Escolha de um meio de vedação de conexões roscadas

Tipos de conexões de tubos

Existem várias maneiras principais de conectar tubos de gás, ou melhor:

  • Soldagem - realizada exclusivamente por especialistas com autorização para trabalhar com a máquina de solda. Cada funcionário deve ter um cartão de identificação pessoal.
  • Rosqueado ou Encaixe - inclui também a soldagem de tubos leves, com os soquetes sendo selados com fibra de cânhamo. Todo o processo de trabalho se assemelha muito à conexão de canos de esgoto. Deve-se observar que a fibra é previamente embebida em solução de óleo de linhaça ou óleo secante. Você também pode usar acoplamentos, que podem ter roscas longas e curtas.
  • Flangeado é um dos métodos de conexão mais comuns, pois tem um design de montagem bastante leve. É verdade que, de acordo com especialistas, é menos confiável do que soldar.

Todos os métodos de conexão acima são usados ​​por artesãos profissionais usando equipamentos especializados.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Para conectar tubos de gás de forma independente em uma casa ou apartamento, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:

  • chave ajustável de gás;
  • reboque e graxa;
  • mangueiras ou tubos de conexão;
  • se necessário, um conector com roscas em ambos os lados.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Se você desligar o suprimento de gás e sangrar os canos, conforme recomendado anteriormente, a próxima etapa é cortar as partes desnecessárias dos canos de gás. Para fazer isso, você pode usar uma trituradora e, se não houver uma disponível, uma serra para metal é bastante adequada, mas neste caso o processo será longo e mais complicado.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Depois de remover a parte desnecessária do tubo de gás, é necessário soldar ou soldar cuidadosamente uma das extremidades.

Se você precisar conectar uma extremidade do tubo à mangueira de gás, será necessário passar a rosca na peça serrada. Para isso, há um bico especial, colocando nele, você precisará rolar várias vezes.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Em seguida, o reboque é enrolado no fio confeccionado, que é impregnado de graxa e conectado à mangueira. Todos estes trabalhos são executados com uma chave ajustável a gás. Se você planeja instalar um novo tubo, pode usar um adaptador de conexão especial. Este elemento possui uma rosca acabada em ambos os lados e uma porca que é aparafusada no tubo principal e no novo.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Esse método pode ser usado em prédios de apartamentos, mas você só precisa ter certeza de que não há vazamentos. Para fazer isso, você precisa abrir o suprimento de gás e, em seguida, aplicar a solução de sabão em todas as juntas dos tubos.

Se você nunca fez esse trabalho por conta própria, é melhor confiar esse trabalho a profissionais.

Conexão de tubo de gás

Tubos de aço superdimensionados com costuras soldadas são normalmente usados ​​para gasodutos com uma seção transversal de ½ - 2. Tubos sem costura são adequados para conexões maiores em um sistema de gás. É melhor colocar dutos de betume de aço subterrâneos sem costuras, que não tenham juntas soldadas, mas roscadas. O princípio de adesão nas suas peças é semelhante ao utilizado nas canalizações (pelo tipo de ferragens). Neste caso, os soquetes são selados com selantes modernos ou linho com uma impregnação especial.

É indesejável selar as torneiras dos gasodutos, pois neste caso será problemático abri-las em caso de necessidade urgente. Essas torneiras devem ser bem encaixadas umas nas outras e fechadas à mão ou com chaves.Na cave, os tubos são unidos com braçadeiras e consolas e, onde atravessam a parede, são protegidos com uma tampa especial. Na alvenaria de concreto armado, a superfície do gasoduto é adicionalmente revestida com uma tinta isolante anticorrosiva.

Os vedantes para conexões de tubos de gás são composições e dispositivos necessários, cujo uso não pode ser ignorado. Eles fornecem o nível adequado de confiabilidade das juntas e permitem estender a vida útil do equipamento.

Vedação de dutos domésticos

A ventilação em apartamentos e casas de campo é realizada com elementos de paredes finas. Freqüentemente, os dutos de ar são feitos de seção transversal retangular ou de um tubo corrugado. O encadeamento não é possível nessas conexões. Portanto, a vedação das juntas de ventilação é realizada de outras maneiras:

  • através das flanges,
  • a imposição de uma bandagem,
  • método alargado com a inserção de um duto em outro.

Uma conexão de flange é mais frequentemente usada para dutos não circulares. A vedação é realizada com juntas de material macio, como espuma de borracha. A forma da junta deve corresponder à seção do duto.

Com outros métodos, os vazios formados após a união dos dutos de ar são preenchidos com mastiques, de acordo com suas características de temperatura, correspondendo às condições de operação da adutora de ar. Às vezes, a junta do duto é envolvida com fita adesiva.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás
Grampos de bandagem usados ​​para unir dutos redondos

Aplicativo FUM

Fitas e roscas FUM são usadas para vedar conexões roscadas para abastecimento de água quente (DHW), sistemas de aquecimento (CO) e abastecimento de água fria (HVS). Eles também são usados ​​para conectar aparelhos a gás a um gasoduto.

O fluoroplástico é um material plástico e forte com ponto de fusão acima de 400 graus, resistente a oxigênio e líquidos corrosivos. A linha e a fita preenchem a irregularidade da linha e vedam a junta. As fitas de vedação FUM são produzidas com uma largura de 10-16 mm e uma espessura de 0,08-0,12 mm., Roscas FUM - com um diâmetro de 0,4-1,5 mm. Com quedas de temperatura e vibrações, os FUMs são deformados e a conexão roscada vaza.

A espessura do enrolamento da fita depende do diâmetro do tubo e da espessura da fita. Para tubos com um diâmetro de até 20 mm, 2-3 camadas de fita com espessura de 0,12 ou 1-1,5 camadas de fio são enroladas. Para tubos com um diâmetro de até 40 mm, são enroladas 5-6 camadas ou 2-3 camadas de fio. Para tubos com diâmetro superior a 40 mm, são enroladas 8 ou mais camadas de fita ou 5 ou mais camadas de fio. Para tubulações principais, é preferível usar fitas com mastiques de silicone.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Se a linha estiver enferrujada, a espessura do enrolamento é duplicada. Antes de enrolar a fita, a junta roscada é limpa com uma escova de ferro e soprada com ar comprimido. A fita e a linha são enroladas no tubo ou na rosca da conexão em um ajuste de interferência com uma força de 0,5-1 kg no sentido horário. Para selar as conexões roscadas de aparelhos a gás, enrole-o no sentido anti-horário.

Afilado a partir da borda da junta. Se poços e danos forem visíveis nas roscas após a remoção da ferrugem, use um selante diferente. FUM é usado para selar conexões roscadas intactas.

Não use FUM para vedar tubos de aquecimento. As mudanças de temperatura danificarão o FUM, a conexão vazará e o vazamento de água ou vapor do sistema de aquecimento poderá causar queimaduras.

A fita FUM é usada para vedar tubos de aquecimento de vapor e água? Não, encanadores experientes selam essas juntas apenas com linho (estopa) e selante.

Como selar

Existem muitos tipos de vedantes disponíveis para vedação de conexões roscadas. Fita "fum", linho, "tangit" - às vezes os olhos fogem da escolha. Recentemente, surgiu uma novidade - um selante anaeróbio para juntas roscadas (por favor, não confunda com pasta de linho), o que simplifica muito o procedimento.

O selante anaeróbico tem algumas desvantagens significativas: 1.As peças a serem conectadas devem estar secas e limpas - isso pode ser um problema sério ao reparar e substituir peças em um sistema em funcionamento. 2. Demora para o selante endurecer, embora seja insignificante, mas retarda todo o processo de instalação. Além disso, há razões para acreditar que as peças conectadas não devem ser perturbadas de forma alguma durante os reparos subseqüentes. Em geral, essa solução é adequada para um iniciante, para pequenos reparos. Este material não é muito adequado para um profissional.

Observação: um bom encanador se conectará a qualquer uma das vedações acima e não vazará. Vamos nos concentrar no material testado pelo tempo que é usado pela maioria esmagadora de especialistas: linho sanitário e pasta para isso

.

Em geral, o linho pode ser usado sem pasta de revestimento, mas geralmente aumenta a confiabilidade da junta e simplifica a operação. As fibras de linhaça tendem a apodrecer com o tempo ou secar em canos de água quente - a pasta evita esses problemas. Uma propriedade importante da pasta é a capacidade de manter a pressão em um fio torcido levemente.

Fita de enrolamento em roscas de tubos

Esta operação é sempre executada na rosca externa. Se forem feitos reparos com a substituição da conexão, as roscas do tubo devem ser completamente limpas de sujeira e ferrugem, desengraxadas com acetona ou aguarrás e secas ao ar por cerca de 10 a 12 minutos. Como usar um finalizador de tubos para garantir sua eficácia:

  • o selo deve ser enrolado na rosca pela extremidade posterior;
  • a fita FUM é aplicada no sentido de sua descida, ou seja, sua extremidade deve estar localizada no sentido do aparafusamento da conexão;
  • o enrolamento é realizado com uma tensão que garante um ajuste firme do perfil da rosca do tubo, é melhor deixar a fita quebrar do que fazer o enrolamento solto;

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Se não houver tais entalhes, você mesmo precisa fazê-los.

A fita FUM para tubos é uma ferramenta moderna e mais frequentemente usada para vedar juntas em tubos para diversos fins. Os produtos com fio FUM que surgiram nos últimos anos não oferecem vantagens especiais nem em tecnologia de aplicação nem em eficiência.

Para entender como usar a fita FUM para tubos de gás, é necessário levar em consideração as características do material e aplicá-lo de forma adequada.

Assista o vídeo

Materiais alternativos - estopa de linhaça

Vários selos são usados, incluindo fibras liberianas e vários selantes.

Um dos primeiros materiais de vedação que encontraram ampla aplicação na instalação de dutos é o reboque. Esse é o nome das fibras de linho em forma de fios enrolados no fio externo do cachimbo até os dias atuais.

Neste caso, é importante enrolá-lo ordenadamente ao longo das voltas, preenchendo todo o perfil de corte. Para uma vedação mais confiável, o rolo de reboque é coberto com materiais adicionais, de tinta espessa a selantes especialmente desenvolvidos

As vantagens de vedar juntas de reboque de encanamento são as seguintes:

  • a capacidade de ajustar o acoplamento no local - é permitido desparafusar a conexão na direção oposta em um ângulo de até 45 graus sem perder as propriedades de isolamento;
  • estanqueidade e capacidade de absorção de umidade suficientemente confiáveis;
  • a junta é resistente ao estresse mecânico;
  • desmontagem facilitada da junta.

As desvantagens incluem uma tendência à decomposição como resultado de processos de putrefação, uma vez que o material pertence a produtos orgânicos.

Vídeo

Não há uma resposta inequívoca para a questão de escolher um método para vedar uma conexão roscada. A vantagem indiscutível de usar a fita é a conexão de elementos cantilever, como torneiras ou misturadores, os acoplamentos de tubos são mais bem feitos com reboque de encanamento.

Selantes

Não só aumenta a impermeabilidade da área de conexão, mas também aumenta significativamente sua capacidade de resistir ao estresse mecânico

O que é muito importante em sistemas de tubulação devido aos efeitos de vibração constante e golpe de aríete

O selante endurece em contato com o ar ou com as superfícies de contato da junta roscada, ao mesmo tempo que funciona como um adesivo e transforma o conjunto em uma peça monolítica.

O método de classificação mais comum é por cor e existem duas posições principais para esta divisão:

  • azul - representa os selantes de resistência média. É capaz de reduzir significativamente a intensidade do processo de enfraquecimento do fio. Na prática, para o menor enfraquecimento da articulação, será necessária uma exposição prolongada a cargas graves de natureza alternada. Mas ao usar selantes azuis, ainda é possível virar a rosca, embora com grande dificuldade;
  • ao usar selantes vermelhos, tal operação sem aquecimento não parece realista. Com esse gel, a estrutura é simplesmente colada. Para a tubulação, é utilizado em locais com fortes vibrações (de equipamentos de bombeamento) e com possibilidade de golpe de aríete.

Conclusão

A fita FUM para tubos de gás é um dos principais métodos de vedação de juntas durante a instalação do gasoduto. Os métodos de como usar uma fumaça de tubulação de gás descritos aqui levam em consideração todas as características principais do material, mas não excluem a abordagem criativa do executor para esta importante operação. Deve ser entendido que o gasoduto é uma fonte de perigo acrescido.

Vídeo

Tipos de conexões destacáveis

Os tipos de estruturas destacáveis ​​incluem rodo e roscas bidirecionais.

Em seções fixas da tubulação, uma conexão usando um rodo é usada. Uma das pontas do tubo tem um fio longo e a outra, um fio curto. As roscas longas são equipadas com uma luva de contraporca. Em seguida, o acoplamento é movido torcendo-se em uma rosca curta até parar, apertando-o com uma porca de bloqueio.

Importante! Em conexões com roscas bidirecionais, o acoplamento é aparafusado em ambos os tubos ao mesmo tempo. Mas as roscas desses tubos devem divergir em direções diferentes para que convergam quando o acoplamento é torcido.

Quais métodos são usados ​​para selar as juntas. Todos os acessórios para tubos de aço são cuidadosamente selados. Se as duas partes do tubo forem iguais, então uma gaxeta é usada para isso. A vedação é ideal se usar uma porca de capa.


Além disso, como uma junta, vários selos são usados ​​na forma de linho, amianto, chumbo vermelho ou massa de grafite e também cal. Instalando tubos cilíndricos roscados, que servem para transportar água quente até cem graus d'água ou fria, é colocada entre os elementos um cordão de linho tratado com chumbo branco ou vermelho misturado com óleo secante. Para dutos através dos quais a água passa mais de cem graus, como gaxeta de vedação, é adequado o uso de um cordão de amianto e linho impregnado com grafite misturado com óleo secante.

Antes de aparafusar o acoplamento nele, a rosca do tubo é processada com chumbo vermelho ou branco. O fio de linho é enrolado ao longo do fio, partindo do final da estrutura do tubo em uma camada uniforme para que não haja rachaduras e, ao mesmo tempo, a camada não seja espessa. Previamente, o fio de linho deve ser seco e bem desenrolado, para livre separação de cada fibra. A seguir, a linha é bem lubrificada com chumbo vermelho.

Importante! A rosca não deve ficar pendurada na extremidade do tubo ou penetrar no tubo, pois isso acarreta o entupimento do sistema de tubulação.

O acoplamento é aparafusado à mão na parte vedada do tubo e, em seguida, enrolado com uma chave ajustável.

As conexões para a conexão devem ser aparafusadas até o batente, aplicando forças até que a rosca saia, neste local o tubo tem formato cônico devido à rosca não acabada, portanto, a estrutura fica estanque. Ao aparafusar uma rosca curta até o batente em ambos os lados, o acoplamento não pode se mover se o tubo se expandir com a mudança de temperatura. Em ambos os lados é suportado por seções de tubo sem roscas.

Para esgoto sob pressão, são utilizadas conexões roscadas cônicas. No aparafusamento, as extremidades dos tubos são prensadas de forma justa, excluindo as fendas, a selagem é efectuada com selantes sintéticos.

Usando a fita FUM para a gaxeta, você precisa limpar a rosca e aparafusar a conexão. Se a vedação não for de boa qualidade, vale a pena substituir o material de vedação. Primeiro, retire a fita da rosca, coloque outra gaxeta e conecte os elementos.

Importante! Se durante a instalação for necessário usar solda em qualquer seção, então a fita FUM deve ser enrolada somente após a soldagem.

Leakage Fight

Reparar um vazamento no sistema de aquecimento com um selante é um controle de vazamento químico.

O selante alemão especificado provou ser excelente na solução desse dilema. Também usado tais meios:

  1. Resinas epóxi de dois componentes.
  2. Compostos adesivos de silicone.
  3. Compostos resistentes ao calor à base de borracha.

Seu algoritmo:

  1. A área danificada é desengordurada, seca e coberta com uma fina camada de selante.
  2. Além disso, é embrulhado com uma serpyanka. Serpyanka reforça a camada selada.
  3. Serpyanka já está coberto com um selante. A ação é repetida.

Se um agente de silicone for usado, nenhum abrasivo precisa ser usado para lixar a área danificada. E esse tipo de selante adere melhor a uma superfície lisa.

Soldagem de gasodutos

A soldagem de tubos de gás sob pressão é realizada por soldadores altamente qualificados e certificados para tal.

Soldagem a arco manual e soldagem por resistência instantânea não fornecem resistência confiável à corrosão da área da junta

, apenas o método de soldagem por pressão elimina essas desvantagens.

A soldadura numa instalação especial de soldadura é efectuada da seguinte forma: - o tubo é alimentado ao longo das mesas de rolos até encostar no batente do grampo fixo e aí o tubo é preso. O segundo tubo é alimentado completamente no primeiro tubo e, em seguida, a braçadeira móvel é fixada; - um mecanismo especial regula a diferença nas bordas e uma pressão preliminar é criada na junta através do mecanismo móvel; - pelo movimento longitudinal e transversal das pinças da unidade de aquecimento, o indutor é primeiro ajustado à junta e depois fechado; - ligar a fonte de aquecimento por indução e, ao atingir a temperatura de soldagem, o relé tempo desligará a fonte de aquecimento; - o tempo de soldagem de uma junta não é superior a um minuto; - é dado um comando para o revolvimento dos tubos a soldar, após o revolvimento os dispositivos de fixação são desengatados, o grampo móvel volta à sua posição inicial e a instalação está pronta para acolher um novo tubo.

Este método de soldagem é usado na indústria de gás para unir tubos pretos e tubos com revestimento interno anticorrosivo.

Tubos de gás de soldagem

Dispositivos de soldagem a arco elétrico e gás podem ser usados ​​para alinhar dutos. Primeiro, são preparadas as bordas dos tubos a serem unidos. Para obter uma costura de alta qualidade, eles devem ser limpos de qualquer contaminação. Depois disso, você precisa fazer um chanfro. Permite obter uma costura forte e justa, uma vez que o metal fundido preenche completamente a área da junta.

Na maioria dos casos, é usada a soldagem por arco elétrico manual ou semiautomática. Na soldagem a arco elétrico, o diâmetro ideal do eletrodo é de 3 a 4 mm. A espessura da parede dos gasodutos não deve ser superior a 5 mm. Além de preparar as bordas (no mínimo 1 cm de largura), devem ser feitos chanfros.Além disso, a centralização e a aderência são realizadas uniformemente em 3-4 lugares. Depois disso, a soldagem é realizada em 2 camadas. Para obter uma vedação estanque, é importante capturar as áreas adjacentes dos produtos ao fazer a costura final.

Na soldagem a gás, uma passagem geralmente é suficiente. A espessura da parede dos gasodutos não deve ser superior a 4 mm. Caso contrário, a área da emenda ficará superaquecida, o que afetará negativamente a resistência da junta. Para evitar falta de penetração, o final da costura deve ser feito com alguma sobreposição. Ao escolher um material aditivo, o tipo de aço da tubulação de gás deve ser levado em consideração.

Requisitos para selantes de gás

Para eliminar completamente o vazamento de gás nos pontos de conexão do sistema de gasoduto, é necessário que o enrolamento atenda aos seguintes requisitos:

  • resistência a vibrações de intensidade variável;
  • resistência a mudanças repentinas de temperatura e pressão interna;
  • proteção da conexão da formação de depósitos corrosivos;
  • facilidade de instalação e desmontagem em caso de reparos;
  • durabilidade e longo período de uso.

Todos os materiais de vedação devem ser verificados por especialistas quanto à resistência e certificados para trabalho em sistemas de fornecimento de gás.

Tipos e condições de vedação

É necessário isolar as juntas ao colocar tubos para diferentes tipos de dutos. As únicas exceções são as juntas soldadas, mas esta também é a sua desvantagem - elas são inteiriças. E as juntas com roscas facilitam a substituição de uma área danificada ou a inserção de um novo arnês.

Portanto, a vedação é necessária para conexões de tubos roscados:

  • abastecimento de água quente e fria,
  • gasodutos,
  • aquecimento.

Na prática, o fio é utilizado em linhas de pequeno diâmetro - na fiação interna em casa e em apartamentos, chalés e no assentamento de redes em edifícios isolados com baixo consumo de água e gás. Para abastecimento de água de grande diâmetro e tubos de aquecimento, são utilizadas conexões de flange e soldagem.

Os dutos de ventilação, via de regra, têm uma seção transversal grande e são feitos de chapa de paredes finas ou tubos corrugados. Portanto, neles não são utilizadas conexões roscadas, mas a vedação das juntas ainda é necessária.

Ao escolher um método de vedação de conexões de tubos, é necessário levar em consideração suas propriedades e as condições em que irão funcionar:

  • A temperatura externa do meio e do meio interno na tubulação. Alguns tipos de selantes perdem suas propriedades em temperaturas elevadas ou no gelo.
  • Pressão da linha. Os isoladores de líquido podem ser espremidos para fora da conexão na cabeça alta.
  • Diâmetro do tubo.
  • Resistência de união final. Este é o esforço necessário para desmontar uma junta isolada no caso de seu reparo ou remontagem.
  • Segurança ambiental. Ao colocar tubulações de água potável, não use substâncias que possam emitir compostos tóxicos.

A maioria dos meios e substâncias utilizados para vedação, de acordo com esses parâmetros, se enquadram na faixa necessária para a união de dutos domésticos. Mas uma escolha particularmente cuidadosa é necessária ao vedar as juntas dos tubos de gás. A violação da estanqueidade nas linhas de água é perceptível desde o início nos vestígios de vazamentos nas juntas. Vazamentos de gás não se manifestam visualmente e podem permanecer sem serem detectados por um longo tempo.

Tipos de tubos

Tubos de gás de polietileno
Tubos de gás de polietileno
Até certo ponto, tubos de metal sem costura eram usados ​​para linhas de gás. No entanto, sua vida útil é limitada devido aos efeitos corrosivos aos quais estão expostos devido à precipitação e outros fatores. Portanto, junto com eles, também passaram a utilizar:

  • Polietileno. Muito mais barato de fabricar do que a mineração de metal, o material também é resistente à pressão do projeto na rede elétrica.A alta elasticidade, assim como a estanqueidade das juntas, são muito úteis em solos pesados. O plástico é um dielétrico e, portanto, não conduz corrente. Esta é a chave para a segurança em caso de problemas com a rede elétrica.
  • Borracha. Em maior medida, esse material é utilizado para conectar o canal central ao consumidor, seja ele uma caldeira, um esquentador a gás ou qualquer outro. É selecionada uma composição que não seca devido à exposição à luz solar.
  • Aço inoxidável. Mais precisamente, a trança é feita desse material. O tubo interno é uma manga de PVC.
  • Cobre. Recentemente, foi oficialmente aprovado para dutos de baixa pressão. As vantagens são a resistência aos efeitos corrosivos da água e de outras substâncias.

Gás de aço
Gás de aço

A escolha do produto dependerá das condições específicas e do sistema já instalado.

Características de montagem de uma chaminé para aparelhos a gás

Na instalação de aparelhos de aquecimento a gás, bem como de radiadores a óleo, é necessário atentar para a questão da organização competente para a retirada dos produtos de combustão das instalações. E isso é correto, pois, além de criar um ambiente seguro para o homem, aumentam a eficiência dos próprios aparelhos de aquecimento, contribuem para seu funcionamento mais produtivo e econômico.

Para determinar o diâmetro do canal de saída de gás, é necessário levar em consideração:

  1. A quantidade de produtos de combustão.
  2. Potência do aparelho de aquecimento.
  3. A diferença de temperatura entre o ar externo e os produtos de combustão.
  4. A altura do tubo da chaminé.

A instalação de tubos de escape para aparelhos a gás, de acordo com as regras, é efectuada junto às paredes interiores e junto a divisórias de materiais incombustíveis. Se necessário, também é permitido instalá-los em paredes externas, também de materiais incombustíveis. Neste caso, para evitar o aparecimento de condensação durante a remoção dos produtos da combustão, as paredes são isoladas do exterior. Se não houver parede na sala que seja adequada para a colocação de tubos de escape, você deve usar um tubo principal ou um tubo superior para um aparelho a gás.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Os tubos devem ser fornecidos com o acesso mais aberto.

A instalação de aparelhos a gás que não tenham ligação à conduta de fumos efectua-se exclusivamente em local onde serão atribuídos pelo menos 5 m3 de espaço livre para cada queimador. Um pequeno aquecedor de água que não está equipado com um produto de combustão de gás de exaustão deve ter uma descarga de pelo menos 6 m3. Um aquecedor de água a gás para duche ou casa de banho deve ter exaustão para produtos de combustão a gás e um espaço livre de pelo menos 10 m3.

Se não houver volume suficiente na divisão onde está a ser instalado o fogão a gás, deve ser instalada uma saída de ventilação por cima. Uma vez que os aparelhos a gás utilizam o ar da sala de combustão, ele deve ser de livre acesso. Para isso, deixa-se uma pequena lacuna sob a porta do piso (a área da lacuna é derivada do cálculo: para cada 1000 kcal / h da potência do aparelho a gás, são necessários pelo menos 10 cm2).

Todos os dispositivos de aquecimento, aquecedores de água a gás, etc. equipado com um fusível para cortar o gás em caso de incêndio.

A instalação de aquecedores a gás deve ser sempre efectuada com ligação à chaminé em todos os casos, excepto num: se se tratar de aquecedor com câmara de combustão fechada. Neste caso, a saída dos gases de combustão e a alimentação de ar do queimador estão separadas da divisão. Uma chaminé com uma área transversal de 200-220 cm2 pode ser conectada a um par de aparelhos a gás em um andar com uma vazão de gás de 8 m3 / h. A distância entre as entradas da chaminé em altura deve ser de pelo menos 30 cm. Para conectar quatro aparelhos a gás de um apartamento com uma vazão de gás de 12 m3 / h, uma chaminé com uma área transversal de pelo menos 300 cm2 é necessário em um andar.A ligação de aparelhos a gás com uma chaminé em andares diferentes é inaceitável.

As chaminés para aparelhos a gás estão localizadas acima do telhado da mesma forma que as chaminés convencionais. Quando, durante a reconstrução de uma casa, é impossível utilizar a velha chaminé para a retirada dos produtos da combustão dos gases, é feita uma nova chaminé com canos que se ligam à fachada posterior da casa. Esses tubos são feitos de chapas de aço galvanizado e, ao contrário dos tubos para a remoção de produtos de combustão de combustíveis líquidos e sólidos, eles são conectados com juntas que são direcionadas na direção oposta ao movimento dos gases.

Durante as reparações ou reestruturações, quando a estanqueidade das tubagens de gás pode estar comprometida, é necessário verificar a sua integridade no final da obra. Para isso, o ar é admitido nas tubulações a uma pressão que é o dobro da necessária nelas durante a passagem do gás (aproximadamente 500 mm de coluna d'água).

Antes de verificar, é necessário fechar as torneiras. Se dentro de cinco minutos a pressão nas tubulações cair em mais de 20 mm de água. Art., Então é preciso procurar por danos na tubulação (os alegados locais de danos devem ser umedecidos com água e sabão). O gasoduto para gás líquido é verificado quanto à estanqueidade da mesma forma sob uma pressão de 1200 mm de água. Arte.

Conexões roscadas são aplicadas a tubos, bem como conexões e acessórios de ramificação. Mas a simplicidade e a confiabilidade da conexão de qualquer duto com rosca ainda não fornecem sua impermeabilidade completa. Portanto, um acréscimo obrigatório é a vedação de tubos em todos os pontos das juntas roscadas. Somente esta combinação pode criar uma conexão confiável.

Conexão soldada

Soldagem a arco
Soldagem a arco

O conceito de junta soldada é aplicado tanto a tubos de metal quanto a tubos de polietileno. Para resolver o primeiro problema usando o método do arco, você precisará das seguintes ferramentas:

  • inversor ou máquina de solda transformador;
  • eletrodos;
  • máscara protetora;
  • luvas;
  • um martelo ou pincel para processar uma costura.

O trabalho é realizado desta forma:

  1. Se possível, é melhor consertar bem os espaços em branco. Isso é necessário para a conveniência do mestre.
  2. Para garantir a estanqueidade total, será necessário deixar um espaço de 2 mm entre os tubos. Isso permitirá que o metal que flui grude nas pontas.
  3. A fixação é realizada com pequenas tachas em vários pontos.
  4. No processo principal, o eletrodo deve ser guiado de baixo para cima.
  5. É importante garantir que não haja superaquecimento. A consequência disso pode ser um estresse desnecessário na junta, bem como a queima do metal próximo.
  6. Alguns artesãos colocam dois pontos. Um serve para preencher o espaço e o segundo atua como um belayer.
  7. Não jogue fora a escória imediatamente. Você deve esperar pelo menos 15 segundos. Assim, ocorrerá a necessária convulsão e não haverá microfissuras.

Equipamento de soldagem a gás
Equipamento de soldagem a gás

Ao utilizar equipamento de soldagem a gás, os requisitos para a fixação da peça de trabalho serão os mesmos do caso anterior.

  • O primeiro passo é abrir a corrente do cilindro de oxigênio e, em seguida, do gás acetileno.
  • Se houver ar nas mangueiras, a ignição pode não ocorrer imediatamente.
  • A chama é regulada para o valor necessário.
  • O local de soldagem aquece bem.
  • Depois disso, um eletrodo especial é acionado. É preciso conduzi-lo para que influa, mas não desça.
  • Ao final do processo, a peça é resfriada.

Observação!
A verificação conjunta de qualquer opção de conexão é feita de uma maneira simples. Uma solução com sabão está sendo preparada. Deve espumar bem. Ele é aplicado ao local desejado. Se aparecerem bolhas, é porque há uma fístula. É estritamente proibido realizar o teste com chama aberta. Pode ser explosivo.

Para tubos de polietileno existe também o conceito de soldagem, mas é realizado por um método diferente.Neste caso, é utilizado um aparelho capaz de dar baixa tensão na saída e controlar a temperatura necessária. Mas o principal neste caso é o acessório de conexão. Seu design inclui um elemento de aquecimento. À medida que o processo avança, começa a derreter o espaço à sua volta, o que conduz à formação de uma massa homogénea que, depois de endurecida, sela a costura.

Soldagem por eletrofusão
Soldagem por eletrofusão

Uma solução passo a passo tem a seguinte aparência:

  1. As pontas dos tubos estão sendo preparadas. Para fazer isso, eles são cortados com um cortador especial. Você não pode fazer isso com uma serra. Os planos devem ser absolutamente planos, sem chanfros quebrados e rebarbas.
  2. Uma marca é feita a partir da borda. A distância até ele é igual a metade do tamanho do encaixe mais 2 cm.
  3. Com a ajuda de um raspador ou máquina especial, a camada de óxido é eliminada. Isso deve ser feito uniformemente, aprofundando-se no mesmo tamanho. Para facilitar a navegação, você pode desenhar linhas perpendiculares adicionais, conforme você as corta, será fácil julgar a exatidão da execução.
  4. Todas as rebarbas e aparas são eliminadas.
  5. As áreas de encaixe são limpas com um solvente adequado ou um guardanapo com álcool.
  6. O encaixe é colocado até a marca marcada. Se um dos tubos estiver estacionário, a luva é martelada até o tamanho máximo. O segundo elemento é trazido e o conector é cuidadosamente deslocado para fechar uniformemente os bocais.
  7. Os plugues da máquina de solda são conectados aos contatos da embreagem.
  8. Um scanner óptico lê as informações impressas no código de barras e inicia o processo.
  9. A unidade determinará por si mesma qual a temperatura e voltagem necessárias, bem como a duração do período de resfriamento. É importante resistir totalmente a todos os estágios. Só neste caso podemos falar de confiabilidade.
  10. Após a conclusão, todas as informações sobre hora, data, operador, temperatura e tensão são necessariamente aplicadas ao local de soldagem.

Essas ferramentas são normalmente usadas em seções principais onde os diâmetros dos tubos excedem 80 mm.

O processo de soldagem de tubos por eletrofusão é mostrado no vídeo:

Focas naturais

Juta e estopa são usadas em conjunto com selantes higiênicos de silicone. A rosca é limpa de sujeira e ferrugem, revestida com um selante, o selante é torcido em uma rosca e enrolado no sentido horário rente à crista da rosca. Ao enrolar, a vedação é tensionada com uma força de 0,5-1 kg.

Após o enrolamento, cubra cuidadosamente com selante e monte a conexão. Em 5 a 8 minutos, até que o processo de polimerização seja concluído, é necessário verificar e, se necessário, apertar a conexão. Apertar a porca após a cura do selante resultará em vazamento.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

As lojas vendem linhas de encanamento prontas de linho para vedação de tubos. Não precisa ser torcido. Antes de comprar um fio, leia na embalagem de que é feito e se contém selantes de silicone ou acrílico. Se for uma rosca fluoroplástica, é indesejável usá-la em juntas roscadas danificadas; se for vegetal sem selante, compre um selante sanitário separado.

Os donos de apartamentos e casas perguntam: "Qual o melhor segmento para cachimbos?", Implicando na marca. Ao que um encanador profissional responderá: "Melhor o fio que foi habilmente enrolado."

Se a rosca for mais ou menos do que o necessário, ou se não for enrolada ao longo da rosca, a conexão vazará. Não enrole "com margem", enrole o quanto for necessário e não se esqueça do selante.

Tipos de fitas de vedação

Este material é produzido na forma de bobinagem em bobina de até 10 metros de comprimento. É usado com sucesso para enrolar roscas de tubos em sistemas de pressão, incluindo encanamento, gás e aquecimento.

Tem como finalidade nas juntas um enchimento deformável que serve como lubrificante para roscas, contribuindo para o aumento da estanqueidade. Este selo está disponível em 3 tipos:

  1. tipo 1 - para uso em sistemas de dutos para transporte de líquidos agressivos, é utilizado com o uso de vaselina purificada;
  2. tipo 2 - para bombeamento de oxidantes fortes, que proíbe o uso de selante adicional na forma de óleos;
  3. tipo 3 - usado para transporte de líquidos e gases relativamente limpos, o uso de lubrificantes é excluído.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Tipos de tubos de gás

Mais recentemente, a questão dos tipos de tubos para gaseificação não teria sido, porque eles eram feitos de um único material - o aço. E é isso, sem alternativa ou escolha. Mas os tempos passam, as tecnologias não param e agora o aço está lentamente substituindo o polímero. Nomeadamente, o polietileno especial, que é produzido sob baixa pressão, tem uma densidade correspondentemente elevada.

Além disso, o polietileno apresenta uma série de vantagens invejáveis, além disso, em termos de segurança de uso.

Os tubos de gás HDPE não enferrujam, não corroem e não racham, mesmo com mudanças de temperatura. Para o gás, essa estabilidade é muito importante, porque a pressão constante deve ser mantida, e uma microfissura é repleta de vazamentos perigosos.

O polietileno não reage quimicamente e permanece neutro a líquidos e gases. Devido à sua força e elasticidade, o material pode ser montado mesmo em temperaturas abaixo de zero e não perder força e sua capacidade de condução até -45 graus. Além disso, não é um condutor de corrente elétrica, portanto, não está sujeito à destruição eletroquímica.

E mais uma vantagem é o baixo peso e a facilidade de conexão, o que aumenta sua popularidade.

No entanto, os seguintes detalhes importantes devem ser considerados aqui. Os tubos de gás para as casas são colocados exclusivamente em aço e o polietileno é usado no interior dos apartamentos.

Vedação de rosca com rosca.

O melhor para vedar a conexão roscada na tubulação de gás

Para aqueles que são preguiçosos demais para torcer o linho em feixes e untá-lo com pasta, eles criaram um fio de vedação. O fio pode ser feito de diferentes materiais:

  • Poliamida - projetada para uma pressão de 16 atmosferas na água e 8 atmosferas no gás, tem um limite de temperatura superior de 130 ° C.
  • Fluoroplástico - tem características idênticas às da fita FUM, mas geralmente custa mais.

Os fabricantes lubrificam o fio com um lubrificante especial, cuja composição não divulgam. Na minha opinião, o fio de PTFE é melhor em qualidade e eu o recomendo para você, apesar de ser mais caro do que o fio de poliamida. Se você quiser saber como enrolar a discussão corretamente, assista ao seguinte vídeo:

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores