas - tenha sido identificado, as soluções podem ser buscadas.

Tecnologia de isolamento térmico para janelas de madeira

Todos os métodos de isolamento de velhas janelas de madeira podem ser condicionalmente divididos em dois grupos: sazonais (sem reparação de estruturas) e capitais (com reparação de caixilhos, peitoris, substituição ou nova vedação de vidros e outras medidas).

Isolamento sazonal

Existem três opções principais neste grupo.

Proteção de juntas de vidro e moldura.

É produzido apenas a partir do interior, utilizando selante ou tiras estreitas de papel, tecido ou fita adesiva, bem como fita crepe. Se for escolhido o método de colagem de fita - papel ou tecido -, essa fita é colada na junta da moldura de vidro de modo que ela vá 2 ... 5 mm sobre a estrutura de vidro e madeira. Para tiras de papel e tecido, é usada pasta ou solução de sabão, fita adesiva ou fita adesiva aplicada com sua própria camada adesiva.O uso de fita adesiva é indesejável, pois deixa resíduos de cola resistentes no vidro e na madeira.

A selagem da junta entre o vidro e a moldura com um selante é feita com materiais à base de silicone ou com massa para janelas. Um selante transparente dá os melhores resultados e é menos visível.

Proteção das juntas do caixilho do envidraçado com batentes e peitoril da janela.

Também é realizado de dentro para fora, para isso se aplicam:

  • papel - sob a forma de fitas de papel especial com uma camada adesiva ou tiras cortadas de jornais ou folhas de escrita. No caso de papel comum, a colagem é realizada em uma solução ou pasta com sabão;
  • tecido - as tiras de tecido são coladas com uma solução de sabão, se for usado curativo, a colagem é em várias camadas;
  • algodão, lã técnica ou comum, trapos - o material é bem martelado no espaço entre a moldura e o batente (parapeito da janela);
  • papel reciclado. Não é difícil isolar janelas de madeira em um apartamento usando tal "massa", pedaços de papel embebidos em uma solução de cola ou pasta são compactados firmemente em todas as rachaduras. É importante lembrar que o papel de jornal impresso pode manchar molduras claras;
  • espuma de borracha - tiras de material são empurradas para o espaço entre as abas e a moldura usando um objeto estreito e pontudo (chave de fenda, faca de mesa, régua);
  • um selo especial na forma de uma tira tubular de borracha ou espuma de borracha, geralmente com uma camada adesiva. O selo é colado na parte da moldura adjacente às ombreiras quando a janela está aberta. Uma vez fechado, o tubo se deforma e bloqueia fortemente o fluxo de ar externo.

Uma versão combinada de proteção também é usada, em que as lacunas são preenchidas com algodão ou selante, um selante e, em seguida, seladas na parte superior com papel ou fita de tecido.

Proteção de vidro térmico.

Uma fina película transparente é colada à água em toda a superfície do vidro, passando por cima da moldura. Devido à capacidade de refletir a radiação infravermelha (térmica), o filme evita a perda de calor, mantendo o calor no ambiente.

É montado com o lado metalizado para fora.

Isolamento capital "faça você mesmo" de janelas de madeira

Para um resultado melhor e mais duradouro, será necessário desmontar parcialmente a janela. É melhor fazer isso durante grandes reparos ou, pelo menos, cosméticos.

  1. Os quadros são removidos das dobradiças.
  2. As dobradiças, a resistência de sua fixação e desempenho, a precisão da posição são verificados. As peças são substituídas ou reconectadas, se necessário.
  3. É verificado o estado dos caixilhos, a presença de fissuras, buracos e fissuras nos mesmos. Isso pode exigir a remoção do revestimento decorativo - verniz ou tinta.
  4. Sele as lacunas nas janelas de madeira com massa de madeira, alabastro, parafina ou selante. Se você planeja pintar ou envernizar molduras de madeira no futuro, é melhor escolher uma massa ou alabastro, já que revestimentos de verniz e tinta não se encaixam bem em um selante ou parafina.
  5. Verifique o estado dos batentes e do peitoril da janela, a presença de vãos entre eles e a parede. Selar os vazios encontrados na parede com espuma ou argamassa de cimento-areia, gesso, alabastro ou outro material de reparo. Os fragmentos selados estão escondidos com platbands.

  6. Isole as encostas por dentro usando qualquer material isolante de calor moderno e drywall. Ao mesmo tempo, isso ajudará a dar ao interior da janela um aspecto mais atraente e simplificará o acabamento decorativo das encostas.
  7. Colocar as molduras e retirar as contas de madeira e retirar o vidro. Se não houver necessidade de substituir o vidro, suas superfícies de contato (em contato com a moldura) são limpas como assentos na moldura. Em seguida, o local de instalação do vidro ao longo do contorno é tratado com um selante, após o qual o vidro é colocado e fixado com um novo cordão de vidro. Como regra, o isolamento térmico adicional do vidro e das juntas da moldura não é necessário.

Importante: a troca e a vedação do vidro são feitas com a moldura no lugar e fechada! Se mudar o vidro com a moldura exposta ou simplesmente aberto, existe o risco de entortar e danificar o vidro durante a instalação.

Em caso de espessura / isolamento térmico insuficiente da parede acima / abaixo / próximo à janela, o isolamento térmico interno ou externo de toda a parede pode ser necessário.

Métodos adicionais de isolamento - colagem de juntas, instalação de uma vedação na moldura, instalação de uma película de redução de calor no vidro - apenas aumentam a eficiência do trabalho de reparo principal, mas não os substituem.

Pontes frias e maneiras de eliminá-las

A tecnologia de isolamento inclui um exame preliminar de toda a estrutura da janela para identificar os locais de penetração de frio e seu posterior isolamento. Os culpados mais prováveis ​​da perda de calor são as juntas de materiais diferentes, defeitos de instalação ou fissuras nos elementos estruturais do edifício, formadas devido ao uso prolongado (em casas antigas).

Um dos locais mais comuns de vazamento de calor são as vergas das janelas. Você pode isolá-los com suas próprias mãos, colando-os por fora com espuma de fachada. Em seguida, a superfície é reforçada com uma mistura especial, rebocada e aplicada uma camada decorativa.

As inclinações das janelas também podem contribuir para a perda de calor. Para eliminar isso, os planos laterais são primeiro preparados, pré-lixados. Em seguida, são instalados elementos especiais de PVC, preenchendo os vazios internos com espuma de poliuretano ou estopa natural. Isolando os vãos entre as encostas e os caixilhos com as próprias mãos, podem ser isolados com um selante, coberto com uma mistura de cimento-areia e massa de vidraceiro.

Se o peitoril da janela tiver uma espuma incorreta, um pedaço de painel de plástico com o mesmo enchimento que para as encostas pode ser fixado sob ele em uma posição inclinada. Ao revelar as fendas na alvenaria, elas são bloqueadas externamente com espuma de plástico, não antes do inverno, mas muito antes dele.

Coisas aparentemente inofensivas, como rachaduras em molduras antigas, também podem ser pontes frias. Para eliminá-los, a tecnologia padrão recomenda preencher os sulcos com massa para madeira e lixar após a secagem. Também se utiliza um selante, as fissuras são despejadas com parafina fundida, são preenchidas com uma solução de areia (1 parte) e farinha (3 partes). Terminada a massa, as molduras são cobertas com esmalte ou verniz.

Os copos também precisam ser preparados para o inverno. Para aumentar a capacidade de reflexão de calor da superfície de vidro, as janelas são lavadas para o inverno e polidas com jornal amassado. O próximo passo é colar um filme transparente autoadesivo com alta refletividade dos raios infravermelhos. Os artesãos domésticos às vezes montam um filme plástico especial, cobrindo não apenas o vidro, mas também as molduras. Prenda o material com fita dupla-face ou grampeador ao quadro.

Como isolar velhas janelas de madeira usando tecnologia sueca

Os métodos listados de isolamento térmico de uma sala por vedação de janelas são principalmente aplicáveis ​​a molduras de madeira de qualidade não muito alta e degradadas. No entanto, para casas de "fundação antiga" com janelas de madeira de alta qualidade e caro por muito tempo, você pode aplicar uma tecnologia de vedação "sueca" ou "ranhura" mais moderna e eficaz.

A essência da tecnologia reside na instalação de um isolamento especial que é fixado em uma ranhura ao longo do perímetro das faixas e da moldura. A ranhura para o isolamento é seleccionada com um cortador, as faixas, se necessário, são ajustadas de forma a garantir um fecho estanque, mas não difícil, da janela.

Dependendo do projeto da estrutura, não um, mas dois ou três contornos de vedação podem ser instalados.

O tipo de vedação (perfil) depende do tamanho da folga entre a moldura e o caixilho da janela. Esta lacuna é determinada ao longo de todo o perímetro, pois em locais diferentes pode diferir 2 ... 4 vezes (por exemplo, entre o topo e o fundo da janela). Isso pode ser feito com um pedaço de plasticina embrulhado em plástico.É fixada entre a moldura e o caixilho, o tamanho da folga é estimado pela altura da cumeeira.

Marcação de perfil EuroStrip para lacunas de tamanho:

  • 2 ... 3,5 mm, E - tubular;
  • 3 ... 5 mm, P - tubular de secção redonda ou figurada;
  • 3 ... 12 mm, tubular em forma de D.

Este tipo de isolamento é ideal se uma janela de madeira de alta qualidade como um todo explodir e só precisar ser compactada em torno do perímetro. O processo de selagem é mostrado em mais detalhes no vídeo.

A vantagem do método é a possibilidade de abertura livre das faixas em qualquer época do ano (ao contrário das janelas fechadas ou lacradas com espuma de borracha, algodão hidrófilo, selantes), bem como a preservação do microclima natural.

Usando a tecnologia sueca, você pode isolar janelas de madeira com suas próprias mãos, reduzindo assim o custo do trabalho de instalação e alocando grandes fundos para a compra de um perfil de isolamento de alta qualidade e novos acessórios de janela.

Fita de vedação autoexpansível

O PSUL é feito de poliuretano, impregnado com uma solução especial que torna a fita elástica e expansível. O material é fixado com o lado adesivo em portas de madeira, costuras, batentes de porta. O PSUL protege as janelas da precipitação e do vento, e ajuda a remover a umidade do ambiente.

A fita é resistente a baixas e altas temperaturas, não queima, não é suscetível ao ataque de fungos, não se deteriora sob a influência dos raios ultravioleta e pode até ser usada em estruturas irregulares. Antes de fixar a fita, a superfície do caixilho deve ser limpa, a poeira e a sujeira removidas, o material se expande em 48 horas após a colagem.

[ads-pc-2]

Condições para isolamento adequado de janelas de madeira

A maior parte do trabalho de isolamento é feita nos primeiros meses de outono, antes que a temperatura interna caia abaixo de 15 graus Celsius. É muito problemático isolar bem a caixa em climas frios. Em molduras muito frias, a água com sabão, pasta ou camada adesiva dos materiais acabados não aderem.

Situações extremas

Como medida de emergência, pode-se utilizar a selagem de fissuras com algodão, espuma de borracha ou um selante caseiro (massa de papel machê à base de papel de jornal ou papel para escrever com pasta), instalação de um filme termo-poupador sobre o vidro. Em casos extremos, é permitida a instalação de um filme denso de polietileno (uma ou duas camadas) sobre toda a área da janela, incluindo esquadrias, com abordagem das encostas pelo lado interno. Esse tipo de filme é fixado com fita adesiva comum ou dupla-face. A desvantagem desse método é uma forte diminuição da iluminação, mas quando o aquecimento é desligado, registram-se geadas ou quebra do vidro (vidro quebrado), esse método pode ser o único racional.

Com a queda acentuada da temperatura ambiente e a impossibilidade de realizar o isolamento térmico normal das janelas, vale lembrar também sobre o antigo dispositivo de proteção - cortinas muito densas e pesadas. Eles vão reduzir o fluxo de frio do vidro e ajudar, pelo menos parcialmente, a se livrar das correntes de ar. As venezianas podem ter o mesmo propósito.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores