Um dispositivo para medir a umidade do ar e características de sua aplicação


A umidade do ar interior é um dos indicadores mais importantes que determinam o microclima na casa. Se a temperatura e a velocidade dos fluxos de ar podem ser aproximadamente determinadas por sentimentos pessoais, diga quanta água no volume da sala "a olho" não funcionará. Como determinar a umidade do ar? Para isso, ou utiliza-se um aparelho de medição da umidade do ar da sala, ou meios improvisados.

Todos eles têm precisão individual e ordem de uso.

A medição da temperatura foi discutida em um artigo anterior.

Conceito físico

A umidade é o conteúdo de vapor d'água no ar. A confortável existência de organismos vivos, a possibilidade do desenvolvimento da natureza viva, a preservação de materiais só é possível em certos valores deste parâmetro.

Acontece:

  • absoluto;
  • relativo.

Absoluto mostra a quantidade de vapor d'água em um determinado volume. Na maioria das vezes, é medido em g / m3. Não tem valor prático, pois é impossível determinar a umidade normal ou não, sabendo que a quantidade de vapor d'água é de 10 g / m3.

Os valores máximos mudam dependendo da temperatura do ar. A -30 ° C este parâmetro é 0,29 g / m3, a 0 ° C - 4,8 g / m3, a + 30 ° C - 30,4 g / m3. O valor máximo é alcançado a uma temperatura de 100 ° C (ponto de ebulição da água) e é igual a 598 g / m3.

O relativo é determinado dividindo o valor da umidade atual pelo máximo possível em uma determinada temperatura, multiplicado por 100. A umidade é medida em porcentagem. É amplamente utilizado em previsões meteorológicas, composição de alimentos, características de instalações industriais, de armazéns e residenciais.

Critérios de escolha

Normalmente, um higrômetro mecânico ou eletrônico é escolhido para uma sala de estar. A escolha está relacionada ao tamanho compacto dos dispositivos, sua segurança para os outros e alta precisão nas medições.

Princípio da Operação

Comparando o trabalho de um medidor mecânico e eletrônico, podemos dizer que o primeiro é fácil de usar. Para o seu funcionamento não necessita de fontes de alimentação e, por isso, o seu preço é inferior.

O modelo digital portátil possui:

  • menos erros na determinação do índice relativo;
  • maior velocidade de processamento de dados e saída do total para o display;
  • bloco de memória embutido para armazenar resultados.

Algumas cópias eletrônicas são, na verdade, miniestações meteorológicas. O corpo compacto inclui: termômetro, higrômetro, barômetro, ponto de orvalho, relógio e calendário.

Recentemente, um higrômetro digital foi instalado em uma babá eletrônica. Isso permite que os pais controlem totalmente a condição da criança, mesmo que ela esteja a alguma distância.

Os dispositivos modernos estão equipados com uma unidade Wi-Fi. As informações meteorológicas para a região obtidas via Internet são mostradas no display.

Faixa de umidade

Os indicadores de umidade relativa serão sempre desiguais, não apenas em salas diferentes, mas também em uma sala, em pontos diferentes. Por exemplo, para medir a umidade na parede oposta da área de dormir, um dispositivo com uma faixa de 30 a 80% é suficiente. E para fazer leituras perto da varanda, você precisa de um medidor de 10 a 90%.

Para medições precisas de umidade, adquira um higrômetro multissensor

Compre um higrômetro com vários sensores para medição precisa de umidade

Para estufas e incubadoras, assim como para outras salas com alto teor de umidade, é necessário levar o dispositivo com o valor máximo (100%). E para o banho terá que comprar um especial, levando em consideração o aumento da temperatura (até 120 ° C).

Precisão de medição

Via de regra, em áreas de trabalho e descanso, não é necessária alta precisão na operação dos medidores de umidade. As leituras aproximadas são suficientes. Mas se a casa tiver cômodos especiais, medidas muito cuidadosas serão necessárias. Estes quartos incluem biblioteca e adega. A primeira sala sempre teve requisitos muito rígidos. A umidade nele não deve cair abaixo de 50% e o limite superior não pode ser superior a 60%. Quanto à adega, as leituras devem situar-se ao nível de 65-75%.

Nessas salas, é melhor usar psicrômetros ou os dispositivos eletrônicos mais precisos.

Flui pelas janelas

A umidade excessiva do ar, no sentido literal da palavra, afeta deploravelmente o estado dos objetos ao nosso redor. A superfície interna das janelas é coberta com gotas de umidade, que escorrem para o peitoril da janela. A roupa de cama, as roupas, os produtos de pele adquirem um odor desagradável de umidade, são inconvenientes e desagradáveis ​​de usar.

A comida se deteriora, é impossível comê-la. As estruturas e móveis de fechamento são mofados. Seus esporos se espalham pelo ar e podem causar reações alérgicas e uma diminuição acentuada da imunidade. Uma pessoa fica doente com mais frequência, o processo de cura leva mais tempo.

Os principais tipos de higrômetros

Para que o medidor de umidade funcione por muito tempo, de forma adequada e demonstre alta precisão de análise, é necessário escolhê-lo corretamente. Para isso, é importante conhecer as características dos tipos de dispositivos mais comuns. Os mais comuns são os modelos mecânicos, no entanto, os erros são frequentemente encontrados no seu funcionamento, pois nem sempre podem ser verificados pelos serviços competentes. A operação de um higrômetro de cabelo é baseada na análise de um cabelo humano comum que reage a mudanças na umidade, e um higrômetro de filme - nas propriedades de um filme orgânico que se estica ou encolhe quando a umidade é deslocada em direções opostas. Esses e outros dispositivos não têm precisão suficiente, em contraste com os medidores de umidade do tipo psicométrico. Mas o mais avançado hoje é o higrômetro eletrônico, que está disponível em três versões - cerâmico, eletrolítico e eletrolítico com função de aquecimento. Existem também medidores de um tipo combinado que investigam a umidade e a temperatura.

Como no deserto

A falta de umidade no ar em baixas temperaturas leva à hipotermia e desidratação devido ao aumento da sudorese.

Nesse ar, o nível de eletricidade estática aumenta e a quantidade de poeira também. As superfícies mucosas do corpo humano secam. Há dor de garganta, secura na cavidade nasal, sensação de queimação nos olhos.

Precisão.

Claro, um eletrodoméstico ultrapreciso é um luxo desnecessário que precisa ser pago a mais. No entanto, ao decidir comprar um dispositivo que não é tão urgentemente necessário para uso doméstico como um higrômetro, já estamos exigindo muito dele. Mal podemos sentir uma diferença de 0,5% -1% na umidade medida por um dispositivo mecânico, porém, um higrômetro eletrônico doméstico, cujas leituras "saltam" e "caem" ao contato com a mão ou ar expirado em 10% -15% não fará com que tenhamos confiança. Em outras palavras, o higrômetro não deve ser um brinquedo.

Usamos dispositivos

A maneira mais fácil de medir a umidade do ar é com um dispositivo. É chamado de higrômetro. De acordo com o princípio da ação, acontece:

  • por peso;
  • cabelo;
  • filme;
  • eletrolítico;
  • cerâmica;
  • condensação;
  • eletrônico;
  • psicrométrica.

Em condições domésticas, são usados ​​higrômetros psicrométricos, de cabelo e eletrônicos. Para obter resultados confiáveis, saiba como medem a umidade do ar.

O mais confiável

A determinação da umidade do ar usando um psicrômetro (do grego - frio) não é difícil.O funcionamento do aparelho baseia-se no fato de que a presença de umidade diminui a temperatura. O painel possui 2 termômetros e uma mesa psicrométrica. O primeiro termômetro está seco, o segundo está úmido. Para medir, você precisa encontrar a diferença nas leituras de temperatura. Na tabela vertical é indicada a temperatura do ar medida pelo termômetro de bulbo seco, horizontalmente a diferença nas leituras. A interseção dessas duas linhas mostra a umidade relativa como uma porcentagem.

O psicrômetro é um dispositivo confiável e bastante simples para determinar a umidade, fornecendo informações precisas. Requer monitoramento constante para a presença de água no termômetro de bulbo úmido. Permite monitorar simultaneamente a temperatura e a umidade do ar.

Mais simples

O medidor de umidade mais antigo e simples é o higrômetro de cabelo. Como saber a umidade do ar usando-o?

Basta olhar para a seta, sob a qual existe uma escala com divisões em 1%. O princípio de funcionamento é baseado em uma mudança nas dimensões lineares dos objetos, dependendo de sua saturação com a umidade. Cabelo comum sem gordura é usado como tal. Daí veio o nome do dispositivo "cabelo".

Como desvantagem, um grande erro de medição (cerca de 10%) pode ser observado. As vantagens são:

  • alta sensibilidade;
  • resposta rápida às mudanças na umidade;
  • grande faixa de medição - de 30 a 100%.

É usado para determinar a umidade relativa do ar em uma área residencial. Geralmente é uma peça de mobília lindamente decorada.

O mais moderno

Como a umidade é medida em clássicos modernos e interiores de alta tecnologia? O design moderno requer aparelhos modernos. Um deles é um higrômetro digital (eletrônico). É baseado na medição da resistência de uma corrente elétrica quando o teor de umidade do eletrólito muda.

Dispositivos para medir a umidade do ar e a especificidade de sua aplicação

Existem muitos instrumentos para medir a umidade na atmosfera. Até mesmo uma pinha pode ser chamada dessa palavra. A diferença entre eles está apenas no princípio de ação que usam para determinar. Eles também podem ser divididos em elétricos ou mecânicos.

Dos que podem ser adquiridos na loja, dois chamam a atenção:

  • higrômetro (existem muitos tipos);
  • psicrômetro.

Os principais indicadores ao escolher um dispositivo para medir a umidade são a precisão do dispositivo e a facilidade de uso.

Higrômetro

Literalmente da língua grega - uma medida de umidade. Os dispositivos podem medir a umidade relativa (usada na vida cotidiana) e a absoluta. Existem dispositivos precisos que medem o ponto de orvalho. Para obter os dois últimos valores, é utilizado um higrômetro de pesagem. Essas indicações são frequentemente necessárias para pesquisas laboratoriais e não são usadas em casa.

Quanto mais umidade na superfície do cabelo, mais a flecha se desvia.

O higrômetro mais simples é a amostra de cabelo e filme. Seu princípio de funcionamento é baseado no fato de que o cabelo sintético sem gordura muda sua tensão quando a umidade entra nele. As pontas dos cabelos são rigidamente fixadas, uma delas na seta da escala do dispositivo. Um filme orgânico pode ser usado em vez de sintéticos. Os dispositivos medem bem a umidade em câmaras frias (até 0 ° C).

O medidor de condensação tem uma faixa máxima de operação (de 0 a 100%!). Seu princípio de operação é que a umidade se estabelece em uma superfície plana semelhante a um espelho e resfriada sob a influência de um feixe de luz. Um termômetro abaixo da superfície mede a leitura, convertendo-a em umidade relativa. O dispositivo tem grandes dimensões, por isso é difícil usá-lo em um apartamento.

Recomendamos: Como limpar a tela do laptop ou monitor do computador?

O medidor de umidade de cerâmica usa a resistência elétrica da massa.As substâncias contidas na cerâmica são responsáveis ​​por isso. O caulim e o silício possuem partículas de metal que alteram a resistência quando expostos à umidade. O dispositivo é compacto e ganhou grande popularidade no uso doméstico.

Os higrômetros elétricos modernos medem suas leituras:

  • no ar ambiente, condutividade elétrica;
  • ponto de orvalho por método optoeletrônico;
  • resistência a sais e polímeros;
  • capacidade do capacitor.

Para o trabalho, são utilizados microcircuitos, o que minimiza erros de precisão e acelera significativamente a exibição das leituras.

Ressalta-se que foi possível medir a umidade por meio de um smartphone. Um aplicativo especial está instalado no telefone. O programa determina a umidade na sala com boa precisão.

Existe outro tipo de higrômetro, que ganhou seu nome devido à sua alta precisão de medição e versatilidade.

Psicrômetro

Para verificar a umidade do ar, ele usa uma das propriedades do líquido - evaporação. A diferença de temperatura é indicada por dois termômetros. Um deles é chamado de seco. O segundo é envolto em um pano úmido, com uma das pontas submersa na água.

A vantagem do aparelho é que ele garante a medição precisa da umidade em um apartamento com desvios de 2-3%!

Com a evaporação, o líquido resfria o termômetro úmido. Portanto, quanto menos umidade houver na sala, menores serão as leituras deste medidor. Comparando as leituras de ambos os termômetros, usando a fórmula, a umidade absoluta ou relativa do ambiente é derivada. E para simplificar, eles usam dados de uma tabela pronta. Na intersecção das temperaturas encontradas, o indicador de umidade desejado é encontrado.

Existem três tipos de psicrômetros:

  • O controle remoto usa termistores e termopares. Eles podem ser elétricos ou medidores.
  • O estacionário consiste em dois termômetros colocados em uma cabine meteorológica, sendo um deles embrulhado em cambraia.
  • A unidade de aspiração usa um ventilador especial que sopra os termômetros fechados em uma caixa protetora.

A desvantagem se expressa na impossibilidade de medição em vários pontos e na necessidade de umedecimento constante, preferencialmente com água destilada.

Você mesmo com um bigode

Como medir a umidade se não houver aparelho e não houver necessidade de comprá-lo devido ao uso raro? Venha em auxílio da engenhosidade, da experiência de gerações, objetos simples que estão em cada casa.

Queime, queime minha vela

Apresentando a maneira antiga de determinar a umidade em um ambiente. Para isso, basta fazer um medidor de umidade a partir de uma simples vela e um fósforo. Antes de medir a umidade:

  • feche as portas que conduzem aos quartos adjacentes;
  • certifique-se de que não há rascunhos;
  • acenda uma vela;
  • observe as chamas.

Se a chama estiver ondulando e a cor do halo tiver uma cor carmesim, há muito vapor d'água no ar. Se a combustão for exatamente vertical e a chama for amarelo alaranjado, a presença de vapor d'água é normal.

Água, copo, geladeira

Este método permite medir a umidade em casa. Este medidor tem apenas três leituras de umidade:

  • excessivo;
  • normal;
  • insuficiente.

Antes de verificar a umidade no apartamento, coloque água fria da torneira em um copo de vidro. Leve à geladeira por 5-6 horas. A temperatura da água deve ser de 6 ° C.

Você pode medi-lo com um termômetro externo ou um termômetro de banheiro. Em seguida, coloque o copo sobre a mesa da sala, a 1 metro de distância das janelas e paredes. Após 10 minutos, avalie o resultado:

  • a condensação nas paredes externas do vidro se concentrou em gotas que escorrem para a mesa - excesso;
  • o estado físico do condensado não mudou - normal;
  • o condensado evaporou ou tornou-se muito menos - insuficiente.

Aumento de umidade

A medição da umidade do ar no apartamento é feita de forma a não enfrentar as dificuldades de secura do ar e aumento do nível de umidade. Algumas pessoas pensam que este não é um problema particularmente sério, então instalar um higrômetro é inútil. Mas essa atitude deve ser mudada, pois haverá consequências negativas se o nível de umidade do apartamento não for controlado.

O nível relativamente alto de umidade no ar em casa é uma fonte de fungos microscópicos nas superfícies. Além disso, tais condições são um ambiente favorável para o desenvolvimento de um fungo, que pode afetar adversamente a saúde humana. O molde pode levar ao desenvolvimento de alergias em uma pessoa.

A umidade causada pelo ar úmido aumentará o crescimento de fungos.

Mas lembre-se de que as alergias são apenas uma das doenças que o molde pode causar em humanos. O fungo pode se tornar a fonte de uma variedade de doenças infecciosas.

Os esporos de fungos podem acabar na sua comida. Uma pessoa e todo o seu corpo podem começar a sofrer de doenças transmitidas por alimentos. É perigoso para todas as pessoas que moram nesta casa.

Para evitar todos esses problemas, é necessário ventilar regularmente o ambiente. A exibição deve ocorrer independentemente da temperatura externa da janela e em qualquer época do ano.

A aeração deve ser feita pelo menos duas vezes por dia. Esta é a quantidade mínima, de preferência mais. Graças a isso, você poderá produzir muito menos umidade. Proteja o seu apartamento ou quartos (instalações) que aumentaram de humidade e desfrute do ar!

Poderá desfrutar de um ambiente familiar agradável devido ao facto de a humidade ser sempre normal.

Vidro embaçado

Faça você mesmo um psicrômetro

Um termômetro de mercúrio comum pode ser usado para determinar a umidade do ar. Pode ser usado para medir a umidade do ar por método psicrométrico. Antes de medir a umidade na sala, prepare um pano comum e água.

O procedimento para verificar a presença de vapor d'água no volume de ar com suas próprias mãos é o seguinte:

  • meça a temperatura do ar na sala e anote;
  • enrole a lâmpada de mercúrio do termômetro com um pano úmido;
  • esperar 10 minutos;
  • tirar e registrar as leituras do termômetro;
  • calcular a diferença entre a medição seca e úmida;
  • baixe a tabela psicrométrica;
  • encontre o nível de umidade na sala.

Esse medidor de umidade do ar não ocupa muito espaço, não requer custos adicionais e fornece a precisão de medição necessária.

Parâmetros para escolher higrômetros

Os higrômetros podem ser montados na parede, em bancada, mecânicos ou digitais. Aqui a escolha é do comprador. O principal são as características técnicas que terá. Os compradores prestam atenção à precisão dos dados. Tudo depende se você precisa de dados muito precisos ou de números muito precisos.

Particularmente populares são os dispositivos eletrônicos com sensores, um dos quais é instalado fora da janela, e a caixa em si é interna. Assim, será possível obter informações sobre a umidade em ambientes externos e internos.

À primeira vista, o estado da umidade do ar parece ser um fator insignificante. No entanto, após um estudo detalhado, os efeitos do ar seco e úmido tornam-se perceptíveis.

Revisão em vídeo de um termômetro com medidor de umidade.

Indicadores normais

Não é suficiente determinar a umidade do ambiente. Também é necessário saber se os dados recebidos são normais. O valor ideal e mais confortável é de 45%. Ao mesmo tempo, a faixa aceitável de variação da umidade do ar no apartamento é de 30 a 60%. Recomenda-se manter uma quantidade diferente de vapor de água em salas com diferentes finalidades funcionais:

  • hall, sala de jantar, sala de estar, cozinha, banheiro - 40-60%;
  • quarto para adultos e adolescentes - 40-50%;
  • quarto das crianças - 45-60%;
  • gabinete - biblioteca - 30-40%.

É bastante problemático obter diferentes indicadores da presença de umidade, mesmo em salas pequenas. Em primeiro lugar, é necessário garantir o índice de umidade. Na maioria dos alojamentos modernos, não é suficiente devido ao grande número de aquecimento e aparelhos elétricos.

A partir disso, o estado de saúde piora, a eficiência diminui. As crianças são as que mais sofrem com isso.

Umidade e bem estar

O teor de umidade é influenciado pelas condições climáticas, a mudança das estações, as atividades da pessoa que mora na casa. Ao usar sistemas de ar condicionado e aquecimento, o volume de partículas de água no ar é reduzido. O ar fica seco, resultando em um efeito eletrostático que levanta a poeira fina. Isso promove a propagação e multiplicação de micróbios e ácaros.

As razões para o aumento do grau de umidade na casa podem ser:

  • tempo chuvoso e úmido;
  • Goteiras no telhado;
  • violação do equilíbrio de calor;
  • má ventilação.

O teor excessivo de umidade no ambiente leva à deterioração dos utensílios domésticos, ao aparecimento de mofo e bolor, que se multiplicam em alta velocidade.

Para evitar problemas, é necessário manter o teor de umidade na faixa normal. Em condições domésticas, a umidade é medida usando um cone de abeto ou um recipiente de água gelada. A primeira forma é a mais simples. Eles escolhem um cone de abeto, colocam sobre a mesa e observam. Se as folhas se abrirem, o ar está seco. O segundo experimento é realizado da seguinte forma:

  1. A água é coletada em qualquer recipiente (jarra, garrafa, pilha) e colocada em um local frio para resfriar o líquido a uma temperatura de + 3 ... 4 ° C.
  2. Depois de um tempo, eles a tiram de lá.
  3. Colocado em uma mesa longe da bateria.
  4. Observe por 5 minutos.

Como resultado do experimento, os seguintes resultados podem ser obtidos:

  1. O objeto de vidro embaçou e depois secou - o teor de umidade é baixo.
  2. Jatos de água fluem pelas paredes do recipiente por um longo tempo - o ar é úmido.

Umidade do ar interior, sua norma permitida e ideal em um apartamento residencial

De acordo com GOST 30494-95, a taxa ideal é de 40-60%, o nível médio é de 45%, na temporada de verão - 30-60%. Com esses parâmetros, a pessoa se sente bem.

A umidade ideal na sala, levando em consideração o tipo de sala, é mostrada na tabela:

Tipo de salaTeor de umidade, em%
Sala de jantar40-60
Banheiro, cozinha40-60
Área de trabalho, biblioteca30-40
Quarto40-50
Crianças45-60

A norma permissível é um valor em que não ocorre grande dano à saúde humana, mas a eficiência diminui, você se sente mal e seu humor piora. O indicador máximo permitido varia entre 65-70%, para regiões da Rússia com um grau elevado de vapor de água ele chega a 75%.

Qual é o perigo da umidade insuficiente e excessiva, quando "flui pelas janelas" ou "como no deserto"?

A falta de umidade leva às seguintes consequências:

  1. Diminuição da elasticidade da pele, cabelos e unhas, como resultado do aparecimento de rugas na face, fissuras e descamação da pele, surge a dermatite.
  2. Boca seca, membrana mucosa dos olhos, lábios. Há irritação e coceira, a pele fica vermelha, racha.
  3. Inchaço da membrana mucosa da cavidade nasal, inchaço, como resultado, ronco à noite, a manifestação de resfriados.
  4. Fraqueza, fadiga, dores de cabeça. Os sintomas são possíveis devido ao espessamento do sangue. A circulação fica mais lenta, o coração funciona sob estresse e se desgasta rapidamente.
  5. Secreção retardada de sucos digestivos.
  6. Enfraquecimento da imunidade, o aparecimento de doenças infecciosas.

Se o teor de umidade for excedido, manifestações freqüentes de asma brônquica e rinite são possíveis. Em um quarto úmido, as doenças podem se transformar em crônicas, é quase impossível curá-las.Os produtos alimentares tornam-se bolorentos, os esporos espalham-se pela divisão e entram no corpo humano, multiplicam-se e conduzem a uma diminuição da imunidade, alergias e muitas doenças perigosas.

A medição da umidade é um procedimento obrigatório, cuja ação visa melhorar a saúde de quem mora na casa.

Nós trazemos para a norma

Para garantir uma estadia confortável, é necessário regular a umidade relativa do ar. Isto exige:

  1. Ventile as instalações regularmente, pelo menos duas vezes por dia. É melhor fazer isso depois de acordar e antes de dormir. No inverno, é melhor realizar tempos de ventilação curtos com uma janela bem aberta para evitar o resfriamento das paredes e do piso. No verão, quando a quantidade de umidade externa não é suficiente, você não consegue abrir as janelas por muito tempo.
  2. Aumente o número de plantas de interior. A umidade ocorre devido à evaporação da umidade da superfície do solo. Folhas murchas, caídas e secas indicam falta de umidade no ar.
  3. Monte um aquário. A evaporação da água de sua superfície umedece muito o ar. Isso é perceptível mesmo sem medições. Se você não quiser se dedicar à aquariofilia, pode colocar recipientes com água no apartamento. Não é tão esteticamente agradável, mas muito prático.
  4. Faça a limpeza úmida regularmente. A ausência de poeira permitirá que mais umidade seja suspensa.
  5. Compre um umidificador especial. Isso é especialmente verdadeiro se houver bebês e crianças pequenas.
  6. Pulverize água com um borrifador para regar plantas ou passar roupas.

AQUÁRIO E UMIDADE DO AR

Não importa se você escolhe um método ou usará um conjunto de atividades. O principal é que os indicadores de temperatura e umidade estão dentro dos limites normais.

Precisamos da umidade certa, a umidade é muito importante para nós. Essa conclusão principal pode ser feita lendo o artigo. Mantenha a umidade do ar do apartamento dentro dos limites normais, cuide da sua saúde.

tipo de instalação

A versão mais comum para uso doméstico é o tipo desktop. Normalmente, os aparelhos compactos são comprados para o lar, que não ocupam muito espaço em uma mesa ou prateleira.

Versões de dispositivos para medição de umidade montadas na parede são amplamente utilizadas. Muitas vezes feitos em design decorativo, eles são colocados na parede da sala. Eles geralmente são de forma plana. Além do uso doméstico, eles são usados ​​para coletar dados (temperatura e umidade) em salas para armazenamento de matéria-prima. Esses dispositivos profissionais são chamados de loggers.

Agora você pode escolher um higrômetro para todos os gostos

Agora você pode escolher um higrômetro para todos os gostos

Existem modelos portáteis para o campo. A versão portátil é muito compacta e cabe no bolso, geralmente possui display digital.

Nos laboratórios, são utilizados equipamentos fixos, que podem ter massa de até 50 kg. Um exemplo é um higrômetro coulométrico. Ele é projetado para medir o índice absoluto de umidade dos gases.

Colocar vários dispositivos de medição em um alojamento é comum. Por exemplo, um termômetro para fazer leituras da temperatura do ar e um medidor de umidade. Esse dispositivo é chamado de termohigrômetro e é frequentemente usado para necessidades domésticas em incubadoras e estufas domésticas.

Você pode ver as versões portáteis dos instrumentos na sonda retrátil. É necessária uma haste termo-higrômetro para fazer leituras do grau de umidade em locais de difícil acesso.

Higrômetros

O higrômetro é um dispositivo de medição da umidade do ar, cujo princípio de funcionamento permite revelar como as mudanças nos indicadores de umidade se refletem em corpos e matérias individuais. Um exemplo notável é um higrômetro de cabelo, em que o cabelo humano sem gordura atua como uma ferramenta de medição.Alterando seu próprio comprimento, com base nas mudanças nos indicadores de umidade, o cabelo permite obter dados sobre o indicador necessário na faixa de 30 a 100%.

Um higrômetro do tipo filme também se tornou comum. Esse dispositivo para medir a umidade do ar contém um elemento na forma de uma película orgânica, que é extremamente sensível ao nível de umidade. Existem também vários outros higrômetros de alta precisão disponíveis. No entanto, seu uso em um ambiente doméstico pode ser muito caro.

Como manter a umidade relativa em sua casa

Já decidimos como medir o estado de umidade na sala, agora resta descobrir como restaurar o nível ideal de umidade.

Se a umidade estiver baixa

Ventile a sala.

No entanto, este método nem sempre pode melhorar significativamente o estado do microclima doméstico, uma vez que no verão o ar externo pode ser seco.

Além disso, ao arejar da maneira tradicional, micróbios perigosos, alérgenos, poeira, gases nocivos e odores desagradáveis ​​podem entrar no apartamento. Mas se você mantiver as janelas constantemente fechadas, existe uma grande probabilidade de encontrar outro problema de manutenção do microclima - a obstrução (altos níveis de dióxido de carbono).

O princípio do psicômetro

Outro dispositivo para medir a umidade do ar interno é psicômetro... O mecanismo de operação dos dispositivos psicrométricos é baseado no uso das propriedades físico-químicas dos líquidos.

Para medição, o aparelho possui tubos de dois graus com líquido, um dos quais envolto em um pano úmido. Quando a umidade evapora, o indicador de temperatura no tubo envolvido é menor do que no seco.

Para obter o resultado, você precisa olhar a temperatura do ar em um termômetro que não está embrulhado em um pano, calcular a diferença nos indicadores de líquido entre os dois tubos.

Além disso, na primeira coluna da tabela de valores, encontre a temperatura do ar de acordo com o termômetro. Encontre a diferença nos valores na linha superior. O número na interseção de uma coluna e uma linha é um indicador de umidade.

Os psicrômetros são de três tipos:

  1. Estacionário... Um dispositivo simples que consiste em dois termômetros encerrados em um frasco meteorológico. Um dos termômetros interage com um pano úmido e, portanto, o líquido muda suas propriedades físico-químicas e surge uma diferença de graus. Os resultados são calculados de acordo com a tabela.
  2. Aspiração O psicrômetro é semelhante ao estacionário, a diferença é que um ventilador de aspiração é instalado em uma caixa protetora para movimentar o gás comprimido. Uma espécie de vácuo cria condições para a obtenção de indicadores mais precisos.
  3. Controlo remoto o dispositivo pode ser manométrico ou elétrico. O projeto contém termômetros de medidor ou termistores que mudam a resistência dependendo do estado do ambiente externo. Os resultados finalizados são exibidos no display digital do dispositivo.

Os dispositivos psicrométricos passam por padronização e verificação, de modo que os valores de saída podem ser considerados os mais precisos.

Maneiras simples

Não é necessário comprar dispositivos especiais para determinar o nível de umidade do ar em casa. Você pode usar as ferramentas disponíveis que você sempre encontrará. Eles não darão indicadores exatos, mas com a ajuda deles saberão se a sala está úmida, seca ou normal.

A umidade do ar na sala também pode ser medida por meios improvisados.

Uma das maneiras mais fáceis é colocar água em um copo e refrigerá-lo. O líquido deve ser resfriado a +3 o C e depois colocado na mesa da sala. Em 5 minutos é necessário observar a condensação nas paredes do vaso. O vidro embaçado indica um conteúdo normal de vapor de água no ar. Se as paredes estiverem secas, isso é falta de umidade.

e, quando as gotas caem, há aumento de umidade na sala.

Você também pode determinar os indicadores de umidade do ar pelo estado das flores.Eles reagem dolorosamente à secura, então as pontas das folhas começam a secar. No entanto, este método só é adequado para as plantas de interior que gostam de pulverizar.

Outro método comprovado é uma vela acesa. Quando a chama sobe durante a combustão, o nível é normal. Se subir em direções diferentes com um halo carmesim, então há muito vapor de água.

O grau ideal de umidade relativa na sala não deve exceder 30-60%. As exceções são regiões onde a umidade natural é maior e é de 75%. Conscientizar-se do nível de umidade em seu espaço residencial pode ajudá-lo a evitar muitos dos problemas de saúde de toda sua família.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores