Tudo sobre o cabo para aquecimento de piso - tipos, características, regras para seleção e instalação


Os cabos resistivos para piso radiante são mais simples em design e são condutores de metal de um ou dois núcleos (cobre, latão ou nicromo), fechados em camadas de isolamento resistentes ao calor e uma bainha, bem como uma tela. A desvantagem dos cabos resistivos é a possibilidade de superaquecimento.

O cabo de aquecimento autorregulável para piso radiante difere porque o elemento de aquecimento não é um núcleo, mas uma matriz semicondutora. O valor da resistência no cabo autorregulável não é o mesmo, devido ao qual a temperatura se equaliza com o superaquecimento. Acredita-se que um cabo autorregulável para piso radiante seja mais confiável.

O que é um aquecimento radiante com autorregulação?

Em um campo quente com função de autorregulação, o cabo parece um fio simples de dois núcleos isolado, nele dois condutores colocados em paralelo são fechados em um circuito. É dotado de barramentos que auxiliam na distribuição da tensão em todo o seu comprimento.

As características de design do piso protegem-no do sobreaquecimento. E a presença de uma matriz condutora permite cortar o cabo de forma que não haja zonas frias.

Em casos de superaquecimento da matriz, o número de ligações condutoras diminui, bloqueando o fluxo de eletricidade. Quando o piso esfria, a alimentação é retomada.

Uma característica de um piso auto-regulável - ele pode ajustar a fonte de alimentação, começando pelo grau de aquecimento.

Saiba como ligar ou fazer a sua própria reparação de pavimento radiante eléctrico.

Tipos de cabo para piso radiante e suas características

Hoje, a gama de produtos de cabo é enorme. É dividido em grupos dependendo do propósito, poder e material do qual é feito.

Cabo de aquecimento resistivo

Este cabo de aquecimento é resistivamente carregado e alongado. Condutor de resistência constante, é maior que o cabo de força e instalação. O aquecimento é realizado usando cobre isolado ou condutores de liga especial. Além disso, o produto está equipado com uma blindagem de cobre ou folha com um núcleo de drenagem.

Funções da tela:

  1. Reduz a radiação eletromagnética, que está necessariamente presente em um condutor com corrente.
  2. É aterrado, e em caso de quebra de isolamento, a eletricidade será fechada pela tela e vai para o solo, o que ajuda a proteger uma pessoa de choque elétrico. Além disso, disjuntores e um dispositivo RCD são acionados.

Os produtos de cabo resistivo são:

  • Único núcleo - há apenas um núcleo condutor nele. Este tipo é um dos mais baratos, mas a instalação é bastante complicada, pois ambas as extremidades devem ser colocadas no mesmo ponto e conectadas a um termostato.

Aquecimento radiante com autorregulação - tipos de cabos, recursos de aplicação e instalação passo a passo

  • Dois núcleos - possui dois condutores paralelos, fechados em uma tela. As variantes dos condutores podem ser diferentes, dois de aquecimento ou um tipo de aquecimento e o segundo de alimentação. No final, o troço possui uma manga, que liga os dois núcleos e os isola. A vantagem desse tipo é a facilidade de conexão, já que tal fio só precisa ser colocado de acordo com o esquema planejado, não havendo necessidade de levar a outra extremidade até o termostato. Além disso, um cabo de dois fios produz o mínimo de ondas eletromagnéticas. Naturalmente, o preço dos produtos a cabo é muito mais alto.

Foto - cabo de dois núcleos

Os cabos resistivos são fabricados em seções pré-fabricadas de tamanho fixo e não podem ser alterados.O principal indicador caracterizador de qualquer cabo é a potência específica de um metro, deve ser de 10 a 20 W / m, o excesso não é permitido, isso pode desabilitar os elementos de aquecimento.

O comprimento da seção deve ser selecionado levando em consideração os cálculos realizados. E como o cabo é produzido em tamanhos diferentes, de 10 a 110 m, escolher o comprimento certo não é difícil. Às vezes, o produto é vendido enrolado em bobinas, é permitido cortar um fio de qualquer comprimento delas.

Profissionais do modelo:

  1. Preço aceitável.
  2. A invariabilidade das características principais.
  3. Não há corrente de pico, portanto, não há necessidade de instalar disjuntores especiais.

Mas o cabo resistivo também tem desvantagens:

  1. Se a instalação não for feita corretamente, existe a possibilidade de superaquecimento, o que pode provocar falha do sistema.
  2. É impossível alterar o comprimento do fio sem ajustar as características.
  3. Precisa garantir o desempenho de transferência de calor necessário.

Cabo de zona resistiva

No processo de desenvolvimento da indústria de cabos, um tipo seccional de modelo resistivo foi inventado - zonal. No centro estão dois condutores isolados. Eles são enrolados com uma hélice de fio de alta tensão. Este fio, através de cada medidor, é conectado a um dos condutores centrais por sua vez. Além disso, todos os sites são independentes.

Entre os aspectos positivos do cabo de zona estão:

  • a mesma densidade de potência ao longo de todo o comprimento;
  • a partida não requer grandes correntes;
  • invariabilidade das características.

Aspectos negativos deste tipo:

  • o superaquecimento local é possível;
  • a necessidade de transferência de calor;
  • o custo é o mais alto, em contraste com o cabo resistivo usual.

Esteiras de aquecimento

As esteiras de aquecimento são uma construção que consiste em um cabo fixado em uma malha especial com um determinado passo. A utilização deste tapete facilita a instalação do pavimento radiante, bastando estendê-los de forma uniforme. É permitido colocá-los em uma camada de cola para azulejos. Diferentes tipos de cabos podem ser usados ​​nas esteiras.

Importante! Ao fixá-los com uma camada de cola, não deve ser permitida a formação de bolhas de ar - isso pode provocar superaquecimento local.

Foto - Esteiras de aquecimento

A principal desvantagem das esteiras de aquecimento é a dificuldade de instalá-las em ambientes com um layout não padronizado e geometricamente complexo.

Cabo autorregulável

O tipo mais avançado tecnologicamente de cabos de aquecimento para piso radiante é auto-regulável. Ele é capaz de alterar a temperatura com base no nível de aquecimento da sala.

O modelo apresentado é composto por dois condutores, com uma matriz polimérica colocada entre eles, que desempenha a função de um semicondutor. É semelhante a um cabo normal, mas é achatado em vez de redondo e pode ter comprimentos diferentes.

Uma diminuição da temperatura promove a compressão da matriz, na qual se formam caminhos condutores de calor com maior resistência. A corrente, fluindo, aquece a matriz e o cabo. À medida que o grau de aquecimento aumenta acima do nível necessário, o polímero se expande e o número de passagens de corrente diminui, como resultado, há muito poucas delas e o aquecimento do piso para. Ao mesmo tempo, todas as seções funcionam de forma autônoma.

O semicondutor é protegido por uma camada de isolamento resistente ao calor. Em seguida, vem uma blindagem feita de cobre ou aço, coberta com isolamento adicional. Cada cabo deve ser selecionado com base nas características de desempenho.

Foto - Cabo autorregulável

Comparação de tipos de aquecedores

Ambos os tipos de cabo resistivo incluem um condutor de aquecimento que é protegido por uma bainha. Fio ou folha podem ser usados ​​como isolamento. A única diferença entre esses cabos é que o primeiro tem um núcleo de aquecimento e o segundo, dois. A principal diferença entre os fios está no material de que são feitos.

cable_installation
Não se esqueça de calcular o comprimento do cabo

Via de regra, latão, nicrômio e cobre são usados ​​como materiais.Cada um desses metais tem propriedades diferentes e resistência elétrica desigual.

Na hora de decidir qual cabo é melhor escolher, vale considerar não só o nível de sua resistência elétrica, mas também parâmetros como o comprimento total e a distância recomendada entre os elementos de aquecimento do fio. Esses dados permitirão que você forneça o aquecimento de piso mais adequado.

A distância permitida entre os elementos de aquecimento é determinada e indicada na caixa do produto pelo fabricante. A atividade própria nesta questão, na melhor das hipóteses, pode inutilizar todo o sistema de piso. Como regra, os fabricantes regulam um degrau de no máximo 12 centímetros. Os fios de aquecimento são vendidos em determinado comprimento, o que implica cálculos corretos. Na fase de montagem, não será mais possível adicionar ou retirar qualquer peça.

Outro parâmetro importante que requer atenção especial na escolha de um cabo é a quantidade de condutores de aquecimento.

Posso usar um cabo autorregulável para aquecimento de piso?

A principal função de um cabo de aquecimento autorregulável é reduzir o fornecimento de eletricidade quando o grau de aquecimento necessário é alcançado, enquanto a qualidade e uniformidade do aquecimento de superfície não são afetadas. Esta característica permite que o modelo seja utilizado com sucesso na construção de pavimento radiante em qualquer divisão, desde salas a casas de banho e WC.

Além disso, na presença de piso radiante com cabo autorregulável, é possível reorganizar os móveis do apartamento, uma vez que tem a capacidade de regular o nível de aquecimento, ao contrário do resistivo. Ou seja, é permitido reduzir o aquecimento sob móveis pesados. É impossível mudar o fornecimento de calor para um fio resistivo, podendo ocorrer superaquecimento da superfície, o que levará à saída do sistema de pé.

Vale destacar a simplicidade da construção de um piso autorregulável, já que este fio elétrico pode ser cortado em qualquer lugar, e a extremidade pode ser lacrada com a própria pessoa. Ao mesmo tempo, todas as conexões, se instaladas corretamente, podem durar mais de um ano.

Naturalmente, como qualquer piso elétrico com autorregulação, é necessário conectar a fonte de alimentação observando todos os métodos de proteção padrão. Ou seja, o sistema deve possuir um disjuntor e um RCD, cuja corrente de fuga não seja superior a 30mA. O cabo samreg deve ter uma tela e uma potência de 30 a 40 watts. Ao mesmo tempo, a etapa de assentamento do elemento de aquecimento é de 15 a 20 cm.

Para a sua informação! Uma grande conquista é o uso das propriedades autorreguladoras do material em pisos laminados.

Anteriormente, esta função não era possível devido ao pequeno tamanho do filme. Filmes infravermelhos com capacidade de autorregulação de 30% são produzidos na Coréia hoje.

Recursos do aplicativo

No entanto, apesar da simplicidade da instalação de um piso radiante autorregulado, algumas características da sua construção devem ser observadas:

  • O corte deve ser feito durante a instalação do piso radiante. Nesse caso, o comprimento do circuito de autorregulação pode ser de alguns centímetros ou várias dezenas de metros. Para diferentes tipos de cabo, o comprimento máximo é diferente e varia de 70 a 160 metros.

Foto - Cortando o cabo para aquecimento de piso

  • Ao instalar o pavimento radiante com cabo autorregulável, deve ter-se em atenção que existe uma grande diferença de correntes entre o valor nominal e o valor inicial, 2 a 4 vezes. Isso deve ser levado em consideração ao escolher os reatores.

Seguindo estes conselhos de especialistas, você pode fazer o projeto correto de aquecimento por piso radiante com suas próprias mãos.

Métodos alternativos de aquecimento

Se, por algum motivo, a localização dos cabos não for possível, a casa pode ser equipada com esteiras elétricas. Esses dispositivos de aquecimento são muito convenientes para organizar o aquecimento de piso, embora exijam custos financeiros mínimos.Se o custo de um metro de um fio autorregulável estiver na faixa de 5 a 10 dólares, então as esteiras elétricas são muito mais baratas e sua eficiência não é inferior a de um cabo de aquecimento.

Você pode encontrar esteiras de carbono e cabos no mercado. Eles diferem em parâmetros técnicos, método de instalação, material de produção e princípio de operação. Eles são semelhantes entre si apenas externamente. Cada uma das esteiras é uma esteira longa e fina que pode ser facilmente enrolada em um rolo.

Esteiras de cabos

Se você considerar cuidadosamente como funciona o tapete de cabos, poderá entender que se trata, na verdade, de um cabo de núcleo único. A única diferença é que ela é fixada em uma malha especial como uma "cobra". A distância necessária é mantida entre cada curva. Este tipo de aquecedor é mais adequado para pisos ladrilhados, pois toda a sua espessura não ultrapassa os 3 cm.

Este tapete de aquecimento é colocado no chão. A área abaixo deve estar livre de saliências e detritos. Este requisito se deve ao fato de que a manta é fixada por meio de uma base adesiva especial localizada na parte inferior da manta. O rolo é desenrolado a partir do controlador de temperatura. Quando for necessário virar a manta, pode-se cortar a tela de reforço, sem que o arame seja tocado. Ele só pode ser girado no ângulo necessário.

Em seguida, o controlador de temperatura é montado, os fios são colocados e a base é colada. Em seguida, o sistema é verificado quanto à operabilidade, após o que o filme é colado ao chão e coberto com ladrilhos ou laminado.

Opção de carbono

A esteira de carbono assume a presença de elementos de aquecimento de haste, conectados uns aos outros como uma escada de corda. Possuem revestimentos especiais que, quando a tensão elétrica passa por eles, possibilitam a emissão de radiação infravermelha, que é a energia térmica.

Cada elemento desta cadeia funciona de forma independente e não é influenciado por outras hastes. A vantagem indiscutível desse sistema é que, se um dos elementos estiver avariado, isso não afetará o trabalho dos demais. Além disso, tal dispositivo, como um cabo autorregulável para piso radiante, é capaz de monitorar de forma autônoma a temperatura externa à situação e responder adequadamente a ela. Além disso, o custo de tais dispositivos é muito mais barato e a vida útil não é menor.

Existem muitas opções para pisos aquecidos eletricamente. Claro que, em cada caso, a escolha da resistência ocorre individualmente, tendo em consideração as características do pavimento, o seu revestimento exterior, a complexidade da instalação do sistema e as capacidades financeiras.

Prós e contras do cabo autorregulável

Ao planear a instalação de um pavimento radiante com propriedades autorreguladoras, deve-se ter em consideração que o preço do condutor é elevado, muito superior ao preço de um fio normal. No entanto, com um projeto bem elaborado, esse dispositivo custará 40% a mais, não mais. Apesar disso, o sistema é considerado rentável, por ser mais econômico, e os custos de instalação serão pagos rapidamente.

As principais vantagens do aquecimento radiante autorregulado:

  1. Alta confiabilidade, ao contrário de pisos com cordão resistivo. Este fio não superaquece, então há pouca chance de incêndio ou falha.
  2. O circuito de aquecimento não se limita a um determinado comprimento, o que permite a sua instalação em qualquer área, mesmo inferior a um metro, o que não é possível com um fio convencional.
  3. Instalação simples, utilizando os reguladores mais simples.
  4. Capacidade de uso em ambientes onde o uso de artefatos explosivos é proibido.
  5. Economizando energia, pois somente as áreas frias são aquecidas.
  6. Densidade de potência independente do comprimento.
  7. Imprecisões na instalação não afetam a qualidade do piso e mesmo as sobreposições não levam ao superaquecimento.

Vale a pena dizer que os pisos autoajustáveis ​​têm desvantagens:

  • Preço Alto;
  • não conseguem aquecer completamente a divisão, mas apenas a superfície do chão;
  • possibilidade de assentamento apenas em betonilha não inferior a 35 mm;
  • desgaste periódico da matriz de combustível;
  • a vida útil é de apenas 10 anos;
  • as correntes de partida de tal cabo são altas, especialmente na presença de grandes áreas frias, portanto, há necessidade de disjuntores classe C.

Importante! É necessário levar em consideração as leituras dos blocos de proteção da rede, se a temperatura ao redor do cabo estiver baixa, então a corrente de partida será 1,5 vez maior do que na condição de trabalho.

Características da instalação do cabo de aquecimento

instalação de cabo de aquecimento por piso radiante

Se você decidir instalar o cabo do piso radiante, há várias etapas a serem tomadas. Os trabalhos devem ser realizados sobre uma base de concreto preparada, que normalmente é equipada na fase de grandes reparos. A instalação consiste no lançamento de uma betonilha preparada com cimento e areia, com 3 cm de espessura, Para colocar um fio frio que irá ligar o termóstato ao sistema de pavimento radiante é necessário fazer um canal com 20 milímetros de diâmetro. Entre outras coisas, é instalada uma tomada para o termostato.

No local onde o cabo deve ser colocado, é necessário cobrir um substrato refletor de calor, o que diminuirá o tempo de aquecimento do sistema e também minimizará o custo da eletricidade.

Qual cabo escolher

A escolha de um produto de cabo é influenciada não apenas por suas características, mas também pela classificação da empresa que o produz. Você deve dar preferência a fabricantes confiáveis ​​que produzam produtos de qualidade.

Dentre esses fabricantes, destacam-se as seguintes empresas:

  • "Devi" (Dinamarca) - produz cabos de aquecimento resistivo Deviflex 18T, que são projetados para dispor um piso aquecido do tipo principal ou adicional. O comprimento do fio é de 105 metros, a potência é 1880 W. Os produtos da empresa são confiabilidade, qualidade e garantia de até 20 anos.

Foto - Devi Cable

  • "Ceilhit" (Espanha) - produz dispositivos baratos e eficazes que podem criar condições interiores confortáveis. O principal produto da empresa é um cabo blindado de dois núcleos com potência de 220-230 W. A garantia do fabricante do produto é de 16 anos.
  • A GK "Teplovye sistemy" (Rússia) é uma empresa de confiança especializada na produção de cabos de aquecimento para pavimento radiante: autorreguláveis ​​e resistivos. Os produtos são fabricados com equipamentos modernos e novas tecnologias. Ao mesmo tempo, o preço dos produtos de aquecimento é razoável.

Como calcular a potência e a quantidade de cabo para aquecer a sala

Antes de proceder à instalação de um pavimento radiante com autorregulação, é necessário calcular a potência e o comprimento do circuito. Também propomos descobrir quanta eletricidade um piso quente consome por 1 m2 por hora, mês.

Cálculo de potência

É necessário calcular a potência térmica de um sistema de aquecimento autorregulável levando em consideração as características do aquecimento. Ou seja, o piso aquecido atuará como fonte principal ou adicional de calor.

Mas, como mencionado acima, o cabo autorregulável realiza alívio periódico do estresse para manter a superfície do piso em um estado confortável. Portanto, o calor não será suficiente para aquecer a sala, e não é aconselhável utilizar piso autonivelante como piso principal.

Como aquecimento auxiliar, é recomendado o uso de um cabo para tal piso com uma potência de pelo menos 110-140 W por metro quadrado. Além disso, para que o nível de aquecimento seja elevado, é necessário fazer um isolamento térmico.

O tamanho da sala em que o elemento de aquecimento se moverá também é de grande importância. Não é recomendado colocar o circuito sob móveis pesados ​​e acessórios de encanamento, isso é um desperdício desnecessário de energia elétrica.

Com base nisso, o cálculo da carga fica assim - a área da sala aquecida é multiplicada pela norma por metro quadrado.

Determinando o comprimento do contorno

Para calcular o tamanho necessário do canil, você precisa olhar no passaporte do produto a cabo. Ele reflete a potência por metro de fio. Ele varia de 5W a 150W. Essa variação na voltagem de um cabo autorregulável é causada pelo amplo escopo de seu uso.

Vamos considerar a definição do comprimento do contorno usando um exemplo. Ao aquecer o cabo elétrico a 28 graus e a superfície inferior do piso até 25 graus, é necessário um fio com uma potência de 17 watts. Para uma área de 10 m2, serão necessários 70 metros do circuito de aquecimento.

Sistema autoajustável

O fio autorregulável possui os melhores parâmetros técnicos. Sua composição e modo de operação são completamente diferentes do princípio de operação dos cabos descritos acima. Este fio contém dois núcleos condutores que estão em contato com uma matriz feita de um material polimérico especial. Devido a este dispositivo semicondutor, o aquecimento é regulado. Quando a temperatura aumenta, a condutividade do semicondutor diminui, reduzindo assim a capacidade de transferência de calor. Do lado de fora, a matriz é recoberta com materiais isolantes, entre eles há uma malha de blindagem especial.

cable_lay
Esse cabo servirá para você não pensar em consertá-lo.

Para uma compreensão mais precisa, vale a pena descrever com mais detalhes o princípio de operação de tal fio:

  1. Quando a temperatura na sala cai, um material de polímero encolhe no meio do cabo. Isso aumenta a eletricidade que passa pelo cabo e, como resultado, a dissipação de calor aumenta.
  2. Quando a temperatura da sala diminui, ocorre uma reação reversa, que provoca uma diminuição na intensidade da corrente. Como resultado, a quantidade de calor gerada é reduzida.

O cabo de aquecimento de piso com autorregulação é muito popular. Isso se deve às muitas vantagens desse tipo de dispositivo em relação aos análogos:

  • a capacidade de alterar independentemente a intensidade do aquecimento, respondendo ao nível da temperatura ambiente;
  • proteção multicamada estável contra estresse mecânico;
  • a singularidade do projeto do cabo fornece proteção contra superaquecimento, estendendo automaticamente a vida útil do elemento de aquecimento;
  • não envolve reparos frequentes.

Os parâmetros técnicos do aquecedor elétrico possibilitam a utilização deste tipo de cabo em diferentes ambientes sem levar em conta as peculiaridades do piso e das áreas onde os móveis estão localizados. Cada uma das seções da estrutura funciona de forma independente, reagindo de forma independente às influências externas e mantendo a temperatura especificada pelo usuário.

Se, sob a influência da pressão, que pode ser exercida por eletrodomésticos ou móveis, a temperatura atingir o máximo, a área do cabo sobrecarregado se desligará sozinha. Neste caso, o resto das seções de contorno continuarão seu trabalho.

Quando a área desativada esfriar, ela manterá a temperatura necessária novamente. Os fios autorreguláveis ​​são frequentemente escolhidos em espaços residenciais, são colocados sob laminado, parquet ou ladrilhos.

Instalação de piso radiante elétrico com fio autorregulável

A instalação de qualquer pavimento radiante deverá iniciar-se com a aquisição do material necessário, de acordo com os cálculos efectuados.

O processo de arranjar uma estrutura de aquecimento com um cabo autorregulável é semelhante à instalação de qualquer piso radiante elétrico:

  • Um termostato é instalado - sua localização na parede é determinada, a distância do chão é de pelo menos 30 cm, de preferência não muito longe do interruptor. É feito um recesso na parede, onde o termostato é montado. Um estroboscópio é feito a partir dele até o chão, no qual a mangueira corrugada é colocada.

Foto - Instalando o termostato

  • A base está sendo preparada - ela precisa ser nivelada e limpa de detritos. Se o piso tiver grandes diferenças, é melhor preenchê-lo com uma camada fina de argamassa áspera.

  • Estão em curso obras de isolamento hidro e térmico - são colocadas duas camadas de material. Em primeiro lugar, a impermeabilização - pode ser uma película de polietileno, no topo - isolamento térmico resistente ao calor, de preferência com superfície metalizada. Antes da sua instalação, o perímetro da divisão é colado com uma fita amortecedora para compensar a dilatação térmica da betonilha quando aquecida.

Foto - Isolamento de piso

  • Um cabo auto-regulável é colocado - é colocado de acordo com o esquema planejado ("cobra" ou "caracol"). Deve estar completo, deve começar a partir do termostato. Um ponto importante é a etapa de assentamento do elemento de aquecimento. Quanto menor for, mais rápido o piso aquece. E grandes passos levarão a zonas mais frias. A distância recomendada das paredes é de 15 cm.

Foto - Instalação de cabos

O cabo é fixado à malha de reforço, que é colocada sobre o isolamento térmico, ou por meio de uma fita adesiva especial ao substrato.

  • Um sensor de temperatura do piso é montado - o cabo elétrico dele deve ser levado ao termostato por meio de um tubo corrugado. Um sensor térmico é instalado no centro da sala, entre dois fios.

Foto - Instalação de um sensor térmico

  • A betonilha de acabamento é vazada - a camada de concreto deve ter no mínimo 6 cm. O piso é vazado de uma só vez, e após o nivelamento da argamassa, a superfície de concreto é deixada por 4 semanas para endurecer totalmente.

Importante! A betonilha deve ser derramada somente depois de verificar o funcionamento do cabo. A resistência do fio é verificada com um testador. O indicador deve coincidir com os dados do passaporte, um desvio de 10% é permitido.

Foto - Derramando mesa de concreto

  • O elemento de aquecimento é conectado ao termostato - isso é feito por meio de pinças especiais.

Foto - Conectando o chão

  • A camada de acabamento é aplicada - qualquer material (ladrilhos, laminado) que pode ser adjacente ao aquecimento.

Foto - Aplicação do revestimento

O uso de um cabo autorregulável no piso radiante é benéfico e conveniente. De fato, em tal projeto não há risco de superaquecimento do elemento de aquecimento, o que o torna mais seguro. E a capacidade de regular de forma independente o nível de temperatura permite que você crie facilmente uma atmosfera confortável na casa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores