Os 8 melhores fogões a lenha para casa e jardim: Teplodar, Termofor, Kratki, Thorma

Fogão ou caldeira?

Os fabricantes modernos estão competindo entre si para oferecer uma grande seleção de caldeiras: gás, elétrica, combustível sólido, pellet, combustível líquido, resíduos, combinados. Se você é o feliz dono do gás em casa, não pode considerar outras opções de fogões ou caldeiras.

Recebi um campo aberto sem gás e eletricidade com perspectivas pouco claras (nada mudou em três anos). Aquecer uma casa com eletricidade a gasóleo é a ruína da água mais pura (mais ou menos cem euros). No entanto, o preço anunciado do consumo de eletricidade para a caldeira correspondente não inspirou - mais de quinze mil rublos no inverno para cento e cinquenta metros quadrados de uma casa bem isolada.

Como resultado, a escolha surgiu entre uma caldeira de combustível sólido de longa duração (abaixo estamos falando sobre isso) e um fogão de longa duração.

As vantagens de uma caldeira de queima tão longa:

  • consumo de combustível econômico;
  • alta transferência de calor;
  • aquecimento 1-2 vezes ao dia, dependendo do modelo e da temperatura externa;
  • distribuição de calor relativamente uniforme.

Desvantagens:

  • alto custo (compra mais instalação chave na mão com garantia de pelo menos cem a cento e cinquenta mil rublos);
  • controle, controle e mais controle! (o superaquecimento do sistema, o enfraquecimento dos radiadores e tubos não devem ser permitidos, eletricidade ininterrupta é necessária para uma variedade de sensores de automação, adição oportuna de anticongelante e muito mais);
  • uma sala de caldeira separada, equipada de acordo com todos os SNIPs;
  • bem, e o risco de uma explosão (desmotivada do ponto de vista da lógica e da consciência), que os vendedores mais ou menos decentes deste equipamento honestamente alertam.

Como resultado, depois de compreender e pesar, decidi instalar o forno. Mas qual deles?

Fornos de água aquecida

De acordo com a tradição, a unidade que aquece a sala de vapor deve aquecer a água para a lavagem. Naturalmente, a empresa também produz esses modelos. Em primeiro lugar, trata-se do recuperador Termofor com depósito de água Biryusa 2013. Aqui, o recipiente é embutido no corpo e está localizado diretamente acima da fornalha, o que não significa de forma alguma que a água seja aquecida diretamente. O dispositivo é mostrado na figura:

projeto do forno com tanque de água

Como você pode ver, existe uma lacuna entre a câmara de combustão e o tanque, e apenas um aquecedor fechado é aquecido diretamente. Acontece que neste projeto temos um tanque do tipo samovar, que é uma peça com o corpo da unidade. Esta solução técnica confere ao recuperador de calor um design e forma externa originais.

Para referência. Em qualquer aquecedor de banho Termofor, você pode instalar um tanque separado do tipo samovar. Pode ser incluído em cada modelo como opção.

O tanque de água na sala de vapor não é conveniente para todos. A água que contém ferve rapidamente e deve ser trocada, complementada com água fria. Para quem gosta de tomar um vapor despreocupado enquanto o fogão aquece a água em um tanque remoto localizado em uma sala contígua ou no sótão, estão disponíveis os fogões Termofor com trocador de calor. Em particular, isso inclui o conhecido modelo Tunguska, cujo design pode ser visto na figura:

fogão de aquecimento

O dispositivo de fogão tradicionalmente inclui um fogão, aberto na parte superior, mas sem ventilação. Para evitar o rápido desgaste por contato direto com a chama, o fundo do fogão é feito de metal com 6 mm de espessura. Devo dizer que a instalação do forno Thermofor neste caso tem características próprias, a saber, a ligação do trocador de calor ao tanque de armazenamento. Este último pode estar localizado na lavanderia ou no sótão, desde que acima do nível do trocador de calor.Então, à medida que esquenta, a água circula dele para o recipiente de forma natural.

Conselho. Para a passagem da seção na sala de vapor, é altamente recomendável não levar tubos de polímero.

O fabricante oferece não apenas uma ampla gama de fogões para sauna, mas também acessórios para eles. A maioria dos produtos com canal de combustão remoto podem ser equipados com tela panorâmica, transformando um aparelho convencional em um atraente recuperador de calor. Sentado à mesa na sala adjacente à sauna a vapor, você pode relaxar e apreciar a vista de uma chama real através de um vidro resistente ao calor.

Visão geral dos fornos

Existem três tipos de fornos:

  1. Forno de tijolos feito à mão.
  2. Fornos de fábrica em ferro fundido e metal.
  3. Algo caseiro, com resultados duvidosos em termos de dissipação de calor e segurança. Não os consideraremos - muito individualmente.

Os fornos de tijolos feitos à mão são uma excelente opção para grandes casas de campo construídas sobre uma fundação monolítica (idealmente enterradas profundamente), ou chalés com um porão. Qualquer forno inteligível requer uma base pessoal separada.

Se você decidir adquirir um fogão desse tipo em uma casa de madeira, madeira ou estrutura construída sobre uma fundação de faixa, cuide da fundação do fogão com antecedência, antes de iniciar a construção. E por falar nisso, o projeto da casa, neste caso, também deve ser planejado para “dançar do fogão”.

Vantagens de um forno artesanal de tijolos:

  • durabilidade;
  • alta transferência de calor;
  • versatilidade (aquece, cozinha, assa e pode deitar);
  • pequeno consumo de lenha;
  • segurança (em plena capacidade de manutenção e operação correta).

Contras deste forno:

  • preço (incluindo compra e entrega de materiais, alvenaria);
  • extenso trabalho preparatório;
  • longa instalação e secagem;
  • dificuldade em encontrar um bom especialista (os amigos tinham um "muito legal", por isso o fogão viveu seis meses, depois dos quais tomou a decisão obstinada de desmoronar);
  • manutenção (limpeza de chaminés, inspeção de tijolos, aquecimento de certa forma pelo menos uma vez por temporada).

Esse fogão é perfeito para pessoas que vivem em uma casa de campo durante todo o ano. Se você visitar a propriedade exclusivamente de maio a outubro, definitivamente não vale a pena.

Os fornos de fábrica podem ser divididos em cinco grandes categorias:

  1. Sauna / fogões de banho (fornecem uma alta temperatura em uma sala de 6-12 m2).
  2. Tipo de lareira (fogo aberto ou parcialmente aberto).
  3. "Fogões potbelly" (aquecer rapidamente o ambiente, mantê-lo aquecido enquanto eles queimam).
  4. Cozinhar e aquecer (aquecimento, além da capacidade de cozinhar alimentos, inclusive no forno).
  5. Fogões de longa duração (mantêm o calor por sete a dez horas em uma única guia de lenha).

No mercado russo, os fornos de fábrica são apresentados em uma variedade muito boa. Hoje, existem mais de trinta fabricantes nacionais líderes que estão prontos para oferecer a mais ampla gama de preços (de três a setenta mil rublos). Os fornos de longa queima são especialmente populares:

  • "Termokraft" (www.termokraft.ru)
  • "Teplodar" (www.teplodar.ru)
  • "Professor Butakov" (www.professor-butakov.ru)
  • Ermak-Thermo (www.ermak-termo.ru)
  • "Laoterm" (laoterm.fis.ru)
  • Bayern de Munique (www.pechnik-spb.ru/pechi-bavariya.php)
  • Vesúvio (www.vezuviy.su)
  • "Termofor" (www.termofor.ru)

E não sem razão. “Nossos” fornos são adaptados ao clima, fáceis de operar, possuem um manual de instruções claro. Projeto de nível. Não há problemas com "peças sobressalentes" (cinzeiro, portas, chaminés, etc.). Os períodos de garantia são cumpridos de forma impecável - graças à alta competição. A instalação da chaminé é bastante simples, se tiver mãos, cabeça e capacidade de ler as instruções, é perfeitamente possível instalá-la você mesmo.

De "queima longa" estrangeira pode ser notado:

  • "MBS" (Sérvia)
  • "Thorma" (Alemanha-Eslováquia)
  • "Contura" (Suécia)
  • "Edilkamin" (Itália)
  • "Ferlux" (Espanha)

Características de design

No momento, para aquecimento de uma sala de vapor, a empresa oferece mais de 20 modelos de diversos tamanhos, configurações e formatos, levando em consideração novos itens. Todos os fogões a lenha para uma casa com sauna são feitos de 2 tipos de aço de alta qualidade:

  • baixo teor de carbono estrutural;
  • aço inoxidável com liga de cromo.

gama de modelos de fogões de sauna

Observação. Você pode determinar em qual modelo a fornalha é feita de aço inoxidável a partir do nome. Esses fornos têm a palavra Inox no final, os agregados de metal de carbono têm a palavra Carbon no nome.

Como a gama de unidades é muito ampla, selecionaremos várias das modificações mais populares, por exemplo, garantiremos que os designers da empresa não comam seu pão em vão. Para começar, existe a salamandra Termofor-Angara, que é uma classe média de unidades projetada para atender a banhos turcos com volume de até 20 m3. O produto tem um aquecedor aberto e uma fornalha remota equipada com vidro panorâmico resistente ao calor. O dispositivo é mostrado em detalhes no diagrama:

Dispositivo de fogão angara

A câmara de combustão neste modelo é feita de aço carbono ou aço inoxidável - à escolha. As divisórias metálicas, soldadas de forma especial na parte superior, representam um permutador de calor tipo vórtice que retira intensamente o calor dos produtos da combustão que sobem para a chaminé. Deve-se notar que quase todos os aquecedores de banho Termofor estão equipados com um canal de alimentação de ar secundário para a pós-combustão dos gases de pirólise emitidos. Isso contribui para um aumento na eficiência da combustão de combustível.

Observação. O aço inoxidável como material para a fornalha aumenta significativamente a vida útil de todo o fogão. Ao mesmo tempo, as modificações em que isso é feito têm preços mais elevados (cerca de 12-15%).

Para proteger as pessoas na sala de vapor da forte radiação infravermelha que emana das paredes de metal quente da fornalha, no exterior todos os fogões Termofor estão equipados com uma tela de proteção. O projeto prevê que o ar da zona inferior da sala passe para a cavidade entre a parede da câmara de combustão e o invólucro, aqueça lá e saia de cima pelos orifícios do invólucro. Assim, a tela do recuperador de calor proporciona a troca de calor por convecção na sala de vapor e ao mesmo tempo é um elemento de segurança. O aquecedor é aberto apenas de um lado e possui um duto de ventilação adicional.

Características do forno de bateria de fogo

Considerando os fornos Termofor para sua casa de campo, certamente é recomendável ler os comentários. As mais recentes tecnologias de usinagem, bem como métodos de projeto auxiliados por computador, tornaram possível produzir um forno verdadeiramente único, que é chamado de bateria de fogo. O design é caracterizado por um volume impressionante da fornalha, a presença de um trocador de calor, um fogão e um tanque de aquecimento de água do tipo remoto. É preciso admitir que o fogão é a vantagem mais significativa na vida cotidiana.

Fogões a gás e lenha

Para a sua informação! Para um banho que utiliza gás natural para aquecimento, o modelo Urengoy é excelente. É baseado no design "Compacto" e foi aprimorado para operar com combustível a gás. A automação no controle torna o uso do dispositivo o mais fácil possível.

É inútil discutir sobre o que é melhor para aquecer uma banheira, a gás ou a lenha. Ambas as opções têm seus próprios encantos. Os aparelhos a gás são confiáveis ​​e fáceis de usar, não requerem preparação de combustível. Mas como você pode abandonar o verdadeiro aroma de um fogão a lenha e o prazer do próprio processo de queimar?

As principais características de alguns modelos

Se você escolher um forno Termofor para sua casa ou sala de vapor, é necessário considerar as principais características de qualidade de algumas soluções. Por exemplo, "Geyser" é capaz de aquecer uma sala, cujas dimensões podem variar de 8 a 18 metros cúbicos. Nesse caso, a massa das pedras é de 60 quilos. Durante a operação, você pode usar lenha, cujo comprimento chega a 450 milímetros.Você pode comprar esse modelo por um custo que começa em 16.000 e termina em 20.000 rublos.

"Angara" aquece uma sala com o mesmo volume, mas o volume das pedras é 10 quilos a menos. O comprimento da lenha foi aumentado para 500 milímetros, e o custo começa em 10.000 e termina em cerca de 20.300 rublos. O forno "compacto" é adquirido para salas menores, que são limitadas a 6-12 metros cúbicos. A massa das pedras não excede 35 kg, e o custo varia de 7.500 a 11.700 rublos. O recuperador Kalina pode ser adquirido para salas com volume mínimo de 12, enquanto o volume máximo é de 30 metros cúbicos. Pode conter 100 quilos de pedras, e o custo é talvez o mais impressionante, começa com 26.500 rublos e termina com 30.000 rublos.

O recuperador de calor Cinderela pode ser instalado em divisões com um volume de até 50 metros cúbicos. Seu custo pode ser igual ao limite de 6200 a 7400 rublos. A bateria de incêndio pode ser instalada em uma sala que chega a 250 metros cúbicos. O valor mínimo é de 100 metros cúbicos. O custo desse equipamento varia de 9.400 a 17.500 rublos.

Seleção do forno: critérios e características

Antes de começar a procurar um modelo adequado "Termofor", você deve decidir sobre alguns requisitos básicos:

  • categoria de preço do produto (classe econômica, classe média ou premium);
  • dimensões da sala aquecida;
  • tipo de combustível (lenha ou gás).

Para a sua informação! Para grandes salas de vapor que acomodam uma empresa de 8 a 10 pessoas, o forno Angara é mais adequado. Possui dois compartimentos para aquecimento de pedras e produz vapor abundante. Cem quilos de pedras são colocados em tal estrutura. "Angara" aquece efetivamente uma casa de banhos com um volume de trinta metros cúbicos.

As informações corretamente coletadas sobre os requisitos e solicitações do comprador permitirão aos especialistas da loja escolher a opção de compra mais adequada e formar o conjunto de equipamentos adicionais necessários.

Para que a salamandra não consuma combustível em excesso e, ao mesmo tempo, aqueça eficazmente a sala de vapor, deve ter a potência e a dimensão da chaminé adequadas à tiragem necessária.

Importante! A segurança contra incêndios da sauna também depende da seleção correta do dispositivo de aquecimento.

Quais informações serão necessárias para selecionar um modelo de aquecedor para um banho "Termofor":

  • Dimensões da sala de vapor: largura, comprimento e altura da sala;
  • a altura do teto da banheira para determinar o comprimento e dispositivo da chaminé;
  • requisitos individuais para a sala de vapor: umidade, temperatura;
  • a frequência de uso do banho (sazonal, o ano todo).

O aquecimento da água no banho pode ser feito em tanque "samovar" na chaminé do fogão ou em recipiente remoto, onde o aquecimento ocorre por meio de um trocador de calor. Para uma pequena sala de vapor para duas pessoas, um modelo com tanque embutido para aquecimento de água é perfeito.

Os modelos de fogões para banho "Termofor" são apresentados em diferentes cores, do marrom e preto ao metálico.

Conselho! A escolha de um aquecedor para uma sala de vapor é uma tarefa bastante difícil. É melhor que os profissionais participem de sua decisão.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores