Super fogareiro móvel faça você mesmo a partir de uma lata de combustível [LIFEHACK]


Por vezes surgem situações em que é necessário, sem custos materiais significativos, aquecer uma pequena divisão (garagem, oficina ou armazém) da forma mais eficiente e rápida possível. Uma excelente solução para o problema será um fogão "faça você mesmo" compacto, que requer engenhosidade, desejo, ferramentas e metal para ser criado.

Um fogão simples pode ser construído com os materiais que temos à mão. Você pode usar uma lata normal ou um barril de parede grossa. Muitos anos de prática mostraram que metal muito espesso (mais de 8 mm) é muito difícil de aquecer. Assim, a eficiência diminui e a maior parte do calor não é usado para aquecimento.

Se o metal for muito fino, sob a influência de altas temperaturas, ele começará a se deformar e rapidamente perderá sua forma original. A melhor opção são paredes de cerca de 3-4 mm.

Fogão retangular com refletor

Ao decidir que formato e tamanho um fogão acabado deve ter, todos devem independentemente. Uma pessoa com formação e habilidades em engenharia pode pegar qualquer projeto, mesmo o mais simples, e fazer as alterações desejadas com o objetivo de melhorá-lo.

Desenho de um fogão retangular:

Um fogão "faça você mesmo", simples e multifuncional, é fabricado com os seguintes materiais:

  • Esboço e desenho simples mostrando todas as dimensões básicas
  • Chapa de metal (sua quantidade depende das dimensões desejadas do forno)
  • Cantos de aço (espessura 4-5 mm)
  • Tubo de metal 25-30 mm
  • Tubo 180 mm
  • Máquina de solda
  • Mão de trabalho e ferramenta elétrica

O corpo do forno será feito em forma de retângulo com chapas de aço soldadas entre si. É necessário cortar as peças em cinco planos principais (paredes inferior, superior, lateral e posterior). No painel frontal haverá um soprador e uma porta para o forno, assim será possível resolver o problema com ele posteriormente.

Primeiro, as superfícies laterais são soldadas na parte inferior. É necessário garantir que eles estejam localizados estritamente na vertical, usando um nível ou quadrado, e encaixados em um ângulo reto. Tendo agarrado em 2-3 lugares, mais uma vez estamos convencidos da exatidão de sua localização e cozinha.

Depois disso, a parede posterior é soldada. Todo o espaço interno deve ser dividido em três partes:

Leitura recomendada: um artigo sobre como fazer você mesmo uma caldeira de pirólise

Os dois últimos devem ser separados por uma grelha, na qual será colocado combustível sólido (turfa, lenha). É feito da seguinte maneira:

  1. De dentro nas laterais a uma certa altura (10-15 cm), os cantos são soldados em todo o comprimento
  2. Para a treliça, é necessário preparar tiras de chapa de aço espessa com largura de 25-30 mm e comprimento correspondente à largura do fogão.

  • A distância entre as placas é de cerca de 5 cm
  • As tiras são soldadas a duas hastes de metal com um diâmetro de 15-20 mm da forma mais confiável possível, uma vez que têm outra função a desempenhar - reforços

Não há necessidade de soldar a grade nos cantos internos. Se necessário (limpeza do fogão, conserto), pode ser facilmente obtido. Depois de algum tempo, algumas das placas podem queimar e precisarão ser substituídas. Existem muitas outras razões para deixar a grade removível.

Na próxima etapa, você precisa soldar duas hastes de metal na parte superior, nas quais o refletor ficará localizado. Este último é uma folha de metal que separa o fluxo de fumaça e a fornalha. O refletor é removível.

É necessário posicionar o refletor de forma que um canal seja formado na frente, permitindo que a fumaça escape. Ele vai aquecer mais por dentro, por isso é feito de um metal muito grosso (12-16 mm).

É hora de iniciar as etapas finais do trabalho. Primeiro, a futura tampa do fogão é soldada. Não será supérfluo providenciar previamente uma abertura para a chaminé. Em seguida, o lintel superior é cortado e soldado, depois um mais estreito, colocado ao nível da grelha e separando as portas da grelha e do cinzeiro.

Você não deve se preocupar muito com o tamanho das portas. O principal é que é conveniente passar lenha por eles e remover as cinzas e as cinzas. A porta da fornalha é feita, via de regra, quase toda a largura, de forma que o refletor e a grelha possam ser removidos, para o cinzeiro - mais estreito.

Em seguida, é necessário soldar os puxadores das portas do fogão, travas e cortinas. Recomenda-se que os últimos sejam feitos por você mesmo com uma haste grossa e um tubo de aço. Esse trabalho não deve ser difícil.

Depois de juntar tudo, é hora de pensar em como instalar a estrutura acabada nas pernas. Recomenda-se que sejam feitos de um tubo de metal de 2-3 cm de diâmetro e 8-10 cm de comprimento com uma porca soldada na extremidade e um parafuso aparafusado. Isso permitirá que você ajuste a altura. Para muitos, essa etapa pode parecer estranha, mas durante o processo de instalação, tudo ficará claro.

É hora de pensar na chaminé, que será feita de um cano com 15-18 cm de diâmetro, ao mesmo tempo que deve sair por um orifício na parede. As curvas são feitas em um ângulo de 45 graus, não deve haver seções horizontais.

Um amortecedor rotativo deve ser fornecido na extremidade inferior da chaminé. Para isso, é recortado um círculo em chapa de metal, com diâmetro um pouco menor que a característica semelhante do tubo, no qual é feito um orifício para a manivela de rotação. Este último pode ser feito de uma barra de metal.

É necessário colocar a chaminé sobre uma manga de 15-20 cm de altura, é constituída por um produto de diâmetro ligeiramente inferior ao da chaminé e soldada ao longo do orifício à tampa superior. É hora de instalar o fogão, ajustar a altura e pronto - você pode aquecer o ambiente.

Talvez você também esteja interessado em um artigo sobre como implementar o aquecimento alternativo de uma casa privada.

Como fazer um sopro para uma forja com suas próprias mãos

A forja é a principal ferramenta da forja, mas para criar a temperatura de combustível necessária, você precisará soprar para a forja. Existem muitos modelos de ventiladores à venda, mas são muito caros, por isso vamos considerar uma opção de como fazê-lo soprando para a forja com as próprias mãos. Esta opção é mais econômica e requer um mínimo de tempo.

Peças e ferramentas

Para criá-lo, você precisa dos seguintes detalhes:

  • Motor elétrico.
  • Impulsor (você pode pegá-lo de um ventilador centrífugo ou fazer você mesmo).
  • 2 baldes de plástico.
  • Tubos de PVC.

Das ferramentas de que você precisará:

  • Chave de fenda ou chave de fenda.
  • Furar.
  • Faca ou serra para fazer furos.

Roda de trabalho

Primeiro, vamos fazer o impulsor. A roda propriamente dita consiste em lâminas que são fixadas entre si, e no meio da roda deve haver um cubo para montagem do motor. Um círculo feito de qualquer material (madeira, plástico, etc.) é adequado como uma roda. As lâminas podem ser cortadas em aço inoxidável com o diâmetro necessário e fixadas ao círculo de qualquer maneira conveniente. Para facilitar o processo de fabricação, você pode precisar de um desenho dimensional. Aqui está um rascunho:

É assim que um ventilador caseiro se parece, embora o número de lâminas e o tamanho possam ser diferentes.

O impulsor está pronto, agora vá para o corpo. O leque terá a forma de um caracol, por isso o sopro costuma ser chamado de caracol para uma forja.

Habitação

É assim que o sopro do caracol se parece no diagrama.Para fazer isso, no fundo da caçamba, fazemos um furo no centro, que deve ser um pouco maior que o diâmetro do eixo do motor. Em seguida, você precisa fazer montagens, como na foto ou quaisquer outras montagens que irão fixar com segurança o motor para que ele não gire e não toque no rotor.

Depois disso, é necessário cortar a caçamba para que fique mais larga que o rotor. Em seguida, cortamos a tampa, do mesmo diâmetro da caçamba, e nela fazemos um círculo no centro, que será um pouco menor que o diâmetro interno do rotor.

Saída de ar

Agora você precisa fazer uma saída para o ar. Para fazer isso, pegamos um tubo, cortamos no tamanho desejado e o cortamos tangencialmente ao corpo. Prenda o tubo facilmente com epóxi.

Antes de instalar o tubo, é importante prestar atenção para onde o fluxo de ar da roda será direcionado e na mesma direção para instalar o tubo. Uma exceção só pode ser se nos motores, você pode alterar a direção do ar.

Instalação do soprador

Passamos para a fase final - a instalação do soprador. Fixamos a primeira parte com um tubo ao motor. Aqui, você deve prestar atenção aos fechos para que sejam confiáveis. A seguir, instalamos o impulsor nesta parte e fechamos tudo com uma tampa. Este último também é fixado com resina epóxi. Para uma aparência mais apresentável, você pode pintar a estrutura em uma cor sólida. Como resultado, a construção do caracol deve ser semelhante a esta:

Agora o leque para a forja está pronto e resta apenas fixá-lo na própria forja e verificar a eficiência do produto.

Este tipo de sopro para o cinzeiro é mais preferível, uma vez que o fluxo de ar pode ser direcionado na direção desejada.

kladempech.ru

Fogão simples de lata

O fogão "faça você mesmo" mais simples é feito de uma lata comum. Não há necessidade de falar em durabilidade dessa estrutura, mas ela é de construção rápida, fácil montagem e dá bastante calor.

Todo o trabalho consiste na instalação das pernas, na disposição do tubo de saída e em algumas operações cosméticas. Para trabalhar, você precisa de:

  • Posso
  • Cachimbo de chaminé
  • Arame de grelha
  • Máquina de solda
  • Ferramentas

Começando

  1. Colocamos a lata na horizontal e marcamos onde ficará o soprador, que tem o formato de um retângulo ou de uma foice. Coloque-o sob a tampa
  2. Um orifício é feito na parede ou fundo da lata, igual ao diâmetro da chaminé
  3. Para fazer uma grelha, você precisa estocar arame de aço. É dobrado, levado através da tampa para o interior e suavemente desdobrado para que o zigue-zague fique na posição desejada, enquanto permanece conveniente para colocar lascas, lenha, etc.
  4. A lata deve ser fixada em pernas, que são cortadas de tubos ou cantos e soldadas
  5. A chaminé é soldada

Materiais e ferramentas

Para criar um fogão tipo barril você vai precisar de: • metal com espessura de 3 ± 0,5 mm: as folhas mais finas queimam rapidamente, além disso, sob a influência da alta temperatura podem ser acionadas, e o forno fica sem forma; o metal com paredes espessas aquece por muito tempo; • tubo de chaminé; • hastes de 16 mm; • uma folha de metal com espessura de 0,3 mm para a instalação de uma caixa de coleta de cinzas; • fita métrica, régua, giz; • máquina de solda 140-200A; • moedor para corte de metal; é mais conveniente usar um cortador de gás para fazer orifícios redondos; • escova de metal para limpeza de pontos de solda; • roda de esmeril para ajuste das portas; • broca e brocas.

Esquemas de Burzhuik

A principal vantagem de um fogão retangular

, ao contrário dos produtos ovais feitos de tubos ou cilindros de gás, ele consiste em uma área maior da superfície aquecida, portanto sua eficiência será muito maior. O tamanho ideal para um fogão de barril é 800x450x450 mm. Um recuperador deste tamanho não ocupa muito espaço e pode caber facilmente mesmo numa divisão pequena.

Uma distinção importante Fornos Loginov

é a presença de duas placas (
refletores
) no topo da câmara de combustão. Como
caminho de gás
ao mesmo tempo, aumenta, a transferência de calor de tal fogão de barril é significativamente maior do que a de um fogão de metal convencional.

Conselho

... Se for necessário reduzir o tamanho do forno Loginov, então é desejável alterar apenas sua largura. Com uma mudança no comprimento e altura da estrutura, sua eficácia pode ser reduzida significativamente.


Diagrama detalhado do fogão de Loginov

As principais etapas de fazer um fogão de barril

1. Todos os detalhes estão marcados em uma folha de metal: 6 retângulos de aço para as paredes do forno, 1 retângulo para criar um refletor de fumaça, uma placa para uma grade e um trinco para uma porta. 2 Recortar

uma folha de metal é possível em qualquer depósito de metal. A guilhotina, ao contrário do moedor, permite cortar (picar) com mais precisão. Neste caso, não será necessário endireitar (alinhar as folhas). 3. O corpo do forno é feito em forma de retângulo. Seus lados são unidos em um ângulo de 90 ° e soldados entre si.


Soldagem de caixa

4. Para evitar erros, a caixa para o forno é inicialmente pregada apenas por soldagem em vários pontos, e só então, após a verificação de sua horizontal e vertical, suas costuras são soldadas.

Importante!

Todas as conexões na caixa são cuidadosamente soldadas;
para verificar as costuras
para firmeza, você pode revestir as juntas com giz ou querosene.

5. As costuras de soldagem são limpas com uma escova de aço. 6. O espaço interno do fogão é dividido em três partes: uma fornalha, uma câmara de fumaça e um cinzeiro. Para separar a fornalha do cinzeiro, uma grelha é colocada entre eles, na qual o combustível será colocado. Para fazer isso, a uma altura de 10-15 cm do fundo do forno, das laterais e na parte de trás da caixa são soldados cantos 5x5 cm

em que a rede será localizada.

Conselho.

É melhor fazer uma grelha com 2-3 peças destacáveis. Caso contrário, ao substituir uma grelha queimada, será difícil retirá-la da fornalha.

7. A grelha é soldada em barras de aço grossas ou tiras de 30 mm de largura. Eles são fixados em 2 reforços - hastes com diâmetro de 20 mm. Uma vez que as grelhas queimam com o tempo, é melhor torná-las removíveis.


Fabricação de grelha

8. A uma distância de 15 cm do topo da caixa, duas varas fortes são soldadas, nas quais será agitada um ou dois refletores removíveis

- chapas de paredes espessas, que retêm o fluxo de gases quentes e os enviam para pós-combustão. No entanto, eles não devem cobrir completamente o forno. Para que o fumo quente entre na chaminé, é feito um entalhe de cerca de 8 cm na parte da frente (para a primeira folha) e na parte de trás do recuperador.


Diagrama da passagem dos gases no fogão mais simples e forno com refletor instalado

9. Em seguida, a parte superior da caixa é soldada e, em seguida, cortada nela buraco de tubo

.


Furo do tubo

10. A parte frontal do fogão com orifícios cortados para as portas da fornalha e do cinzeiro é soldada por último. 11. O tamanho da porta da fornalha deve ser grande o suficiente para poder carregar combustível e trocar a grelha sem esforço. O buraco para o cinzeiro é um pouco menor. 12. As dobradiças são soldadas primeiro à porta e depois ao corpo do recuperador. Podem ser comprados prontos ou soldados em dois tubos de diâmetros diferentes. As maçanetas das portas podem ser feitas de uma tira de metal ou de uma barra.


Soldando a porta

Importante!

Ao prender as portas,
encaixe-os no corpo
tão firmemente quanto possível; para isso, são endireitados (niveladores) e limpos com uma esmeril. As travas em cunha que fecham as portas se encaixam o mais firmemente possível no corpo.

13. Este forno pode ser usado para cozinhar alimentos ou água quente. Para isso, é feito um furo com o diâmetro necessário na parte superior da caixa. Queimador de forno

que vai caber neste buraco pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens. 14. Para facilidade de uso, o design
instalado nas pernas
ou um suporte de tubos soldado. 15. A chaminé está conectada ao fogão
usando uma manga
. 16.
Para inserir um amortecedor
regulando a saída de fumaça, dois furos são feitos no tubo. A haste de metal é inserida nos orifícios e dobrada 90 °. Um "centavo" feito de metal é agarrado a ele no centro do tubo - um portão, o diâmetro do qual deve ser ligeiramente menor do que o diâmetro do próprio tubo em 3-4 mm.

Vantagens dos fornos redondos holandeses Utemark em uma caixa de metal

  • Aquecimento rápido e resfriamento lento da alvenaria sólida
  • Capacidade de calor suficiente
  • Tamanho pequeno
  • Instalação sem fundação
  • Longa vida útil e confiabilidade
  • Montagem rápida da estrutura do forno redondo
  • Peso leve dos materiais de construção na entrega
  • Baixo custo
  • Capacidade de Manutenção

Se o seu antigo forno redondo na moldura não funcionar, não é necessário desmontá-lo completamente. Às vezes basta limpá-lo e mover os tijolos na fornalha. Substitua a porta por uma moderna. Instale uma porta de limpeza adicional. Em relação ao reparo de fornos redondos em um caso Na região de São Petersburgo e Leningrado, escreva para o correio ou ligue imediatamente por telefone.

Quantos materiais são necessários para um forno com diâmetro de 650 mm e altura de 2300 mm:

  • Caixa do forno.
  • Tijolo maciço 100 unidades.
  • Tijolos Fireclay 120 unid.
  • Mistura de cozimento 7 sacos.
  • Mix refratário 8 sacos.
  • Rale 1 pc.
  • Limpeza da porta 1 pc.
  • Porta da fornalha.
  • Válvula de gaveta.

Esta é a aparência de uma das opções para um kit de revestimento de aço inoxidável. O custo aproximado do fabricante é de 25.000 rublos. Essa caixa não requer pintura - ela já é linda.

Fogão de metal faça você mesmo na banheira

Pedidos (desenhos) de um fogão redondo em uma caixa projetada por V.E. Grum-Grzhimailo.

Desenhos de um pequeno forno de tijolos de absorção de calor para PTO-2500 autocondicionante Download

Se você precisar consertar esse tipo de fogão ou instalar um novo fogão redondo na caixa, chame o técnico. Telefone na seção Os trabalhos são realizados em Vyborg, Priozersk, Tikhvin, Vsevolozhsk, Sosnovo, Sestroretsk, Lisiy Nos, Zelenogorsk.

Dispositivo de chaminé

• Para evitar que o calor precioso escape pelo tubo muito rapidamente, ele deve ser especialmente projetado. Esse dispositivo tem duas partes principais: vertical

altura de 1,2 m, instalada em um ângulo de 90 ° acima do forno e uma parte inclinada, denominada
porco
, 2,5-4,5 m de comprimento ou mais, em que a fumaça se extingue. É o javali que cede até 1/4 do calor de toda a fornalha.


Porcos de chaminé

• Uma pessoa alta pode tocar em um cano aquecido, então o porco deve ter uma capa protetora na forma de uma rede. Para evitar queimaduras, a distância do chão a este tubo deve ser de 2,2 m. A parte vertical do tubo que sai do forno é adicionalmente envolvida com isolamento térmico.

Importante!

O tubo deve ser colocado afastado das paredes rebocadas a uma distância de 1,2 m. A distância das estruturas de madeira é de 1,5 m.

Conselho.

Colocar um cano através de um teto e telhado de madeira é um processo bastante trabalhoso. É muito mais fácil retirá-lo por um orifício na parede ou janela.


Saída de fumaça pela janela

Forno redondo em estrutura de metal holandesa ou forno Utemark

Os clientes muitas vezes têm uma dúvida, mas qual é o nome correto para esses fornos. Muitos os chamam de forno redondo holandês. Isso não é inteiramente verdade. Pois todos os fogões de aquecimento de tijolo, confrontados com azulejos da Holanda na época de Pedro, o Grande, eram chamados de holandeses.

Outro nome para fornos de revestimento redondo é o forno Utemark. Os fogões holandeses passaram a ser chamados de Uthermark depois que em 1820 Joan Heinrich Utemark, mestre de fogões, oficial e arquiteto, melhorou o fogão holandês, propondo cobri-lo com chapa de ferro e arranjar uma câmara de ar em seu interior. O fogão tinha paredes finas, apenas um quarto de tijolo, aquecia rapidamente a sala e não deixava a fumaça passar pelas fendas da alvenaria.

Regras para a instalação segura de um forno de metal

O fogão de barril esquenta muito mais forte do que um forno de tijolos, portanto, todos os objetos inflamáveis ​​devem estar a uma distância suficiente do forno. Se o piso da sala for de madeira, ele deve ser instalado apenas em tijolos ou chapas de metal. O metal, por sua vez, é depositado sobre uma lâmina de amianto com retirada deste a 35 cm ou mais das bordas do fogão. Na frente da fornalha deve sobressair 5,5 cm. O amianto pode ser substituído por feltro embebido em argila. Também é possível instalar essa tela para refletir o calor no concreto.

Importante!

Um forno funcionando requer supervisão. Não deve sair da sala por muito tempo, onde o fogão é aquecido.


Instalando um fogão potbelly em uma base de tijolos

Combustíveis de fornalha

Os combustíveis mais comuns para fogões são:

  • Carvão - no passado recente, o tipo mais popular de óleo para aquecimento de uso doméstico. Devido à capacidade do carvão de arder por muito tempo, a fornalha após seu uso esfria lentamente. As principais desvantagens do carvão são o seu peso significativo, bem como a sua não compatibilidade ambiental;
  • A lenha é um excelente material para o acendimento inicial do recuperador, mas a lenha não é adequada para aquecimento prolongado. Eles queimam muito rapidamente e o fogão esfria instantaneamente.
  • A turfa é um combustível razoavelmente barato, mas seus indicadores de eficiência são pequenos;
  • O gás é o combustível mais popular para fornos. Não requer nenhum esforço para derreter o forno, pode ser usado em diferentes modos.

Muitos fogões modernos são projetados de forma que possam ser alimentados com uma variedade de combustíveis.

Fogão de metal faça você mesmo na banheira

Concluindo, é importante destacar que o fogão do país pode ser um excelente auxiliar tanto para cozinhar quanto para aquecer a sala na estação fria.

Aumentamos a eficiência do forno

O fogão é capaz de aquecer o ambiente em questão de minutos. Além disso, tudo o que estiver à mão pode ser jogado na fornalha: uma vez que não existe uma rede ramificada de chaminés e a fumaça sai “diretamente” por ela, não há necessidade de temer que se entupam.

Mas se um recuperador de calor comum, instalado em instalações de residência permanente, tem uma extensa rede de chaminés que retêm o calor, num recuperador ele vai directamente para a canalização, pelo que a sua eficiência não é muito elevada. É por isso que é muito "glutão" e requer muito combustível.

Para reduzir o consumo de combustível, você pode usar as seguintes dicas de fabricantes de fogões experientes: • porta para a fornalha e explodiu

em tal fornalha deve ser tão apertado quanto possível; caso contrário, o suprimento de ar para o fogão aumentará e o combustível queimará muito rapidamente; • para regular a saída de fumaça quente na chaminé
é desejável fornecer um amortecedor
; • perto do fogão pode ser fornecido
telas laterais de metal
a uma distância de 5-6 cm do recuperador, caso em que aquecerá a divisão não só por irradiação de calor, mas também por convecção (circulação de ar quente); • um fogão de barril, "revestido" com um invólucro de metal, ajudará a manter o calor por muito mais tempo;


Fogão potbelly em um invólucro


Forno redondo com pós-combustor e revestimento com pistola de calor

• para reter o calor na sala, devem ser feitas curvas no tubo; no entanto, a fuligem permanecerá neles, por isso é aconselhável criar uma estrutura dobrável; • o tubo também pode ter uma forma escalonada: organize os cotovelos em etapas, com cada passo girando 30 °; além disso, cada um dos joelhos deve ser firmemente preso à parede com hastes;


Fogão com cotovelos de chaminé

rendimento da chaminé

deve ser menor que a capacidade do próprio forno, caso em que os gases quentes não entrarão na tubulação imediatamente; seu diâmetro deve ser apenas 2,7 vezes maior que o volume do forno, por exemplo, com um volume do forno de 40 litros, o diâmetro deve ser 110 mm; • você pode aumentar a eficiência do forno e usar
soprando chaminé com um ventilador
- isso vai transformar o forno em uma espécie de canhão de fumaça; • para reduzir a circulação de ar
lenha no forno
deve caber o mais apertado possível; se for aquecido com carvão, mexa a cinza resultante o mais raramente possível; • para regular o fluxo de ar, a porta do soprador pode ser tornada ajustável, equipando-a com
slots e trava
que irá cobrir essas lacunas; • para aumentar a área de aquecimento, pode ser aletada, ou seja, soldada em seu corpo perpendicular ao forno
listras de metal
; • se você colocar vapor no fogão
baldes ou caixa de metal com areia
, então eles vão acumular calor e armazená-lo mesmo depois que o forno desligar;
enchimento de areia ou acumulador de calor feito de pedras
pode ser costurado dentro do corpo metálico da fornalha;


O esquema de uma salamandra com aterro de areia, a fornalha é feita de um tubo com diâmetro de 500 mm e comprimento de 650 mm

• assar, forrado com 1-2 camadas de tijolo

, se manterá aquecido por muito mais tempo;


Tela de tijolo

• o volume da fornalha também importa: quanto mais a área de suas paredes

, mais calor eles darão à sala; •
tijolos ou chapas de metal
, no qual o recuperador de calor está instalado, ajudará não só a proteger o ambiente do fogo, mas também a manter o calor.

Vídeo relacionado: Fogão faça você mesmo

Por experiência própria, sei que comprar até mesmo o fogão de aquecimento mais simples pode representar um sério golpe no orçamento de uma pessoa comum. Tendo estudado os vários designs de fogões disponíveis, decidi dar preferência ao Buleryan. Uma modificação caseira de um conhecido fogão de aquecimento estrangeiro enraizou-se perfeitamente na minha garagem.


Fogão buleryan faça você mesmo - desenhos e diagrama de montagem

Conselho

Todo o trabalho é fácil de realizar com experiência prática. Os iniciantes podem tornar o processo mais fácil com o conselho dos profissionais:

  1. A compra de componentes pré-fabricados de aço inoxidável é uma decisão com visão de futuro. Mas para soldar tal revestimento, eletrodos de soldagem especiais serão necessários.
  2. Para evitar que o tubo ou cilindro role durante a operação, as pernas ou batentes são temporariamente soldados.
  3. Para o fluxo livre de fumaça na chaminé, é necessário pelo menos 1/3 do diâmetro do forno.
  4. Se houver soldas baseadas nelas, elas são colocadas na parte inferior. Isso reduzirá o efeito do calor nos pontos fracos da estrutura.
  5. As paredes externas da chaminé são isoladas com lã mineral. Reduz o impacto nos objetos circundantes e protege o metal da corrosão.
  6. A caldeira é enchida com água antes de acender para evitar queimaduras e insolação.
  7. Ao decorar o forno, apenas tinta refratária é usada. Outros tipos se deterioram rapidamente com as altas temperaturas.
  8. Se possível, o forno é revestido de tijolos, deixando espaço livre para as portas. O revestimento proporcionará uma distribuição uniforme do calor e a sua preservação por muito tempo.

Sabendo como construir o fogão de sauna faça-você-mesmo mais eficaz, será fácil colocar isso em prática usando instruções passo a passo com desenhos e fotos. Fogões caseiros são quase tão bons quanto os modelos de fábrica, mas custam significativamente menos. Se você se interessar pelo material, dê sua opinião e resulte nos comentários.

Publicações semelhantes

  • Ler

    Sauna a lenha com tanque de água: características e fotos

  • Ler

    Churrasco de tijolos faça você mesmo

  • Ler

    Forno de pizza faça você mesmo

  • Ler

    De frente para o forno com ladrilhos de cerâmica com as próprias mãos

  • Ler

    Colocando um fogão com um fogão passo a passo com suas próprias mãos

  • Ler

Kit de fabricação de fornalhas

Primeiro, preparei tudo de que precisava para montar o buleryan com minhas próprias mãos. Em primeiro lugar, tirei uma furadeira da despensa com um conjunto de furadeiras para todas as ocasiões, uma retificadora com discos do kit, uma soldadora, pinças e outras coisinhas.


Minha broca

Tive que mexer nos materiais. Para tornar o Buleryan verdadeiramente confiável e de alta qualidade, decidi fazê-lo com aço de caldeira resistente ao calor. Este material é capaz de garantir um funcionamento verdadeiramente fiável e a longo prazo da unidade de aquecimento.Encontre o material mencionado em sua casa ou compre em uma loja especializada.

Também usei chapa de aço de 4 mm. Uma folha com dimensões de 100x200 cm foi suficiente para mim. Além disso, eu precisava de um pouco (40x70 cm) de chapa de aço de 6 mm, cerca de 4 metros de tubo com diâmetro de 11 cm, cerca de 10 m de tubo perfilado com dimensões de 57x4 mm. Além disso, comprei maçanetas, dobradiças e fechaduras para arrumar as portas, preparei peças de um cano de 35 centímetros e, em geral, várias peças de metal para o caso.

Preços para modelos populares de máquinas de solda

Como modernizei Buleryan

As características do dispositivo do fogão em questão são tais que podem inicialmente distribuir o oxigênio qualitativamente e uniformemente dentro de si. Os tubos retiram oxigênio frio da parte inferior e o ar aquecido é descarregado dos que estão instalados na parte superior. Se desejar, você pode fornecer circulação forçada de oxigênio.

Peguei tubos de diâmetro adequado e deles soldou adaptadores aos orifícios do tubo do fogão localizado abaixo. Eu desconectei o adaptador de uma extremidade.

Liguei o outro lado com um ventilador.

Decidi usar modelos de leque "caracol". Para garantir seu trabalho, no meu caso, bastou um motor de 90 watts a 2.800 rpm.

Os resultados são excelentes - após a modificação, Buleryan começou a trabalhar com ainda mais eficiência.

Também estou pensando em conectar a ondulação às saídas superiores e espalhá-la em diferentes direções - você obterá um sistema de aquecimento completo.

Você pode pensar nas instruções de sua própria maneira. Fico feliz em ler suas sugestões e talvez até mesmo colocar algo em prática.

Minhas instruções o ajudarão a montar um fogão confiável, eficiente, durável e produtivo com suas próprias mãos.

Vídeo - Forno Buleryan Faça Você Mesmo

Você gostou do artigo? Salve para não perder!

  1. 5
  2. 4
  3. 3
  4. 2
  5. 1

5

Vladimir Pechurin.

Feito buleryan de acordo com suas recomendações. O resultado foi impressionante. Dizer que este é um bom forno é não dizer nada. O forno está ótimo. Obrigado pelo artigo.

Vladimir Pechurin.

Fiz um fogão de acordo com as recomendações do autor do artigo. Dizer que o forno é bom é não dizer nada. Ela é simplesmente maravilhosa! Nunca conheci nada melhor.

Evgeny

Não tentamos considerar o tubo quadrado de perfil.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores