Como é pago o consumo de eletricidade sem medidor?

As contas de eletricidade são pagamentos mensais obrigatórios. Portanto, é necessário reabastecer a conta pessoal em tempo hábil e evitar dívidas sobre ela, para não ficar sem luz. Hoje, as contas de serviços públicos são cobradas pelo fornecedor e os clientes só precisam depositar o dinheiro na conta em dia.

Mas, para controlar os encargos, os especialistas aconselham fazer um cálculo independente do custo da eletricidade. E também tal prática permitirá que o consumidor descubra como economizar dinheiro ao usar eletricidade. Na revisão, contaremos a você em detalhes sobre todas as nuances do cálculo da quantidade de luz para indivíduos.

Calculando o custo da eletricidade

Como calcular a quantidade de eletricidade por medidor (incluindo o custo de 1 kW de eletricidade)

Para calcular o recurso energético consumido, os residentes precisam enviar as leituras à gestão ou à empresa de comercialização de energia todos os meses, de 10 a 26. E também é recomendado calcular periodicamente de forma independente o valor a ser pago, a fim de verificar a exatidão das cobranças e identificar por si mesmo onde você pode economizar no mundo.

O procedimento é simples e qualquer consumidor pode dominá-lo. O principal é acompanhar a seqüência de etapas e conhecer as tarifas estabelecidas. As taxas podem ser encontradas no site da sua fornecedora de energia. Normalmente são instalados no final do ano e são válidos pelos próximos 12 meses.

Faça leituras

Atualmente, existem dois tipos de medidores de eletricidade:

  • indução;
  • eletrônico.

Os primeiros incluem modelos mais antigos. Eles também são chamados de mecânicos. Os medidores de indução operam na mesma zona tarifária. O indicador é removido para a vírgula, ou seja, para o valor destacado em uma cor diferente. Geralmente tem 5 ou 4 dígitos.

Faça leituras do medidor de eletricidade

Os dispositivos eletrônicos são mais precisos do que os mecânicos e podem levar em consideração a energia consumida ao longo de vários períodos diários, portanto, são divididos nos seguintes tipos:

  • taxa única;
  • duas tarifas;
  • três taxas.

Se você tiver a primeira opção instalada, você precisa pegar o indicador da mesma forma que para um medidor de indução. Mas os dispositivos de duas e três taxas levam em consideração a energia consumida em vários intervalos de tempo, denotando:

  1. “Dia” ou “Pico” - T1;
  2. “Noite” - T2;
  3. “Meio Fim” - T3.

Em tais dispositivos de medição, os indicadores são exibidos alternadamente com um intervalo de cerca de 30 segundos. O valor da taxa diária pode ser indicado ao lado do display digital ou no canto esquerdo inferior ou superior. Tudo depende da marca do medidor elétrico.

O valor da diária pode ser indicado ao lado do display digital ou no canto inferior ou superior esquerdo

Referência! Todos os indicadores são registrados com o valor decimal, ou seja, com a vírgula. O arredondamento é permitido.

Insira e calcule por fórmula

Depois de ter anotado todos os indicadores diários, você precisa calcular a energia consumida no mês. Para fazer isso, primeiro subtraia as leituras anteriores dos dados do mês atual. Se o medidor de eletricidade for multitarefa, calcule cada tarifa separadamente de acordo com o princípio: da corrente T1. subtraia o T1 anterior e assim por diante.

Os valores recebidos devem ser multiplicados pela tarifa atual. Por exemplo, para 2020, Mosenergosbyt tem as seguintes taxas:

TarifasMoscouPopulação urbana usando fogões elétricosHorticultura, horticultura, dacha MAS os cidadãosOutros consumidores
de 1º de janeiro de 2020 a 30 de junho de 2019
T1 (pico)6.575.255.476.57
T2 (noite)1.951.371.951.95
T3 (meio pico)5.474.374.545.47
de 1 de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2019
T1 (pico)6.575.584.976.57
T2 (noite)2.131.52.132.13
T3 (meio pico)5.475.584.976.57

Para obter o valor total a ser pago, você precisa somar todos os três valores recebidos para as taxas diárias. Se houver um benefício, ele será deduzido do valor total.

Se você tiver alguma dificuldade em calcular a eletricidade pelo medidor, poderá usar a calculadora online.

Como contar a eletricidade pelo medidor e o valor do pagamento por ela?

Para calcular o consumo de eletricidade contado pelo medidor elétrico, você precisará fazer duas leituras dele. Para isso, no final do mês seguinte (ou durante a instalação, se o medidor for novo), anote todos os dígitos exibidos no placar, até a casa decimal (em alguns modelos de contadores, os dígitos após a casa decimal ponto são destacados em uma cor diferente). Os algarismos após a vírgula podem ser ignorados, pois significam muito pouco volume.

Exatamente um mês depois (é melhor fazer isso diariamente), faça as leituras do medidor novamente e subtraia as leituras anteriores do valor recebido - esta será a quantidade de eletricidade que você consumiu no mês anterior. Para saber o valor que deve ser pago pela energia consumida, o valor resultante deve ser multiplicado pelo custo de 1 kWh. Dados sobre o custo de 1 kW / h podem ser obtidos no recibo que você recebeu ou entrando em contato com o serviço de despacho de seu fornecedor. Além disso, as informações sobre tarifas, via de regra, são postadas no site oficial desta última.

A situação é aproximadamente a mesma com os medidores de duas tarifas, que agora estão ganhando popularidade e se distinguem pela divisão da contabilização da eletricidade consumida em noite e dia. Nestes dispositivos de medição, existem dois visores: um indica a indicação da eletricidade consumida durante o dia, e o outro - à noite. Para calcular o valor, você precisará fazer as duas leituras, subtrair as leituras correspondentes obtidas no mês passado, multiplicar cada um dos valores pelo preço de 1 kWh (é diferente durante o dia e a noite) e adicionar o resultado valores.

Assine o boletim informativo

Siga-nos no Yandex.Zen Siga-nos no Telegram

Como calcular eletricidade se não houver medidor

Se um dispositivo de medição não estiver instalado na casa ou o intervalo de calibração tiver expirado, as leituras não podem ser transmitidas. Nessas situações, os acúmulos são feitos de acordo com os padrões, ou seja, de acordo com o indicador estabelecido na região. Deve-se ter em mente que a empresa fornecedora de energia tem o direito de aplicar um fator de multiplicação de 1,5 se os residentes tiverem capacidade técnica para instalar um medidor, mas não o fazem por algum motivo.

Os seguintes indicadores são levados em consideração:

  1. O número de pessoas registradas permanente e temporariamente.
  2. Espaço de convivência.
  3. O padrão atual na região.

Todos os dados são multiplicados e, se necessário, aumentados por um fator de 1,5. O resultado é o valor a ser pago.

As taxas de consumo de eletricidade sem dispositivo de medição dependem diretamente dos seguintes pontos:

  1. Número de quartos.
  2. O número de residentes, incluindo os temporariamente registrados.
  3. A região onde o objeto está localizado.
  4. Tipo de fogão instalado (gás ou elétrico).

Referência! Atualmente, foi lançado um programa que visa o interesse dos consumidores na instalação de medidores de energia elétrica. Assim, prevê-se que as tarifas aumentem até 20% para as instalações onde não existem medidores, enquanto o aumento das tarifas de eletricidade com medidores é de 5 a 10%.

Como pagar ONE se a casa não tiver um dispositivo de medição comum

Se a casa não possuir medidor geral da casa ou se o intervalo de calibração tiver terminado e as leituras forem consideradas inválidas, o consumo de energia elétrica é calculado com base no padrão regional estabelecido. Além disso, a organização da fonte de alimentação, a seu critério, pode adicionar um fator de multiplicação de 1,5 a ela. Isso se aplica a situações em que é tecnicamente possível instalar um dispositivo de medição comum na casa, mas os inquilinos (ou a empresa de gestão) não procuram fazê-lo.

A conta de serviços públicos inclui o seguinte:

  • O número de pessoas registradas em caráter permanente ou temporário;
  • Área do apartamento;
  • O padrão atual de consumo de energia elétrica na região.

Como calcular a eletricidade pela área da sala

Se não houver medidor em casa, o consumidor paga pela energia elétrica de acordo com o padrão estabelecido na região. Esta taxa é multiplicada pelo número de moradores e depende do tipo de fogão instalado na casa e de quantos cômodos. Cálculos de área quadrada não são executados.

Os padrões atuais para uma pessoa em 2020 em algumas regiões do país:

RegiãoObjeto com fogão a gás (kW)Objeto com fogão elétrico (kW)
Moscou5080
São Petersburgo78111
Permian185263
Região transbaikal6596
Região de Rostov96156

Cálculo do consumo de energia

A tarefa: como calcular o consumo de eletricidade parece simples - some o consumo de energia dos passaportes de todos os eletrodomésticos e multiplique pelo número de horas de operação. Mas, para o cálculo, também é necessário levar em consideração a carga inicial, que para consumidores do tipo indução é a mesma que durante a operação, e para equipamentos do tipo capacitor - muito mais.

Os aparelhos de indução incluem aqueles que emitem calor durante o funcionamento - lâmpadas incandescentes, ferros de engomar, fogões. Para condensador - geladeira, TV, máquina de lavar, sua potência inicial será 2,5 - 3 vezes maior do que a indicada no passaporte. Por exemplo, vamos pegar 6 consumidores:

  • fogão elétrico - 500 W;
  • lâmpadas - 15 W, 10 peças;
  • ferro - 2300 W, aquecimento por 10 minutos por hora;
  • refrigerador - 170 W;
  • TV - 200 W;
  • máquina de lavar - 1000 W.

Consumo de energia neste caso ((500 + 15 * 10 + 2300/6) + 2,5 * (170 + 200 + 1000)) / 1000 = 4,46 kW.

Esse número precisa ser aumentado em 10% para criar um estoque de segurança. Portanto, a potência necessária é de 4,9 kW.

Calcule as leituras do medidor de eletricidade online

Atualmente, não é difícil calcular as leituras de um medidor de energia elétrica online, uma vez que existem muitos sites com calculadoras na Internet. Para o cálculo, você só precisa inserir os seguintes dados:

  • grupo de consumidores;
  • o número de cidadãos vivos;
  • tipo de contabilidade;
  • a tarifa em vigor na região;
  • insira as leituras do dispositivo.

A calculadora calculará independentemente o valor a ser pago. Mas muitas calculadoras não levam os benefícios em consideração. Portanto, se estiver disponível, os cálculos devem ser feitos a partir do valor resultante.

Como fazer leituras de medidores trifásicos

Existem dois tipos de medidores de eletricidade trifásicos - o tipo antigo, exigindo transformadores e conexão direta eletrônica (sem transformadores). Se for instalado um eletrônico, é necessário fazer as leituras do medidor de energia elétrica da mesma forma como descrito acima. Basta anotar os valores, aguardar até que as informações solicitadas sejam exibidas na tela ou "rolar" os dados para a página desejada.

Conectando um medidor elétrico em uma rede trifásica através de transformadores de corrente

Como fazer e ler corretamente as leituras do medidor de eletricidade

Se uma grande potência for alocada ou houver um dispositivo de medição antigo, um transformador é instalado em cada uma das fases. Para fazer leituras neste caso, você precisa saber a relação de transformação. As leituras feitas devem ser multiplicadas por este fator. O valor resultante será o consumo real.

Mas, em geral, você precisa ler o contrato. O procedimento de cálculo deve ser especificado lá - em algumas organizações eles escrevem as leituras, abaixo eles colocam os dados do transformador ou a taxa de transformação, e os cálculos reais são feitos pelo próprio operador. Portanto, se você possui um medidor trifásico, verifique a forma e o procedimento de cálculos ao instalar e lacrar o medidor e colocá-lo em operação.

Calculadora para calcular um medidor de eletricidade de duas tarifas

Se você tiver um dispositivo de duas taxas instalado, precisará calcular duas zonas diárias: dia e noite.As taxas noturnas são mais baratas, então você precisa levar essas nuances em consideração ao fazer o cálculo.

Para saber quanto será o pagamento mensal pelo recurso consumido, uma calculadora de eletricidade online operando na região de Moscou ajudará. Para obter o valor, basta inserir os seguintes dados:

  • localização do objeto (cidade, bairro);
  • leituras de dispositivos de medição.

Os cálculos são realizados em modo automático após clicar no botão "Calcular".

Se você já tentou calcular o valor a pagar por conta própria ou usou uma calculadora online, pedimos que compartilhe sua experiência. A sua opinião é muito importante para outros consumidores, pois a partir dela podem tirar conclusões e encontrar a opção mais adequada para o cálculo da eletricidade.

Tipos de medidores de eletricidade

Há um grande número de medidores de eletricidade diferentes. No entanto, eles podem ser divididos em três tipos principais:

  • indução ou mecânica;
  • eletrônico;
  • híbrido.

Dispositivos mecânicos

Estruturalmente, os medidores de indução são feitos da seguinte forma - entre duas bobinas, corrente e tensão, existe um disco de alumínio, que é mecanicamente conectado à balança.

O princípio de operação é que a corrente que flui pelas bobinas cria um campo eletromagnético que faz o disco girar. Ele transmite sua rotação ao mecanismo de contagem por meio de uma engrenagem helicoidal. Quanto mais corrente flui pelas bobinas, maior é a indutância do campo eletromagnético, o que faz com que o disco gire mais rápido e, portanto, a escala.

Na classificação dos medidores, os indutivos são os mais imprecisos. Isso se deve a erros decorrentes da transformação do campo eletromagnético na rotação do disco. E também erros bastante graves podem ocorrer no mecanismo de rotação da escala.

A principal vantagem desse tipo é o preço baixo.

Com mecanismo eletrônico

Medidores de eletricidade eletrônicos surgiram há relativamente pouco tempo. Eles são baseados na medição de corrente por meio de sensores analógicos. As informações dos sensores vão para o microcontrolador, onde são convertidas e exibidas no LCD.

As vantagens da eletrônica incluem:

  • Tamanho pequeno.
  • A capacidade de personalizar vários algoritmos para calcular eletricidade.
  • A classe de precisão mais alta entre outros tipos devido à falta de um grande número de elementos durante a medição.
  • A capacidade de personalizar o sistema ASKUE.

As principais desvantagens são o alto preço e a alta sensibilidade a picos de tensão na rede.

Modelos mistos

Medidores híbridos, como o nome sugere, são uma combinação de componentes de medidores indutivos e eletrônicos. A parte de medição delas é retirada das mecânicas, e o processamento e a saída das leituras é feito por meio de um microcontrolador.

Este tipo foi criado com o objetivo de reduzir o preço dos equipamentos que poderiam ser conectados ao sistema AMR. Este tipo é insensível a picos de tensão.

As desvantagens incluem tamanhos grandes e baixa precisão em comparação com os eletrônicos.

Como fazer as leituras do medidor corretamente?

  1. Indução - são dispositivos "antigos" e volumosos com uma roda giratória.
  2. Estático - ou elétrico moderno.

Muitos ainda têm indução, mas a tendência de mudar para modelos eletrônicos já é claramente visível - eles contam com mais precisão, têm melhor aparência e não fazem barulho.

Ao fazer leituras de um dispositivo de indução, preste atenção aos primeiros 5 dígitos (para alguns modelos 4).

O último dígito é geralmente colocado um pouco separadamente ou destacado em uma cor diferente, ele gira relativamente rápido - como regra, eles não o escrevem no recibo (para uma conta mais simples e uniforme) - são leituras após o "ponto decimal "em fração decimal.

Caso contrário, a organização faz cálculos com base no consumo médio dos últimos meses - esse dado será refletido no recibo.

Como fazer leituras de um medidor eletrônico, leituras multipartidas

Um dispositivo eletrônico pode calcular uma única tarifa, ou pode ser configurado para contabilizar várias tarifas (tarifas diferentes são introduzidas para economizar dinheiro - durante o dia é um pouco mais caro do que o normal, e à noite é muito mais barato) .


O modo desejado é selecionado no menu do dispositivo (os modos são geralmente alterados pressionando repetidamente o botão Enter):

  • T1 - para tarifa única.
  • T2 - para pagamento em separado da carência das 23h às 7h da manhã.
  • T3 - uma tarifa normal e duas tarifas preferenciais.

Ao exibir alternadamente esses modos (T1 e T2), o dispositivo mostrará diferentes leituras que "ultrapassaram" por um mês nessa taxa.

A diferença com as leituras anteriores é calculada para cada tarifa separadamente.

Como fazer leituras de um medidor elétrico ao substituí-lo

Os medidores são trocados devido à sua obsolescência, em caso de suspeita de leituras imprecisas e para verificação periódica em laboratório. O que fazer com as leituras se o medidor antigo foi desmontado e um novo foi instalado?


Antes que o medidor antigo seja removido, as leituras dele são copiadas para o papel.

Será necessário quitar o não pagamento restante no balcão.

Todas as outras manipulações serão feitas pelo controlador.

Ele irá lacrar o novo medidor, redigir documentos para ele e transferi-los para a organização de serviço.

Da próxima vez, o recibo virá com um novo número e leituras do medidor entregue.

Mas o controlador da empresa deve lacrar o medidor.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores