Instruções e recomendações para o cálculo de radiadores de aquecimento de aço.


Você gostou do artigo? Fique ligado para novas ideias e dicas úteis sobre automóveis em nosso canal. Inscreva-se em Yandex.Dzen. Se inscrever.

O radiador é uma unidade tecnicamente complexa, da qual depende a eficiência e o funcionamento ininterrupto do motor. Diante disso, não é recomendável realizar diagnósticos e reparos por conta própria.

Tipos de radiadores

Os radiadores podem diferir no método de montagem, material de fabricação e componentes opcionais. Eles podem ser divididos nas seguintes opções:

  • Radiadores pré-fabricados. Neles, a conexão dos componentes era realizada mecanicamente. Tal montagem é notável por seu custo acessível, as juntas de tais modelos precisavam de juntas de vedação, que são resistentes ao anticongelante e temperaturas extremas;
  • Radiadores de cobre. Eles são mais caros, mas os danos a eles podem ser facilmente reparados com selagem;
  • Radiadores de alumínio. Esses produtos são mais duráveis ​​e confiáveis, mas o alumínio emite calor pior do que o cobre.

Anticongelante como refrigerante para radiadores de alumínio

Como refrigerante, você pode usar não apenas água comum, mas também um anticongelante especialmente produzido. Essas misturas não congelam mesmo em baixas temperaturas, sem alterar em nada suas qualidades. Cada variedade é projetada para seus próprios limites, isso deve ser levado em consideração na escolha.

O anticongelante contém aditivos especiais que inibem a corrosão e vários depósitos minerais.

Que tipo de refrigerante é adequado para radiadores de alumínio?

Esquema de instalação de um radiador de alumínio.

Mas, ao comprar, você deve escolher exatamente aquelas composições que são adequadas especificamente para radiadores de aquecimento de alumínio. Mas esses refrigerantes também têm suas desvantagens:

  • a capacidade de aquecimento é quinze por cento menor do que a da água;
  • alta viscosidade, ou seja, é necessária uma bomba para garantir a circulação no sistema;
  • quando aquecido, há forte expansão;
  • a fluidez é 50% maior do que a da água, ou seja, altas demandas são colocadas em juntas seladas;
  • Os anticongelantes de etilenoglicol são venenosos e só podem ser usados ​​em caldeiras de circuito único.

Radiador e corrosão

Quando o sistema de refrigeração para de funcionar, é necessário examiná-lo cuidadosamente para determinar o defeito. O refrigerante gasto pode causar corrosão na superfície do radiador. Ele começa a ionizar quase imediatamente após o reabastecimento. Nesse caso, o líquido começa a destruir as superfícies metálicas com as quais pode entrar em contato, movendo-se pelo sistema.

O refrigerante ionizado velho pode causar danos após apenas algumas semanas de operação. Quando o radiador começa a vazar, pode ser devido a danos mecânicos ou corrosão. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo líquido de arrefecimento de baixa qualidade, presença de sais na água ou danos ao revestimento protetor do dispositivo. A eliminação oportuna do defeito ajudará a prolongar o desempenho da peça automotiva.

Como regular o calor nas baterias

Suponha que você coloque uma bateria de 10 joelhos na sala e se sinta bem com ela quando ela estiver a -20 graus fora da janela. Mas agora, o frio passou e agora faz -2 graus há vários dias. Água quente, como costuma acontecer conosco, com a mesma temperatura continua a fluir em uma poderosa corrente através de nossos canos e uma câmara de gás é formada na sala, da qual não há como escapar. Nesse caso, o regulador de temperatura vem em seu socorro. Existem muitos deles na natureza. Na foto abaixo você confere um deles.

operação de radiadores

Qual deve ser a marca do termostato é um assunto para um artigo separado. E agora é importante que entendamos o princípio. A figura mostra um dos termostatos mais simples. Tem um botão na parte superior que você pode girar e definir valores de 0 a 5:

como regular o calor

5 - significa que todo o fluxo de água quente passará pela bateria; 4, 3, 2, 1 - significa que o regulador irá reduzir o diâmetro do tubo de fluxo, proporcionando menos fluxo de água quente através da bateria por unidade de tempo. Assim, uma bateria 4 será mais fria, uma 3 ainda mais fria e assim por diante.

Se você quiser desconectar a bateria, pode definir "*" - o fluxo de água será muito pequeno. Praticamente não será:

reguladores na bateria

Ou você pode simplesmente desligar as válvulas de esfera no radiador. O efeito será aproximadamente o mesmo:

como operar radiadores

Se você tiver 2 janelas na sala e 2 baterias de aquecimento embaixo delas, então, mesmo durante a instalação, é aconselhável instalá-las com cuidado. Por exemplo, você precisa de 20 seções para toda a sala. Então é melhor colocar, por exemplo, 12 seções em uma bateria e 8 seções na outra. Neste caso, além do regulador em cada uma das baterias, você pode desligar ou ligar completamente 8, 12 ou todas as 20 seções ao mesmo tempo.

Eliminação de defeitos do radiador

O estado do radiador deve ser verificado regularmente. Isso é especialmente importante antes de uma longa viagem. Quando surge um vazamento no radiador devido à corrosão, é necessário o uso de selantes especiais ou soldagem a frio. Pequenos vazamentos no sistema de resfriamento ajudarão a corrigir as vedações. Para isso, o selante é despejado no tanque do sistema de refrigeração. Em contato com o ar, essas substâncias se solidificam, formando um filme de polímero que fecha o vazamento de forma confiável. A soldagem a frio é um tipo de reparo mais difícil. É utilizado na presença de grandes fissuras.

Selantes adesivos resistentes ao calor que se assemelham a plasticina são aplicados na superfície danificada. O selante endurece em poucos minutos, mas o endurecimento completo pode ocorrer muito mais tarde. Às vezes, isso leva um dia inteiro. Esses remédios são, na verdade, de emergência. Num futuro próximo, será necessário entrar em contato com um serviço de automóveis para reparos mais substanciais, caso contrário, o radiador terá que ser substituído por um novo. Mesmo que a "soldagem a frio" possa durar vários anos, ainda assim não vale a pena o risco.

Anticongelante à base de álcool etílico

Você pode fazer sua própria mistura de radiador. Para isso, você precisa de: água destilada e álcool etílico 40%.

Para usar anticongelante no sistema de aquecimento, nem sempre é possível preencher misturas compradas prontas. Nesse caso, você pode usar um refrigerante fácil de preparar com suas próprias mãos. Como isso é possível, você pergunta? Tudo é muito simples, esse refrigerante é uma mistura anticongelante de água destilada e álcool etílico a quarenta por cento. Um anticongelante semelhante, preparado manualmente para um sistema de aquecimento, tem as seguintes características:

  • a viscosidade do líquido é ligeiramente superior à da água, mas muito inferior à dos anticongelantes adquiridos;
  • a fluidez é menor que o anticongelante, o que permite reduzir um pouco os requisitos de estanqueidade das conexões do circuito. As vedações de borracha não são danificadas ao usar esse tipo de líquido;
  • As misturas à base de álcool têm outra vantagem, tornando-as uma excelente escolha para radiadores de metal. O fato é que o álcool evita o desenvolvimento de corrosão, e isso é importante para sistemas, cuja destruição pode levar a uma variedade de problemas;
  • neste caso, recomenda-se a utilização de água dura para o sistema de aquecimento, que, juntamente com o álcool, evita a formação de incrustações nas superfícies internas. O precipitado é formado na forma sólida, com lavagem preventiva é facilmente removido do sistema;
  • quando o teor de álcool na mistura é de 30%, ela não evapora separadamente;
  • o ponto de ebulição do portador de calor do álcool é aproximadamente igual ao valor da água comum. Ou seja, quando a temperatura sobe para 85 graus Celsius, não ferve com a formação de grandes massas de vapor;
  • o álcool no refrigerante reduz a expansão térmica, ou seja, os tubos de aquecimento e outros elementos não são danificados durante o congelamento.

Artigo relacionado: Acabamento conveniente de encostas com perfil de pvc f

Se você tiver que escolher entre água e uma mistura de álcool, muitos especialistas recomendam dar preferência à segunda opção (se o projeto da caldeira permitir). As proporções de tal composição são calculadas com base nos valores de temperatura planejados:

Que tipo de refrigerante é adequado para radiadores de alumínio?

Se por algum motivo a caldeira for desligada, é imprescindível drenar a água quente do radiador, caso contrário os tubos podem estourar.

  • quando a temperatura cai para menos 10,6 graus, o teor de álcool deve ser 20,3 por cento;
  • com uma diminuição para um valor de 23,6 graus negativos, o teor de álcool é 33,8 por cento;
  • ao congelar a menos 28,7 graus - o teor de álcool deve ser 39 por cento;
  • com uma redução para menos 33,9%, o teor de álcool é 46,3%.

Ao preparar um refrigerante para radiadores de alumínio, o volume deve ser calculado com base no fato de que um litro de álcool etílico a 96% contém 960 ml de álcool anidro. Para obter uma solução de álcool a 33%, você precisa dividir 96 por 33, o que dará um volume igual a 2,9 litros. Quando a água é adicionada a um litro de álcool em uma quantidade de 2,9 litros, obtemos uma solução de álcool 33%, que é um excelente refrigerante despejado em um radiador de alumínio para um sistema de aquecimento. A solução resultante não congelará mesmo em temperaturas abaixo de 22,5 graus negativos.

Quando o anticongelante não deve ser usado? Mas nem sempre é possível usar um líquido refrigerante conveniente e eficaz como anticongelante para um sistema de aquecimento. Se você ainda estiver escolhendo qual usar, considere os seguintes fatores:

Que tipo de refrigerante é adequado para radiadores de alumínio?

Cálculo da potência necessária do radiador.

  • é categoricamente impossível tomar anticongelante se caldeiras de íon (eletrólise) forem usadas. Neles, o aquecimento é feito passando a corrente por todo o volume do tanque da caldeira, o que é inaceitável para o anticongelante. Ao projetar um sistema de aquecimento doméstico, certifique-se de que ele pode ser usado com um determinado tipo de transportador de calor;
  • anticongelante não deve ser usado em um sistema aberto. Mas, neste caso, tal proibição aplica-se apenas às misturas que são produzidas à base de etilenoglicol venenoso, o restante pode ser utilizado em circuitos abertos, se houver indicação do fabricante para tal;
  • a temperatura não deve ser reduzida mais do que 20 graus negativos. Isso pode reduzir seriamente as características dos aditivos incluídos na composição, ou seja, dentro do sistema aparecerão focos de corrosão, aparecerão escamas;
  • Ao fazer juntas seladas, não é recomendado o uso de rolo de linho, que é coberto com tinta a óleo comum na parte superior. Quando se utiliza anticongelante no aquecimento de radiadores de alumínio, é permitido o enrolamento de linho somente com selantes, pois a tinta a óleo é facilmente corroída pelo anticongelante, o que leva a uma perda total de estanqueidade;
  • anticongelante não deve ser usado quando acessórios e tubos galvanizados são usados ​​para o circuito de aquecimento;
  • quando a caldeira aquece o refrigerante a uma temperatura acima de 70 graus Celsius, não é mais possível usar anticongelante. Este valor é o limite para a maioria dessas misturas, que têm a expansão térmica mais alta em aquecimento mais alto.

Artigo relacionado: Fazer um arco em um apartamento com as próprias mãos: uma foto e uma opção para decorar com pedras decorativas e papel de parede

Como aparece a corrosão em tubos e a que ela leva?

Ferrugem no sistema de aquecimento em uma casa particular
À medida que a temperatura da água aumenta a cada 10 ° C, sua capacidade de causar corrosão dobra e a capacidade de dissolver os sais de CaCO3 e CaSO4 diminui, o que leva à formação acelerada de incrustações.
No entanto, não são apenas as reações entre diferentes elementos químicos que prejudicam os sistemas de aquecimento. As substâncias que são dissolvidas em qualquer água têm a capacidade de se estabelecer e se prender às paredes dos riachos.

Esses processos químicos contribuem para a formação de ferrugem e incrustações no sistema de aquecimento, o que reduz a folga da tubulação e a transferência de calor.

Um inibidor de corrosão é usado para prevenir ou retardar os processos de corrosão em sistemas de aquecimento. Vários aditivos e reagentes são usados ​​para reduzir a formação de incrustações.

Instalação e conexão de radiadores de aquecimento

Antes de realizar o trabalho, eles compram acessórios - adaptadores com ganchos; buchas com parafusos geralmente estão incluídos em um kit típico. Eles também compram um termostato e duas válvulas ou válvulas de esfera.

Para fazer os furos, você precisará de uma chave de fenda ou broca com broca adequada para o pino. Você também precisa ter um nível de construção, uma fita métrica e um lápis, uma chave de encanamento ajustável.

Antes de realizar o trabalho, determine a localização e as dimensões da bateria de acordo com as seguintes regras:

  • o trocador de calor é colocado simetricamente em torno do eixo central da janela;
  • deve ser suspenso a uma distância de 100-120 mm da superfície inferior do peitoril da janela;
  • a distância entre o chão e a bateria não deve ultrapassar a faixa de 80 a 120 mm;
  • a distância ideal entre a bateria e a parede é de 30 - 50 mm;
  • o comprimento total da bateria é de 70 a 80% da largura da janela sob a qual é fixada.

Para pendurar radiadores bimetálicos, pelo menos três suportes são usados ​​- dois na parte superior e um na parte inferior.

Ao conectar radiadores de aquecimento bimetálicos, você pode precisar de informações sobre: Canos para aquecimento - quais são os tipos de canos modernos, bem como o que é melhor escolher na hora de instalar um sistema de aquecimento em uma casa ou apartamento particular

Diagramas de conexão para radiadores bimetálicos

FIG. 13 diagramas para conectar radiadores a um riser vertical em apartamentos comunitários

A conexão diagonal de um radiador bimetálico com um termostato com tubos pré-estirados é realizada na seguinte sequência:

Fixação dos ganchos de retenção

  • Primeiro, as marcações são feitas na parede. Contorne a linha vertical central, em seguida aplique simetricamente o radiador na parede (você precisará da ajuda de um segundo trabalhador) e faça marcas com um lápis nas bordas.
  • Dois pontos sob a seção horizontal da seção são colocados na parte superior e um ponto na parte inferior, próximo à linha central.
  • Em seguida, faça furos com o diâmetro necessário e instale os suportes do radiador nos pinos-guia com parafusos.
  • Eles penduram a bateria e verificam a exatidão de sua instalação - ela deve estar firmemente apoiada em todos os suportes, sem folgas.

Conexão de acessórios

  • Use uma chave inglesa para aparafusar quatro adaptadores de radiador de 1 polegada e 3/4 de polegada que possuem juntas de vedação. Em teoria, podem ser aparafusados ​​sem enrolamento adicional, mas é melhor usar linho. O fato é que quando as roscas de alumínio e aço entram em contato com o passar do tempo ocorre sua destruição parcial, depósitos de calcário se depositam nas cavidades livres e após um certo tempo o adaptador se fixa e não pode ser desparafusado com uma chave ajustável.

    O linho evita a formação de depósitos ao bloquear os canais livres, o que facilita muito o desmantelamento posterior dos acessórios e a desmontagem da bateria.

  • Na parte superior do radiador, uma luva de conexão (americana) é aparafusada para conectar a cabeça termostática, por baixo, na diagonal, a mesma americana é instalada na saída da bateria.
  • Um tampão é instalado na saída livre na parte inferior, o linho é usado para enrolar as peças. Em frente ao termostato, a torneira Mayevsky é aparafusada no adaptador com uma chave ajustável.
  • Em seguida, uma cabeça termostática com um regulador voltado para a sala é aparafusada no tubo de entrada superior.
  • Uma válvula de corte (válvula de esfera) é aparafusada no tubo de saída diagonal por baixo.
  • Em seguida, o radiador é pendurado nos suportes e conecta sua entrada e saída com a cabeça termostática na parte superior e a válvula de fechamento na parte inferior, usando as porcas das mulheres americanas.

As principais etapas de conexão de radiadores de aquecimento bimetálicos

FIG. 14 Conectando radiadores de aquecimento bimetálicos - etapas básicas

Os radiadores bimetálicos são um dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos dos fabricantes líderes mundiais, que podem ser usados ​​com eficácia em sistemas de aquecimento coletivos e individuais. Os métodos e opções pelos quais a conexão de radiadores de aquecimento bimetálicos é feita não são diferentes da conexão de trocadores de calor de radiador de alumínio populares.

Nuances importantes de instalação de radiadores

Nuances importantes de instalação de radiadores
Nuances importantes de instalação de radiadores

Todas as outras coisas sendo iguais, a conexão diagonal dos radiadores é a melhor opção. Este método é especialmente adequado em situações em que baterias de várias seções são conectadas.

A prática mostra que é melhor instalar 2 baterias ao lado de 6 seções, em vez de 1 a 12.

A opção de conexão lateral não difere significativamente da tecnologia diagonal se um conjunto estiver sendo instalado, consistindo em um número relativamente pequeno de seções. A conexão diagonal começa a superar todas as outras opções nos casos em que a unidade consiste em mais de 6-8 seções.

Atenção especial deve ser dada à composição da tinta e do verniz, que serviu para finalizar a bateria bimetálica. Durante a instalação da unidade, tome cuidado para não estragar o revestimento, caso contrário, ele irá descascar muito rapidamente no futuro.

Todos os riscos e outros danos devem ser cobertos com uma composição de tinta e verniz semelhante o mais rápido possível para evitar a expansão dos danos. É melhor comprar com antecedência um acabamento adequado, para não perder tempo procurando depois, pois a automontagem da bateria raramente ocorre sem danos.

É altamente recomendável que você se arme com o suporte e a ajuda de um técnico experiente que irá garantir que nada seja danificado durante o processo de conexão da bateria. Na ausência dessa oportunidade, seja extremamente cuidadoso.

Recomenda-se remover o celofane com o qual esses produtos são embalados somente após a instalação estar concluída e a unidade ser conectada.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores