Como fazer o chão de uma varanda ou loggia com as próprias mãos: isolamento e instalação

Vantagens e escolha de material para piso de madeira

A varanda é uma área auxiliar. Não foi projetado para cargas grandes que mudam abruptamente. Além disso, com o aumento da idade da casa, a capacidade de carga da laje da varanda diminui.

Portanto, a escolha da madeira como material para o piso da varanda é bastante justificada. Peso leve, baixa condutividade térmica e resistência suficiente em combinação são as qualidades mais preferíveis que um material deve ter para tal propósito.

Vantagens da madeira para um piso de madeira na varanda:


A madeira tolera o contato com a luz solar e a umidade da chuva normalmente.


Instalar um piso de madeira não requer muitas ferramentas e mão de obra.


À medida que a madeira se desgasta, ela muda facilmente.

Voltar ao conteúdo

Revestimentos de madeira

Para construir uma cobertura de madeira na varanda, você precisará de:

  1. Placa 30 mm.
  2. Barras 30x40 mm.
  3. Cimento, areia, água.
  4. Isolamento com 30 mm de espessura.
  5. Martelo giratório com broca (6 mm)
  6. Chave de fenda.
  7. Faca afiada.
  8. Parafusos auto-roscantes (6x65), buchas.
  9. Lápis, fita métrica.
  10. Beacons.
  11. Linóleo.
  12. Madeira compensada.

Essa amarração "leve" é necessária para que as toras fiquem planas sobre ela.

Antes de iniciar os reparos na varanda, avalie a regularidade da laje. Se a casa for velha e a mesa estiver irregular, rachada, é melhor retirá-la completamente. A laje é nivelada com argamassa de cimento com 3-5 mm de espessura. Essa amarração "leve" é necessária para que as toras fiquem planas sobre ela.

O chão da varanda aberta está cheio de água da chuva, que deve escoar para algum lugar.

Portanto, as lajes da varanda são colocadas com uma inclinação para fora.

Ao fazer uma nova mesa e instalar logs, você precisa se lembrar disso.

Artigo relacionado: Prateleiras de banheiro - Otimizando espaço

Os blocos de madeira são considerados defasagens. Lags e todas as outras peças de madeira são impregnadas com um anti-séptico. Não será supérfluo pintá-los. Isso protegerá a árvore do apodrecimento e dos danos causados ​​por insetos. Este piso vai durar muito tempo. Lags são instalados na varanda (é possível ao longo, dependendo de como as tábuas da varanda serão colocadas - ao longo ou transversalmente).

Devido à não observância dos ângulos retos, as dimensões da parede esquerda da varanda e da direita são na maioria das vezes diferentes. Portanto, não é desejável cortar todas as toras de uma vez. Tendo medido um lado da varanda e retirado 1,5-2 cm, o primeiro retardo é cortado. É colocada, afastando-se da parede lateral de 10-12 cm. As dimensões das seguintes defasagens são determinadas de forma semelhante à primeira, são instaladas em incrementos de 50-60 cm. A última defasagem também deve ser de 10-12 cm para longe da parede. Para isso, as defasagens do meio podem ser ligeiramente deslocadas. Os troncos colocados devem ser fixados no chão da varanda. As tábuas colocadas em vigas fixas não rangem.

Ao definir o lag, você precisa monitorar o plano horizontal do avião. As barras são niveladas primeiro. O nível é colocado nas toras e, quando necessário, beacons são colocados. Conforme eles, você pode usar peças de perfil de alumínio ou de compensado. Esteja ciente da inclinação. Verifique a posição das barras e em relação umas às outras. Para isso, a placa é colocada nas duas vigas externas. Se necessário, adicione (ou remova) balizas sob as barras e na mesma quantidade em ambos os lados da barra.

Verifique a posição das barras e em relação umas às outras. Para isso, a placa do piso é colocada nas duas vigas externas.

Fixe as toras no chão da varanda usando um perfurador. Primeiro, um furo é feito através da viga do farol na laje de concreto.A seguir, um pino com um parafuso auto-roscante inserido nele é conduzido com um martelo através de uma barra em um orifício no concreto, após o qual o parafuso é apertado até o fim com uma chave de fenda. Cada barra é fixada com 3-4 parafusos auto-roscantes. Tábuas pintadas são colocadas nas vigas alinhadas e fixas.

Artigo relacionado: Canteiros de flores decorativos: ideias para plantar vegetação no jardim (44 fotos)

Linoleum pode ser usado em vez de calçadão. Pode ser colocado diretamente na mesa de concreto, mas o piso estará frio. Mas se primeiro você fortalecer a madeira compensada grossa nas toras e depois colocar o linóleo, o piso ficará mais quente. O linóleo é fácil de limpar, não fica empoeirado.

Acima, foi pensada a questão de como fazer o piso da varanda, sem proteção de chuva e neve, para que não sobrecarregue a placa remota e seja durável. Mas na loggia, a laje de concreto pode suportar cargas maiores do que na varanda. Portanto, respondendo à questão de como fazer um piso em uma loggia, como primeira opção, você pode oferecer os mesmos pisos de madeira, mas com isolamento adicional.

Características de isolamento

Para isso, na loggia entre as toras, é colocado um aquecedor, cortado de acordo com as medidas feitas entre as barras.

Corte o isolamento ao longo da guia. Uma barra é usada como ele. Uma faca afiada com esforço é executada várias vezes ao longo da barra ao longo da linha de marcação e o isolamento é dobrado até quebrar. Irá quebrar facilmente no entalhe.

As peças cortadas são dispostas entre as travas. Se lacunas se formaram em algum lugar, elas são preenchidas com espuma de poliuretano. Uma placa é colocada em cima. Tudo, o piso isolado da loggia está pronto.

Trabalho preparatório

Em primeiro lugar, você precisa remover tudo da varanda que está nele. Remova o revestimento antigo (se houver). Se necessário, os defeitos existentes na superfície do concreto devem ser rebocados, é bom preencher as fissuras com espuma de poliuretano.

Inspecione a cerca de metal, se necessário, solde, pinte, remova a ferrugem. Compre materiais para cobertura - um substrato, uma madeira para um tronco, uma tábua do assoalho, prendedores (parafusos, esquinas, pregos).

Será necessário algum tipo de anti-séptico para as placas, além de verniz ou tinta para proteger o piso acabado.

Voltar ao conteúdo

Impermeabilização do chão da varanda

A necessidade de impermeabilização não é uma apólice de seguro. Sem a proteção adequada, o piso pode começar a ganhar umidade, mofo, partes metálicas do piso e cercas começam a enferrujar.

Em primeiro lugar, é necessário prever um ligeiro declive para o escoamento das águas pluviais. Você não pode deixá-la estagnar na varanda. Uma das opções de revestimento impermeabilizante pode ser chamada de mesa de concreto-betume.

Isso permitirá trazer a inclinação desejada e ao mesmo tempo proteger a laje da varanda da coleta de umidade. O material de cobertura é colocado na betonilha como uma segunda camada de impermeabilização ou é utilizado algum outro revestimento isolante cuja escolha seja ampla o suficiente, por exemplo, uma membrana especial de impermeabilização.

A tela deve ser mais larga do que a varanda para que suas bordas se sobreponham à parede em 20-25 cm.

Vídeo:

Voltar ao conteúdo

Terminando o piso da loggia

Reparação da loggia

Assim, o piso da loggia está pronto, agora você pode prosseguir para o acabamento. Que opções existem?

Não há restrições quanto à escolha do material do piso aqui. Você pode pegar o que quiser. Mas, ao mesmo tempo, deverá levar em consideração alguns pontos relacionados com a nomeação de uma nova sala. Por exemplo, se for decidido equipar uma cozinha na loggia, a melhor opção de revestimento são os ladrilhos de cerâmica.

Linóleo

De todos os materiais de acabamento que existem hoje no mercado, o linóleo é o mais adequado para uma loggia. Muitos podem dizer que já estamos no século passado, que o linóleo já está fora de competição e sua popularidade é muito baixa.Mas você esquece que qualquer produto no mercado muda, porque a competição é acirrada, e cada fabricante é simplesmente obrigado a oferecer novos modelos e marcas de seus produtos.

Nesse sentido, o linóleo não fica atrás de outros tipos de acabamentos. Não vamos falar de produtos chineses baratos que exalam um odor pungente e desagradável. Quando sentir o cheiro, saia correndo da loja - faz mal à saúde. No mercado, você sempre pode encontrar exemplares decentes e com excelentes características técnicas e operacionais.

Além disso, um bom linóleo tem muitas vantagens:

  • Alta resistência e resistência ao desgaste. Os fabricantes garantem que esse material poderá funcionar na loggia por pelo menos 25 anos.
  • Preço baixo quando comparado com outros revestimentos para pisos.
  • Simplicidade de estilo. Acredite no que eu digo - você pode lidar com esse processo de instalação sem nenhuma dificuldade particular. Além disso, a uniformidade do piso da loggia, que você prepara com suas próprias mãos, está fora de dúvida. E para o linóleo, esse indicador é fundamental. Se o piso for uniforme, a qualidade do revestimento será excelente.
  • Grande variedade de designs de materiais. O que os fabricantes não oferecem! Não existem apenas cores diferentes, mas também uma grande seleção de imitações para outros materiais.
  • A propósito, notamos que o linóleo pode ser colocado tanto em uma base de concreto quanto em uma estrutura de lag. No segundo caso, você terá que montar placas de compensado na caixa, o que criará uma base uniforme e confiável.

Azulejo de cerâmica

Nivelamento do piso da varanda

Este revestimento pertence à categoria de "frio", portanto, raramente é usado na loggia anexa. Mas se você escolheu, e a finalidade da sala não corresponde a este material - por exemplo, um quarto de criança ou escritório está sendo organizado - então o chão terá que ser isolado com um sistema de aquecimento de "piso quente" ou coberto com um tapete ou carpete. Vale a pena cercar tudo isso se houver outras opções de revestimento?

E ainda, as telhas de cerâmica são usadas nas loggias. A única coisa a se observar é o estado da fundação. Por baixo da cerâmica deverá preencher o pavimento com uma betonilha. Existe uma tecnologia para colocar ladrilhos em pisos de madeira ou compensado, mas esse método é complicado e requer tempo e materiais adicionais. Os custos são consideráveis. E por que você precisa disso? Você precisa seguir um caminho mais simples.

Laminado

Este belo e durável material que imita vários tipos de madeira está no auge de sua popularidade hoje. É ele quem pode se tornar o rosto que substituirá todos os anteriores. E ainda mais na loggia.

A sala é pequena, o custo do material para sua reforma é baixo, então você pode desembolsar. Além disso, este quarto também será residencial. significa que a beleza, o aconchego e o conforto vêm em primeiro lugar.

Portanto, quem ainda está pensando em que material usar na loggia para pavimentação, preste atenção ao nosso conselho - laminado.

Chão de madeira

Os pisos de madeira nas novas instalações são um clássico. Provavelmente não vale a pena dizer que o revestimento de pranchas se distingue pela sua naturalidade e elevadas características técnicas. Todo mundo sabe disso. Mas nem todo artesão doméstico sabe como fazer a instalação corretamente com suas próprias mãos. Portanto, algumas dicas práticas e um pequeno esquema de estilo.

Os pisos de madeira devem ser montados em uma estrutura defasada, onde vigas de madeira podem atuar como defasagens. Os artesãos experientes dizem que o piso de tábuas também pode ser colocado sobre penoplex. Este isolamento é bastante denso e durável, por isso pode funcionar como uma base plana confiável sem problemas. Mas isso não é tão fácil quanto pode parecer. Portanto, vamos considerar o processo de instalação de um piso de madeira ao longo das toras.

Então, a caixa é instalada, o isolamento também é instalado, pode-se proceder à instalação das placas.Conselho - você só precisa de placas com ranhuras, que são fixadas entre si com uma trava macho e fêmea. Certifique-se de comprar material seco de boa qualidade.

Como isolar uma loggia

Normalmente, os elementos de piso são colocados em toda a sala, o que aumenta visualmente a largura da sala. Uma placa é instalada perto da parede, a um centímetro dela, e fixada com parafusos nas toras. Por que essa lacuna é necessária? A madeira como um material natural muda de tamanho sob a influência de diferentes temperaturas e umidade. Ou seja, o movimento do piso será óbvio. E essa lacuna vai compensar o movimento das placas e de toda a estrutura como um todo. Um ponto importante é colocar a placa exatamente paralela à parede próxima à qual ela está instalada.

Agora você precisará de um pequeno trilho do mesmo comprimento da placa. Instale este trilho nas toras a uma distância da placa já montada cerca de 5 centímetros a mais do que a largura da própria placa. Prenda o trilho às toras com parafusos auto-roscantes. E agora, entre o primeiro painel e o trilho, o segundo elemento do piso de tábua é colocado. Insira o espigão na ranhura e insira algumas cunhas entre a segunda placa e o trilho, que devem ser preparados com antecedência.

Assim, os dois elementos se expandem e o encaixe das duas placas fica mais justo. Anexe o segundo painel imediatamente. Em seguida, retire as cunhas, remova o trilho, mova-o para um novo local e repita o processo com a terceira placa. E assim por diante até o final da fundação. Em seguida, é feito o acabamento do piso, por exemplo, pintando ou aplicando um verniz protetor. E a última etapa é a instalação dos rodapés.

O piso de madeira faça você mesmo na loggia é de alta qualidade, longa vida útil, beleza natural e um alto indicador de confiabilidade. Além disso, a madeira é um material quente, por isso ninguém, incluindo crianças, terá problemas com os pés descalços.

Quadro sob o piso de tábua corrida

Nem todos os artesãos domésticos sabem como fazer corretamente uma estrutura de lag para tábuas de madeira. Não há nada complicado neste processo. Você precisará de três vigas de 70 milímetros de espessura e um comprimento igual ao comprimento da loggia. Instale as vigas ao longo - uma no parapeito, a segunda na parede frontal do edifício, a terceira no meio entre a primeira e a segunda. A fixação é feita com parafusos auto-roscantes através de orifícios diretamente na base de concreto do piso.

Um ponto importante é que todos os elementos da estrutura de latência devem ser alinhados horizontalmente. Isso nem sempre é fácil, especialmente pela primeira vez, então a operação levará algum tempo.

Colocando um piso de madeira

A primeira etapa é fortalecer a primeira linha de toras. A distância entre eles deve ser de cerca de 45-50 cm, eles são fixados na varanda e fixados no chão com pregos. Eles não devem atingir as paredes em 2 a 3 cm de comprimento.

A segunda etapa é a colocação da segunda camada longitudinal da tora. Essa camada é a principal, é feita de uma barra mais espessa e carrega a camada de assoalho.


As defasagens da camada principal estão localizadas ao longo da varanda, a distância entre eles é de 45-50 cm, das paredes - cerca de 3-5 cm.

Esta camada de lag deve ser nivelada horizontalmente, colocando pedaços de madeira embaixo delas, se necessário, para ajustar o nível. Entre as fendas, é aconselhável colocar uma camada de isolamento - lã mineral ou semelhante, que é cortada com uma faca à medida e localizada nas fendas. Existe um artigo separado para isso.

Em seguida, eles começam a colocar o piso. É cortado em pedaços na varanda de forma a que haja um espaço entre o tabuleiro e a parede de cerca de 1 cm. No tabuleiro extremo, é necessário cortar um espigão e fixá-lo com parafusos auto-roscantes nas toras . Os parafusos devem ser aparafusados ​​na ranhura em um ângulo para que não possam ser vistos após a fixação da próxima placa.

Às vezes, em vez de uma placa de piso, é usado compensado espesso ou aglomerado, mas essa opção parece ter vida curta devido à sua baixa resistência à umidade, e mesmo a umidade atmosférica destruirá esse revestimento em breve.

Vídeo-aula:

Voltar ao conteúdo

Preparação do chão

Qualquer processo de reparo e construção começa com uma fase preparatória. No caso de uma loggia, não há exceções. Mas, como esta sala será anexada aos metros quadrados principais do apartamento, várias operações adicionais precisam ser adicionadas ao processo de reparo. Vamos em ordem.

Em primeiro lugar, o piso da loggia é examinado quanto a defeitos. Se tal existir, então os reparos são simplesmente necessários. Os pisos da loggia são reparados com a aplicação de uma régua de cimento. Esta solução não apenas preenche todas as rachaduras e outras falhas, mas também nivela a superfície, o que é um fator importante no processo posterior de revestimento.

Mas agora você precisa decidir a questão - fazer o isolamento do piso ou não? Essa pergunta não deve ficar na sua frente, porque o isolamento térmico neste caso é uma coisa necessária. Sem ele, é impossível dizer que a loggia anexa atenderá aos padrões de vida confortável. Então, vamos isolar os pisos. Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Existem vários métodos e tecnologias que dependem do isolador térmico selecionado. Vamos dar uma olhada rápida em algumas das posições para ter uma pequena ideia de como fazer isso com suas próprias mãos.

Isolamento térmico do piso com argila expandida

  • Um material de barreira de vapor é colocado na base do piso.
  • Barro expandido é derramado em cima, que é nivelado horizontalmente.
  • O material é compactado para obter uma distribuição uniforme em toda a superfície e reduzir a camada.
  • A impermeabilização do rolo é colocada no topo.
  • A malha de reforço é instalada.
  • Uma betonilha à base de cimento é derramada.

Aqui está um algoritmo de ações tão simples. No caso de a loggia ter uma área relativamente grande, então para simplificar o trabalho, você pode instalar um engradado de vigas de madeira na superfície. A propósito, é esta opção que normalmente é utilizada para a construção de um piso de tábua corrida.

Isolamento térmico do piso com lã mineral

Este processo é realizado apenas no quadro. Mas todos os materiais de proteção estão presentes nele por completo. Porque a lã mineral tem um alto nível de higroscopicidade - ela absorve bem a umidade, sob a influência da qual suas características técnicas se deterioram. E a deterioração acontece muito rapidamente.

  • Uma barreira de vapor está sendo colocada.
  • Os elementos da estrutura são instalados - todas as mesmas vigas de madeira.
  • O isolamento é colocado na caixa.
  • Toda a estrutura é revestida com material impermeabilizante.

Isolamento de piso com penoplex

Este isolante térmico da categoria novidade possui excelentes qualidades. Para sua instalação, nada é necessário - nenhuma camada de proteção, nenhuma moldura.

As placas Penoplex são fixadas diretamente no chão usando parafusos auto-roscantes ou cola. Sua resistência pode ser invejada por muitos materiais de piso - ele pode suportar quase qualquer carga a que o piso é normalmente submetido.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores