Estufa de inverno aquecida: excelente instrução de montagem

Como aquecer uma estufa no início da primavera?

Considerando as opções de aquecimento da estufa no inverno, deve-se lembrar os seguintes pontos importantes:

  1. A temperatura dentro da estufa nunca deve ultrapassar 40 ° C. O calor excessivo pode simplesmente secar as plantas.
  2. Para aquecer cada metro cúbico de espaço interno, o dispositivo de aquecimento selecionado deve produzir 100 W de calor.
  3. O aquecimento do solo é ideal para aquecimento. Se trocadores de calor forem usados, eles devem ser colocados na altura mais baixa possível.

A maneira mais fácil e natural é com o sol. Para aproveitar ao máximo a energia do corpo celeste, a estufa deve ser colocada no local onde mais luz solar incide - desta forma as plantas receberão o máximo de calor e luz.

Jardineiros experientes descobriram que é melhor aquecer uma estufa sob a forma de um arco ou de um hemisfério ao sol.

Para que o aquecimento solar funcione de forma eficaz, o telhado da estufa deve ser completamente transparente. Assim, os raios solares poderão passar livremente para dentro e aquecer as plantas e o solo, que emitirão calor, aquecendo assim o ar da estufa.

As vantagens indiscutíveis do método de aquecimento solar são a eficiência e o respeito pelo meio ambiente, mas uma desvantagem significativa é o fato de que esta opção não é adequada para as regiões do norte.

Não é necessário usar nenhum tipo de aquecimento para o cultivo de mudas e produtos do início do verão. Para isso, basta fazer canteiros de efeito estufa com esterco superaquecido. É necessário remover a camada de solo fértil, em vez dos canteiros, surgirão trincheiras. É aconselhável fazer pranchas para futuras camas quentes com pranchas ou outros materiais disponíveis.

Como fornecer aquecimento para a estufa no inverno com suas próprias mãos

Quando ainda está frio lá fora, você pode esticar o filme na estufa com uma segunda camada. Um bloqueio de ar se formará entre a camada principal e a camada adicional, que também reterá o calor. A estufa deve ser posicionada de forma que fique ao sol o maior tempo possível. Os raios do sol vão penetrar na folha ou policarbonato celular e aquecer a superfície do solo na estufa.

Mas existem desvantagens. Se você não tem seu próprio estrume, tem que comprá-lo, e agora é um prazer bastante caro. Além disso, deve ser armazenado no outono. E faça as cristas a cada primavera novamente. Este é um processo muito demorado. Estufas aquecidas DIY não são fáceis de fazer. E no inverno haverá pouco desse "aquecimento".

Para que o negócio da estufa seja lucrativo, é necessário não apenas aquecer bem a estufa, mas também usar todos os meios possíveis para preservar este calor da melhor maneira possível.

Para isso, é bom aplicar todo conhecimento em um complexo. Local bem escolhido para a construção de uma estufa, sem sombra, o dia todo ao sol. A estufa deve ser localizada de forma que o vento não sopre o calor. Uma base agradável e quente. A cobertura da estufa é melhor feita de policarbonato celular. Não deve haver lacunas na estrutura: no inverno, na geada, qualquer corrente de ar é destrutiva.

Você pode usar camas altas quentes com esterco, que também acumula calor. Você pode cultivar mudas nas prateleiras. É bom combinar o aquecimento da estufa: aumentar a temperatura do ar e do solo. A propósito, tapetes impermeáveis ​​podem ser usados ​​para o efeito de aquecimento de piso. É conveniente utilizá-los em estufas com estantes, colocando tapetes de aquecimento por baixo. O calor sempre sobe de baixo, aquecendo as bandejas com as plantas e o ar.

Métodos de aquecimento


Naturalmente, o aquecimento da estufa no inverno pode vir de várias fontes, o que permite escolher a opção mais econômica e eficiente para uma determinada área.

O aquecimento pode ser fornecido de duas maneiras:

  • Com aquecedores elétricos.
  • Ao queimar combustível.

A variedade de aparelhos elétricos que podem ser usados ​​para aquecer uma estufa de inverno é bastante extensa.

Pode ser:

  • Aquecedores de ar comuns.
  • Sistemas de piso radiante para a casa.
  • Ou aquecedores infravermelhos.

Então:

  • Embora esses dispositivos tenham uma fonte comum de energia, eles operam com diferentes eficiências e consumos de energia.
  • Com aquecimento elétrico, termostatos automáticos podem ser instalados para manter os parâmetros constantes para o crescimento ideal da planta.
  • Além disso, o aquecimento da estufa no inverno pode ser feito com a queima de combustível.
  • Podem ser usados ​​fogões a lenha convencionais, assim como caldeiras de longa duração ou queimadores a gás mais técnicos.

Tudo depende das fontes de combustível disponíveis, para as quais o sistema de aquecimento na estufa está ajustado.

Aparelhos elétricos com elementos de aquecimento


Deve-se notar que a instalação de estufas de inverno com aquecedores de ar é a forma mais ineficaz de aquecimento.

Isso se deve ao fato de que o aquecedor aquece apenas o ar, e a terra, onde estão as raízes das plantas, permanece fria:

  • Esse efeito ocorre porque o ar quente sempre se acumula sob o teto e não entra em contato com o solo no qual as hortaliças e ervas são plantadas.
  • Como resultado, a parte principal da planta está em temperatura relativa, mas não foi observado um bom desenvolvimento.
  • Além disso, o aquecedor consome muita energia com baixa eficiência, o que muitas vezes torna o cultivo insuficientemente lucrativo.
  • Se não houver alternativa, você pode instalar aquecedores sob as grades com mudas, então durante o seu funcionamento as raízes também aquecem.

Observação. Como o aquecedor é pequeno, o rack não será totalmente aquecido, mas apenas nas imediações da fonte de aquecimento.

O sistema de piso radiante elétrico é mais preferível para condições de estufa, pois ajuda a aquecer o solo e as raízes das plantas. Como resultado, o ar na estufa já é aquecido do solo. Tal sistema contribui para obter um alto rendimento e ao mesmo tempo um consumo de energia significativamente menor.

Aquecimento infravermelho


É o meio mais eficaz e econômico de aquecimento elétrico de estufas, pois não é o ar que aquece, mas diretamente o solo e as plantas.

Isso se deve ao princípio de funcionamento dos dispositivos infravermelhos, nos quais os raios infravermelhos são convertidos em energia térmica apenas quando em contato com objetos sólidos, como solo e caules de plantas.

Como a transferência de calor infravermelho à distância é praticamente sem perdas, aquecedores desse tipo são instalados no teto.

Observação. Existe também um filme IR especial desenvolvido exclusivamente para arranjar estufas, que é enterrado no solo até uma profundidade de 30-50 cm, aquecendo assim o solo de forma mais eficiente e ao mesmo tempo, sem interferir nas raízes de seu desenvolvimento adequado.

Arranjo de uma estufa durante todo o ano

Há muito tempo existem estruturas de estufa prontas à venda com o aquecimento de alta qualidade fornecido. É necessário em condições climáticas adversas para agricultores e comerciantes privados. Se desejar, você pode preparar uma estufa regular para uso no inverno.

estufa
O aquecimento em uma estufa ajudará no cultivo no inverno
É aconselhável isolar a base para que a hipotermia do solo não leve à diminuição do rendimento:

  1. A fundação pode ser uma plataforma de madeira. É tratado com um anti-séptico e coberto com um material impermeabilizante.
  2. A segunda opção é despejar concreto com mais isolamento de espuma.

O vidro transmite perfeitamente a luz, mas seu peso e sua incapacidade de dobrar dificultam a instalação, e sua alta condutividade térmica não permite manter uma temperatura estável ao longo do dia. As estufas de policarbonato são os projetos da mais alta qualidade para uso durante todo o ano. Tendo feito o aquecimento em uma estufa de policarbonato com as próprias mãos, você pode ter certeza de boas colheitas iniciais.

Como fornecer aquecimento para a estufa no inverno com suas próprias mãos

Painéis de policarbonato são um dos melhores materiais para a construção de estufas, inclusive durante o ano todo. Este material é forte o suficiente e não está sujeito à influência destrutiva do ambiente externo (por exemplo, quedas de temperatura, umidade elevada).

Ao mesmo tempo, é muito cómodo trabalhar com este material - é montado na moldura da estufa com parafusos auto-roscantes, dobra-se bem.

A vantagem mais importante dessas estufas é a capacidade de usá-la durante todo o ano, cultivar plantas o tempo todo e receber frutos. Pode ser uma variedade de verduras e outros vegetais.

Tendo instalado todos os sistemas necessários, você pode criar quaisquer condições de temperatura necessárias no interior. Além disso, a estufa não precisa ser limpa após cada temporada.

É um edifício que pode ser utilizado por muitos anos com manutenção adequada.

Leia a seguir: Loggia e varanda, qual a diferença e qual é melhor

Fogão de aquecimento

Como aquecer uma estufa sem gás e eletricidade? O aquecimento do fogão é um desses métodos. Eles fazem um fogão comum, dele horizontalmente deixam uma chaminé ao longo das paredes da estufa. Deve subir gradualmente e finalmente ser trazido para fora. Isso vai aquecer a estufa. A fornalha deve ser feita de forma a abrir fora da estufa, porque é impossível que a fuligem e o fumo penetrem nela. Então, a qualidade dos vegetais será prejudicada.

Pode-se instalar um fogão com caldeira no qual a água será aquecida, e depois ela circulará por meio de canos que serão colocados no solo ao longo do comprimento da estufa. A água quente aquece o ar.

Se a eficiência de tais sistemas pode satisfazer o usuário, então a laboriosidade do processo é muito cansativa. O fato é que você precisa monitorar constantemente a temperatura, muitas vezes vomitando combustível sólido. Nem todo mundo pode largar o emprego e ser foguista em sua estufa durante todo o inverno. E Vale a pena?

A imagem mostra o aquecimento da estufa com o fogão Buleryan.

Ao construir estufas aquecidas com as próprias mãos, deve-se ter em mente que a película e o vidro não retêm bem o calor, por isso precisam ser melhor aquecidos. O policarbonato celular, devido ao seu design, mantém bem o calor e, portanto, o custo do aquecimento será menor.

O aquecimento com caldeiras geradoras de calor também é uma boa visão. Ao contrário dos fogões simples, o gerador de calor com combustível sólido precisa ser carregado no máximo 2 vezes ao dia. Existem sistemas de combustível diesel. A eficiência desse aquecimento não é das mais altas.

Aquecimento de ar de estufa

Aquecimento de ar de estufa
Aquecimento de ar de estufa

Pequenas estufas podem ser aquecidas com unidades de ar primitivas. Todos os elementos necessários estão disponíveis em qualquer casa de veraneio ou são vendidos em uma loja de ferragens por um centavo.

Primeiro passo. Compre ou encontre um tubo de aço desnecessário na fazenda. Uma peça com um comprimento de cerca de 250 cm e um diâmetro de cerca de 60 cm é adequada.

Segundo passo. Insira a extremidade do tubo na estufa. A outra extremidade do tubo deve ser levada para a rua. Um incêndio é feito sob a extremidade "rua" do tubo.

Aquecimento de ar de estufa

O ar externo será aquecido por uma chama de fogo e entrará na estufa por meio de um cano. O aquecimento é realmente muito simples em sua organização, mas você não pode chamá-lo de conveniente. Primeiro, para que o sistema funcione, você precisa manter o fogo aceso. Em segundo lugar, não funcionará para regular a intensidade do aquecimento e a temperatura na estufa.

Qual deve ser a estufa?

Todas as estufas funcionam de maneira semelhante.As estufas de inverno possuem algumas características que devem ser observadas durante a construção.

Uma estufa de policarbonato de inverno é uma construção estacionária e requer a criação de uma fundação de alta qualidade e uma estrutura sólida.

Um pré-requisito para a criação de uma estufa durante todo o ano é uma base de capital. Uma base de madeira não funcionará, porque precisa ser trocada periodicamente.

A melhor opção é uma fundação de concreto, tijolo ou bloco. A fundação em faixa é criada ao longo do perímetro da estrutura, é bastante simples de instalar e, ao mesmo tempo, relativamente barata.

O segundo ponto importante é a estrutura da estufa. O uso no inverno pressupõe quedas de neve periódicas. O acúmulo de neve no telhado acarreta cargas muito fortes na estrutura, podendo levar à destruição de toda a estrutura. A moldura pode ser feita de madeira ou metal.

Ambos os materiais são suscetíveis à destruição e exigirão preparação preliminar e, no futuro - profilaxia e substituição periódica de elementos inutilizáveis.

Preparação para construção

Na rede pode encontrar muitas soluções prontas para a construção de estufas e adaptá-las às suas necessidades. Você também pode criar seu próprio desenho com base em suas necessidades e desejos.

Existem programas especiais para a criação de desenhos. Eles permitem que você veja o modelo acabado do futuro edifício.

Em qualquer caso, ao criar uma estufa com as próprias mãos, é necessário estar atento a vários fatores.

Em primeiro lugar, é necessário escolher um local para futuras construções. Você precisa escolher com base em três fatores principais:

  1. Iluminação. A estufa deve receber a quantidade máxima possível de energia solar.
  2. Para obter a quantidade máxima de luz solar, a estufa pode ser posicionada ao longo do comprimento de oeste a leste.

  3. Condições do vento. Os ventos fortes e rajadas não representam apenas o risco de colapso da estrutura, mas também de grandes perdas de calor. Portanto, a proteção contra o vento é necessária. Por exemplo, você pode colocar uma estufa próxima à parede da casa ou plantar plantas perenes baixas a uma distância de 5 a 10 metros.
  4. Conveniência. O acesso à novilha deve ser amplo e conveniente, o que facilitará muito a manutenção do prédio.

Em seguida, você precisa escolher a forma do telhado da futura estrutura. Na maioria das vezes é um telhado de duas águas ou arqueado.

O formato do telhado deve resistir ao acúmulo de neve durante a estação fria. O telhado de duas águas é o mais fácil de instalar.

O material da moldura também é importante. O material mais forte e durável é o metal.

Como fornecer aquecimento para a estufa no inverno com suas próprias mãos

Mas é importante lembrar que a criação de uma moldura de metal exigirá soldagem para erguer a estrutura. Por outro lado, a árvore não requer ferramentas ou habilidades especiais, é bastante acessível.

E se você também abri-lo com várias camadas de pintura, ele pode servir por muitos anos. Reforçando ligeiramente a estrutura, você pode alcançar alta resistência e estabilidade.

Vale ressaltar também a escolha do policarbonato. Qual é a espessura necessária de policarbonato para uma estufa de inverno? Se uma folha bastante fina (6-8 mm) for adequada para uma estufa comum, painéis com uma espessura de pelo menos 8-10 mm são necessários para estufas de inverno. Caso contrário, existe o risco de os painéis não suportarem a carga e o calor ficar mal retido no interior do edifício.

Uma das principais características de uma estufa de inverno é um sistema de aquecimento. Que tipo de estufa de policarbonato escolher no inverno? Como aquecer uma estufa de policarbonato no inverno com as próprias mãos? Como aquecer e isolar uma estufa de policarbonato para o inverno com as próprias mãos usando o aquecimento por fogão?

O aquecimento com aparelhos elétricos, como aquecedores infravermelhos, está se tornando cada vez mais popular.Como organizar o aquecimento de uma estufa de policarbonato com aquecedores infravermelhos?

Como fornecer aquecimento para a estufa no inverno com suas próprias mãos

A instalação de tal sistema é muito simples - você só precisa conectar a rede elétrica à estufa e conectar o aparelho elétrico. Você precisará gastar dinheiro com o próprio aquecedor e eletricidade.

Aquecedores infravermelhos de policarbonato com efeito de estufa são instalados no teto e são capazes de fornecer uma temperatura do ar dentro de até 21 graus Celsius e uma temperatura do solo de até 28 graus.

Leia mais: Isolamento de teto em casa particular de madeira por dentro e por fora: que material escolher e como isolar

A alternativa é o método antigo e tradicional de aquecimento em estufa.

É muito mais barato e fácil de instalar. No entanto, sua desvantagem é o forte aquecimento das paredes, não será possível cultivar plantas próximas.

Finalmente, a fundação de todo o edifício deve ser feita de capital e estável, porque a resistência de toda a estrutura depende disso. Sua criação não requer etapas complicadas e pode ser realizada por qualquer pessoa.

As obras devem ser executadas com tempo seco e temperatura positiva.

Aquecimento com "piso quente"

Chão quente em uma estufa
Chão quente em uma estufa

Se você tiver fundos suficientes, pode organizar o aquecimento da estufa usando um "piso quente". Projetos modernos de aquecimento de piso são apresentados em diversas variações. Selecione um sistema adequado levando em consideração a área da estufa e as condições básicas para o posterior funcionamento do aquecimento. Os sistemas mais comumente usados ​​são feitos no formato de uma esteira de aquecimento à prova d'água.

Primeiro passo. Remova cerca de 40 cm de solo.

Segundo passo. Cubra o fundo da reentrância com uma camada de areia peneirada. Uma camada de enchimento de 5-10 cm será suficiente.

Passo três. Coloque o isolamento no fosso. É melhor usar materiais resistentes à umidade, como poliestireno expandido, espuma de polietileno, etc.

Quarta etapa. Aplicar material impermeabilizante no isolamento. Geralmente é usado plástico.

Quinto passo. Espalhe cerca de 5 cm de camada de areia sobre a impermeabilização. Umedeça o aterro com água. A areia úmida deve ser compactada adequadamente.

Sexta etapa. Coloque o fio do piso radiante em cima do aterro de areia compactada. Normalmente, o elemento de aquecimento é colocado em uma "cobra". Coloque o cabo em incrementos de aproximadamente 15 cm.

Sétimo passo. Encha o sistema de aquecimento instalado com uma camada de areia de 5-10 cm.

Oitava etapa. Coloque a rede no aterro.

Nona etapa. Preencha o "bolo" resultante com o solo previamente cavado.

Para garantir um funcionamento melhor e mais seguro do aquecimento, é recomendável conectar um termostato e um sensor de controle de temperatura ao piso aquecido.

Como fazer camas quentes
Como fazer camas quentes

Assim, não há nada difícil no arranjo independente de aquecimento de uma estufa. Você só precisa escolher a opção apropriada e seguir as instruções.

Sistema de aquecimento a gás
Sistema de aquecimento a gás

Bom trabalho!

O aquecimento da estufa é a garantia de uma rica colheita
O aquecimento da estufa é a garantia de uma rica colheita

Instruções

Como construir uma estufa de inverno de policarbonato com suas próprias mãos?

  1. Criação da fundação.
  2. Para uma estufa estacionária, uma base em faixa será o ideal. Para instalá-lo, você precisa cavar uma trincheira com cerca de 30-40 cm de profundidade ao redor do perímetro do futuro edifício. Uma pequena camada de cascalho e pequenas pedras (5-10 cm de espessura) são despejados no fundo. Em seguida, toda a trincheira é derramada com uma camada de concreto.

    Ao criar uma argamassa, uma mistura de uma parte de cimento e três partes de areia proporcionará a melhor qualidade.

    Depois que a solução congelar, você pode prosseguir para a instalação da próxima camada. Uma camada de impermeabilização é colocada na camada de fundação (o material de cobertura é adequado). Em seguida, a base da estufa é formada. Uma parede de pequena altura é feita de tijolos. A espessura da parede de um tijolo é suficiente. Para a construção, não só os tijolos novos, mas também os usados ​​anteriormente são adequados.

    Depois de criar a base e solidificação completa da solução, pode-se proceder à instalação da moldura.

  3. Instalação do quadro.
  4. A opção mais simples e econômica para criar uma moldura é uma moldura de madeira. Sua instalação não requer conhecimentos ou habilidades especiais, bem como soldagem. É importante preparar os elementos de madeira antes da instalação.

    Primeiro você precisa limpar os elementos de sujeira e solo aderente com um pincel e, em seguida, lixar com lixa fina. Em seguida, enxágue com água corrente e deixe secar completamente.

    Depois disso, você pode prosseguir com a aplicação de revestimentos de tinta e verniz. A tinta para uso externo, resistente a alta umidade e diferentes condições de temperatura, é a mais adequada. Depois que a tinta secar, você pode aplicar algumas camadas de verniz por cima.

    Uma boa forma de proteger a madeira é impregná-la com epóxi antes da pintura.

    Agora, uma viga com seção de 100x100 mm é instalada ao longo do perímetro da fundação. Para criar um telhado, você pode usar uma viga com uma seção de 50x50 mm. Ao construir uma cobertura, é necessário não permitir áreas sem apoio por mais de 1 metro. Além disso, ao longo do cume, você precisa colocar vários apoios para fortalecer ainda mais a estrutura.

    Para obter a força máxima, você também pode criar uma cinta de prancha.

    Os elementos são fixados com parafusos auto-roscantes e fita metálica.

    Você pode adicionar um pequeno vestíbulo na entrada da estufa. Isso reduzirá a perda de calor ao entrar e sair da estufa.

  5. Instalação de comunicações.
  6. A próxima etapa está associada à instalação de um sistema de aquecimento, iluminação e demais comunicações necessárias.

    As lâmpadas são instaladas ao longo da cumeeira do telhado, o suficiente para iluminar toda a sala. Por conveniência, todos os interruptores devem ser colocados perto da entrada.

    Ao instalar um aquecimento de fogão, uma chaminé é instalada. É importante lembrar que, com o forno em funcionamento, os tubos da chaminé ficam muito quentes e podem derreter os painéis de policarbonato.

  7. Instalação de painéis de policarbonato.
  8. A etapa final da criação de uma estufa de inverno é a instalação de placas de policarbonato. As folhas são presas entre si por meio de um perfil em forma de H. A partir das extremidades, um perfil em forma de U é montado no painel. As próprias folhas são instaladas verticalmente, então a umidade flui melhor através delas.

    Não prenda as folhas com muita rigidez. O policarbonato se expande quando aquecido e uma instalação muito rígida pode causar rachaduras.

    O policarbonato é fixado com parafusos auto-roscantes com um selo. A vedação evita que a umidade entre pelos orifícios. Antes da instalação, são feitos furos nas placas com diâmetro um pouco maior que o do parafuso autorroscante. Uma fita de vedação especial é colocada entre a moldura e os painéis.

    A estufa está pronta para uso.

    É um pouco mais difícil criar uma estufa de inverno do que uma normal, mas qualquer pessoa pode fazer isso e não requer habilidades especiais.

    Além disso, a criação de tal estufa não requer grandes investimentos financeiros. E o resultado na forma de alimentos frescos ao longo do ano vale o esforço.

Aquecimento por piso radiante em uma estufa

Uma estufa de policarbonato aquecida com suas próprias mãos pode ser feita com aquecimento integrado. Afinal, é necessário aquecer não só o ar, mas também o solo em que as plantas crescem. Para isso, algumas pessoas usam a construção de "pisos quentes". Uma almofada de areia é colocada, sobre ela é uma tela de proteção, em seguida, um elemento de aquecimento ou cabo, novamente uma tela de proteção e uma almofada de areia por cima.

Em seguida, o solo é despejado com uma camada de até 20 cm, é necessário instalar o termostato para que o solo não aqueça mais de 45 graus, caso contrário as raízes das plantas podem sofrer. Este método de aquecimento elétrico é muito econômico e de alta eficiência. O sol aquece a estufa de cima, o policarbonato celular mantém o calor. O solo também é aquecido por baixo e o calor sobe dele.

Leia mais: Poço de drenagem de pneus faça você mesmo - Aquecimento

Dispositivo de aquecimento a gás

O aquecimento a gás distingue-se pelas suas vantagens - é silencioso, dura várias décadas, económico e amigo do ambiente (como resultado da combustão, é libertado principalmente dióxido de carbono seguro, que escapa para a atmosfera). O aquecedor de efeito estufa na versão clássica funciona com caldeira a gás, que é instalada na despensa.

Além disso, os residentes de verão costumam usar equipamentos móveis - este é um queimador aberto. Condicionalmente como fogão a gás, que pode ser conectado tanto ao gasoduto central quanto ao cilindro (precisa ser trocado periodicamente). Esse método é muito simples, mas a queima consome oxigênio. Portanto, é imperativo garantir o fluxo de ar fresco para a estufa - especialmente à noite, quando as plantas não respiram dióxido de carbono, mas oxigênio. Para o sistema de ventilação, próximo ao foco de incêndio, faça uma abertura para um duto de ar com diâmetro mínimo de 10 cm.

Atenção! Aconselha-se a duplicação de um queimador com o segundo, de serviço, que funciona a partir de um cilindro reserva. Isso é especialmente importante para o cultivo de inverno de várias safras.

Como aquecer uma estufa de policarbonato na primavera: aquecedor, tubos subterrâneos, cabos
Um queimador de gás é a maneira mais fácil de aquecer uma estufa

Uma opção mais conveniente para equipamento móvel é um aquecedor de estufa de policarbonato catalítico. Eles funcionam não só com gás, mas também com gasolina e até mesmo com a rede elétrica. Eles aquecem a sala até 20 m2 e mais (dependendo da capacidade). Equipado com ventilador e rodas, o que lhes permite deslocar-se livremente em qualquer lugar.

Como aquecer uma estufa de policarbonato na primavera: aquecedor, tubos subterrâneos, cabos
Aquecedores a gás catalítico, mesmo com potência mínima, servem para aquecer estufas de até 120 m3

O método de aquecimento mais eficiente

Esta opção de aquecimento é adequada para estufas pequenas e bem feitas. Se a estrutura ocupar uma área significativa ou houver fendas não vedadas por onde o ar frio entra, equipar a estufa com aquecimento elétrico pode prejudicar significativamente sua carteira.

Pistola de calor
Existem pistolas de calor pendentes e ao ar livre. Este equipamento é baseado em um ventilador de alta potência e elemento de aquecimento. Quando a pistola de calor está funcionando, o ar aquecido é expelido sob alta pressão, contribuindo para a propagação distante do calor na estufa. As desvantagens desse método de aquecimento são o grande consumo de energia e o alto aquecimento do ar na saída, o que exige uma seleção cuidadosa do local de instalação do aparelho elétrico.
Convector elétrico
No centro dessa unidade de aquecimento (como uma pistola de ar quente) está um termostato e um elemento de aquecimento. No entanto, o convetor elétrico difere deste último, em primeiro lugar, no princípio de funcionamento. O ar entra por baixo, aquece e sai pelos orifícios fornecidos na parte superior. É claro que uma pistola de ar quente fornecerá um aquecimento mais rápido do ar na estufa, mas o convetor ajuda a preservar o oxigênio durante o aquecimento. Normalmente, esse equipamento é instalado no chão ou nas paredes, em alguns casos - no teto. Os convetores podem ser usados ​​em conjunto com outros equipamentos de aquecimento. Deve ser lembrado que os convetores elétricos consomem muita eletricidade.
Termoventilador
Ao contrário dos convetores, que aquecem a estufa de maneira uniforme, o aquecedor com ventoinha direciona o fluxo de ar quente em uma direção. Estes dispositivos térmicos são muito adequados para aquecer pequenas estufas. Eles são apreciados por seu tamanho compacto, facilidade de instalação e boa dissipação de calor. E pelo preço são bastante acessíveis. O aquecedor com ventilador é capaz de aquecer efetivamente o ar na estufa em um curto espaço de tempo e fornecer às plantas uma temperatura confortável. Graças ao seu tamanho compacto, eles podem ser instalados em qualquer lugar da estufa. É importante que os aquecedores com ventilador durante a operação não apenas aqueçam o ar, mas também proporcionem a troca de ar dentro da estufa. Um termoventilador será suficiente para aquecer a área em até 20 m².

As vantagens dos dispositivos listados acima são eficiência e mobilidade. É verdade que também existem desvantagens aqui: com um pequeno número de aquecedores ou sua energia insuficiente, o ar aquece de forma desigual. E haverá poucas oportunidades para aquecer o solo ao escolher este método de aquecimento.

Uma das maneiras mais fáceis de manter a temperatura desejada em uma estufa é ter um "piso quente", que é usado para aquecer o solo. Não é difícil arranjar esse aquecimento de inverno de uma estufa com suas próprias mãos, até mesmo um residente de verão novato pode lidar com isso.

O design é bastante simples. O sistema mais popular é uma esteira de aquecimento à prova d'água. Para criar um "piso quente" na estufa, remova até 40 cm de solo e coloque areia pré-peneirada no fundo do recesso com uma camada de 5-10 cm. Em seguida, um aquecedor (poliestireno expandido, espuma de polietileno , etc.) é colocado no recesso.

https://www.youtube.com/watch?v=Cc3rFxXcJ2w

O fio do "chão quente" é colocado com uma cobra sobre a areia compactada com uma distância de 15 cm. O sistema de aquecimento acabado é novamente coberto com uma camada de areia de 5-10 cm, sobre a qual é colocada a rede. Em seguida, a "torta" é coberta com terra previamente removida.

Tal sistema de aquecimento do solo em uma estufa não requer custos especiais tanto no estágio de instalação quanto durante a operação. Outra vantagem é a capacidade de regular automaticamente o aquecimento e distribuir uniformemente o calor por toda a estufa.

A maneira mais eficiente em termos de energia é aquecer a estufa por baixo. Nesse caso, o ar quente não precisa percorrer todo o volume da estufa, como ao usar outros dispositivos de aquecimento.

O aquecimento infravermelho é considerado um dos tipos relativamente baratos de aquecimento de estufa no inverno. Muitos jardineiros já trocaram os aquecedores elétricos por lâmpadas infravermelhas. Estas lâmpadas são ideais para aquecer estufas de policarbonato. Além disso, eles não brilham, mas aquecem o ambiente, o que os torna mais baratos em comparação com outros aparelhos deste tipo.

Com a ajuda de lâmpadas infravermelhas, diferentes zonas climáticas podem ser organizadas em uma estufa. Quando aquecido, o solo libera calor para o ar. Um regulador embutido na lâmpada permite que você crie a temperatura necessária para cada cultura específica. É importante que as lâmpadas infravermelhas sejam fáceis de instalar em qualquer lugar da estufa.

A vantagem indiscutível desses equipamentos é a economia de energia de até 60%.

Todos esses aquecedores têm um mecanismo de ação diferente, mas no final cumprem seu propósito principal - eles criam um microclima necessário para as plantas na estufa no inverno. Se colocados corretamente, os aquecedores elétricos ajudam a aquecer o ar de maneira uniforme e a melhorar o crescimento das plantas.

O aquecimento da estufa pode ser dividido em métodos de aquecimento naturais e artificiais. Natural, como não é difícil de adivinhar, consiste em criar um efeito de estufa (e, consequentemente, aquecer as plantas e o solo) pela penetração da energia solar pela cobertura da estufa. Este método é ótimo para o cultivo de plantas que adoram o calor a partir de meados da primavera.

Além disso, é aconselhável escolher um local que seja protegido de forma confiável contra correntes de ar que causam o resfriamento da cobertura do efeito estufa.

aquecimento natural da estufa pelo sol
Aquecimento natural da estufa com ajuda da luz solar

Obviamente, este método de aquecimento não pode ser considerado completo quando se trata de cultivo durante todo o ano. É necessário aquecimento adicional aqui, o que pode criar um efeito estufa natural na estação fria. Entre os principais métodos de aquecimento de estufas, as opções elétricas, a gás e de combustível sólido são as mais frequentemente preferidas.

Existe outra maneira de aquecer uma estufa de policarbonato no inverno. Estas são lâmpadas elétricas infravermelhas e aquecedores. Esses aparelhos são bons porque não secam o ar e agem como a energia solar.Como você sabe, ao atingir a superfície da Terra, os raios solares aquecem os objetos e são refletidos pelo calor. Lâmpadas infravermelhas e aquecedores também funcionam.

Se forem colocados ao longo de todo o comprimento da estufa, sob o teto, eles aquecerão o solo, as plantas, as paredes e, refletindo, o calor se acumulará no ambiente. Eles são absolutamente inofensivos, com uma eficiência muito elevada. Porque dão muito calor, mas o consumo de energia é baixo. Esse aquecimento pode ser facilmente ajustado para criar o microclima desejado na estufa.

Talvez hoje seja o método mais seguro e lucrativo de aquecer uma estufa no inverno.

Métodos de aquecimento natural simples e econômicos são auxiliares. São a energia dos raios solares e dos biocombustíveis.


O sol é a forma mais econômica de energia

O aquecimento solar é adequado para regiões onde o clima é ameno e a temperatura média no inverno não cai abaixo de zero. Para regiões mais frias, este método é usado de março a abril. Para que as plantas recebam luz e calor suficientes, a estufa deve ser colocada em uma área bem iluminada e sem correntes de ar.

Um teto arredondado transparente aquece melhor com os raios do sol. Essa forma arqueada de estruturas de estufa é mais resistente aos ventos e várias cargas.

O uso de biocombustíveis é comprovado há séculos. O método tradicional é baseado na capacidade dos orgânicos de liberar uma grande quantidade de calor durante a decomposição. Jardineiros experientes usam isso para equipar canteiros aquecidos, misturando estrume de animais de estimação com composto feito de palha podre, casca, grama, folhas ou frutas inúteis. O estrume dos cavalos aquece com especial rapidez.

isolamento de estufa
O estrume fertilizará e, ao mesmo tempo, isolará o solo

Em vez de estrume, você pode usar briquetes secos especiais que não têm um cheiro específico, mas funcionam com a mesma eficácia. Para começar, o biocombustível é ligeiramente adicionado ao solo bem solto. Quando, uma semana depois, o vapor começa a fluir dos canteiros, eles podem ser cobertos com solo fértil e as mudas podem ser plantadas. Camas altas e quentes são convenientes e práticas em termos de cuidados.

Métodos naturais baratos são auxiliares, porque a energia solar nem sempre é suficiente para aquecer a estufa, e o biocombustível começa a se decompor apenas em um determinado regime de temperatura.

Aquecimento

Dependendo de onde você mora, você pode decidir se precisa de aquecimento adicional. ... Métodos de aquecimento de estufa no inverno:

Energia solar. Todo mundo sabe que o ar no inverno tem uma temperatura bastante baixa. Mas os raios do sol carregam calor e energia suficientes. Seu uso é bastante eficaz, de baixo custo e, o mais importante, ecologicamente correto. O uso de policarbonato ajuda a difundir a luz do sol sobre o espaço da estufa. O sol aquece o ar até as temperaturas ideais e o policarbonato impede que ele escape. Este método de aquecimento é eficaz se você mora em uma área onde o sol no inverno é bastante frequente e as baixas temperaturas são raras. É um efeito estufa bastante conhecido. Mas esse aquecimento de estufas tem uma desvantagem significativa - é impossível controlar o sol e os raios solares. Também é impossível prever o nível de atividade solar. Portanto, este método, embora eficaz, é bastante imprevisível.

Sistema biológico. Este método de aquecimento pode ser denominado o mais antigo, comprovado, de baixo consumo de energia e eficaz. Todos estão bem cientes do fato de que os produtos biológicos geram calor durante a decomposição. Com a ajuda deles, você pode aquecer perfeitamente não apenas o ar, mas também a camada superior da terra. O material biológico pode ser completamente diferente: esterco de cavalo, excremento de galinha, casca de árvore, palha, serragem e outras opções. Estrume de cavalo é a melhor opção.O fato é que pode aquecer até 70 graus e manter essa temperatura por cerca de três meses. Devido à presença do policarbonato, esse sistema aquece de forma muito eficaz o ar e a camada da terra, o que é importante para o crescimento das plantas e seus frutos, por exemplo, pepinos. Além disso, é possível criar um material especial para o aquecimento eficiente de uma estufa com as próprias mãos. Para tal, é necessário colocar as seguintes camadas: palha bem picada, salitre de cal por cima. Todas essas camadas devem ser despejadas com água quente, compactadas com força, e uma camada de terra deve ser despejada por cima. O resultado é um biocombustível que aquece efetivamente o solo e o ar em uma estufa no inverno. A coisa principal - .

Aquecimento técnico de estufas. ... Em tais condições, os dois métodos anteriores de aquecimento de uma estufa de policarbonato não serão uma boa solução. Uma estufa de inverno, é claro, tem algumas possibilidades, mas quando há geada forte do lado de fora, é muito difícil manter altas temperaturas dentro da estufa. É aqui que as opções técnicas para sistemas de aquecimento vêm em socorro. Existe mais de um método para aquecimento técnico de uma estufa de inverno:

  • Opção elétrica. Se considerarmos a maneira como os aquecedores convencionais com ventilador embutido serão usados, podemos descartar imediatamente essa ideia. Isso consumirá muita energia e o efeito não será impressionante. Para que o sistema elétrico seja eficiente, para aquecer bem o ar no inverno em ambientes internos, é necessário o uso de cabos e resistências de aquecimento. Podem ser colocados não ao longo do perímetro da estufa, mas no solo a uma profundidade de cerca de 40 cm Este método de aquecimento é muito eficaz, mas deve estar preparado para o facto de que vai custar muito no Inverno;
  • Método de aquecimento de água. Este é o mesmo método usado em edifícios residenciais. É bastante eficaz, popular e usado ativamente para aquecer uma estufa de inverno. ... Além disso, a instalação de tais sistemas é feita facilmente com as próprias mãos. Isso exigirá uma caldeira e sistemas de tubulação. Os tubos podem ser colocados ao longo do perímetro da estufa e diretamente no solo, em um substrato de drenagem especialmente criado. Gás, eletricidade, carvão e lenha podem ser usados ​​como combustível para a caldeira para aquecer a água. O combustível é selecionado de acordo com o tipo de caldeira selecionado. É importante realizar o aquecimento de grandes estufas de policarbonato desta forma. Os custos serão justificados e o sistema aquecerá bem o ar e o solo no inverno até as temperaturas exigidas;
  • Sistemas de aquecimento infravermelho com efeito de estufa. Este método é considerado a última palavra no processo tecnológico. Para atingir o objetivo, você pode usar vários tipos de dispositivos de radiação infravermelha: telas, painéis e lâmpadas. Sua vantagem reside no fato de que aquecem o solo às temperaturas exigidas, e não o ar. Esses métodos de aquecimento de uma estufa de policarbonato são eficientes em termos de energia. ;
  • Aquecimento por fogão. Sim, esta opção também é possível. Este é um dos métodos de aquecimento antigos usados ​​em algumas aldeias. Este é um processo trabalhoso e, na verdade, ineficaz. Esse aquecimento de estufas não deve ser deixado sem vigilância e constantemente coloque lenha para que a temperatura não desça abaixo do limite prescrito.

Os métodos listados de um sistema de aquecimento de estufa de policarbonato podem ser criados com seus próprios esforços e com suas próprias mãos. ... O aquecimento adequado da estufa é a chave para uma excelente colheita que irá deliciar a sua mesa no inverno. Uma estufa de inverno é uma grande oportunidade para realizar seus desejos e trazer um pouco mais a tão esperada primavera.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores