Fogão de lareira com forno, projeto original para casa e jardim


Tipos de fogões de lareira

A indústria de fogões permite a utilização de diversos materiais na construção de aquecedores a lenha. Mas, basicamente, os fabricantes de fornos apresentam uma ampla gama de modelos, que se dividem em três tipos:

  • metal
  • tijolo
  • combinado.

Não será difícil fazer alvenaria ou uma caixa soldada de acordo com o esquema com suas próprias mãos. Além disso, todos os componentes estão disponíveis para venda gratuita. A principal condição para um projeto bem-sucedido é o cumprimento estrito dos códigos de construção e do plano de construção.

Lareira com recuperador

O design deste forno é um produto de metal portátil com um fogão montado na parte superior. A porta da fornalha possui um elemento de vidro resistente ao calor, permitindo que outras pessoas possam admirar o fogo. Na construção são utilizados tijolos fireclay ou blocos incombustíveis com base refratária.

lareira com recuperador de calor
Chaminé-lareira de metal com placa

Na maioria dos casos, este tipo de forno é de origem fabril. O recuperador de calor portátil tem dimensões compactas e foi concebido para aquecer uma divisão até 25 m2. Cada forno tem uma capacidade definida pelo fabricante.

Para referência! O aquecedor para ambiente é selecionado com base em uma fórmula simples: 1 kW de potência do produto é projetado para um ambiente de 10 m².

Escolhendo uma lareira Teplodar

As vantagens da empresa Teplodar incluem durabilidade e alta qualidade. Os primeiros modelos de equipamento de forno surgiram em 1997. Os primeiros anos desses produtos não tiveram sucesso nos mercados doméstico e mundial. Vários anos depois, a empresa introduziu novas tecnologias, diversificou o design e a gama de modelos de dispositivos, após o que a demanda por produtos aumentou drasticamente.

Os fornos Termofor têm um custo acessível e tudo isso com uma variedade de funcionalidades, alta potência, respeito ao meio ambiente e economia. Hoje, no sortimento da marca, é possível encontrar cerca de 120 modelos diferentes de lareiras (incluindo diferenças na fachada de portais e fornalhas).

O modelo Termofor OV-120 pertence a fornos bastante potentes e funcionais. Está equipado com uma placa que pode ser escondida por trás de uma tampa elegante, se necessário. A potência da lareira é de 12 kW, o que é suficiente para aquecer uma casa com uma área total de até 100-120 metros cúbicos. As características do modelo incluem a presença de um sistema de defletores. O empuxo é aumentado devido ao fato de que os fluxos de ar são desviados. Isso resulta em vantagens como economia de consumo de combustível e rápido aquecimento do ambiente.

O coração da fornalha Teplodar OV-120 é aço resistente ao calor de alta qualidade, devido ao qual o produto se distingue por sua durabilidade e alta transferência de calor.

Lareira com Forno

Estes modelos de fogões são instalados na zona da cozinha ou sala de jantar, onde se reúne um grande número de pessoas. O tipo de forno pode ser portátil em metal ou estacionário em tijolo. Dependendo do tamanho da sala, a construção sob medida é permitida. Para informação! A conformidade com os códigos básicos de construção ao executar a parte da lareira salvará o proprietário da fumaça (SNiP III-G.11-62).

recuperador de calor com forno
Fogão de lareira de metal com forno

Como colocar um fogão com lareira em casa de forma mais eficiente

Escolher um fogão versátil não é o primeiro passo na configuração. Inicialmente, o local ideal na casa deve ser escolhido para o aquecedor e a potência necessária do calor gerado deve ser calculada.

Um dos locais ideais para localizar um recuperador de calor com placa e forno deve justamente ser considerado o espaço entre a cozinha e a sala.O lado da lareira localizado na sala comum vai aquecer os residentes nas noites frias e criar um cenário romântico.

lareira
Fogão-lareira no interior de uma casa de campo

Caso seja necessário aquecer três divisões, convém deslocar o recuperador para a terceira divisão. Assim, a fornalha e a placa de fogão ficarão na cozinha, a zona da lareira ficará voltada para a sala e a lateral do aquecedor ficará na terceira divisão.

Caso seja necessário posicionar a lareira na mesma sala, o encaixe da lareira deve ser planejado na sala de recreação e proporcionado com boa visibilidade. O fogão deve estar em um local conveniente, o que exige proximidade com a cozinha. A localização do recuperador em relação à placa, neste caso, tem diferentes desenhos, por exemplo, na lateral ou, no lado oposto.

Na maioria dos casos, fogões de lareira montados na parede têm duas fornalhas de um lado. Esta concepção dificulta a preparação simultânea dos alimentos e a admiração da lareira, uma vez que a aproximação à placa será difícil devido ao calor da lareira.

Fatores de seleção de design

Entre os muitos projetos apresentados, nem todos são adequados para uso em determinadas condições. Além disso, nem todos são capazes de cumprir todas as exigências dos moradores da casa. Portanto, você deve se familiarizar com os critérios técnicos básicos que devem ser seguidos para garantir o funcionamento seguro e funcional do dispositivo.

  • O primeiro fator será o tamanho do forno, já que uma discrepância de tamanho não só levará a uma violação das funções básicas, mas também ao uso inadequado do espaço livre. Ao decidir sobre as dimensões, deve-se lembrar que a transferência de calor é realizada não apenas devido às paredes traseira e frontal, mas também às paredes laterais.
  • Qualquer recuperador de calor com recuperador de calor e forno desempenha várias funções. A principal tarefa que o projeto se propõe é garantir o bom funcionamento em todos os modos previstos, o que significa que a instalação do forno deve ser feita de forma que as paredes laterais fiquem voltadas para a sala que requer aquecimento, e todos os utensílios de cozinha estejam na cozinha.
  • A forma do recuperador é escolhida de acordo com a disposição da casa. Para a autoconstrução, o projeto mais adequado será os fornos quadrados, retangulares ou em forma da letra “T”. Em alguns modelos, existem saliências para a colocação separada do forno ou da bancada do fogão.
  • Qualquer modelo é caracterizado por um parâmetro como potência. Mostra a possibilidade de aquecer uma divisão de uma determinada área. Ao escolher um projeto, devem ser feitos cálculos elementares da potência necessária.

Sistema de lareira e recuperador de calor
Grande complexo de lareira e recuperador de calor

Alguns fatores indiretos estão relacionados não ao dispositivo, mas à construção, mas também deverão ser levados em consideração. Este é o material de que o edifício é feito, o grau de isolamento da casa, a rosa dos ventos, etc.

É bom saber: o forno elétrico milagroso antes esquecido está de volta ao serviço

Projetos de fogões de tijolos com fogão e lareira

Fogões universais com placa com inserção para lareira aberta ou envidraçada são a melhor opção para pequenas casas de campo. Colocar um fogão estacionário universal não será mais difícil do que dobrar a alvenaria "sueca" ou "holandesa" de projetos padrão. O mestre tem a oportunidade de adquirir os diagramas ordinais da fornalha que vai construir.

lareira de tijolo
Fogão de lenha com forno

Fogão de lareira com fogão e forno para cozinha-sala

O modelo padrão do forno multifuncional foi projetado para instalação em ambientes residenciais de até 30 m². No entanto, as dimensões da estrutura permitem-lhe instalar esta salamandra numa divisão com metade do indicado no caderno de encargos.A estrutura do modelo inclui: uma placa de fogão único e um forno, que fica na zona de aquecimento moderado.

O funcionamento de um recuperador de calor com recuperador de calor é possível nos modos de inverno e verão. O tijolo absorve rapidamente o calor e o retém por muito tempo. Além disso, esta gama de modelos deve incluir um recuperador de calor com recuperador de calor e um permutador de calor. Neste caso, é possível aquecer divisões adicionais circulando um circuito de água quente.

De acordo com o cálculo, a construção desta modificação do forno exigirá:

  • tijolos - 725 peças, incluindo tijolos refratários para o revestimento do forno
  • forno - 280 X 300 X 520 mm
  • fogão - 400 x 420 mm
  • grelha - 180 x 300 mm 2pcs
  • vista - 2 pcs
  • porta da fornalha
  • porta podzolnik
  • chapa de aço para o local do pré-forno.

Acima do consolo da lareira, você pode fazer-se de madeira ou pedra. Se for dada preferência ao material de madeira, antes é necessário fazer uma junta de uma folha de amianto.

Lareira de canto com recuperador de calor para casinha

Para pequenas casas de campo, com cozinha e sala de estar combinadas, uma lareira de canto com fogão é muito popular. O potencial principal do aquecedor está no fogão. A lareira tem uma função decorativa neste modelo e não foi concebida para uma combustão prolongada com grande quantidade de combustível.

Estas circunstâncias permitem a utilização de tijolos cerâmicos para a inserção da lareira. Mas se o proprietário pretende utilizar o inserto para lareira com regularidade, é necessário fazer um revestimento de tijolos refratários. Para instalar uma lareira de canto padrão, 400 tijolos serão suficientes.

lareira
Lareira de canto decorada com azulejos

Fogões de lareira compactos de metal

A maioria das pessoas sonha com uma lareira em sua própria casa. No entanto, nem todos têm oportunidade para este empreendimento devido a várias circunstâncias. A construção em casa de um recuperador de calor maciço em tijolo com placa requer certas condições técnicas. Vale a pena acrescentar que a alvenaria do fogão é uma tarefa muito cara, chegando a dezenas e até centenas de milhares de rublos.

lareira com recuperador de calor
Salamandra compacta com recuperador de calor

Mas, graças à indústria de fogões, os consumidores são presenteados com uma ampla gama de fogões compactos de metal com lareira e fornos. O processo de operação desses dispositivos é projetado para convecção e não requer projetos complexos de dutos de fumaça. Além disso, a chaminé pode ser conduzida por um orifício na parede.

Outra vantagem indiscutível é que alguns modelos portáteis de recuperadores de calor são equipados com trocador de calor. Eles são projetados para salas onde não há saída de calor suficiente do aquecedor. Com um trocador de calor, é possível conectar uma seção de radiadores de água, que será aquecida devido à circulação de um circuito de água quente.

À primeira vista, instalar um recuperador de calor portátil pode não parecer uma tarefa complicada. No entanto, a construção simples do cano fumeiro e a ligação ao aquecedor podem causar dificuldades ao utilizador. Portanto, é melhor consultar um especialista antes da instalação. A violação das leis da física acarretará falta de tração e levará à fumaça na sala.

Etapas da construção de um dispositivo com fogão

O dispositivo está sendo fabricado em vários estágios, cada um dos quais tem suas próprias sutilezas.

Derramando a base

Antes de despejar o concreto, é recomendável compactar a camada inferior de argila, bem como fazer uma almofada de duas camadas de areia e brita 50-100 cm de espessura... O reforço é usado para evitar rachaduras.

Assentamento de tijolos

As primeiras filas de tijolos são dispostas para cima e para baixo, alternando em cada linha. A instalação da porta do cinzeiro, porta da lareira e abertura do forno é realizada comcerca de 2 a 11 linhas. 11ª linha a placa do compartimento do forno está acoplada.

Foto 2.Opção para encomendar um forno de aquecimento e cozedura em tijolo. Contém 43 etapas.

A chaminé está disposta de 23 a 29 linhas.

Nesse caso a estrutura é totalmente feita de tijolos. A fornalha é separada do revestimento por placas de amianto resistentes ao calor. Além disso, é necessário cortar as válvulas em chapas de aço espesso e também usar cantos de metal como reforço para o sistema de fechamento das aberturas do forno.

Dificuldades na construção

Durante a fase de construção, podem surgir problemas:

  • Rachaduras na fundação ou paredes. Isso se deve ao fato de que a solução fornece umidade muito rapidamente. Para evitar rachaduras na fundação de concreto armado, embrulhe-a previamente com material de cobertura. Mergulhe os tijolos em água durante a noite antes de colocá-los.
  • Dificuldade em colocar tijolos. Para evitar trabalho desnecessário, você deve primeiro colocar o tijolo em uma superfície plana preparada sem argamassa.
  • A complexidade da instalação de elementos metálicos. As portas da fornalha e do cinzeiro possuem orifícios de fixação que devem ser utilizados para fixação com parafusos auto-roscantes ou arame.
  • A complexidade da instalação de tetos e válvulas. Para reforçar os pisos, é utilizado um canto, e para a fabricação de válvulas - chapa com espessura 3 mm. Cada peça de metal é personalizada separadamente. As válvulas não são instaladas em tijolo nu, mas em juntas de metal pré-posicionadas.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores