Sistemas coletores solares: como organizar o aquecimento e o abastecimento de água em casa com a ajuda deles?

Sistema solar

Aquecer uma casa privada é uma questão complexa e responsável, cuja solução requer custos e esforços. As tarifas e os termos de fornecimento de recursos às vezes tornam-se excessivamente altos e obrigam a buscar formas mais racionais e econômicas de aquecimento sem custos desnecessários. Uma das opções pode ser sistema solar baseado em energia solar totalmente gratuita.

Todos os dias, uma grande quantidade de gigawatts cai na superfície da Terra, que são espalhados na atmosfera e absorvidos pela crosta terrestre. A quantidade de energia é grande, mas até agora poucas oportunidades foram inventadas para recebê-la e armazená-la. Os sistemas solares para aquecimento doméstico são um dos maneiras de usar a energia solar para fins práticos.

O que é isso?

O sistema solar é complexo de dispositivos usados ​​para receber energia térmica do Sol para aquecimento doméstico ou outros fins. É uma fonte de aquecimento para o meio de aquecimento do circuito de aquecimento da casa. O aquecimento é feito direta ou indiretamente por meio de um trocador de calor.

O sistema solar inclui:

  • Colecionador. Um dispositivo que recebe energia do Sol e a transfere para o refrigerante de uma forma ou de outra.
  • Circuito de aquecimento da casa.

O principal elemento do sistema é o coletor. É uma fonte de aquecimento do refrigerante. O resto é um sistema de aquecimento por radiador convencional ou (melhor) aquecimento por piso radiante.

Deve-se ter em mente que sistemas de aquecimento solar de água, cujo preço pode ser bastante alto, nem sempre é capaz de fornecer aquecimento adequado e suficiente... Depende das condições climáticas e meteorológicas da região, da localização da casa e de outros fatores. Alguns especialistas acreditam que este tipo de aquecimento só pode ser usado como uma opção adicional.

Visualizações

Existem diferentes projetos de manifold que podem demonstrar sua eficácia e capacidades:

  1. Abrir. Representar recipientes planos oblongos pretos cheios de água... É aquecido pelo calor do sol e pode manter a temperatura da água em piscinas externas, chuveiros externos e muito mais. A eficiência de tais dispositivos é extremamente baixa, então eles só podem ser usados ​​no verão.
  2. Tubular. O principal elemento desses sistemas são tubos coaxiais de vidro, entre as partes externa e interna dos quais um vácuo é criado... Forma-se uma camada protetora transparente com baixíssima condutividade térmica, que permite que a água (ou anticongelante) receba energia solar, praticamente sem consumi-la no meio ambiente. O custo desses coletores é alto, a facilidade de manutenção é extremamente baixa e problemática.
  3. Apartamento. Representar caixas planas com tampa transparente... O fundo é coberto com uma camada que aceita energia ativamente. Os tubos de KE são soldados a ele, ao longo dos quais a água se move. Recebendo calor, é enviado para o sistema de aquecimento. Às vezes, o ar é bombeado para fora da tampa, aumentando a eficiência da ingestão de energia e reduzindo as perdas. Existem também projetos em que os tubos estão localizados entre duas camadas receptoras, nas quais são criadas ranhuras para eles. Isso permite uma melhor transferência de calor.

Existem também tipos mais modernos de colecionadores em que o princípio de uma bomba de calor é usado - há um líquido volátil em um recipiente selado. Quando aquecido pelo calor do sol, ele evapora. Esse vapor sobe para a câmara de condensação e se instala nas paredes, liberando muita energia térmica.No outro lado das paredes é criada uma camisa de água, que recebe este calor e é enviada para o sistema de aquecimento.

Princípio de operação

O princípio de operação de qualquer coletor é aquecimento de água ou outro refrigerante sob a influência da luz solar... Um exemplo clássico é o aquecimento de objetos no parapeito de uma janela iluminada pelos raios do Sol, mesmo que haja geada fora da janela. De forma semelhante, a energia é transferida nos coletores.

Para obter o efeito máximo, é necessário fornecer condições ideais, isolar todas as tubulações de abastecimento e um tanque de armazenamento.

No entanto, deve-se ter em mente que qualquer sistema solar para aquecimento doméstico, cujo preço pode acabar sendo excessivamente alto, tem recursos limitados. Será irracional utilizá-lo em regiões com invernos gelados, pois a diferença máxima entre as temperaturas externa e interna do coletor não deve ultrapassar 20 °. Isso só é possível em regiões relativamente quentesonde não há frio severo e dias ensolarados suficientes.

Número de contornos

As usinas solares podem ser de circuito simples e duplo. Os sistemas de circuito único executam uma única função - eles aquecem o refrigerante para a linha de aquecimento. Os sistemas de circuito duplo não apenas aquecem o refrigerante, mas também preparam a água quente para as necessidades domésticas.

Projeto de sistema solar de circuito único para o aquecimento de uma casa privada, consiste num colector que aquece a água, que é encaminhada para um reservatório, de onde entra no circuito de aquecimento. Tendo passado um círculo completo, a água esfria e se encontra novamente no coletor, onde se aquece novamente, e assim por diante em um círculo.

Sistemas de circuito duplo são mais complexos... O refrigerante que aquece no coletor é direcionado para uma bobina instalada dentro do tanque de armazenamento e emite energia térmica, após a qual entra novamente no coletor. A água aquecida do tanque é fornecida aos pontos de análise (banheiras, pias e outros encanamentos) e também é direcionada ao circuito de aquecimento. Resfriando nele, ele entra novamente no tanque, onde é aquecido a partir da bobina. Normalmente, o anticongelante circula dentro da linha do coletor, uma vez que os fluidos não se misturam, ou seja, o aquecimento da água ocorre de forma indireta.

Tipos de circulação de refrigerante

O refrigerante pode se mover pelo sistema de duas maneiras:

Circulação natural. É utilizado o princípio de elevar líquidos aquecidos para cima. Para garantir um movimento estável, o coletor deve estar localizado abaixo do tanque de armazenamento e o circuito de aquecimento deve ser localizado de forma que a água quente suba e entre no sistema de aquecimento e o fluxo de retorno resfriado retorne ao coletor para aquecimento

Circulação forçada. Neste caso, uma bomba de circulação é usada para mover o refrigerante. Esta opção é preferível, uma vez que vários fatores externos que afetam o regime de circulação desaparecem, a velocidade e a direção do fluxo tornam-se estáveis, mantidas em um determinado modo. A desvantagem desse método é a necessidade de adquirir e manter uma bomba que precisa ser conectada a uma rede de corrente elétrica. O lado positivo é a capacidade de montar o sistema e organizar todos os elementos não de acordo com as condições de circulação, mas porque é mais conveniente e mais racional nesta sala

Além disso, existem opções para a circulação do refrigerante com entrada no circuito de aquecimentoquando ele está conectado diretamente ao manifold e em seu próprio circuito fechado. Neste caso, a transferência de energia térmica é realizada indiretamente por meio de uma bobina instalada no tanque de armazenamento.

Instalação e orientação

O coletor é instalado em uma área aberta, o dia todo iluminado pelos raios do sol. A melhor opção é telhado da casa, mas qualquer estrutura, árvore ou eminência localizada nas proximidades pode se tornar um obstáculo para os raios, então você precisa controlar imediatamente a densidade da iluminação.

Também o sistema solar para aquecimento de água deve ser instalado de forma que os raios incidam em sua superfície perpendicularmente... Para isso, é necessário marcar a posição do Sol no meio do dia e instalar os painéis perpendiculares aos raios de forma que a luz incida sobre eles verticalmente. Neste respeito estruturas tubulares são mais eficientes, uma vez que eles não têm um plano como tal, e a superfície do tubo recebe igualmente bem o fluxo de ambos os lados.

Período de retorno

Sistemas solares de aquecimento, cujo preço depende do tamanho da casa e das condições externas da região, pode pagar em um tempo bastante curto, ou nem pagar. É extremamente difícil calcular com antecedência a partir de quando ele começará a ter lucro, uma vez que existem muitos efeitos sutis e fatores de influência. Condições meteorológicas ou climáticas, o nível de desempenho técnico dos elementos do sistema, o tipo de circuitos de aquecimento e muito mais estão envolvidos.

Uma planta de aquecimento solar de água é uma espécie de projeto de investimentocom um período de recuperação atrasado. Acredita-se que a vida útil média do equipamento seja de 30 anos. Todo esse tempo, o complexo vai fornecer uma certa quantidade de energia térmica, pela qual nada precisa ser pago.

Os investimentos na criação do sistema são apenas iniciais, então, ocasionalmente, apenas reparos de rotina serão necessários, o que não exige despesas sérias. No final de sua vida útil, todas as unidades e elementos do sistema solar podem ser usados ​​para outros fins ou vendidos como matérias-primas secundárias. portanto o efeito econômico da obra será obtido em qualquer caso, embora não seja o objetivo principal de todo o plano.

Prós e contras

As vantagens do uso de usinas solares incluem:

  • a oportunidade de usar a energia solar inesgotável e totalmente gratuita;
  • independência de tarifas de organizações de recursos e fornecedores;
  • a capacidade de ajustar e redimensionar o sistema à vontade;
  • longa vida útil com custos mínimos de reparo.

As desvantagens dos sistemas solares são:

  • o sistema funciona apenas durante o dia, consumindo o calor acumulado à noite;
  • dependência do tempo e das condições climáticas;
  • baixa eficiência e eficiência geral de usinas solares;
  • a capacidade de criar um sistema não está disponível para todos os proprietários;
  • em regiões com invernos gelados, os sistemas não funcionam.

Ao escolher um sistema de aquecimento, é necessário conhecer e levar em consideração as vantagens e desvantagens desta técnica.

Regime de estagnação de instalações solares: causas e consequências

Os dispositivos térmicos solares modernos têm muitas modificações.

Em sua forma mais simples, eles consistem em:

  • painéis planos ou tubulares para coletar a energia radiante do sol;
  • um tanque de armazenamento para armazenar água aquecida;
  • tanque do trocador de calor;
  • oleodutos e válvulas.

Esquema simplificado de trabalho

No plano do telhado ou em treliças especiais, são montadas placas de metal, sob as quais são colocados tubos com fluido de trabalho. O coletor absorve ondas eletromagnéticas do infravermelho ao ultravioleta e, de fato, atua como uma miniestufa que acumula calor e o transfere para uma solução de baixo congelamento, geralmente propilenoglicol. O meio aquecido passa para o tanque de armazenamento e o tanque do trocador de calor combinado com ele, aquecendo a água que flui de lá para os aparelhos de aquecimento doméstico e as torneiras do encanamento.

Infelizmente, existe um elo fraco no funcionamento dos colecionadores clássicos de fotos, o chamado fenômeno da estagnação (em latim - estagnação).Nesse caso, a estagnação está associada ao período de verão, quando o sistema gera calor que não é totalmente necessário neste momento: no calor, não há necessidade de aquecer a residência e usar uma grande quantidade de água aquecida.

Se o calor gerado não for totalmente consumido, por exemplo, por motivos sazonais ou por falta de proprietários, o fluido térmico pode ferver. Surge uma trava de vapor, que interrompe o funcionamento de todo o sistema hidráulico, interrompendo a circulação da solução. É necessária uma pausa, geralmente à noite, para que o vapor se condense e a planta solar esfrie. Isso significa desconforto para o consumidor, pois uma fonte adicional terá que ser conectada para fornecer água quente, por exemplo, uma caldeira elétrica ou a gás, até que o frio da noite esfrie o anticongelante.

Com a ocorrência frequente dessa situação, o fluido térmico muda de consistência, engrossa e vira uma massa gelatinosa, entupindo os tubos coletores. Lavá-lo é um procedimento bastante trabalhoso e complicado. Mudar a concentração de propilenoglicol muda suas propriedades de baixa temperatura, o que pode levar ao congelamento de tubos e destruição de equipamentos caros. Assim, a estagnação é a causa mais provável de acidentes e falha de todo o sistema de aquecimento.

Como escolher uma usina solar para aquecimento e abastecimento de água quente de um edifício residencial?

A escolha de um sistema solar é um passo importante na determinação da eficiência de sua operação e investimento de dinheiro. É necessário determinar que tipo de sistema solar é necessário, o preço e tamanho, o tipo de coletores solares e outros parâmetros do complexo.

É necessário selecionar o projeto e configuração do sistema, orientado pelos seguintes critérios:

  • o nível de atividade solar na região;
  • a quantidade de energia térmica necessária para aquecer a casa;
  • priorizar a energia solar no aquecimento da casa - ou a planta solar serve como sistema principal, ou como suplemento.

Depois de decidir os fatores principais, você pode prosseguir para seleção do design ideal e volume do sistema.

Até 100 m2

Sistema solar para aquecimento de uma casa de 100 m2. m. pode servir como a principal fonte de energia térmica... A principal tarefa será a escolha correta do projeto dos coletores solares para que seja possível receber a quantidade máxima de calor.

É necessário produzir cálculo levando em consideração o número de andares e configuração da casa, o número de dias de sol por ano, os parâmetros do refrigerante no sistema... Sistema solar para aquecimento de uma casa de 100 m2. m., cujo preço pode variar de 18 mil rublos. até 180 mil rublos. e acima, é perfeitamente capaz de fornecer aquecimento em casa, se todas as condições necessárias forem atendidas.

Até 200 m2

Para uma casa com área de 200m2, o sistema solar só pode ser uma fonte adicional de aquecimento. Normalmente, o pico de utilização de tais instalações ocorre no outono e na primavera, quando há calor solar suficiente, mas há necessidade de aquecimento da casa.

Praticamente não há diferenças de design para tais sistemas, apenas o tanque de armazenamento é compartilhado com a linha de aquecimento principal da casa. Os especialistas dizem que o uso de instalações solares nos períodos de primavera e outono pode reduzir a carga nos sistemas de aquecimento em cerca de 30-40%.

Opção de segunda bateria de coletor

Os coletores são, em princípio, semelhantes aos painéis solares convencionais.

Mas sua diferença importante e fundamental é a presença de placas de filme fino capazes de capturar não apenas a luz solar direta, mas também a luz difusa. Ao mesmo tempo, a única opção capaz de fornecer água quente ao sistema de aquecimento durante todo o inverno, mesmo com nuvens densas suspensas por vários dias, são os modelos de coletores a vácuo

É devido ao vácuo que o calor acumulado é armazenado.

Ao comprar um coletor de vácuo, você precisa decidir como a água será aquecida.Existem modelos de aquecimento direto e indireto. Nesse caso, os primeiros são considerados sazonais, uma vez que o tanque de armazenamento está localizado no corpo coletor. No inverno, eles não podem ser usados, uma vez que a água desse coletor congela.

Mas é possível construir um sistema de aquecimento com baterias coletoras para todas as estações. Tal sistema funcionará mesmo com geadas severas, já que o tanque de armazenamento fica em casa e a transferência de energia dos painéis solares é feita por meio de um refrigerante anticongelante.

Design DIY

O projeto de instalações solares não é tão complexo que pessoas com algum treinamento não sejam capazes de construí-las e operá-las por conta própria em suas casas. Sistema solar para aquecimento doméstico 100 m² com suas próprias mãos - esta é uma ideia totalmente realizável, que ajudará a economizar significativamente na compra e no trabalho de reparo... Vamos considerar as opções possíveis.

Sistema solar termossifão

Os sistemas solares termossifão são coletores tubularesque foram discutidos acima. Existem estruturas de fluxo livre e livre de pressão que diferem na forma como o refrigerante circula. Os sem pressão atuam no movimento natural do líquido e não precisa de eletricidade, a estrutura do complexo é muito mais simples e barata. A cabeça de pressão é capaz de fornecer um modo de circulação predeterminado e permitem que você obtenha eficiência máxima. O funcionamento mais ativo desses sistemas é o período de abril a outubro, quanto mais ao norte da região, menor é o período de maior atividade das instalações.

Sistema solar de ar

Coletores de ar são instalações que usando o ar como um transportador de calor... Eles aquecem a casa com um método de ventilação, o que permite economizar muito na criação de circuitos de aquecimento e usar o sistema durante todo o ano.

O coletor é uma caixa preta oca na qual o ar é aquecido pelo calor solar.... O ar quente é direcionado para a sala e o ar resfriado é direcionado para o coletor para aquecimento. Para reduzir a perda de calor, a caixa é instalada em um recipiente lacrado transparente que protege contra influências externas - vento, baixa temperatura, etc. A entrada e a saída são colocadas em salas diferentes para aumentar a diferença de pressão e organizar a circulação dos fluxos de forma independente.

Eficiência

Sistemas solares para casa

Depende diretamente dos raios solares absorvidos. Nos meses de verão, é compreensível que aumente, pois o sol aparece com mais frequência do que no frio. Eu gostaria o contrário, já que a casa precisa ser aquecida apenas no inverno, e parece que é impossível influenciar isso, mas vários aspectos tecnológicos do equipamento são capazes de ajustar o desempenho aumentando ou diminuindo este último.

No primeiro caso, recomenda-se que a instalação seja realizada em conjunto com a utilização de aquecimento tradicional.

Sistemas solares para casa

Basicamente, existem dois tipos de dispositivos:

  1. pequenos sistemas em células fotovoltaicas, às quais pertencem as estruturas, para funcionamento de 12 a 24V. Eles são suficientes para vários dispositivos de iluminação e um aparelho de TV funcionarem;
  2. grande. Eles são capazes de armazenar e converter tanta energia para aquecer uma residência grande o suficiente, bem como usá-la para criar um sistema de aquecimento completo. Claro, não estamos falando de enormes cabanas de vários andares. As baterias solares não são capazes de "coletar" tanto calor a ponto de atingirem uma temperatura confortável.

Dicas operacionais

A operação de usinas solares é realizada de acordo com as características do projeto. A principal tarefa do proprietário é manter a limpeza, remover poeira ou neve. Em alguns casos é necessário mudar periodicamente a posição dos painéis de acordo com as mudanças sazonais na localização do Sol... A reparação ou substituição de elementos individuais é realizada conforme a necessidade, todo o trabalho pode ser executado de forma independente e com a ajuda de especialistas envolvidos.

Como fazer um coletor solar

Você pode usar uma grande variedade de materiais disponíveis para fazer seu próprio coletor solar. Primeiro, os elementos individuais do sistema são feitos e, em seguida, eles são conectados por meio de tubos.

Etapa # 1 - fazer um painel solar

Para fazer um painel solar para aquecimento, você precisa de uma caixa e material de radiador. A caixa é geralmente feita de madeira compensada. Recomenda-se isolar as paredes e o fundo da caixa, por exemplo, com uma camada de poliestireno, para minimizar a perda de calor. Para a fabricação de um radiador, pode-se usar segmentos de tubos largos, que são conectados uns aos outros com tubos de menor diâmetro.

Uma versão interessante de um painel solar caseiro feito de latas de alumínio é apresentada no seguinte vídeo:

A parte superior da caixa é coberta com vidro de tamanho adequado. Para melhorar a eficiência do painel solar, recomenda-se pintar de preto a parte interna e os radiadores, e de branco a parte externa do painel.

Sistemas solares para casa
Este diagrama demonstra claramente uma das opções para criar um painel para um coletor solar. A caixa é feita de placas e compensado, forrada com vidro

Estágio # 2 - avancamera e tanque de armazenamento

Para fazer esses elementos coletores solares, você precisará de um par de recipientes adequados. A unidade precisa de um tanque bastante grande, sua capacidade deve variar entre 150-400 litros. O tanque também deve ser isolado, por exemplo, colocando-o em uma caixa de madeira compensada e preenchendo o espaço circundante com materiais isolantes de calor: espuma, lã mineral, serragem, etc.

Conselho. Se não foi possível adquirir um tanque de dimensões adequadas, você pode usar vários recipientes menores conectando-os entre si.

A avancamera é feita a partir de um pequeno tanque com capacidade máxima de 40 litros. Este recipiente deve ser selado e equipado com uma válvula esférica ou outro dispositivo de abastecimento de água.

Etapa # 3 - montagem de todo o sistema

Depois que os elementos principais estiverem prontos, eles devem ser colocados corretamente e conectados uns aos outros. Primeiro, instale uma câmara avançada e um tanque de armazenamento.

Neste caso, é importante observar corretamente a proporção do nível do líquido em cada recipiente. O nível da água na câmara frontal deve ser mais de 80 cm mais alto do que o nível da água no tanque de armazenamento

O painel solar é geralmente colocado no telhado, de preferência no lado sul, com uma inclinação de cerca de 40 graus em relação ao horizonte. A distância entre o tanque de armazenamento e o radiador deve ser de pelo menos 70 cm. Assim, uma avancamera é colocada no topo do sistema, um tanque de armazenamento é colocado abaixo e um painel solar é colocado na parte inferior.

Observação! Pode haver uma quantidade significativa de água no tanque de armazenamento e na câmara frontal. Mesmo na fase de projeto do sistema, é necessário correlacionar o peso máximo possível do refrigerante e a capacidade de carga do piso em que o coletor solar será montado

Então você deve instalar:

  • tubo de drenagem do armazenamento;
  • um tubo de drenagem da câmara anterior;
  • tubo de abastecimento de água fria para a câmara frontal;
  • tubo de entrada de água fria;
  • tubulação de abastecimento de água fria para misturadores;
  • tubo de abastecimento de água quente para misturadores
  • tubulação de abastecimento de água quente para o tanque de armazenamento;
  • Tubo de radiador solar "quente";
  • tubo de alimentação do tanque de armazenamento.

Ao mesmo tempo, é recomendável usar tubos de meia polegada em seções de alta pressão do sistema, e tubos de polegada são adequados para seções de baixa pressão. Além disso, você deve usar vários acessórios, adaptadores, ilhós, etc. Um diagrama detalhado do coletor solar é mostrado na figura:

Sistemas solares para casa
O diagrama do dispositivo coletor solar mostra a localização da câmara frontal, tanque de armazenamento e painel solar, bem como os tubos que os conectam.

Para colocar o sistema em operação, a unidade deve ser enchida com água pelos orifícios de drenagem inferiores. Em seguida, a câmara frontal é conectada ao sistema de abastecimento de água da casa e o nível do líquido no coletor é regulado.Se todas as juntas estiverem firmes, você pode começar a usar o novo dispositivo.

1. Válvula anti-escaldadura termostática

A principal função da válvula termostática é proteger contra escaldaduras e queimaduras. Em sistemas de aquecimento que não utilizam energia solar, esta válvula raramente é instalada, pois a temperatura da água quente pode ser ajustada no gerador de calor principal. Portanto, às vezes durante o projeto e instalação de um sistema solar, esse elemento é esquecido.

Claro, em um regulador de sistema solar também é possível limitar a temperatura da água a um nível seguro. No entanto, para melhorar o desempenho dos coletores solares, é melhor aquecer o tanque do acumulador até a temperatura mais alta possível. Isso permitirá o acúmulo de mais calor e possibilitará o aproveitamento da energia solar mesmo nos dias nublados seguintes.


Exemplo de tubulação entre uma válvula termostática e um sistema de recirculação de água quente

Além disso, o aquecimento de curto prazo do tanque de armazenamento a temperaturas extremas pode ser usado como proteção contra estagnação. Isso, por sua vez, estende a vida útil dos principais componentes do sistema solar.

Leia mais sobre a estagnação e métodos de combatê-la no link: estagnação do sistema solar

Se a válvula for instalada muito perto do aquecedor de água, ela superaquece e bloqueia o fluxo no lado da água quente. Como resultado, a água fria flui para a torneira por algum tempo. A válvula deve ser instalada um pouco mais longe do aquecedor de água, conforme mostrado na figura. Neste caso, funcionará corretamente.


Instalando uma válvula termostática para proteção contra escaldamento

Recomendações de instalação

Nesta lista, listaremos os pontos que os instaladores devem abordar com total responsabilidade.

Portanto, as seguintes nuances são importantes:

  1. Área de Heliópolis... Ou seja, verifique se você adquiriu um número suficiente de painéis. Também é comum que uma loja venda muitos itens em busca de lucro.
  2. O ângulo de inclinação dos coletores.

Dados iniciais para calcular o ângulo de inclinação ideal do dispositivo

  1. Volume do tanque de armazenamento.

Em todos os casos, a melhor solução seria pedir o conselho de um especialista independente e ir à loja com esses cálculos.

Isso conclui nossa análise e você pode prosseguir para os resultados.

Instalação do tanque de armazenamento DHW

O tanque da bateria deve ser instalado em local de fácil acesso. Isso tornará possível realizar a manutenção ou reparos necessários sem obstáculos. Muitas vezes acontece que o equipamento solar é instalado sob as escadas ou no porão. A este respeito, atenção especial deve ser dada à altura da sala.


Altura insuficiente da sala ao instalar um aquecedor de água

O problema é que geralmente um ânodo de magnésio é montado na parte superior do aquecedor de água. E para substituí-lo no futuro, é necessário ter um espaço adequado acima do tanque. Normalmente, o ânodo tem pelo menos 0,6 m de comprimento.


Substituindo o ânodo de magnésio

Se a altura da sala for menor, é necessário cuidar da instalação de um ânodo elétrico ativo já na fase de instalação do sistema de gel.

Qual opção escolher

A potência desse aquecimento em kW em cada caso específico só pode ser calculada por um especialista. No entanto, existem várias nuances que todos precisam saber. Portanto, os coletores de ar serão eficazes apenas se cobrirem completamente o lado sul do edifício. Se você mora na região sul, a melhor opção é um colecionador de flat. É ainda possível equipar o aquecimento da estufa com este tipo de coletor solar. Mas em regiões com climas mais severos, é melhor usar coletores tubulares. E se o dispositivo também estiver equipado com um sistema de tubo de calor, então fará calor não apenas com tempo nublado, mas também à noite. Esses sistemas não têm medo de ventilação ou geadas severas.

O YouTube respondeu com um erro: Acesso não configurado. A API de dados do YouTube não foi usada no projeto 268921522881 antes ou está desativada.Ative-o visitando https://console.developers.google.com/apis/api/youtube.googleapis.com/overview?project=268921522881 e tente novamente. Se você ativou esta API recentemente, aguarde alguns minutos para que a ação se propague para nossos sistemas e tente novamente.

    Postagens semelhantes
  • Quais são os aquecedores solares de água para aquecimento doméstico?
  • Prós e contras dos painéis solares para aquecimento doméstico
  • Como instalar o aquecimento solar em uma estufa com as próprias mãos?
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores