Conserto de baterias em um apartamento e o que fazer se os radiadores de aquecimento vazarem


A vida útil dos radiadores de aquecimento em ferro fundido é tão longa que os moradores não dão valor ao seu trabalho, portanto, em caso de vazamento ou fístula na parede do aparelho, eles não sabem o que fazer. É especialmente desagradável se a avaria ocorreu no meio do tempo frio, mas mesmo na baixa temporada, você não pode deixar os elementos de aquecimento sem vigilância. Via de regra, o trabalho preventivo realizado pelos trabalhadores da rede de aquecimento pode revelar a presença de sujeira ou vazamentos no aparelho.

Nesse caso, existem maneiras simples de eliminar um vazamento em um radiador de ferro fundido.

O dispositivo de radiadores de ferro fundido

Este tipo de dispositivo de aquecimento consiste em seções. Os modelos do tipo antigo ainda hoje são produzidos na forma de “acordeões”, enquanto a nova geração conta com um painel externo plano que proporciona melhor aquecimento de toda a sua área.

Durante a operação, esses dispositivos usam dois tipos de transferência de calor:

  1. A radiação, ou como os profissionais a chamam, a radiação representa 25-30% do calor. Além de aquecer o ar, é transmitido para objetos próximos, proporcionando um melhor aquecimento do ambiente.
  2. A convecção produzida pela bateria de aquecimento garante o movimento constante das massas de ar pela sala e é responsável por cerca de 75% da transferência de calor.

O dispositivo da bateria de ferro fundido, apesar de todas as mudanças externas, permaneceu o mesmo. Consiste em seções equipadas com:

  • plugues;
  • dispositivos de bloqueio;
  • engarrafamentos;
  • haste e termostato;
  • contraporcas;
  • mamilos e juntas.

Por mais forte que seja o ferro fundido, ele tem seus limites. Como regra, a vida útil dos radiadores de ferro fundido é de 25-30 anos e, com os devidos cuidados e ótimas condições de trabalho, eles podem trabalhar sem interrupção de 50 a 100 anos.

O mesmo não pode ser dito para as peças que mantêm as seções juntas, como as gaxetas. Com o martelo de água frequente, eles podem "balançar" ou rachar de vez em quando. Nesse caso, surge um vazamento entre as seções da bateria de ferro fundido que, se não for eliminado a tempo, pode causar um acidente grave e uma ameaça à saúde e à vida das pessoas.

Para evitar isso, é necessário verificar o estado dos radiadores de ferro fundido após o final da estação de aquecimento. Neste caso, pode encontrar avarias completamente diferentes no sistema de aquecimento.

Causas de vazamentos e outros problemas de funcionamento do radiador

reparo de radiadores de aquecimento

Instalação de baterias de aquecimento e custo de reposição no apartamento

Antes de dizer como consertar radiadores de aquecimento com suas próprias mãos, você precisa considerar as causas de seus defeitos:

  1. Se o modelo da bateria for selecionado incorretamente, isso pode levar ao seu rápido fracasso. O equipamento de aquecimento deve ser selecionado levando em consideração a temperatura do refrigerante, a pressão no sistema e o diâmetro da tubulação.
  2. A causa da falha pode estar na conexão incorreta do dispositivo à linha.
  3. Pode surgir fístula em um tubo de aquecimento ou radiador metálico devido à corrosão, que é observada quando se usa um refrigerante com grande quantidade de impurezas ou com quedas frequentes de pressão no sistema.
  4. A placa pode se formar nas juntas das seções e os próprios dutos podem ficar entupidos. Isso se deve ao uso de um meio de aquecimento de qualidade inadequada. Neste caso, o sistema deve ser limpo.
  5. Às vezes, a razão para o colapso dos dispositivos de aquecimento está associada à destruição dos bicos roscados. Para que tal avaria não acarrete consequências graves, as juntas devem ser trocadas regularmente.
  6. Ruídos e cliques em equipamentos de aquecimento nem sempre estão associados a falhas, mas é melhor fazer um seguro e chamar especialistas para avaliar a saúde do sistema.
  7. Os bloqueios de ar podem levar ao funcionamento incorreto do sistema de aquecimento. Muitas vezes aparecem após reparos, troca de aparelhos, devido a vazamentos ou baixa pressão no circuito.
  8. A razão para a queda de pressão no sistema de aquecimento de uma casa particular pode ser incrustação na caldeira de aquecimento ou vazamento nas juntas dos tubos.

Os problemas mais comuns e seus sintomas

Embora o ferro fundido tolere perfeitamente a imperfeição do refrigerante do aquecimento central, e as baterias dele tenham canais largos o suficiente para que os detritos não se acumulem neles, mesmo eles podem ter problemas. E isso apesar do fato de que esse metal não tem desgaste. Os seguintes fatores podem ser responsáveis ​​pelo fato de a bateria de ferro fundido ter rompido ou surgido fístula em suas paredes:

  • Todo mundo conhece o grande peso dos radiadores feitos desse metal. Se, durante a instalação da estrutura, não foram usados ​​suportes suficientemente fortes, ou se foram poucos, com o tempo pode ceder com o próprio peso e dobrar. Mesmo um ligeiro desvio de apenas alguns milímetros reduzirá a eficiência do dispositivo e, se o desequilíbrio não for corrigido, depois de alguns anos, a corrosão aparecerá no local onde o refrigerante está ausente. A princípio, parecerá uma pequena mancha marrom que crescerá a cada estação de aquecimento até que uma fístula se forme em seu lugar.
  • A reputação de "fígados longos" é característica tanto dos antigos quanto dos novos modelos de radiadores de ferro fundido, mas desde que sejam montados no circuito de um prédio de apartamentos com no máximo seis andares. Se o sistema de aquecimento for confiável e não "pecar" com um forte golpe de aríete, eles podem ser instalados em edifícios de nove andares. Caso contrário, sob forte pressão de água, uma bateria de ferro fundido pode vazar nas juntas das seções. No caso de vazamento de uma bateria de ferro fundido durante a estação de aquecimento, você precisa saber como repará-la com antecedência. Hoje existem muitos selantes que ajudam o dispositivo a "resistir" até os dias quentes.
  • A estrutura interna das baterias domésticas é tal que o ferro fundido a partir do qual são fundidas tem rugosidade que está completamente ausente nas equivalentes importadas. Por isso, ao longo do tempo, muitos entulhos se depositam nas paredes, com os quais se abastece a água da rede de aquecimento. Suspensões, partículas de ferrugem e metais, tudo isso se acomoda e torna o largo canal tão estreito que não consegue mais passar o refrigerante desimpedido sob alta pressão. Nesse caso, a estrutura pode estourar em qualquer lugar, e você terá que decidir com urgência como eliminar o vazamento na bateria de ferro fundido.
  • Juntas e roscas de mamilo são o "elo" fraco dos dispositivos de aquecimento... Se o ferro fundido não tem prazo de prescrição, o mesmo não se pode dizer das peças que constituem a bateria. A fim de não tornar a situação a ponto de exigir a reparação da bateria de ferro fundido, as juntas devem ser verificadas após cada estação de aquecimento e as juntas devem ser trocadas periodicamente.

Como mostra a prática, na maioria das vezes fica sabendo que algo está errado com o sistema de aquecimento quando o reparo dos radiadores de ferro fundido já é necessário. Para saber sobre um problema com antecedência, você precisa ouvir os "sinais de ajuda" que indicam a presença de defeitos.

Tipos de radiadores

O material do qual o radiador é feito afeta os métodos de reparo e manutenção

Aqui estão os principais tipos de radiadores e descrevem suas características.

As baterias seccionais de ferro fundido são de longa duração e onipresentes. Eles são duráveis, confiáveis ​​e intensivos em calor. Não sujeito à corrosão. A qualidade da água que circula por eles não importa. Devido ao seu peso elevado, esses dispositivos de aquecimento são difíceis de instalar e manter. Nessas baterias, as juntas de interseção costumam se desgastar, resultando em vazamento.

Baterias de alumínio - caracterizadas pela aparência estética, peso leve e alta dissipação de calor. No entanto, eles têm desvantagens inerentes: a qualidade da água é importante e danos são possíveis devido a picos de pressão. Se as misturas químicas do fluido de aquecimento se acumularam, o reparo dos radiadores de aquecimento de alumínio é impossível. Quando a qualidade da água é constantemente monitorada na sala, é possível instalar modelos de alumínio.

Baterias de aço - leve e com alta dissipação de calor. Não é recomendável instalar esses modelos em residências com fornecimento de calor centralizado, pois são suscetíveis à corrosão e têm vida útil curta.

Os radiadores bimetálicos são caracterizados por uma aparência agradável e resistência à corrosão. Eles fornecem um alto nível de transferência de calor e são projetados para alta pressão (até 40 atmosferas). O reparo autônomo de radiadores de aquecimento bimetálico permite eliminar vazamentos, substituir juntas, ajustar ou substituir reguladores e enxaguar / limpar tubos.

Os primeiros sinais de um problema

Vários fatores indicam que algo está errado com o circuito de aquecimento ou com as baterias. Esses incluem:

  • Sensação de frio na sala. Neste caso, vale a pena perguntar aos vizinhos o quanto estão aquecidos no apartamento. Se tudo estiver em ordem, você pode começar a procurar problemas em você mesmo. O motivo pode ser a contaminação elementar dos canais, a inclinação do dispositivo ou a presença de fístulas. No primeiro caso, basta enxaguar as baterias, no segundo - para consertar ou trocar os suportes e verificar a exatidão da instalação ao nível do prédio, e no terceiro - para ajudar o radiador "doente".
  • Se uma placa incompreensível aparecer na bateria, visível a olho nu, a razão para isso é o desgaste das juntas. Teremos que desligar o sistema, desmontar as baterias e instalar novas, por exemplo, de paronita.
  • O vazamento é imediatamente perceptível. Se for pequeno, então você pode fazer com uma braçadeira ou soldagem a frio, caso contrário, você terá que trocar completamente o dispositivo.

Deve ser lembrado que mesmo pequenos defeitos podem se transformar em um grande problema se não forem eliminados a tempo. Não confie em grampos e remendos temporários. Somente especialistas em aquecimento podem determinar a confiabilidade e a estanqueidade do circuito de aquecimento e seus elementos.

Eliminação de fístula

Para qualquer falha, há uma série de razões que a acompanham. Fístulas nas tubulações do sistema de aquecimento ou no radiador não são exceção. Se aparecer uma pequena mancha castanha nos elementos da rede de aquecimento, não deve pensar que é a tinta a sair. Na verdade, este é o início de um processo muitas vezes irreversível, mas sabendo fechar uma fístula em uma bateria de ferro fundido, é possível interromper a destruição e estender sua vida útil. Razões para o aparecimento de corrosão:

  • Tendo em conta os aumentos frequentes nos custos das utilidades, alguns artesãos são astutos e, para poupar energia, ligam um cabo zero ao circuito de aquecimento. As correntes que iniciam seu “percurso” pelas tubulações por meio do refrigerante causam exatamente a formação de corrosão. É possível identificar um vizinho desonesto se houver várias fístulas e elas aparecerem com certa regularidade. Uma chamada para o serviço adequado ajudará a salvar a situação, a fim de identificar o infrator e consertar as baterias de ferro fundido por conta própria.
  • A acidez muito alta da água pode prejudicar até mesmo o ferro fundido resistente à corrosão.
  • As baterias expiraram ou depósitos nas laterais danificaram o metal. Nesse caso, mesmo uma pequena fístula ou rachadura sob a influência da pressão da água pode causar o estouro da bateria e um jato de água quente sairá dela.

Qualquer uma das opções requer intervenção urgente. Se a bateria de ferro fundido vazar apenas um pouco, você pode fazer isso sem desconectar o circuito e desmontá-lo. A braçadeira pode salvar a situação.Se a água apenas pingar, então uma almofada unilateral serve, mas se correr em uma linha fina, então é melhor não arriscar e usar um clipe dupla-face.

No caso de o refrigerante rasgar o local onde a fístula estava localizada, surge imediatamente a questão de saber se é possível preparar uma bateria de ferro fundido... Via de regra, a soldagem a frio torna-se um socorro de emergência, mas mesmo que tenha restaurado sua estanqueidade, é necessário chamar os mestres da rede de aquecimento para verificar o estado do sistema de aquecimento.

É possível remover uma seção de um radiador de aquecimento

A necessidade de desmontar baterias de aquecimento pode surgir em todas as casas. Se uma das seções vazar, ela deve ser substituída ou removida. É necessário adicionar costelas adicionais quando a existente não aquece o ambiente à temperatura desejada. E se ficar quente no apartamento durante a estação de aquecimento, é necessário remover as seções extras. Essas tarefas são resolvidas com a ajuda de profissionais, mas se a situação financeira deixar muito a desejar, você terá que aprender a desmontar um radiador de aquecimento com as próprias mãos. Isso economizará dinheiro e proporcionará uma experiência gratificante.

Como desmontar um radiador de aquecimento com suas próprias mãos

Se um elemento de aquecimento quebrar, especialmente na estação fria, deve ser reparado ou substituído imediatamente. Se o radiador pode ser desmontado depende do tipo de seu projeto. Muitas vezes, tipos de radiadores não separáveis ​​são instalados em apartamentos, que não podem ser restaurados. Nesse caso, é melhor comprar uma bateria nova imediatamente. Mas também existem modelos dobráveis ​​que podem ser desmontados para substituir o elemento danificado e instalados de volta.

Os produtos são divididos em dois tipos principais:

  1. Secional baterias montadas em várias seções idênticas, seguramente conectadas umas às outras. Cada um deles possui um canal por onde circula a água, e aletas que irradiam calor aquecem o ambiente. As baterias seccionais são as mais populares porque o custo desses radiadores é menor. Em caso de avaria, basta substituir apenas a secção danificada e, se necessário, pode sempre adicionar ou retirar nervuras.

Baterias de aquecimento seccional

  1. Produtos monolíticos representam uma estrutura integral que não possui seções separadas. Externamente, esses radiadores podem se assemelhar a contrapartes seccionais, mas as diferenças entre eles são óbvias. Em dispositivos monolíticos, não existem juntas de conexão, devido às quais são capazes de suportar mais pressão. A partir disso, os prazos de operação sem falhas dessas estruturas são quase duas vezes mais longos que os das seccionais. Mas, em caso de vazamento, o dispositivo monolítico terá que ser alterado completamente. Nos produtos seccionais, bastará substituir o elemento danificado.

Radiador monolítico bimetálico

Nesta fase, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias e desmontar a bateria do ponto de fixação. Para o trabalho, dependendo do tipo e condição do radiador, você pode precisar das seguintes ferramentas:

  • chave do radiador (mamilo);
  • uma chave ajustável ou um conjunto de chaves com diferentes tamanhos de cabeça;
  • autógeno ou moedor;
  • secador de cabelo de construção;
  • martelo, marreta;
  • formão.

Ferramentas de desmontagem para radiadores

A chave de mamilo é uma barra de ferro com uma cabeça em forma de espátula em uma extremidade e um orifício ou "orelha" curva na outra. A ferramenta adquirida na loja possui serifas, a distância entre as quais é igual à largura das seções do radiador de aquecimento. Eles o ajudarão a encontrar a localização da porca do mamilo desejada.

Após o preparo das ferramentas, é necessário equipar um local para desmontagem do radiador. Um chão ou uma mesa resistente bastam. Deve-se ter em mente que água suja sairá da bateria e não se esqueça de colocar um pano impermeável por baixo.

Para desconectar o radiador do sistema e removê-lo do local de montagem, proceda da seguinte forma:

  1. Pare a circulação da água e alivie a pressão.
  2. Se o radiador estiver quente, você precisa esperar até que ele esfrie e, em seguida, desconecte-o do sistema. Para fazer isso, desparafuse os acoplamentos de entrada e saída.
  3. Afaste o acoplamento do radiador ao longo do tubo e remova o dispositivo dos suportes.
  4. Drene a água restante e coloque o produto voltado para cima na área de desmontagem.
  5. Retire e enxágue o filtro imediatamente para que a sujeira não seque.

Desmontagem de produtos seccionais bimetálicos e de alumínio

Na próxima etapa, o radiador é desmontado em seções separadas. Para evitar danos durante a operação, você precisa descobrir em qual direção você precisa girar a porca do bocal. Este elemento é uma porca de anel com uma rosca externa e ranhuras internas em ambos os lados. Nesse caso, uma porca tem uma rosca para a direita e outra para a esquerda. Se você desparafusá-lo, as seções adjacentes da bateria se separarão de maneira uniforme e, quando torcidas, se contrairão.

Normalmente, os fabricantes fazem marcas na face dos plugues e pontas para indicar a direção da rosca. O significa linha para a mão direita, "S" para linha para a mão esquerda. Para determinar com precisão a direção do movimento, é recomendável pegar uma porca de bico solta e tentar enroscá-la na rosca do radiador. Tendo decidido em que direção ela é torcida, ficará claro onde girar a chave para separar as seções.

Importante! Se a porca do bico for girada na direção errada, você pode facilmente quebrar a rosca nela e no radiador.

Tendo decidido a direção da rosca, insira a chave de bico no radiador e deslize-a até a porca desejada. Os entalhes na ferramenta ajudarão a fazer isso. Quando estiver nas ranhuras, insira a alavanca no orifício do outro lado. É necessária força para mover a porca. Chame um assistente para consertar o radiador em um só lugar.

Reparação de radiadores bimetálicos

Quando a porca tiver avançado meia volta, vá para o outro lado para desparafusar a outra e siga o mesmo procedimento. Depois de se certificar de que ambas as porcas giram sem aplicar grande força física, desaperte gradualmente uma ou a outra lateral, movendo 5-7 mm.

Junta entre as seções do radiador

Após desconectar, retire os espaçadores de metal que estavam entre as seções. Se estiverem em boas condições, podem ser reinstalados durante a montagem; se estiverem em más condições, use-os como amostra para a compra de novos. As juntas de silicone devem ser substituídas.

Bateria de aquecimento de ferro fundido

Produtos de ferro fundido, via de regra, permanecem em apartamentos por várias décadas. Nesse sentido, em muitos casos, é impossível desmontá-los sem danificá-los. Para remover a bateria do ponto de fixação, desparafuse os rodos de entrada e saída. Se não der certo, terá que ser cortado com uma trituradora ou máquina autógena. Após a desmontagem, o produto é lavado e colocado sobre uma superfície plana.

Cortamos a bateria velha com um moedor

Ao longo dos anos de operação, as juntas entre as seções, porcas de bico e outros elementos individuais grudam umas nas outras. Devido a isso, a desmontagem requer o uso de mais força física do que ao trabalhar com novos radiadores. Se a porca não se soltar, use uma ferramenta para aquecer as juntas. Quando as áreas presas forem aquecidas, será mais fácil separá-las.

Conselho: para aquecimento, você pode usar um secador de cabelo, autogen ou maçarico.

Se as ranhuras de fixação da chave nas porcas de conexão estiverem corroídas pela ferrugem, o produto não pode ser desmontado. Uma forma eficaz de remover uma seção danificada é a quebra mecânica com uma marreta, mas neste caso existe um grande risco de danificar toda a estrutura. Você também pode tentar serrar a bateria nas juntas com uma esmerilhadeira ou uma serra para metal.

Depois de separar a seção danificada de toda a estrutura, tente arrancar as porcas do mamilo com um martelo e cinzel. Para facilitar o trabalho, tenha um assistente. Pode não ser possível remover e desmontar o radiador com suas próprias mãos, uma vez que os produtos de ferro fundido são muito pesados. Uma seção pesa cerca de 7,5 kg. Conseqüentemente, uma bateria em 10 seções puxará 75 kg.

Diagrama de desmontagem de radiadores de aquecimento em ferro fundido.

Se você sabe como desmontar um radiador de aquecimento com as próprias mãos, isso pode ser feito rapidamente e sem consequências negativas. O principal é estocar as ferramentas e conhecimentos necessários. Podem surgir problemas com baterias velhas. Mas, se tiver sorte, você poderá remover as seções necessárias. Caso contrário, você terá que comprar um novo elemento de aquecimento.

Quando novos radiadores bimetálicos são instalados e a sala ainda está fria, isso significa que seus cálculos de potência foram feitos incorretamente. Via de regra, isso ocorre se os cálculos forem realizados apenas sobre a área da sala, sem levar em consideração todas as perdas de calor nela. Você precisa saber exatamente quantas seções de um radiador bimetálico são necessárias para criar condições de vida verdadeiramente confortáveis.

Caso ocorram erros nos cálculos, eles podem ser corrigidos aumentando o trecho ou vários até a estrutura já instalada.

Hoje, no mercado de tecnologias térmicas, você pode encontrar diversos tipos de radiadores bimetálicos. cada um dos quais é de alta qualidade e confiabilidade.

  • Os modelos seccionais são muito populares, pois seus parâmetros técnicos são ideais para edifícios de vários andares com sistema de aquecimento centralizado. Sabendo como conectar seções de um radiador bimetálico, você pode montar uma estrutura de qualquer comprimento. Isso permite que você crie um microclima diferente em cada sala.
  • Os modelos fundidos são utilizados quer como solução de design para a decoração de uma divisão, quer em sistemas com pressão muito instável. Esses tipos de radiadores são testados a uma pressão de 100 atmosferas, o que os torna os melhores candidatos onde há saltos de até 30-40 atmosferas. Esses modelos têm duas desvantagens significativas:
  1. Custo muito alto, que você esquece se a casa tem um sistema de aquecimento "problemático".
  2. Não podem ser aumentados ou reduzidos, portanto, sua potência deve ser calculada com muito cuidado, levando em consideração todas as perdas de calor, o método de conexão e a área da sala.

Leia informações úteis sobre baterias bimetálicas:

Para fazer a conexão correta das seções dos radiadores bimetálicos, é necessário preparar ferramentas e todos os elementos estruturais.

Antes de montar a bateria, você não deve apenas fazer cálculos, mas também comprar as ferramentas necessárias. Isso é especialmente importante se você tiver que fazer todo o trabalho sozinho. Para um trabalho de qualidade, você precisará de:

  • chave para tubos;
  • chave do radiador;
  • bicos especiais (devem ser incluídos com a seção da bateria);
  • plugues com rosca esquerda e direita;
  • juntas instaladas entre as seções;
  • lixa de esmeril;
  • gaxetas paronitas.

Quando as ferramentas estiverem disponíveis, você pode iniciar o trabalho preparatório.

  • Em primeiro lugar, é removido o radiador, para o qual será construída a seção. Para fazer isso, o fornecimento de refrigerante para o sistema é fechado e a bateria é desconectada do tubo.
  • O radiador removido deve ser completamente lavado da poeira e verificado se há contaminação no interior. Embora o indicador de acidez da água não seja terrível para o aço inoxidável, o núcleo não é "imune" a resíduos e incrustações que se depositam em suas paredes. Eles devem ser removidos lavando o radiador com um agente especial.
  • Verifique as juntas quanto à integridade e qualidade da rosca. Acontece que crescimentos se formam nas juntas, então você precisa processar cada furo roscado com uma lixa.

Mesmo que as protuberâncias não sejam encontradas, vale a pena caminhar com uma lixa ao longo do fio. Isso removerá quaisquer detritos que possam impedir que a gaxeta crie uma boa vedação.

  • Após a limpeza da bateria velha, ela deve ser colocada em uma superfície plana previamente preparada. Isso é importante, pois você precisa conectar radiadores bimetálicos entre si sem distorções, mesmo os menores. Sutil no início, eles podem levar a um acidente grave no futuro.

Somente após a preparação, você pode começar a construir novas seções.

Para obter um resultado positivo, deve-se cuidar da qualidade das juntas do radiador. Como regra, são usadas opções de paronita com resistência e durabilidade suficientes. Você também precisa verificar o estado dos mamilos, principalmente a qualidade do fio e a integridade dos encaixes.
Não deve haver lascas sobre eles e o corte deve ser completo e uniforme.
Observando a sequência de ações, com a devida atenção, você mesmo pode fazer a montagem. Isso exigirá:

  • Coloque o radiador e as seções preparadas em uma superfície plana.
  • Deslize as seções e coloque mamilos com juntas entre eles.
  • Delicadamente, comece a apertar o mamilo. Por ter um fio esquerdo de um lado e um fio direito do outro, ao torcer as seções são simultaneamente atraídas uma pela outra. Conhecendo esta característica do mamilo, até um iniciante entenderá como remover uma seção de um radiador bimetálico. Basta girá-lo na direção oposta e as seções se afastarão umas das outras. O trabalho é realizado com uma chave especial do radiador.
  • Depois que todos os mamilos estiverem inseridos e levemente presos, eles devem ser bem aparafusados, fazendo o mesmo número de voltas. Isso é importante para evitar distorções. Se três voltas forem feitas em um mamilo, a mesma quantidade de movimento será realizada em todos os outros.

Para entender que a montagem das seções bimetálicas do radiador foi realizada corretamente, você só pode realizar o teste adequado.

O teste de pressão de ar comprimido em casa é a melhor maneira de verificar a qualidade de construção de um radiador. Para isso, você precisará de:

  • Pedaço de tubo Du-15.
  • Bico de pneu.
  • Bomba de carro com manômetro.

O bico da câmera do carro deve ser soldado ao tubo, que é inserido no radiador. Para verificar, basta criar uma pressão em um radiador com capacidade de 1 atmosfera usando uma bomba. Se você não ouvir o assobio de ar saindo do aparelho, então todas as ações foram realizadas corretamente, as juntas são de alta qualidade e os mamilos estão bem torcidos.
Você pode verificar a estanqueidade da estrutura usando água com sabão ou água tingida. Basta encher a bateria e aguardar algumas horas, observando se há vazamento de água em algum lugar ou não.

Somente após o teste a bateria pode ser devolvida ao seu lugar e conectada ao sistema de aquecimento. Se várias seções foram estendidas, vale a pena verificar se os suportes suportarão o novo peso do radiador. Nesse caso, é melhor jogar pelo seguro e colocar outro suporte na parede, do que em um momento inesperado toda a estrutura desabar no chão.

Você também pode estar interessado nos seguintes artigos informativos:

À medida que as seções do radiador bimetálico são montadas, elas também são removidas, apenas na ordem inversa. Como regra, não há nada complicado neste trabalho, portanto, perguntando se é possível adicionar seções a um radiador bimetálico por conta própria, a resposta será sim. Com todas as ferramentas necessárias à mão, até um iniciante pode realizar esse trabalho.

A única coisa a lembrar é que o número máximo de seções em um radiador bimetálico não deve exceder 16 peças. Se houver mais, vale a pena dividir a bateria em 2 partes.Por exemplo, os cálculos mostraram que são necessárias 27 seções por cômodo, o que significa que o radiador deve ser dividido em duas estruturas, deixando 13 seções em uma e 14 seções na outra.

Radiadores de aquecimento de alumínio - informações gerais e características

Na década de 80 do século XX, um modelo de radiador de aquecimento em alumínio foi introduzido no mercado mundial. Comparado com um produto tão conhecido como baterias de ferro fundido, este tipo de dispositivo de aquecimento tinha várias vantagens sérias, como resultado das quais rapidamente ganhou popularidade entre os consumidores. Na verdade, um radiador de aquecimento de alumínio tem uma série de características, devido às quais é considerado um dos dispositivos de aquecimento mais convenientes. Vamos considerar essas características em mais detalhes:

  1. O alumínio é um material com excelente condutividade térmica, pelo que os seus produtos podem ser utilizados em sistemas com uma pressão de refrigeração instável. Metade do calor é transferido por radiação, metade por convecção térmica;
  2. Peso leve - simplifica a instalação desse tipo de dispositivo, bem como seu transporte e manutenção;
  3. Durabilidade - os radiadores de aquecimento de alumínio suportam uma pressão de 16 atmosferas;
  4. Baixo custo - dispositivos deste tipo são muito mais baratos do que produtos similares de bimetal ou cobre;
  5. Possibilidade de regulação;
  6. Aparência estética.

Graças a todas essas características, os radiadores de alumínio conquistaram rapidamente o mercado e passaram a ser amplamente utilizados para aquecimento de ambientes.

No entanto, junto com as vantagens, esses dispositivos também têm uma série de desvantagens significativas:

  1. O alumínio é um metal quimicamente ativo e não tem resistência à corrosão;
  2. Em modelos pré-fabricados, é impossível usar qualquer outro refrigerante que não seja água com características ácido-base estritamente mantidas;
  3. Os radiadores de alumínio tendem a ser arejados. Portanto, é necessário sangrar periodicamente o ar do sistema;
  4. A conexão rosqueada em tais modelos é um ponto fraco. Um golpe de aríete pode comprometer a estanqueidade do produto.

As baterias de alumínio estão disponíveis em dois tipos:

  • sólido;
  • pré-fabricado, consistindo em seções separadas. Se desejar, eles podem ser aumentados - adicione seções adicionais ou vice-versa, remova-os.

Desmontagem de radiadores de alumínio

A desmontagem de um radiador de aquecimento de alumínio é necessária, como regra, nos casos em que:

  1. Vamos instalar um novo sistema de aquecimento;
  2. Você precisa acumular a bateria ou remover as seções extras;
  3. Repare o vazamento ou substitua as vedações.

Para desmontar o produto, precisamos de um conjunto de chaves, uma chave de fenda e uma chave de radiador.

O primeiro passo é desmontar a bateria do local de seu anexo. Para fazer isso, realizamos as seguintes ações:

  1. Paramos a circulação de água no sistema e liberamos a pressão;
  2. Certificamo-nos de que o aparelho arrefeceu e que a água quente no seu interior não nos escalde, derramando;
  3. Encontramos uma conexão roscada no local onde a mangueira é fixada ao tubo da bateria por meio de um acoplamento. Selecionamos uma chave de tamanho adequado - com a sua ajuda é necessário destorcer esta conexão;
  4. Movemos o acoplamento ao longo do tubo, retiramos o dispositivo e colocamos em um filme plástico especialmente colocado no chão. Pode ficar um pouco de água dentro - você deve drenar. Coloque o radiador voltado para cima;
  5. Retiramos o filtro especial e enxaguamos imediatamente. Caso contrário, a sujeira pode secar a tal ponto que será impossível limpá-la. Nesse caso, você terá que comprar um novo filtro - será impossível reutilizar o antigo.

A próxima etapa será desmontar a própria bateria em seções separadas. Você deve estar ciente de que a conexão das seções da bateria entre si é feita por meio de porcas-bico - são porcas internas vazias com roscas externas em ambos os lados e ranhuras para montagem interna.Para isso, utilizamos uma chave de radiador especialmente desenhada para trabalhar com porcas de bico. Se necessário, você mesmo pode fazer. Esta é uma chave com lâmina com serifas na haste - a distância entre elas corresponde à largura das seções de alumínio do radiador. Ou seja, verificando quantas serifas a chave entrou, podemos descobrir em qual porca de mamilo estamos girando no momento.

Colocando a palheta nas ranhuras da porca de bico correspondente no orifício superior, damos algumas voltas no sentido anti-horário. Em seguida, retiramos a chave, inserimos no orifício por baixo nas ranhuras da porca de bico correspondente e também a rodamos algumas voltas. Em seguida, voltamos a chave para a porca superior e repetimos tudo até que as seções se separem.

Desaparafusar as porcas do bico desta forma é necessário para evitar enviesamento. Para poder aplicar a força necessária, existe uma ranhura de passagem na extremidade da chave, na qual, se necessário, insira uma haste de metal como alavanca.

Depois de conseguirmos desmontar o radiador, fazemos a limpeza interna, trocamos as juntas e vedações. Se houver necessidade de acumular a bateria, você precisará adicionar o número necessário de seções.

Se for necessário eliminar o vazamento, preparamos uma solução especial - adicionar pó de bronze à resina epóxi e misturar bem. Limpamos a área danificada com um cabo, depois o processamos com a composição preparada e esperamos 30 - 60 minutos até que seque completamente. Ao trabalhar com esta composição, tudo deve ser feito de forma rápida para que não seque antes do tempo.

Depois de concluídas todas as operações necessárias para a manutenção do produto e eliminação de avarias, é necessário montar a bateria e efetuar a sua instalação.

Montagem de radiadores de alumínio

A sequência de ações ao montar o radiador de alumínio:

  1. Para montar a bateria de volta, coloque-a sobre uma superfície plana. Inspecionamos cuidadosamente todas as conexões roscadas quanto a rachaduras e lascas;
  2. Limpamos cada conexão de lixo e sujeira. Se quisermos adicionar novas peças, precisamos limpar as pontas para um brilho. Até a tinta do fabricante é removida - nas juntas será um obstáculo significativo, causando vazamentos prematuros de refrigerante. Para a limpeza utilizamos lixa de grão muito fino para não deixar riscos na superfície, que também podem causar fugas;
  3. Desengordure as pontas com gasolina. Lave as juntas em água com sabão. O desengorduramento é obrigatório em sistemas onde é usado anticongelante, e não água comum. Eles têm uma alta vazão e podem penetrar nas menores irregularidades;
  4. Agora podemos começar a conectar as seções. Colocamos os selos de paronita na porca do bocal e fixamos a seção do produto em ambos os lados. Coloque a fechadura por cima e gire algumas vezes sem usar a alavanca. Então, da mesma forma, damos algumas voltas na porca do bico no orifício inferior. Fazemos isso até que a chave pare de girar e a seguramos com a alavanca. Não fazemos muito esforço - o alumínio é um metal macio e muito fácil de danificar a linha. De acordo com este esquema, montamos todo o produto;
  5. Colocamos um tampão no orifício não utilizado... e por outro lado, prendemos o guindaste Mayevsky - ele serve para sangrar o excesso de ar do sistema. Em seguida, instalamos o radiador e o conectamos ao sistema. Certificamo-nos de que o acoplamento conecta firmemente o produto à mangueira de abastecimento de água. Então podemos fornecer água para o sistema, observando se haverá vazamentos de refrigerante em algum lugar.

Assim, pudemos ter certeza de que não é muito difícil desmontar e montar um radiador de alumínio. Todas as operações devem ser realizadas com muito cuidado - o alumínio é um metal muito macio e é muito fácil de danificar.Para realizar o trabalho, não são necessárias habilidades especiais de construção - apenas um conjunto das ferramentas mais simples, atenção e precisão. Assim, se você precisar consertar o produto ou adicionar um certo número de seções, você será capaz de lidar com essa tarefa por conta própria.

A necessidade de desmontar radiadores de aquecimento surge nos casos em que começaram a vazar, uma das costelas rachou ou estourou. Em edifícios antigos, quando ainda não havia questão de economia de energia, foram instalados radiadores nos quais foram instaladas mais nervuras do que o necessário, então as nervuras extras devem ser removidas.

Dispositivo de radiador de aquecimento.

Antes de desmontar os radiadores de aquecimento, independentemente do tipo, certifique-se de que não há alimentação de água nas tubulações. É aconselhável realizar o trabalho em conjunto.

Se o sistema de aquecimento for montado em tubos de polipropileno ou metal-plástico, os acoplamentos são desmontados.

Se o sistema de aquecimento for montado com tubos de aço, você precisa tentar desenrolar as curvas na entrada e na saída das seções. Se não der certo, e geralmente acontece em apartamentos de um prédio antigo, os rodos precisam ser cortados com um triturador ou pistola autógena.

Resta remover a bateria dos ganchos que a prendem à parede e colocá-la sobre uma superfície plana.

Desmontar radiadores de ferro fundido às vezes se torna um processo muito trabalhoso, mas necessário.

Esquema de desmontagem dos radiadores de aquecimento em ferro fundido: a - bocal de fixação dos fios das seções por 2-3 fios; b - girando os mamilos e juntando os cortes; c - conexão do terceiro trecho; d - agrupamento de dois radiadores; 1 - seção; 2 - mamilo; 3 - junta; 4 - chave curta do radiador; 5 - pé de cabra; 6 - chave longa do radiador.

Coloque o radiador novo ou antigo em um local nivelado. Pelo menos de um lado, você precisa remover os calçados usuais ou os tampões cegos. Em diferentes seções dos radiadores, eles podem ser canhotos ou destros. Normalmente, os acessórios de ferro fundido têm uma rosca para a direita e os plugues têm uma rosca para a esquerda. Se não há habilidade de desmontagem, e há uma seção livre, é melhor saber, antes de aplicar força, que tipo de fio e para qual direção a chave deve ser girada. Se a rosca for canhota, gire a chave no sentido horário ao desmontar as baterias de ferro fundido.

Assim como desparafusar as porcas, primeiro você precisa "arrancar" o calçado de seu lugar, ou seja, gire-os um quarto de volta em ambos os lados da bateria. Em seguida, os pés são desenroscados de forma que um espaço de vários milímetros se forme entre as seções. Se você largar mais o calçado, toda a estrutura começará a se dobrar com o próprio peso e devido às forças aplicadas. Isso pode travar os fios. Para evitar que isso aconteça, um assistente deve ficar em pé sobre a bateria desmontada, que evitará dobrar com o seu peso.

Normalmente, a desmontagem de radiadores de aquecimento antigos é complicada pelo fato de que os estribos e seções estão "presos". Para desmontar essa bateria, você terá que usar um autógeno ou um maçarico. A junção é aquecida em um movimento circular. Assim que aquecido o suficiente, o calção é desatarraxado. Se não foi possível desparafusar da primeira vez, os passos são repetidos.

Se você não tiver força suficiente para desmontar a bateria, será necessário aumentar o comprimento da chave. É usado um cachimbo comum, que serve de trampolim.

Os bocais embutidos para ventilação dos radiadores de ferro fundido são desaparafusados ​​da mesma forma.

Se não foi possível desmontar a bateria de ferro fundido com os métodos considerados, resta cortá-la com uma trituradora ou pistola autógena ou quebrá-la em decúbito dorsal com uma marreta. Você precisa dividir ou cortar uma seção com cuidado. Após esta operação, a aderência entre as seções pode enfraquecer, a bateria pode ser desmontada, as demais seções serão salvas.

O uso de "chave líquida" ou líquido WD não dá efeito, já que nas velhas baterias de ferro fundido os encaixes eram lacrados com linho e tinta, e os líquidos não entram nos fios.

Diagrama de radiadores de aquecimento de alumínio.

Os radiadores de aquecimento de alumínio ou bimetálicos são desmontados da mesma forma que o ferro fundido, mas existem pequenas diferenças:

  • esses são os tamanhos menores de chaves e mamilos;
  • Via de regra, são produtos novos, portanto, ao desmontá-los, não é necessário aplicar esforços tão significativos como no caso do ferro fundido;
  • na parte frontal dos plugues e mangas há designações S e D, respectivamente, para as roscas esquerda e direita.

Gaxetas de metal são instaladas entre as seções de vedação. Após a desmontagem, devem ser enxugados, limpos e armazenados para posterior montagem.

Sob os plugues, as gaxetas geralmente são feitas de silicone, durante a montagem não podem ser utilizadas e devem ser substituídas por novas.

Muitos modelos de perfis de alumínio não são separáveis. Você pode desmontá-los, mas não será capaz de montá-los.

Para a desmontagem, você precisará de ferramentas e materiais:

  • chaves de desmontagem (5/4 "para baterias de ferro fundido, 1" para baterias de alumínio ou bimetálicas);
  • chave de gás;
  • chave ajustável (encanamento) No. 2-3;
  • moedor com disco para metal;
  • maçarico;
  • cortador de gás (autógeno);
  • um pedaço de tubo de aço.

Observe que o trabalho descrito é sujo e barulhento. Portanto, deve ser coordenado com os vizinhos.

Usando as dicas e recomendações fornecidas e se você tiver uma ferramenta, você pode desmontar e montar baterias de aquecimento com suas próprias mãos.

Métodos para reparar radiadores de ferro fundido

Existem vários métodos que permitem que as baterias durem não apenas até o final da estação de aquecimento, mas também por alguns anos. Esses incluem:

  • Se ocorrer um vazamento na junção das secções, ele pode ser eliminado rapidamente com um curativo e cola epóxi. O material é impregnado com cola e enrolado ao redor do vazamento. Depois de agarrar, pode pintar esse local no tom da bateria, mas o principal a lembrar é que tal "operação" é considerada temporária, sendo melhor comprar e instalar uma nova seção após o término do tempo frio.
  • Se uma fístula ou rachadura for encontrada, uma pinça será necessária. Você pode comprá-lo em uma loja de materiais de construção ou pode fazer você mesmo com borracha ou lata.
  • A soldagem a frio para baterias de ferro fundido é a melhor maneira de corrigir um defeito rapidamente. Este é um selante especial que se parece com plasticina infantil. Deve ser bem amassado e aplicado na área danificada. A ferramenta endurece rapidamente, é resistente a temperaturas extremas e é bastante adequada para o reparo rápido e temporário de uma bateria de ferro fundido.

Sabendo como soldar uma bateria de ferro fundido em uma máquina de solda com circuito inversor, você pode evitar que o aparelho vaze por muito tempo.

Reparação de dispositivos de aquecimento bimetálicos

Se uma bateria de ferro fundido estourar, descrevemos acima como repará-la. Agora vamos falar sobre como consertar radiadores de aquecimento bimetálicos com suas próprias mãos. Mesmo baterias confiáveis ​​e duráveis ​​como dispositivos bimetálicos falham. E isso não é surpreendente, pois a qualidade do refrigerante na rede urbana deixa muito a desejar.

Importante! Se o radiador bimetálico não aquece bem, então, mais frequentemente, isso se deve a tubos entupidos.

reparo de dispositivos de aquecimento bimetálicos

Quem deve pagar para substituir as baterias de aquecimento do apartamento?

Para que a bateria volte a aquecer bem, é necessário limpar o sistema. Isso pode ser feito em casa, se você seguir a seguinte sequência de ações:

  1. Desligue o sistema de aquecimento da casa ou desenergize o circuito da bateria se instalado em pontes. Cubra o chão com um material impermeável e remova os móveis.
  2. Use uma chave de tubo para desconectar o instrumento da linha. Incline o radiador sobre o recipiente de forma que toda a água escoe para fora dele. Em seguida, leve o aparelho ao banheiro para uma limpeza fácil.Coloque um estrado de madeira no banheiro ou cubra o fundo com um pano para protegê-lo de arranhões.
  3. Em seguida, os plugues são removidos e a água é alimentada na bateria sob forte pressão. O enxágue é continuado até que água limpa saia do dispositivo. Se a água não conseguir ultrapassar a escala, são utilizadas lavagens químicas especiais (por exemplo, "Toupeira"). Como enxágue, você pode usar vinagre, que é despejado no dispositivo durante a noite. Depois disso, a unidade é lavada novamente com água.
  4. Os plugues são instalados no lugar e o dispositivo é montado de volta à linha.

Reparação de fissuras em dispositivos bimetálicos

Como o agregado bimetálico contém alumínio, ao entrar em contato com o oxigênio, forma-se uma película de óxido. O problema com a aparência de um filme é resolvido usando um fluxo. Você pode comprar solda de alumínio em uma loja ou fazer a sua própria.

Depois de resolver o problema de formação de óxido, a brasagem convencional é realizada usando uma mistura de ferro-colofónia como solda. Desta forma, um pequeno furo ou rachadura pode ser reparado. Para resolver temporariamente o problema enquanto esperam, os artesãos usam cola epóxi ou soldagem a frio.

Seqüência de trabalho

Dependendo da gravidade da falha, as ações para eliminá-la dependem. Portanto, se o vazamento for pequeno, você pode fazer isso sem desconectar a bateria do circuito, e o reparo exigirá:

  • Coloque um recipiente sob o local de decomposição ou um oleado com um pano para coletar a água.
  • O local da fenda ou rachadura deve ser limpo até a base com uma corda ou esmeril. É necessário não apenas remover a camada de tinta, mas expor o próprio metal.
  • Desengordure a área preparada com algum tipo de solvente.
  • Se cola especial ou epóxi for usada para eliminar a quebra, tiras de pano grosso ou bandagens serão necessárias. Aplique o produto neles e embrulhe-os em várias camadas sobre a abertura.
  • No caso de soldagem a frio, nenhum tecido é necessário.
  • Uma pinça é colocada e aparafusada no local apreendido pelo selante, mas é importante certificar-se de que as pinças fiquem do lado oposto ao vazamento. Por exemplo, formou-se uma rachadura no interior do radiador, o que significa que os grampos ficarão do lado de fora e vice-versa.
  • Se a avaria for grave e a bateria sair água quente, terá de ligar para a equipa de emergência e não tentar estancar o vazamento sem as ferramentas necessárias.

Mesmo o reparo da mais alta qualidade não garante uma longa vida útil do dispositivo. Os radiadores de ferro fundido restaurados ainda terão que ser trocados, e quanto antes isso for feito, mais seguro ficará no apartamento.

A bateria está vazando, para onde ir e o que fazer?

Agora vamos descobrir o que fazer se a bateria de aquecimento estiver vazando. Além disso, estamos falando de casos em que nenhum meio temporário de eliminar o vazamento vai ajudar, porque a escala do acidente é significativa e a propriedade dos moradores dos andares inferiores pode sofrer.
Se uma bateria vazar em um prédio de apartamentos, você precisa entrar em contato com urgência com o escritório habitacional. É a empresa de gerenciamento que é responsável pela manutenção de todas as redes internas, incluindo comunicações de fornecimento de calor. Enquanto espera pelo mestre, use qualquer uma das medidas acima para interromper temporariamente o vazamento ou reduzi-lo a fim de proteger sua propriedade e apartamento de se molharem.

Um especialista em habitação desligará o aquecimento em um espelho separado ou em toda a casa para consertar a unidade de aquecimento. Dependendo da causa do vazamento e do tamanho do defeito, o mestre substituirá a gaxeta, soldará uma fístula ou rachadura ou trocará completamente o aquecedor. Tenha em atenção que não tem de pagar pela obra, porque a repartição de habitação as realiza a expensas próprias.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores