Como encher o sistema de aquecimento com refrigerante: uma descrição de "a" a "z"

Casa / Caldeiras a gás

De volta a

Publicado: 16/03/2020

Tempo de leitura: 6 minutos

0

355

A marca italiana Baxi é muito popular no mercado russo de HVAC. As caldeiras a gás desta marca estão disponíveis em várias opções de instalação: na parede e no chão, bem como circuito único para aquecimento e adicionalmente circuito duplo para abastecimento de água quente.

Os especialistas do fabricante garantiram que os processos de instalação e operação fossem tão simples e acessíveis a qualquer usuário quanto possível. Portanto, o proprietário não precisa fazer esforços significativos para conectar a caldeira Baxi ao trabalho.

  • 1 Vantagens das caldeiras e equipamentos Baxi
  • 2 Esquemas de tubulação de sistemas de aquecimento Baxi 2.1 Esquema de dois tubos
  • 2.2 Esquema de um tubo
  • 2.3 Diagrama combinado do sistema de aquecimento a gás Baksi
  • 3 Conectando a caldeira às comunicações
  • 4 Start-up e comissionamento
  • 5 nuances de operação
      5.1 Obstrução e limpeza do sistema
  • 6 requisitos de energia
  • Periodicidade da substituição do refrigerante


    Sistema de aquecimento fechado com conexão de água

    Durante a estação de aquecimento, mesmo um refrigerante inicialmente de alta qualidade perde gradualmente suas propriedades. Isso se deve a uma mudança periódica em sua temperatura, como resultado da precipitação de um precipitado (para a água) ou uma mudança na viscosidade de uma substância (refrigerantes sintéticos). Se você não preencher o sistema de aquecimento com um refrigerante a tempo, os seguintes momentos negativos podem ocorrer:

    1. Diminuição da eficiência na operação de aquecimento. Isso é consequência da diminuição da eficiência da transferência de calor devido à presença de elementos de terceiros no líquido - calcário e ferrugem.
    2. A probabilidade de falha da caldeira de aquecimento, radiadores e válvulas. Somente enchendo o aquecedor com um refrigerante é que tais problemas podem ser evitados. Isso ocorre devido à saturação gradual da água com oxigênio, como resultado do aumento da formação de espuma e processos de corrosão na superfície interna dos elementos de aço do sistema são significativamente acelerados.

    O enchimento oportuno com água de um sistema de aquecimento fechado pode ser diferente no tempo. Tudo depende da composição do refrigerante e do regime de temperatura da caldeira. Para água destilada, o intervalo de reposição ideal é de 1 ano, ou seja, antes de cada estação de aquecimento. No caso de utilização de fluidos de transferência de calor à base de etilenoglicol, propilenoglicol ou glicerina, a vida útil é de 3 a 7 anos. Depende da concentração dos componentes químicos - quanto mais houver no volume total, mais tempo o líquido servirá.

    No entanto, antes de encher um sistema de aquecimento fechado com água, você precisa decidir sobre o tipo de refrigerante - será H2O comum ou fluidos aprimorados.

    Para encher ou adicionar anticongelante ao sistema de aquecimento de uma caldeira de circuito duplo, é necessário descobrir se isso pode ser feito. Os fabricantes de caldeiras indicam soluções que podem ser utilizadas para preencher o sistema de aquecimento.

    Soluções para administração por gotejamento intravenoso. Solução Ringer (empresa farmacêutica YURIYA-PHARM)

    • Solução eletrolítica balanceada;
    • Restaura o equilíbrio de sal de água e ácido-base;
    • Aumenta a reserva alcalina de sangue.

    Estrutura:

    • Cloreto de sódio - 8,6 g
    • Cloreto de cálcio - 0,48 g
    • Cloreto de potássio - 0,3 g
    • Água para injetáveis ​​até 1 litro.

    Composição iônica, mmol / l:

    Na + - 157,0; K + - 2,7; Ca ++ - 1,8; CN - 159,1; HCO3 ++ - 2,4.

    A osmolaridade teórica é 323 mosm / l. É produzido em frascos de vidro de 200 ou 400 ml para preparações de sangue, transfusão e infusão, hermeticamente selados com rolhas de borracha e frisados ​​com cápsulas de alumínio. Grupo farmacológico: substitutos do plasma, soluções salinas. Propriedades farmacológicas: a solução de Ringer contém uma mistura balanceada de cátions básicos e é mais fisiológica em comparação com a solução isotônica de cloreto de sódio a 0,9%.

    A solução de Ringer restaura o equilíbrio água-sal e ácido-base e repõe o déficit de fluidos no corpo humano que ocorre durante sua desidratação ou em conexão com o acúmulo de fluido extracelular em focos de queimaduras extensas e lesões, durante operações de cavidade, peritonite. A droga aumenta a reserva alcalina do sangue. Junto com isso, a solução de Ringer melhora as propriedades reológicas da perfusão do sangue e dos tecidos, aumentando a eficácia das medidas de transfusão de sangue em caso de perda maciça de sangue e formas graves de choque.

    A droga também tem efeito desintoxicante em decorrência da diminuição da concentração de produtos tóxicos no sangue e da ativação da diurese.

    Soluções para administração por gotejamento intravenoso. Solução Ringer (empresa farmacêutica YURIYA-PHARM)

    Indicações de uso

    Desidratação iso e hipotônica e acidose metabólica por diarreia prolongada e vômitos indomáveis, com hemorragia aguda maciça, choque, queimaduras extensas, com pós-operatório severo, envenenamento tóxico de várias etiologias. A solução de Ringer também é usada externamente para várias doenças dos olhos, nariz, membranas mucosas, para lavar feridas.

    Contra-indicações

    A solução de Ringer não é usada para alcalose, bem como nos casos em que a infusão de fluidos é contra-indicada (hemorragia cerebral, tromboembolismo, descompensação cardiovascular grave, hipertensão grau III).

    Efeito colateral . Com uma overdose significativa da droga, pode haver fenômenos de acidose por cloreto, hiperidratação. Recursos do aplicativo. Para aumentar a eficácia da terapia de desintoxicação e anti-desidratação, a solução de Ringer pode ser prescrita simultaneamente com transfusões de sangue, transfusões de plasma e substitutos de plasma. Com o uso prolongado, principalmente em grandes volumes, controlar a composição dos eletrólitos no plasma e na urina, diurese.

    Condições e prazo de validade. Guarde em local escuro à temperatura ambiente.

    Água ou transportador de calor: escolhendo o enchimento ideal do sistema


    Anticongelante para o sistema de aquecimento

    A composição ótima do líquido deve ser determinada pelos parâmetros do sistema de aquecimento. O sistema de aquecimento é frequentemente abastecido com água, pois apresenta uma série de vantagens significativas. O fator determinante é o custo acessível - muitas vezes eles levam água da torneira simples. No entanto, isso é fundamentalmente errado. Um grande número de elementos metálicos e alcalinos contribuirá para a formação de acúmulos nas paredes internas de tubos e radiadores. Isso leva a uma diminuição do diâmetro do furo, um aumento nas perdas hidráulicas em certas seções da tubulação.

    Mas como encher adequadamente um sistema de aquecimento fechado com água para evitar tais problemas? Os especialistas recomendam o uso de água destilada. Ele é limpo ao máximo de impurezas, o que tem um efeito positivo em suas propriedades físicas e operacionais.

    • Intensidade de energia. A água acumula bem o calor para posteriormente transferi-lo para a divisão;
    • O índice mínimo de viscosidade. Isso é importante para sistemas de aquecimento fechados com circulação forçada e afeta a potência da bomba centrífuga;
    • À medida que a pressão nos tubos aumenta, o ponto de ebulição aumenta. Aqueles. na verdade, o processo de transição do estado líquido para o gasoso ocorre a uma temperatura de 110 ° C. Isso torna possível usar modos de aquecimento de alta temperatura.

    Mas se houver possibilidade de exposição a temperaturas negativas, então a água, como um líquido para encher sistemas de aquecimento, é inaceitável. Nesse caso, devem ser usados ​​agentes anticongelantes cujo limiar de cristalização seja significativamente inferior a 0 ° C. A melhor opção são soluções de propilenoglicol ou glicerina com aditivos especiais. Pertencem à classe das substâncias inofensivas e são utilizadas na indústria alimentar.As melhores propriedades técnicas são possuídas por soluções à base de etilenoglicol. Até recentemente, eles eram usados ​​para encher sistemas de aquecimento fechados. No entanto, eles são extremamente prejudiciais aos humanos. Portanto, apesar de todas as suas qualidades positivas, não é recomendado o uso de anticongelantes à base de etilenoglicol.

    Mas o que você pode encher o sistema de aquecimento com - água ou anticongelante? Se não houver chance de exposição a temperaturas frias, a água é a melhor escolha. Caso contrário, recomenda-se o uso de soluções de um portador de calor especial.

    O anticongelante do carro não deve ser adicionado ao sistema de aquecimento. Isso não só levará à quebra da caldeira e à falha dos radiadores, mas também será prejudicial à saúde.

    Tecnologia de drenagem de água, limpeza de tubos de aquecimento


    Válvula de drenagem no sistema de aquecimento

    Antes de encher o sistema de aquecimento de uma caldeira de circuito duplo, é necessário drenar o líquido refrigerante antigo. Este procedimento é obrigatório e, apesar de sua aparente simplicidade, deve ser realizado de acordo com um determinado esquema tecnológico. Primeiro você precisa desligar o aquecimento e esperar até que a temperatura da água desça para a temperatura ambiente. Só então o sistema de aquecimento fechado pode ser devidamente enchido com água destilada.

    A válvula de drenagem é então aberta, localizada no ponto mais baixo do sistema. Depois de esperar que a água escoe, é preciso abrir a torneira Mayevsky, que fica na parte superior do circuito. Isso é necessário para estabilizar a pressão nos tubos. Depois de concluir esses trabalhos, você precisa limpar o sistema. Isso é feito antes de encher o sistema de aquecimento de uma casa particular. Para fazer isso, você deve usar ferramentas e equipamentos especiais. Uma bomba é conectada ao circuito de aquecimento, que bombeia o líquido de lavagem para o sistema de aquecimento. Ele também tem um efeito destrutivo em depósitos em tubos. Após vários ciclos de passagem, os contaminantes são removidos junto com o líquido.

    O líquido usado não deve ser despejado na rede de esgoto. Deve ser recolhido em contentores lacrados, que depois são eliminados por empresas especializadas.

    Métodos de enchimento - mecanismo e bombas embutidos


    Bomba de enchimento de aquecimento

    Como abastecer o sistema de aquecimento de uma casa particular - usando uma conexão de água embutida com uma bomba? Depende diretamente da composição do refrigerante - água ou anticongelante. Para a primeira opção, basta fazer a pré-lavagem dos tubos. A instrução para encher o sistema de aquecimento consiste nos seguintes pontos:

    • É necessário certificar-se de que todas as válvulas de corte estão na posição correta - a válvula de drenagem está fechada assim como as válvulas de segurança;
    • A válvula Mayevsky na parte superior do sistema deve estar aberta. Isso é necessário para remover o ar;
    • A água é enchida até o momento em que sai água da torneira Mayevsky, aberta antes. Depois disso, ele se sobrepõe;
    • Em seguida, é necessário remover o excesso de ar de todos os dispositivos de aquecimento. Eles devem ser equipados com uma válvula de ar. Para fazer isso, você precisa deixar a válvula de enchimento do sistema aberta, certifique-se de que o ar saia de um determinado dispositivo. Assim que a água sair da válvula, ela deve ser fechada. Este procedimento deve ser feito para todos os dispositivos de aquecimento.

    Depois de encher a água em um sistema de aquecimento fechado, é necessário verificar os parâmetros de pressão. Deve ser 1,5 bar. No futuro, a prensagem é realizada para evitar vazamentos. Isso será discutido separadamente.

    Preenchendo aquecimento com anticongelante

    Antes de prosseguir com o procedimento para adicionar anticongelante ao sistema, você precisa prepará-lo. Normalmente são utilizadas soluções de 35% ou 40%, mas para economizar dinheiro recomenda-se adquirir um concentrado. Deve ser diluído estritamente de acordo com as instruções e apenas com água destilada.Além disso, uma bomba manual deve ser preparada para encher o sistema de aquecimento. Ele é conectado ao ponto mais baixo do sistema e o refrigerante é bombeado para os tubos usando um pistão manual. Durante isso, você precisa monitorar os seguintes parâmetros.

    • Saída de ar do sistema (válvula Mayevsky);
    • Pressão do tubo. Não deve exceder 2 bar.

    Todo o procedimento adicional é completamente semelhante ao descrito acima. No entanto, deve-se levar em consideração as peculiaridades do funcionamento do anticongelante - sua densidade é muito maior do que a da água. Portanto, atenção especial deve ser dada ao cálculo da potência da bomba. Algumas formulações à base de glicerina podem aumentar o índice de viscosidade com o aumento da temperatura.

    Antes de aplicar o anticongelante, é necessário substituir as vedações de borracha das juntas por paronitas. Isso reduzirá bastante a probabilidade de vazamentos.

    Sistema de enchimento automático

    Para caldeiras de circuito duplo, recomenda-se a utilização de um dispositivo de enchimento automático para o sistema de aquecimento. É uma unidade de controle eletrônico para adicionar água às tubulações. Ele é instalado no tubo de entrada e funciona em modo totalmente automático.

    A principal vantagem deste dispositivo é a manutenção automática da pressão pela adição oportuna de água ao sistema. O princípio de funcionamento do dispositivo é o seguinte: um manômetro conectado à unidade de controle dá um sinal sobre uma queda crítica na pressão. A válvula automática de abastecimento de água abre e permanece neste estado até que a pressão se estabilize. No entanto, quase todos os dispositivos para enchimento automático com água em um sistema de aquecimento são caros.

    Uma opção de baixo custo é instalar uma válvula de retenção. As suas funções são totalmente semelhantes às do dispositivo de enchimento automático do sistema de aquecimento. Também é instalado no tubo de entrada. Porém, o princípio de seu funcionamento é estabilizar a pressão em tubulações com sistema de reposição de água. Se a pressão na linha cair, a pressão da água da torneira atuará na válvula. Devido à diferença, ele abrirá automaticamente até que a pressão se estabilize.

    Desta forma, é possível não só alimentar o aquecimento, mas também encher totalmente o sistema. Apesar da aparente confiabilidade, é recomendado monitorar visualmente o suprimento de refrigerante. Ao encher o aquecimento com água, as válvulas dos dispositivos devem ser abertas para liberar o excesso de ar.

    Infusão intravenosa por gotejamento. Técnica: gotejamento intravenoso

    Indicação: prescrição médica

    Equipamento:

    • frasco de remédio selado
    • torniquete venoso de borracha
    • travesseiro de oleado
    • fralda
    • álcool 70
    • recipientes com desinfetante. soluções
    • esparadrapo
    • suporte de gotejamento
    • goma de farmácia
    • tesoura (em solução de clorexidina a 1%)

    Estéril:

    • sistema para cap IV. infusão
    • bolas de algodão
    • luvas
    • bandeja em forma de rim com pequeno oleado

    Áreas de introdução de substâncias medicinais: veias da região do cotovelo, em alguns casos - veias menores do antebraço, mão.

    Infusão intravenosa por gotejamento.

    Conheça o paciente (se não estiver familiarizado) Estabelecendo contato com o paciente
    Explique ao paciente o curso e o significado da manipulação futura, obtenha o consentimento do paciente para realizá-la Motivação do paciente para cooperar. Garantir o direito do paciente à informação.
    ENCHENDO O SISTEMA DE QUEDA (m / s na máscara)
    Leia o nome da solução, data de validade, concentração, volume no rótulo do frasco Eliminação da administração errônea de medicamentos
    Trate a rolha de metal da garrafa com uma bola de algodão umedecida com álcool 70 ⁰ Reduzindo a contaminação microbiana do tampão
    Abra a parte central do tampão de metal com uma tesoura em solução de clorexidina a 1% Fornecendo acesso à rolha de borracha. Evitando danos à agulha
    Trate a rolha de borracha da garrafa com uma bola de algodão umedecida com álcool 70 ⁰ (deixe a bola de algodão na rolha de borracha) Reduzindo a contaminação microbiana do tampão
    Leve bolsa com sistema para infusão intravenosa gota a gota, verifique o prazo de validade do sistema, o aperto da bolsa Eliminação da escolha errada do sistema.
    Espalhe a borda do saco com uma bola de algodão embebida em álcool 70 ⁰ Reduzindo a contaminação microbiana da embalagem
    Abra a embalagem com uma tesoura, remova o sistema da embalagem
    Retire a tampa da agulha para vias respiratórias e insira a agulha no frasco até parar.
    Feche o parafuso de ajuste
    Vire a garrafa e fixe-a em um tripé
    Remova a agulha da cânula
    Abra o parafuso de ajuste
    Encha o lago e depois todo o sistema até que o ar seja completamente deslocado. A abertura do duto deve estar aberta Prevenção de complicações
    Feche o parafuso de ajuste
    Coloque a agulha retirando a tampa, verifique a patência, coloque a tampa na agulha.
    REALIZANDO A INJEÇÃO
    Lave e esfregue as mãos, use luvas Precauções universais, segurança
    Examine as áreas de flexão do cotovelo. Escolha um local de injeção. Peça ao paciente (se necessário ajuda) para se posicionar confortável, coloque a mão sobre a mesa. Facilitação de manipulação. Escolha de um local de injeção
    Aplicar um torniquete venoso no 1/3 médio do ombro, na fralda. As extremidades livres do pacote devem ser direcionadas para cima, e o laço para baixo Fornecimento de suprimento de sangue para as veias
    Peça ao paciente para abrir e fechar o punho várias vezes e, em seguida, deixe o punho fechado Condição para melhorar o enchimento da veia
    Trate o local da injeção com 3 bolas de algodão umedecidas com álcool: 1ª grande área (gota na bandeja), 2ª menor (gota na bandeja), 3ª diretamente no local da injeção (segure com o dedo mínimo da mão esquerda) O processamento da pele permite que você a desinfete o máximo possível

    Prevenção do perigo de infecções nosocomiais e infecção com hepatite parenteral e infecção por HIV

    Fixe a veia com a mão esquerda (com o polegar puxando levemente a pele ao longo da veia) Facilitando a entrada na veia
    Com uma agulha, com um corte, perfure a pele e perfure a veia até parecer que está "no vazio" (o ângulo depende da localização das veias e do tecido adiposo subcutâneo) Controle de posição da agulha
    Certifique-se de que a agulha está na veia pressionando o elástico O aparecimento de sangue no sistema indica que a agulha está na veia
    Desamarre o torniquete com a mão esquerda puxando uma de suas bordas livres.

    Peça ao paciente para abrir o punho

    Um pré-requisito para a introdução de uma substância medicinal na veia
    Verifique novamente se a agulha está na veia pressionando o elástico O aparecimento de sangue no sistema indica que a agulha está na veia
    Fixe a goma do sistema de gotejamento com um gesso Impedindo a saída da agulha da veia. Prevenção de complicações
    Cubra a agulha com uma gaze esterilizada e fixe com um curativo.

    Prensagem do sistema de aquecimento


    Prensagem do sistema de aquecimento

    Antes de encher o sistema de aquecimento com líquido refrigerante, é necessário verificar a estanqueidade de todas as juntas e ligações. Para isso, a prensagem é realizada - criando excesso de pressão nos tubos, ou seja, uma situação de desestabilização do sistema é criada artificialmente.

    Isso pode ser feito de duas maneiras - bombeando ar ou refrigerante. Isso deve ser feito antes mesmo do enchimento do sistema de aquecimento da caldeira de duplo circuito. Este procedimento pode ser realizado por meio de uma bomba mecânica (elétrica) ou conectando a rede de abastecimento de água. A última opção não é recomendada, pois será muito difícil controlar o processo. A ordem de execução é a seguinte:

    • Inspeção visual preliminar de juntas e juntas;
    • Conectar o mecanismo ao tubo de entrada do sistema;
    • Criação de excesso de pressão, cujo valor deve ultrapassar a norma em 1,5 vezes.

    O estado dos elementos de aquecimento deve ser verificado. Em caso de vazamento, o processo é interrompido imediatamente e só pode ser iniciado quando o defeito for eliminado.

    Manipulação

    O paciente para o procedimento de gotejamento intravenoso deve estar confortavelmente deitado: ele terá que ficar deitado com a mão imóvel por um certo período de tempo. Para instalar um soro, você precisa puncionar uma veia. É preferível puncionar as veias do braço "não funcional". É melhor escolher vasos venosos escuros para facilitar o controle do processo.

    É melhor colocar o conta-gotas na veia mediana do cotovelo ou na veia safena medial. Eles também são mais fáceis de inserir. Menos comumente, as veias do dorso da mão são usadas para injeção de soluções por gotejamento. Para que a equipe médica tenha a oportunidade de puncionar a veia uma segunda vez (se a primeira não foi bem-sucedida), é melhor fazer a punção mais próxima da mão. Na segunda vez, é impossível puncionar o local da punção anterior: é perigoso por ruptura da parede venosa.

    Depois de escolher uma veia para punção venosa e antes de puncionar a parede venosa acima do local da injeção, um torniquete é aplicado no braço. É necessário apertar o torniquete para que a pulsação das veias do braço abaixo dele pare. Após a aplicação do torniquete, uma almofada é colocada sob o cotovelo do paciente para obter a extensão máxima da articulação. O paciente tem que "trabalhar com o punho" para criar uma estase venosa artificial.

    Antes da punção venosa, a equipe médica deve colocar luvas esterilizadas e tratar a pele ao redor do local da punção três vezes: a primeira bola esterilizada é um grande campo de pele ao redor, a segunda é um pequeno campo e a terceira é o próprio local da punção venosa. Este tratamento triplo da pele garante uma descontaminação suficiente da pele no local onde o conta-gotas é colocado.

    Após a desinfecção da pele, a tampa é retirada da agulha livre do tubo de infusão, a agulha é virada para cima, a veia é fixada com o polegar da mão esquerda para imobilizá-la o máximo possível. A punção da pele e da parede venosa é feita em um ângulo de 30-45 °. O sangue deve sair da cânula da agulha quando devidamente manipulado.

    Uma bola estéril é colocada sob a cânula da agulha, o torniquete é retirado, a pinça do tubo de infusão do sistema é aberta, algumas gotas da solução são vertidas, o sistema é conectado à cânula da agulha. A bola com gotas de sangue é removida. Para fixar a agulha na veia, ela é fixada na pele com fita adesiva.

    O frasco de solução e a câmara de gotejamento devem ser mais altos do que a cânula inferior do sistema. A violação desta regra pode levar à entrada de ar na corrente sanguínea. A taxa de liberação do medicamento necessária é ajustada usando uma pinça no tubo de infusão do conta-gotas. A taxa de entrega do medicamento é determinada pela hora com um ponteiro dos segundos. À medida que a solução do medicamento é gotejada, o bem-estar do paciente e o local de instalação do conta-gotas devem ser monitorados constantemente.

    Se durante o procedimento o paciente precisar injetar algum outro medicamento por via intravenosa, isso é feito por punção do tubo de infusão, previamente tratado com solução desinfetante.

    Controle de qualidade do enchimento de aquecimento

    Antes de encher um sistema de aquecimento fechado com água, certifique-se de que todos os elementos de proteção estão presentes. Isso inclui torneiras Mayevsky, desvios e dispositivos de controle - termômetros e manômetros. São necessárias não só para controlar a pressão nas tubagens durante o abastecimento do refrigerante, mas também são as principais medidas de segurança durante o funcionamento do aquecimento. É assim que você pode encher adequadamente o radiador de aquecimento com água.

    Durante o enchimento correto de um sistema fechado com água, os seguintes parâmetros devem ser monitorados:

    • Pressão. Os manômetros devem ser instalados em locais-chave do sistema - radiadores extremos de aquecimento e o ponto mais alto.Após a saída final de ar, a pressão em todos os manômetros deve ser a mesma;
    • Sem vazamentos.

    Somente desta forma uma pressão estável pode ser alcançada. No entanto, o processo de verificação principal ocorre quando a caldeira é ligada. A expansão térmica da água em operação máxima não deve afetar a integridade da tubulação dos elementos de aquecimento.

    Preparando-se para o procedimento

    Para que a manipulação seja segura, o pessoal que a realiza deve observar rigorosamente o algoritmo de ações ao posicionar os conta-gotas.

    O preparo para o procedimento é realizado na sala de manipulação, observando as regras de assepsia e segurança infecciosa:

    1. Verifique o aperto da embalagem do kit conta-gotas, o prazo de validade e a presença de tampas nas agulhas. Se a embalagem estiver vazando ou com o prazo de validade vencido, este kit não pode ser utilizado, pois sua esterilidade está violada.
    2. Antes de desembalar o kit conta-gotas, a equipe deve lavar bem as mãos com água e sabão quente, secá-las e usar luvas esterilizadas. Espalhe uma fralda esterilizada na superfície da mesa de preparação da injeção. Trate a bolsa com o conjunto conta-gotas com uma bola esterilizada umedecida em álcool medicinal, abra-a e coloque o conteúdo da embalagem em uma fralda esterilizada.
    3. O frasco do medicamento deve ser examinado cuidadosamente. Deve ter uma etiqueta com o nome do medicamento dentro e a data de validade. O frasco deve ser agitado para se certificar de que a aparência da solução não mudou. Se for necessário injetar medicamentos adicionais no frasco com a solução, você precisa inspecionar as ampolas ou frascos com esses medicamentos, certifique-se de que seus nomes correspondem à folha de prescrição. Eles devem ser utilizáveis. A ausência de nomes e / ou datas de validade dos medicamentos em ampolas é motivo para a recusa de seu uso.
    4. Remova a tampa de alumínio da garrafa. Para fazer isso, deve-se tratar com uma bola de algodão embebida e, em seguida, retirar a tampa com uma pinça ou tesoura esterilizada. Trate a rolha de borracha do frasco com uma bola umedecida em álcool.
    5. A tampa é removida da agulha das vias respiratórias e a agulha é inserida na rolha do frasco até que pare. Não há necessidade de processar a agulha adicionalmente: se as condições para a abertura da bolsa com o conjunto conta-gotas forem atendidas, a agulha é estéril. Faça o mesmo com a agulha do tubo de infusão. Verifique se a braçadeira (roda) no tubo de infusão está fechada. A garrafa é invertida e colocada em um tripé.
    6. Pressione a câmara de gotejamento duas vezes para enchê-la até a metade com a solução do frasco. Para expelir o ar do tubo de infusão, abra a pinça, remova a tampa da segunda agulha do tubo e preencha lentamente todo o sistema com a solução do frasco. Após o deslocamento completo do ar, a pinça do tubo é fechada e uma tampa é colocada na agulha. O sistema de gotejamento é considerado pronto para uso.

    O procedimento de gotejamento não pode ser realizado sem o conhecimento do próprio paciente ou de seus familiares. Portanto, imediatamente antes de sua realização, eles precisam obter consentimento para a manipulação.

    Sistema de aquecimento aberto


    Sistema de aquecimento aberto

    Se for realizado o enchimento de um sistema de aquecimento a céu aberto em uma residência particular, o procedimento para a execução do trabalho será um pouco diferente. A peculiaridade está no fato de que a pressão nas tubulações é igual à atmosférica. Portanto, o elemento de controle principal é o tanque de expansão, que é instalado acima dos outros dispositivos de aquecimento.

    Neste caso, a ordem de enchimento do sistema de aquecimento é a seguinte:

    1. O refrigerante antigo é drenado e os tubos são limpos.
    2. A torneira de Mayevsky abre em todos os dispositivos de aquecimento.
    3. O escoamento do líquido para encher o sistema de aquecimento pode ser realizado através de um tubo de retorno.
    4. Assim que todo o ar sair do sistema, o nível de água no tanque de expansão é verificado. Deve estar 2/3 cheio.

    Vale ressaltar que com o auxílio de uma bomba manual utilizada para encher o sistema de aquecimento, é possível adicionar um refrigerante.

    Nenhuma sobrepressão é permitida para um sistema de aquecimento aberto. Caso contrário, isso pode levar a uma temperatura de operação incorreta.

    Como completar o refrigerante

    Além das instruções para encher o sistema de aquecimento, você precisa saber a exatidão do procedimento para adicionar um refrigerante. Esta situação pode ocorrer 2 ou 3 vezes durante a estação de aquecimento. É importante determinar a tempo que o volume de água caiu abaixo do valor crítico. Dependendo do tipo de aquecimento, existem diferentes procedimentos para encher o sistema de aquecimento.

    Sistema de aquecimento fechado

    O principal indicador é a diminuição do nível de pressão nas tubulações. Para monitoramento oportuno, vários medidores de pressão são instalados no sistema. Um deles está necessariamente localizado imediatamente após a saída do refrigerante quente da caldeira. Instale também um manômetro na válvula de ar superior. A queda de pressão no sistema é o resultado de 2 fatores - a ocorrência de uma emergência (vazamento) ou evaporação natural do líquido. Se esse processo ocorrer muito rapidamente, é mais provável que o tubo estourou. Uma diminuição gradual da pressão indica um segundo fator.

    O método de adicionar líquido repete completamente o procedimento para encher com água qualquer sistema de aquecimento fechado. Para tal, pode utilizar bombas manuais para encher o sistema de aquecimento (anticongelante) ou utilizar a ligação central de água.

    Sistema de aquecimento aberto

    Recomenda-se encher um sistema de aquecimento aberto com água através de um tanque de expansão. Isso pode ser feito mesmo com uma temperatura relativamente alta da água nos canos. Este método tem várias vantagens - controlar o nível do refrigerante no sistema durante o enchimento e melhorar a circulação devido à diferença na densidade da água.

    Existe o risco de avaria da caldeira ou dos radiadores de aquecimento se ocorrer um enchimento adicional do sistema de aquecimento aberto com líquido de arrefecimento enquanto a caldeira está a funcionar. Portanto, este procedimento é recomendado para ser executado quando a água nas tubulações atingir a temperatura ambiente.

    Para escolher anticongelante, recomendamos que você se familiarize com o material de vídeo.

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores