Tubos de polipropileno reforçados com fibra de vidro: prós e contras + Foto e Vídeo


características gerais

Os tubos reforçados com fibra de vidro criam uma competição séria para os análogos reforçados com folha de alumínio. Esses risers são caracterizados por uma construção de três camadas: polipropileno - fibra de vidro - polipropileno. A camada de reforço também é feita de propileno, reforçada com fibras de fibra - fibras de vidro. Em termos de seus parâmetros técnicos, a adesão do plástico à fibra de vidro pode ser comparada à resistência de um monólito.

Para tubos reforçados com fibra de vidro, a seguinte marcação é característica: PPR-FB-PPR.

Se compararmos os risers com uma moldura de alumínio e fibra de vidro, então a primeira opção tem uma vantagem significativa: os produtos têm maior rigidez. Isso significa que ao instalar sistemas com comprimento de 1,5 metros ou mais, tais risers devem ser fixados nas paredes com fechos especiais. Caso contrário, flacidez, deformação, falha da estrutura são possíveis.

Em relação aos diâmetros, deve-se destacar que os produtos podem ser produzidos com diâmetros de 20 mm a 110 mm. São esses risers que podem ser encontrados à venda com mais frequência do que outros. Embora, por exemplo, os elementos com um diâmetro de 17 mm ou menos sejam usados ​​para organizar o aquecimento de piso.

Produtos de pequenos diâmetros são fixados com clipes plásticos, e os grandes - com grampos.

Tubo reforçado com fibra de vidro

Vamos comparar as vantagens e desvantagens do reforço de fibra de vidro e alumínio

As características comparativas de tubos de polipropileno com camada de alumínio e reforçados com fibra de vidro são realizadas de acordo com seus indicadores-chave:

  1. Expansão linear quando aquecido. O valor deste indicador é o mesmo e varia de 0,03 a 0,035 milímetros por metro.
  2. A confiabilidade da camada de reforço. Devido à tecnologia especial de fabricação, a camada de fibra de vidro é mais uniforme, os produtos são feitos sem costuras e juntas. A trança de alumínio é fixada por soldagem, uma costura é formada nas juntas e, em algumas modificações, o revestimento de folha é sobreposto. Pode-se concluir que a camada de alumínio perde neste aspecto ao reforço de fibra de vidro.
  3. Resistência do material à difusão de oxigênio. A camada de fibra de vidro protege a cavidade da penetração de moléculas de oxigênio de forma confiável. O revestimento de folha é permeável ao oxigênio, o que leva ao desenvolvimento de corrosão do oxigênio.
  4. Facilidade de instalação e força de conexões. Soldar tubos de polipropileno com uma camada de alumínio requer atenção e precisão. Para não danificar a camada de reforço, é realizada uma limpeza preliminar. O tubo de polipropileno reforçado com fibra de vidro é montado sem pré-tratamento.
  5. Condutividade térmica. Em comparação com a tubulação reforçada com fibra de vidro, a tubulação feita de tubos de polipropileno com uma camada de alumínio aquece mais rápido.
  6. Segurança ambiental. O polipropileno não emite substâncias tóxicas e, portanto, a instalação a partir dessa matéria-prima é permitida em instalações residenciais e prédios públicos.
  7. Plástico. Ambos os tipos de produtos funcionam igualmente bem em condições de superaquecimento por uma alta temperatura do refrigerante. Mesmo em contato com água quente aquecida até o ponto de ebulição, a tubulação mantém sua forma original e integridade do sistema.

Se compararmos a tecnologia para a produção de tubos de polipropileno reforçado, a conclusão sugere-se que o reforço de fibra de vidro é um desenvolvimento mais avançado com grandes perspectivas de desenvolvimento.

Produtos de polipropileno

As características técnicas dos tubos de polipropileno reforçado com fibra de vidro dependem do polímero utilizado para sua fabricação. Todos os produtos são marcados, o que permite determinar imediatamente as áreas de utilização das peças tubulares.

Vamos descobrir o que significam as marcações nos canos. Portanto, PPR - inglês e PPR - nome russo significa que é um tubo de polipropileno feito de copolímero aleatório.

Esses tubos de polipropileno reforçados com fibra de vidro são usados ​​para aquecimento, abastecimento de água, sistemas de ventilação, dutos industriais.

Ao organizar redes de engenharia, tubos PPR reforçados com fibra de vidro são cada vez mais usados. Não há nada de estranho nisso, pois são confiáveis, bastante leves e apresentam muito menos problemas de instalação.

Outro fator importante é o custo. Por exemplo, o preço dos tubos PPR reforçados com fibra de vidro para aquecimento é menor do que os de metal, o que ajuda a economizar no orçamento familiar. Essas, além de outras características possuídas por um tubo de polipropileno reforçado com fibra de vidro, contribuíram para sua popularização e aplicação em diversos âmbitos da economia nacional.

Leia este artigo: Principais características e abrangência dos tubos de polipropileno, diâmetro e o que afeta sua escolha. Classificação por pressão e composição das matérias-primas. Perguntas polares e respostas para eles.

O custo aproximado dos tubos de fibra de vidro

O sortimento moderno dos produtos descritos no artigo é bastante grande e, portanto, existem muitos fabricantes. No entanto, todos eles fabricam tubos de acordo com GOST e, portanto, as dimensões e características devem ser idênticas. Mas ainda assim, vamos nos familiarizar com as características dos vários tipos de tubos, bem como descobrir os preços médios de mercado hoje. Para comodidade dos visitantes do nosso site, todas as informações abaixo são fornecidas na forma de uma pequena mesa.

Mesa. Quanto custa tubos de fibra de vidro - preços, características.

Nome, fotoPequena descriçãoValor médio de mercado, em rublos
1. Tubo de perfil feito de fibra de vidroAs dimensões do produto são as seguintes - 10x5x0,6 centímetros (HxWxT). Quanto ao peso, neste caso é de 3,14 quilogramas por metro linear.De 1250 por metro
2. Tubo de perfil feito de fibra de vidroUm produto semelhante, apenas as dimensões diferem (neste caso, são 18x6x0,6 centímetros) e, portanto, o peso. A densidade, neste caso, varia entre 1.750 e 2.100 quilogramas por metro cúbico. Observe também que a resistência específica deste material é a mesma do aço de alta qualidade.De 2200
3. Tubo de fibra de vidro corrugadoAs dimensões deste produto são 3,4 x 0,9 centímetros e o peso é 500 gramas por metro de comprimento. O diâmetro interno desse tubo é de 2,5 centímetros.De 200
4. Tubo redondo de fibra de vidroSeu diâmetro externo é de 7 centímetros, enquanto o diâmetro interno é de 5,5 centímetros. As paredes do produto têm 1,5 centímetro de espessura. A massa é de 2,8 kg por metro de comprimento.De 1150
5. Tubo redondo de fibra de vidroPelas suas características, este produto é muito parecido com o anterior - seu diâmetro externo também é de 7 centímetros, mas o diâmetro interno já é de 6 centímetros. As paredes têm um centímetro de espessura.De 800

Observação! Como você pode ver, o custo pode ser diferente e depende do formato específico dos produtos, suas dimensões e espessura da parede. Além disso, o preço pode variar dependendo do fabricante específico, mas não muito. Seja como for, em qualquer caso há muito por onde escolher.

Vídeo - Vantagens dos tubos de fibra de vidro

Quais são os tipos de tubos de polímero

Neste momento, 2 tipos de produtos de polímero são conhecidos:

  • camada única;
  • multicamada.

Quais são as características de cada tipo de produto?

Camada única

Existem 4 modificações de risers de polipropileno de uma peça usados ​​para aquecimento ou abastecimento de água.

1º tipo: tubos PPN.

Homopolipropileno é usado para sua produção. Eles são usados ​​em estruturas de dutos de engenharia para abastecimento de água fria, ventilação e rodovias industriais.

2º tipo: tubos RRV.

A produção é baseada em copolímero em bloco de polipropileno. Os produtos destinam-se à instalação de pavimento radiante, redes de abastecimento de água fria.

3º tipo: tubos PPR.

O material para a produção das peças é um copolímero de polipropileno aleatório. A principal propriedade da substância é promover uma distribuição uniforme das cargas nas paredes internas dos dutos.

Abastecimento de água quente e fria, sistemas de aquecimento de piso, aquecimento por radiador de água - esta é a lista de aplicações deste tipo de risers.

4º tipo: tubos PPs.

A principal característica dos produtos: o polipropileno com maior resistência ao calor é utilizado para a produção.

Detalhes de tal linha são capazes de suportar a temperatura do meio transportado de até + 95⁰С. Se necessário, por um curto período de tempo, é possível transportar o meio com uma temperatura de até + 110⁰С.

Os três primeiros análogos são projetados para operar em temperaturas em torno de + 70⁰С. Em um modo de curto prazo, a operação é permitida em indicadores de temperatura ligeiramente mais altos.

Os produtos do 3º tipo são recobertos por um invólucro especial, capaz de eliminar completamente os efeitos negativos da radiação ultravioleta.

Importante! Não costuma usar a operação do sistema no modo de parâmetros máximos permitidos.

Sobre análogos multicamadas

Tubos de polipropileno (PP) constituídos por várias camadas são reforçados com fibra de vidro, usada para aquecimento, abastecimento de água. Em comparação com as estruturas sólidas, os produtos de PP praticamente não mudam suas dimensões lineares em altas temperaturas do meio transportado. Graças a esta propriedade, o escopo de aplicação das comunicações sólidas é significativamente expandido.

As seguintes modificações de risers multicamadas podem ser distinguidas.

Produtos para o reforço do qual é usada folha de alumínio perfurada.

São caracterizados pela presença, na camada externa ou intermediária, de orifícios de pequeno diâmetro em forma de malha. A força de ligação com o polímero se dá em função da viscosidade, bem como da fluidez da substância, que penetra nos orifícios da camada de alumínio.

Vantagens do produto

  • Baixo coeficiente de expansão linear;
  • maior força.

Minuses

  • No processo de soldagem, apenas a camada superior do riser é unida às conexões com suficiente confiabilidade;
  • o reforço de alumínio deve ser removido antes da soldagem, pois a falha em fazer isso pode resultar em uma conexão de má qualidade.

Tubos de PP com reforço sólido de folha de alumínio.

A folha pode ser localizada tanto na camada externa quanto na camada intermediária da parte do tubo, mas é obrigatório que as camadas de polímero sejam colocadas em ambos os lados do metal.

Antes de iniciar a soldagem, você precisa fazer o corte transversal dos risers. Graças ao procedimento, a possibilidade de contato do alumínio com o meio móvel é excluída.

Benefícios

  • Baixo coeficiente de expansão térmica;
  • propriedades de resistência aumentadas.

As desvantagens incluem:

  • nem todas as camadas intermediárias são soldadas de forma confiável. Em locais de soldagem, é absolutamente confiável fixar apenas a camada externa;
  • remoção obrigatória de resíduos de alumínio desnecessários, o que leva muito tempo.

Importante! Para remover a camada de alumínio antes da soldagem, você precisa usar uma ferramenta especial. Seu objetivo: medir com precisão a profundidade em que os tubos devem ser abaixados nas conexões, a fim de limpar a superfície interna na mesma distância.

Deixar de fazer isso pode levar a uma conexão não confiável, que é carregada com a ocorrência de processos eletroquímicos quando a folha entra em contato com a água.

Algumas empresas dominam a produção de comunicações deste tipo, cujo desenho não prevê a decapagem preliminar antes da soldagem.

Produtos em PP com reforço de polietileno.

Ou seja, a camada externa do tubo parece uma espessa camada de polietileno.

Benefícios

  • Pequeno coeficiente de expansão térmica;
  • nenhuma limpeza necessária antes de unir por soldagem;
  • funcionando em altas temperaturas.

Minuses

  • Ao unir, uma conexão confiável do acessório só é possível com a camada externa;
  • o contato total do meio transportado com o polietileno não é excluído;
  • as características de resistência querem ser as melhores, uma vez que as camadas são conectadas umas às outras com cola.

Tubo PP com reforço de fibra de vidro.

Característica de design: a presença de uma camada intermediária de polipropileno com um enchimento em forma de fibra de vidro. Freqüentemente, os enchimentos são coloridos para melhor distingui-los visualmente.

Diâmetros diferentes

As vantagens deste tipo de comunicação são superiores às das contrapartes anteriores combinadas.

Em primeiro lugar:

estruturas com tubos reforçados com fibra de vidro para aquecimento ou abastecimento de água são altamente duráveis ​​e sólidas.

Em segundo lugar:

para risers reforçados com fibra de vidro, um coeficiente de expansão térmica relativamente baixo é característico, que é cerca de 25% menor do que o de contrapartes não reforçadas.

Em terceiro lugar:

antes da união a quente, não há necessidade de limpar as extremidades dos elementos a serem unidos.

Em quarto lugar:

a linha de fibra de vidro tem maior rigidez.

Os elementos de fibra de vidro têm uma desvantagem, e mesmo isso ainda não foi totalmente comprovado: a penetração do oxigênio através do material.

Se este fato for plenamente confirmado, é possível um processo acelerado de corrosão do metal com o qual são feitas as caldeiras.

Teoricamente, tal menos é possível, mas na prática, a pesquisa ainda está sendo conduzida.

Tecnologia de manufatura

A indústria moderna implementa com sucesso 4 tecnologias fundamentalmente diferentes que permitem a produção de tubos de fibra de vidro em vários segmentos de preço:

Recomendamos que você se familiarize com: Luvas termorretráteis para proteger as costuras de tubos de espuma de poliuretano

Enrolamento (enrolamento)

Tecnologia simples e altamente eficiente. Pode ser simples e contínuo. Implica a utilização de vários componentes poliméricos: termoplásticos (polipropileno, poliamida, polietileno, etc.) ou termoendurecíveis (poliésteres, resinas epóxi, fenol-formaldeídos, etc.).

A fibra de vidro pode ser colocada de várias maneiras. Em grandes empresas industriais, 4 opções são implementadas:

  • Anel espiral... O mecanismo de empilhamento se move progressivamente ao longo da peça rotativa, enrolando uma camada de fibras nela. A espessura de parede necessária é alcançada dependendo do número de execuções. É usado na fabricação de produtos de fibra de vidro de alta pressão usados ​​em áreas críticas de trabalho: em linhas de transmissão, foguetes, etc. O processo de produção é complexo e caro, não é utilizado para produtos de grande porte.
  • Longitudinal-transversal... A máquina coloca as fibras longitudinais e transversais do material independentemente umas das outras.
  • Fita espiral... Uma versão simplificada que torna possível a produção de produtos baratos e práticos ao custo de alguma redução na resistência. Os produtos são muito procurados para a instalação de redes de baixa e média pressão.
  • Oblíquo transversal longitudinal... Uma tecnologia inovadora projetada especificamente para o complexo industrial militar.

Fundição (moldagem centrífuga)

A tecnologia envolve a fabricação do tubo na ordem inversa - da parede externa para a interna.Este método permite aumentar a espessura da parede quase sem restrições. Os tubos têm alta rigidez de anel e podem facilmente suportar grandes cargas axiais.

Brochamento (pultrusão)

Os fios de fibra de vidro, impregnados com uma mistura de resinas, passam por uma unidade formadora, onde, devido à ação de tração, ganham a configuração desejada. Mais adequado para a produção de produtos utilizados na construção de sistemas de abastecimento de água, aquecimento, esgotos.

Extrusão (extrusão)

A tecnologia mais barata. O tarugo pastoso viscoso é continuamente pressionado através da unidade de formação. A mistura de fibra de vidro e resina ocorre de forma caótica, portanto os produtos não possuem reforço contínuo. Isso afeta negativamente o desempenho.

Como os elementos estão conectados uns aos outros

Os tubos PPR reforçados com fibra de vidro podem ser unidos em uma única estrutura por soldagem por difusão ou acessórios (adaptadores, acoplamentos, tês e outras peças).

Cada um dos métodos usa um ferro de solda especial, a chamada máquina de solda. Os risers ancorados desta forma criam uma estrutura monolítica não separável.

A presença de adaptadores especiais em forma de conexões de flange roscadas permite a fixação de tubo de polipropileno PPR reforçado com fibra de vidro com uma linha metálica correspondente às conexões.

O que é um tubo de fibra de polipropileno reforçado com fibra de vidro

Esses produtos são tubos de polipropileno de 3 camadas reforçados com FIBRA de vidro.

Eles diferem:

  • maior resistência a processos corrosivos e influências químicas;
  • resistência à abrasão;
  • higiene. Devido a esta propriedade, os produtos encontraram a sua aplicação na instalação de tubagens de água potável;
  • segurança ambiental;
  • longa vida útil;
  • facilidade de instalação.

Além disso, os produtos são universais em seu uso.

Isso se manifesta no fato de que são usados:

  • ao instalar o piso radiante, aquecimento de água;
  • para o fornecimento de água quente e fria;
  • no processo de organização de drenagem, sistemas de esgoto.

Devido às características de design dos risers, o produto praticamente não muda suas dimensões lineares, o que é muito importante na instalação de comunicações de aquecimento e ventilação.

Variedades

Para a implementação de diversos projetos de engenharia, existem diversas variedades de produtos de fibra de vidro. Eles diferem em resistência, durabilidade, campo de aplicação e, como resultado, custo final.

Recomendamos que você se familiarize com: Tubos de cobre e seu uso em aparelhos de ar condicionado

Em primeiro lugar, o tipo e a concentração das resinas adicionadas à mistura durante o processo de produção afetam as características de resistência do tubo. A tecnologia permite o uso de resinas isoftálicas, ortoftálicas e bifenólicas. Isso aumenta a resistência a sais, ácidos e compostos alcalinos.

Além disso, as características de resistência do tubo são aumentadas com o aumento do número de camadas:

  • Tubo de camada única. É produzido por enrolamento de material composto puro. Difere em características de baixo custo e desempenho relativamente baixo.
  • Tubo de duas camadas. Possui um invólucro externo adicional que protege o produto de danos mecânicos, dos efeitos destrutivos da radiação ultravioleta e de outros ambientes corrosivos.
  • Tubo de três camadas. Cada camada de polímero é coberta por uma bainha protetora de polietileno. As camadas são unidas por polimerização de alta temperatura. A camada localizada no centro é a de poder. Sua tarefa é aumentar a resistência do produto.

Na hora de escolher tubos de fibra de vidro para a execução de um projeto, vale a pena focar em alguns pontos importantes:

  • O material do tubo deve estar livre de inclusões de elementos estranhos.
  • A superfície deve ser perfeitamente plana e lisa, sem amassados ​​ou protuberâncias.
  • A borda de cada produto não deve ter delaminações e rachaduras - isso é um claro sinal de casamento.

tubos de fibra de vidro

É importante! Os tubos de fibra de vidro podem ser cortados, afiados ou furados. Um produto de qualidade não altera seu desempenho devido a essas influências mecânicas.

Como escolher o caminho certo

Esta pergunta é feita por todos que lidam com o arranjo de estruturas de tubos durante reparos ou durante a construção de uma nova casa. O principal é que a rodovia planejada é de alta qualidade e barata.

Para uma solução ideal para o problema, você precisa ter conhecimento das características técnicas do sistema que está planejado para ser construído.

Os especialistas aconselham a adesão a certas recomendações em relação a outras características, as principais das quais são:

  • diâmetro;
  • pressão;
  • fabricantes.

E então - com mais detalhes.

Diâmetros necessários.

O mercado atual está saturado de produtos com diâmetros de 20-110 mm.

Na vida cotidiana, os elementos com um diâmetro de até 40 mm são os mais usados. Risers desta espessura são usados ​​para organizar sistemas de aquecimento, ventilação e abastecimento de água quente e fria.

Em alguns casos, os cálculos mais precisos são necessários ao instalar certas comunicações. Nessas situações, é necessário recorrer aos serviços de especialistas que, por meio de fórmulas, farão os cálculos necessários. Levando em consideração a vazão máxima da água, a velocidade de seu movimento, os profissionais dirão com a maior precisão possível que diâmetro riser deve ser usado neste ou naquele caso.

Para que pressão as peças são projetadas?

Para uma pessoa não familiarizada com as especificidades desse tipo de trabalho, a tarefa de escolher um riser que seja capaz de suportar uma determinada pressão parece bastante difícil. Mas isso é à primeira vista. Na verdade, o problema é simples de resolver.

Para tal, necessita de: saber para que pressão se destina o sistema de aquecimento ou de abastecimento de água e ... saber ler. Isso significa que, por haver uma marcação em todos os tubos PPR reforçados com fibra de vidro, ela contém todas as informações sobre o produto. É lá que está escrito para qual pressão máxima o produto foi projetado.

Principalmente, no dia a dia, são utilizadas comunicações com a inscrição PN20, o que significa que a peça pode ser operada em rodovias com pressão de até 20 atm. Este número é exagerado, uma vez que tal pressão não é observada na rede elétrica doméstica. Por exemplo, em sistemas de aquecimento de edifícios de um andar, a pressão nominal é de 2,5 a 4 atmosferas. Mas uma margem de segurança não fará mal.

Com relação ao diâmetro, é necessário selecionar os acessórios adequados.

Importante! A melhor opção para a seleção de tubos, conexões é a presença de peças não só do mesmo diâmetro, mas também do mesmo fabricante. Ao instalar uma estrutura de tais elementos, problemas mínimos são excluídos.

Fabricantes

A escolha correta de risers PPR também inclui a escolha do fabricante. Não existe uma empresa específica cujos produtos satisfaçam todos os clientes.

A questão é evitar problemas desnecessários. Portanto, a preferência deve ser dada àquela (ou àquelas) empresas, cuja reputação no mercado de produtos similares seja impecável.

As empresas da Europa têm algumas vantagens neste aspecto. Alta qualidade, confiabilidade na operação, preço acessível, o que significa que os produtos de empresas da Alemanha e da República Tcheca são populares.

Nos últimos anos, a qualidade dos produtos da Turquia e da China aumentou significativamente.

Os fabricantes nacionais ficam um pouco atrás deles, cujos produtos hoje se distinguem não só pelos preços relativamente baixos, mas também pela qualidade adequada. A escolha é sua. O principal é não comprar falsificações. Portanto, compre produtos em lojas da marca, exigindo um certificado de qualidade.

Além destes, existem outros motivos que afetam a escolha dos produtos. Porém, há uma coisa: não nos lembramos nada sobre a vida útil dos produtos feitos de polipropileno branco. Há uma razão para isto. Cumprindo os requisitos de operação correta, os elementos da estrutura do duto são totalmente capazes de suportar o período de tempo necessário para iniciar a próxima grande reforma do edifício.

Esses são os materiais hoje.

Características da aparência dos tubos de fibra de vidro

A fabricação desse tipo de tubo teve origem na década de 50 do século passado, pois foi então que a produção de resinas epóxi adquiriu escala industrial. Essa tecnologia, como qualquer outra novidade, não era muito popular no início: as pessoas não tinham experiência no uso de fibra de vidro, além disso, os materiais tradicionais (como alumínio ou aço) eram relativamente baratos.

No entanto, após 10-15 anos, a situação mudou dramaticamente. Por que razão?

  1. Em primeiro lugar, isso se deve ao fato de que o custo do aço e dos metais não ferrosos aumentou significativamente.
  2. Os tubos de bombas e compressores de fibra de vidro tinham uma vantagem sobre os tubos de aço - pesavam um pouco e se distinguiam pela resistência à corrosão (os tubos não sofriam contato prolongado com água salgada, o que não se pode dizer de seus "concorrentes").
  3. Outro motivo, que em grande parte diz respeito ao anterior, é que o desenvolvimento comercial de campos de gás / petróleo começou a se desenvolver.
  4. E, finalmente, a própria tecnologia de produção mudou - agora os tubos de fibra de vidro ficaram mais baratos e cada vez mais duráveis.

É óbvio que não houve necessidade de esperar muito pelos resultados - no final dos anos 60, os EUA entraram no mercado de materiais de construção com tubos de fibra de vidro de alta pressão de alta qualidade. Inicialmente, os produtos da empresa conquistaram a América do Norte e, assim, seguiram para o mercado do Oriente Médio. Já na década de oitenta, os países europeus entraram no jogo, e algum tempo depois - a União Soviética.

Vídeo - Tubos de fibra de vidro

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores