Tipos de aquecedores de banheiro: qual é melhor escolher

Na ausência de aquecimento centralizado na casa de banho, a questão do aquecimento torna-se muito aguda, sendo especialmente relevante na estação fria. É importante escolher o aquecedor de banheiro certo. Primeiro, uma mudança brusca de temperatura durante e após o banho pode afetar negativamente a saúde. Em segundo lugar, a falta de aquecimento e a evaporação regular da água quente contribuem para o desenvolvimento de mofo e bolor, que também representam uma ameaça para o corpo humano.

O aquecedor do banheiro deve ser adaptado para funcionar em condições de alta umidade

Tipos de aquecedores de banheiro

Qualquer aquecedor destinado ao uso em um banheiro deve atender aos seguintes requisitos:

  • tolera bem as mudanças de temperatura;
  • esteja seguro quando exposto à umidade, vapor de água quente e até respingos;
  • deve ser feito de materiais não corrosivos;
  • têm um tamanho compacto, adequado para qualquer área de banho;
  • ter energia suficiente para aquecer toda a área da sala;
  • têm uma aparência versátil que se adequa a qualquer design de sala.

Entre os muitos tipos de aparelhos de aquecimento adaptados para aquecer uma casa de banho, vale a pena considerar os mais versáteis e que satisfaçam todos os requisitos.

Aquecedores elétricos fixados na parede para banheiro

A transferência de calor ao usar aquecedores de banheiro que economizam energia na parede ocorre devido à conversão de eletricidade em calor. Equipamentos modernos permitem o aproveitamento de até 90% da energia consumida. Os conhecidos aquecedores de piso pesados ​​estão substituindo seus equivalentes práticos e compactos. Muitos deles têm uma aparência mais estética para se adequar a qualquer interior moderno.

Em aquecedores de parede, diferentes métodos de aquecimento podem ser usados. Ele também fornece opções adicionais para controle de temperatura, uso seguro e controle sobre o dispositivo.

Alguns aquecedores de banheiro podem ser usados ​​para secar toalhas

Considerando o método de aquecimento, os aquecedores elétricos são divididos nos seguintes tipos:

  • modelos infravermelhos, nos quais o aquecimento é realizado por radiação de raios de calor;
  • aparelhos de convecção, que se caracterizam pelo movimento de fluxos de ar aquecido - eles passam pelo elemento de aquecimento.

Aquecedores infravermelhos para o banheiro

Este tipo de aquecedor de banheiro é bastante econômico e pode ser instalado na parede ou no teto. O aquecedor infravermelho para banheiro é organizado de forma simples: é um radiador de quartzo e uma placa que irradia calor diretamente. Uma característica da placa é sua capacidade de aquecer até 250-260 graus Celsius.

O princípio de funcionamento do aquecedor é reduzido para aquecer o ar a uma determinada temperatura e depois desligá-lo. Além disso, quando a temperatura cai, ele é ligado novamente.

As vantagens deste tipo de aquecimento são as seguintes:

  • tamanho compacto e localização fora do chão, o que ajuda a economizar espaço mínimo no banheiro;
  • quando o aquecedor está funcionando, não só o ar é aquecido, mas também os objetos ao redor (paredes, piso, móveis);
  • segurança dos raios infravermelhos;
  • confiabilidade e eficiência;
  • a presença de um termostato;
  • ampla gama de modelos.

As desvantagens dos aquecedores infravermelhos incluem seu custo considerável. É claro que, com o tempo, esse método de aquecimento terá retorno, mas exigirá um investimento imediato de uma quantia razoavelmente grande.

Aquecedores infravermelhos não ocupam espaço e se encaixam bem no design geral. Atenção! Um aquecedor infravermelho de teto para banheiro permite direcionar os raios para um determinado ponto da sala, fazendo com que determinados locais sejam aquecidos mais rapidamente.

Aquecedores líquidos de banheiro

Os aquecedores de líquidos no banheiro são geralmente apresentados na forma de um toalheiro aquecido. É um tubo curvo que se conecta ao sistema de aquecimento da sua casa.

No entanto, deve-se ter em mente que a transferência de calor a partir dele não será muito perceptível, uma vez que tal projeto não prevê a presença de uma superfície adicional de dissipação de calor.

Além disso, no final da estação de aquecimento, o toalheiro aquecido permanece cheio, mas já com água fria. Isso contribui para o desenvolvimento de corrosão do metal - devido ao condensado que se deposita na tubulação.

Para salas espaçosas e frescas, você pode escolher uma fonte de calor adicional que irá aquecer o ar de forma mais eficiente.

Aquecedor

O princípio de funcionamento do aquecedor com ventoinha é que o ar é soprado através do elemento de aquecimento. Na maioria das vezes, esse papel é desempenhado por uma espiral ou uma placa de cerâmica. Graças a este dispositivo, o ar da sala pode aquecer rapidamente. E a presença de um regulador de potência permite atingir a temperatura desejada na divisão.

Deve-se notar que os termoventiladores com placas de cerâmica como elementos de aquecimento são mais seguros e práticos de usar. A própria fonte de calor em condições de funcionamento tem uma temperatura baixa, por isso o ar da sala não seca, e o aparelho pode durar mais tempo.

Os termoventiladores com potência superior a 5 kW são chamados de pistolas de calor. Para além do aquecimento, são utilizados também quando é necessário secar ou ventilar a divisão, bem como em determinadas reparações (instalação de tectos tensos). Esta opção é mais adequada para aquecer divisões grandes.

Vantagens dos aquecedores com ventilador:

  • aquecer o ar de forma rápida, direccional e contribuir para a distribuição uniforme do calor pela divisão;
  • são bastante compactos em tamanho;
  • diferem no preço orçamentário;
  • capaz de desligar se cair acidentalmente;
  • têm proteção contra superaquecimento.

No entanto, junto com isso, os aquecedores com ventilador também têm algumas desvantagens:

  • são capazes de fazer ruído ao operar em altas velocidades;
  • com o uso prolongado, eles secam o ar da sala;
  • na presença de poeira e umidade no ambiente, eles podem exalar um odor desagradável.

O dispositivo é compacto, é fácil movê-lo para outra sala, se necessário

Aquecedores a cabo para o banheiro

Aquecedores de cabo também são feitos na forma de toalheiros aquecidos. No entanto, ao contrário das opções de líquido, há um cabo montado dentro. O princípio de operação deste aquecedor se assemelha a um dispositivo de piso aquecido. No entanto, o dispositivo usa muito menos eletricidade.

Este tipo de aquecedor se distingue por seu design variado e custo relativamente baixo. As desvantagens dos aquecedores de cabo incluem seu rápido resfriamento após serem desligados, bem como a necessidade de prestar atenção especial ao estado da fiação.

Além disso, ao instalar aquecedores de cabo, certas condições devem ser respeitadas:

  • o local escolhido para a instalação do aquecedor deve ser protegido da umidade - a distância até a banheira ou pia deve ser de no mínimo 60-70 cm;
  • a distância ao chão deve ser de pelo menos 20-25 cm, à parede - 30-35 cm, até aos móveis mais próximos - 75-80 cm;
  • o toalheiro aquecido não pode ser instalado diretamente sob a tomada;
  • presença obrigatória apenas de fiação elétrica oculta.

A vantagem deste modelo é a capacidade de usar conforme necessário em qualquer época do ano.

Maneira universal de tocar

Dependendo das necessidades atendidas, o toalheiro aquecido é conectado às tubulações do sistema de abastecimento de água por meio das tubulações superiores ou inferiores. Mas você precisa se lembrar sobre a perda de energia (em 10 por cento) se a conexão for feita através dos tubos inferiores. No caso de substituição da bobina antiga por bateria tipo escada, é preferível utilizar um modelo com ligação lateral cujo centro é de 50 centímetros.

A bateria elétrica de parede para banheiro não deve ser colocada a menos de 60 centímetros do vaso sanitário, pia e banheira. O soquete deve estar equipado com um O-ring e o plugue deve ter um bom isolamento. Este tipo de bateria só deve ser instalado por um profissional.

A bobina funciona com o princípio de uma bomba de gravidade. Se for cortado corretamente, a circulação natural e o funcionamento correto do radiador estão garantidos. É necessário desenvolver um esquema de instalação, seguindo claramente as instruções do modelo, bem como levando em consideração a localização do espelho do banheiro.

Para a maioria dos modelos, a opção de conexão ideal é fornecer o refrigerante pelas saídas superiores (e a saída é feita pela parte inferior). Consegue-se por meio de conexões universais para a bateria do banheiro (há fotos de exemplos de trabalho em nosso artigo). Este tipo de conexão tem uma série de vantagens:

  • a direção e a taxa de abastecimento de água no riser não afetam de forma alguma o desempenho da bateria;
  • não há necessidade de sangrar o ar depois que a circulação for desligada.

Outra vantagem importante é a independência da instalação da localização do riser.

Aquecedor de água

Como conectar adequadamente um toalheiro aquecido a água ou radiador?

Aqui estão algumas diretrizes simples baseadas em minha experiência pessoal.

  • É necessário um bypass antes do secador ou bateria. Isso garantirá a permeabilidade do riser ou da tubulação quando o aquecedor estiver desligado (por exemplo, no calor do verão);
  • Para desligar a secadora, é melhor instalar válvulas de esfera em vez de válvulas de rosca ou plugue. Não requerem manutenção, têm sempre uma boa retenção hídrica e um grande recurso;
  • É melhor conectar a secadora e o radiador não com drives, mas com americanos. Neste caso, a instalação e desmontagem de um toalheiro aquecido (por exemplo, para colocar ladrilhos por baixo) não demorará mais do que alguns minutos.

Conexão do secador de água.
Conexão do secador de água.

Toalheiros aquecidos, com sua potência absurda, podem ser conectados a qualquer tomada, independentemente da presença de aterramento e do tamanho da fiação. Mas para aquecedores completos, as instruções são um pouco mais complicadas:

  • O soquete deve ser conectado ao aterramento e ter os terminais apropriados. Um banheiro é um cômodo úmido, e um fechamento de fase no corpo pode levar às consequências mais desagradáveis;
  • A tomada deve ter uma tampa para protegê-la de respingos de água;

Tomadas protegidas para banheiro.
Tomadas protegidas para banheiro.

  • A fiação é baseada em fio de cobre de 1 mm2, corrente de pico de 8 amperes. Deixe-me lembrá-lo: a corrente é igual ao resultado da divisão da potência em watts pela tensão de alimentação em volts. Portanto, para um dispositivo com potência de 2 KW, é necessário um fio de cobre de pelo menos 2000/220/8 = 1,36 mm2.

Sugerimos que você se familiarize com Como anexar um espelho de banheiro a um azulejo

Qual aquecedor é melhor para o banheiro

Antes de decidir sobre um tipo específico de aquecimento para o banheiro, você deve descobrir por si mesmo qual objetivo você precisa alcançar.

Em seguida, você precisa levar em consideração qual modelo do dispositivo pode ser usado sem negligenciar os requisitos técnicos. Muitas vezes, para isso, recorrem à ajuda de profissionais construtores e designers que podem ajudar na escolha e instalação certa.

Um fator importante é a capacidade financeira, uma vez que o custo das várias opções de aquecimento de um banheiro é significativamente diferente.

A escolha de um aquecedor no banheiro depende das condições técnicas e do orçamento

Calculamos a potência necessária

A potência do dispositivo de aquecimento é sua característica mais importante. Guiado por este indicador, você precisa comprar um aquecedor para uma sala específica. Para determinar a potência, você precisa conhecer a área da sala.

Artigo relacionado: Telas de banheiro: características e fotos

Abaixo está uma pequena lista com indicadores da área que precisa ser aquecida e a energia necessária para isso:

  1. Para 5-6 m² precisa de 500 watts.
  2. Para 7 a 9 m² vai precisar de 750 watts.
  3. Para 10-12 m² você precisa de 1000 watts.
  4. Para 12-14 m² vai precisar de 1250 watts.
  5. Para 15-17 m² você precisa de 1500 watts.
  6. Para 18-19 m² precisará de 1750 watts.
  7. Para 20-23 m² você precisa de 2.000 watts.
  8. Para 24-27 m² você precisa de 2500 watts.

Aquecedores de banheiro

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores