O uso de placas de distribuição de calor ao organizar um piso quente

As vantagens de um piso aquecido a água são inegáveis. Em comparação com a versão elétrica, a tubulação por onde circula o refrigerante não aumenta o nível de radiação eletromagnética prejudicial ao corpo humano. O aquecimento de água economiza significativamente o consumo de energia, especialmente se a tubulação estiver conectada a uma caldeira a gás ou combustível sólido. O piso de água quente é operado separadamente ou em conjunto com radiadores conectados a uma caldeira de aquecimento.

Placas de distribuição de calor para aquecimento radiante de água

Placas de distribuição de calor para aquecimento radiante de água

Considerando que o arranjo de tal método de aquecimento com suas próprias mãos nem sempre requer o lançamento de uma mesa de concreto, pode ser considerado uma opção ideal para uma casa particular. Neste caso, a mesa de concreto é substituída por placas de distribuição de calor. O que significa o termo "placa de distribuição de calor", do que é feito e qual é o princípio de seu funcionamento?

Características da placa de distribuição de calor


As placas armazenam calor e o transferem uniformemente para o piso

O portador de energia nos tubos de aquecimento por piso radiante não necessita de ser aquecido a altas temperaturas, em comparação com os radiadores, graças à utilização de placas refletoras de calor. Os elementos de alumínio ou aço têm uma estrutura simples e não têm restrições ao seu uso.

Produtos de diferentes fabricantes diferem na configuração, mas a estrutura geral permanece a mesma:

  • a calha em forma de ômega corre do começo ao fim e serve para instalar o cano d'água;
  • tiras salientes nas laterais fornecem rigidez e compensam a expansão térmica.

Os elementos de transferência de calor são colocados na estrutura do piso de modo que as ranhuras coincidam. Durante a instalação, não é usada uma serra ou tesoura de metal, pois as placas têm entalhes convenientes. O metal é quebrado nas marcas com o comprimento necessário e colocado na posição de desenho.

A placa é dividida em seções:

  • 4 peças de 115 mm;
  • 2 peças de 135 mm;
  • 1 peça 270 mm.


Se as placas forem colocadas sobre uma base de madeira, a maior parte do calor permanecerá na sala.

A instalação de termoplacas diretamente na mesa é permitida, mas o calor diminuirá para aquecer o concreto. Uma base de poliestireno com uma camada de folha voltada para baixo é colocada na superfície antes da instalação do sistema.

Os trocadores de calor funcionam de forma eficiente quando montados em material isolante, como espuma ou espuma de poliestireno extrudado. Isso limita a transmissão de energia para o piso e aquece o revestimento do piso superior. Placas de poliestireno expandido são usados ​​graus FT 20/45 ou FT 20 / 45L, a densidade da espuma deve ser de pelo menos 30 kg / m3. Os sulcos são cortados no isolamento usando uma faca de sarjeta.

Características do sistema de aquecimento por piso radiante

Para entender como uma placa de distribuição de calor de metal aumenta a eficiência de um piso aquecido, você precisa entender algumas das características do sistema clássico de aquecimento de água em baixa temperatura.

O piso radiante consiste numa rede de condutas de aquecimento colocadas sobre uma camada de isolamento térmico, através da qual circula um portador de calor, por exemplo água, e embutido numa betonilha de betão.

Ao contrário dos sistemas de aquecimento por radiador, o meio de aquecimento por piso radiante não precisa de ser aquecido a altas temperaturas. O sistema foi concebido de forma a que a temperatura do pavimento radiante da sala de estar não exceda 28-29 ° C. Ao mesmo tempo, a pessoa percebe subjetivamente o calor radiante proveniente do piso quente como mais confortável.Como resultado, a temperatura na sala pode ser reduzida e aumentada não para 20, mas para 18 ° C, e reduzir a temperatura em apenas 1 ° C pode reduzir o consumo médio anual de energia em cerca de 6-12%.

Aqueles. o consumidor beneficia de um sistema de aquecimento eficiente e ao mesmo tempo económico. Não é de estranhar que a cada ano aumenta o número de pessoas que desejam instalar um piso aquecido em uma casa de campo. Mas, com todas as vantagens do sistema, ele tem uma série de desvantagens associadas, em primeiro lugar, às características de design e instalação.

Já dissemos acima que os tubos do piso aquecido estão em uma mesa de concreto, que possui uma grande massa.

Como resultado, os proprietários de casas com piso de madeira, aqui incluímos caixilharia, casas feitas de painéis isolados autoportantes, casas de madeira (não consideramos a laje de fundação da USP e pisos no solo), são obrigados a abandone o chão quente, porque seu peso simplesmente não suportará as vigas de sustentação do piso.

Este grupo inclui moradores de subúrbios que desejam reconstruir, sem alterações globais, casas antigas, cujos pisos também não foram projetados para o aumento de carga da mesa de concreto. O terceiro grupo inclui os proprietários de casas que pretendem instalar um pavimento radiante em betão, mas pretendem aumentar a eficiência do seu trabalho e o nível de conforto.

Observe que a instalação clássica de um piso quente está associada a "trabalhos úmidos". Isso também impõe uma série de restrições, por exemplo, se a concretagem for realizada no inverno em temperaturas abaixo de zero. Além disso, ao lançar uma mesa de concreto, é necessário dar tempo para que ela ganhe a resistência necessária. Isso aumenta o tempo de construção e acabamento e, consequentemente, leva a um aumento na estimativa.

Vou fazer um piso aquecido em uma casa nova. Não quero triturar tubos em uma mesa de concreto. Pensei em fazer um piso aquecido, que rapidamente entra em funcionamento de acordo com o princípio: cheguei em casa do trabalho, liguei e aqueceu rápido.

É possível resolver todos esses problemas se montar um piso aquecido à base de termoplásticos metálicos, fazendo os chamados. leve pisos quentes "secos" ou encaixe as placas de distribuição de calor em uma mesa de concreto.

Finalidade dos pratos

Utiliza-se uma termoplaca metálica se não for possível realizar uma betonilha tradicional (edifícios com piso de madeira, paredes de bloco de espuma, etc.). Às vezes, a altura dos tetos não permite elevar a base à espessura do piso quente. A data de conclusão do objeto afeta a escolha do método de betonilha ou de instalação a seco. O concreto ganha resistência por 28 dias, e o sistema com termoplásticos está pronto para uso após o término da instalação da camada de acabamento.

Estruturas refletoras de calor são uma alternativa para um piso de água em uma base de cimento-areia. A leveza do projeto permite que os elementos sejam utilizados em qualquer piso, já que a carga aumenta de forma insignificante.

Os canos de água são firmemente envolvidos no metal na ranhura e aquecem o elemento. O alumínio e o aço pertencem ao grupo dos eficientes condutores de calor, pois transferem energia para o revestimento do piso. A convecção na forma de correntes e jatos está completamente ausente, a superfície aquece uniformemente. O calor é transferido de forma mais eficiente se as partes laterais da termoplaca estiverem firmemente presas à base e à camada superior.

Especificações


Dimensões da placa de distribuição de calor para tubos de plástico com largura de 16 mm

Para calcular a quantidade necessária de material, 4 - 6 placas são tomadas por quadrado. Não há peças giratórias na linha de produtos. Isso ocorre porque a dissipação de calor nessas seções é insignificante e o preço da peça de canto aumentará significativamente o custo do sistema. Os tubos são dispostos ao longo do contorno "cobra" ou "caracol".

Indicadores de placas para aquecimento de piso:

  • o tamanho do elemento é de 1 m de comprimento;
  • largura - 130 ou 110 mm;
  • a ranhura é feita para um tubo com diâmetro de 16 mm;
  • um item pesa 500 g.

O peso total de um piso aquecido com revestimento é reduzido em 5 a 7 vezes em comparação com a opção em uma base de concreto. A potência do sistema é de 50 a 200 W / m2, o indicador varia dependendo do tipo de acabamento do piso, do passo de instalação do tubo (não inferior a 125 mm). Os elementos refletores de calor transferem até 94 - 95% do calor.

O que são placas de distribuição de calor

Um piso de água quente pode ser instalado de duas maneiras:

  1. Molhada - a tubulação é assente em uma mesa de concreto.
  2. Os tubos secos são colocados em placas de distribuição térmica, nas quais existem ranhuras especiais para os mesmos. Se não houver sarjeta, você pode adicioná-la à placa de piso com suas próprias mãos. Para isso, é feito um recesso no compensado de acordo com as dimensões do tubo e dando ao material a forma desejada.

No primeiro caso, o concreto atua como condutor de calor. É aquecido a partir do líquido refrigerante que circula pelos tubos, o que faz com que haja uma distribuição uniforme em toda a superfície do piso. A mesa de concreto é bastante pesada. Nesse sentido, não pode ser usado em casas antigas, pois os pisos não podem suportar cargas pesadas.

Nesse caso, você pode dispensar o enchimento, usando placas refletoras de calor para um piso aquecido. Eles são presos a uma camada de isolamento térmico e os tubos são colocados por cima.

As placas de distribuição de calor para piso radiante têm dimensões de 130-150 por 1000 mm. Neles são feitos recessos especiais, que em forma e diâmetro coincidem com o tamanho dos tubos usados ​​para o sistema de aquecimento por piso radiante. Os reforços neles tornam possível compensar a expansão do aquecimento e adicionar resistência à estrutura.

De facto, as placas substituem a camada de betonilha, permitindo a instalação de pavimento aquecido a água em habitações com qualquer tipo de pavimento. Eles refletem perfeitamente o calor, distribuindo-o por toda a superfície do piso.

Para a fabricação de elementos de distribuição térmica, utiliza-se aço ou alumínio.

Placas de aço

O material de aço é revestido com pó para evitar corrosão. Caso contrário, eles se deterioram rapidamente, uma vez que o aço não tratado não é resistente à ferrugem. As placas de aço são perfeitas para instalar o piso radiante em combinação com qualquer tipo de revestimento.

Placas de alumínio

As placas de distribuição térmica para aquecimento por piso radiante de água em alumínio são utilizadas com muito mais frequência do que o aço. Possuindo propriedades reflexivas, eles aumentam a transferência de calor. Para evitar a ferrugem, eles também são tratados com soluções anticorrosivas especiais.

Vantagens e desvantagens


O aquecimento por piso radiante sem betonilha está montado e aquece mais rápido

O piso seco tem vantagens sobre a instalação tradicional de tubos úmidos. A alta condutividade térmica do metal permite que a superfície seja aquecida em um curto espaço de tempo.

Aspectos positivos do uso de termoplásticos:

  • o número de placas e o peso da estrutura podem ser facilmente calculados de forma independente, desde que o degrau e a massa das placas sejam conhecidos;
  • o sistema simplesmente se encaixa com suas próprias mãos após a elaboração de um plano de layout de tubulação;
  • a carga nas partes do piso é reduzida em comparação com as versões molhadas;
  • o tamanho da sala em altura não é significativamente reduzido.

A desvantagem é que após o desligamento da caldeira, as placas de metal esfriam imediatamente e o concreto mantém o calor por algum tempo. O custo dos termoelementos é alto, mas com o método úmido, materiais adicionais também são adquiridos e a intensidade de trabalho do trabalho aumenta.

Características da montagem no piso do circuito de água


Um forro de poliestireno é colocado sob o revestimento do piso no topo das placas

O sistema é montado sobre uma base de madeira ou poliestireno com ranhuras para a localização das ranhuras convexas dos termoplásticos.Laminado, carpete, parquet ou ladrilhos são colocados sobre uma camada isolante de umidade. Polietileno com densidade de 200 mícrons é usado para impermeabilização.

As tiras são dispostas com uma sobreposição de 10 a 15 cm e fixadas com fita adesiva entre si, o perímetro é feito com uma fita amortecedora colada ao polietileno e à parede. Se uma sala com maior geração de vapor, por exemplo um banheiro, for colocada adicionalmente com uma camada de barreira de vapor ou um material com proteção combinada contra umidade e vapor é selecionado.

O isolamento é feito 2 vezes:

  • pela área da sobreposição antes de colocar o isolamento;
  • na superfície do tubo montado e sistema de placa.

À venda existem placas maciças sem ranhuras para tubos, então as ranhuras são feitas de forma independente. Contraplacado usado e um pedaço de tubo com diâmetro de 16 mm. Uma ranhura é feita na folha, a placa é colocada sobre o compensado e a ranhura no elemento de metal é empurrada pelo tubo. As bordas da termoplaca são niveladas com meios improvisados.


Em vez de isolamento celular, você pode colocar placas entre blocos de madeira

O procedimento para montar um piso quente:

  1. o revestimento é limpo de resíduos e nivelado com massa ou mistura autonivelante;
  2. a camada de impermeabilização é disposta;
  3. tapetes isolantes são colocados;
  4. ranhuras são feitas e placas de distribuição de calor são montadas;
  5. encanamentos de água são colocados;
  6. o isolamento térmico é colocado entre as ranhuras.

A segunda camada de impermeabilização é montada após verificação do desempenho do sistema. O acabamento final do piso está feito.

Características de pisos de madeira com isolamento térmico


Bolo de aquecimento de piso usando isolamento de basalto e placas de distribuição de calor

Este tipo está disposto em uma casa de madeira ou uma habitação com teto com vigas de material natural. O método seco envolve um rack ou sistema de empilhamento modular. O primeiro tipo é feito com placas ou barras e, no segundo, são usados ​​blocos de fibra pré-fabricados com ranhuras pré-fabricadas.

A camada de suporte com 20 mm de espessura é feita de madeira, cujo teor de umidade não é superior a 6-10%. As tábuas de madeira nobre devem ter 80 mm de largura e até 1200 mm de comprimento.

Composição da estrutura de piso radiante para madeira:

  • base com uma camada de impermeabilização;
  • placas, módulos ou barras dispostas de acordo com o plano;
  • encaminhamento de tubos usando placas;
  • isolamento de vapor e umidade;
  • folha de fibra de gesso com 10 mm de espessura;
  • revestimento.

As placas podem ser colocadas em camada contínua, mas é necessário fazer uma ranhura em cada uma delas para a projeção da termoplaca. Esse método é trabalhoso e caro, pois a madeira é processada em máquina e nem sempre há condições em casa.

Outra opção é que as placas sejam dispostas com uma folga que corresponde em largura e comprimento à ranhura convexa da placa. A área de base para o piso radiante é nivelada horizontalmente para não perturbar a corrente portadora de energia.

Piso quente e seco para construção de estruturas

Em uma casa de madeira, o piso deve ser colocado sobre as vigas de madeira dos revestimentos. Uma estrutura bem erguida assume sempre uma distância entre o solo e os pisos, graças às estacas de suporte. Em tal sala, o chão deve ser isolado e, conhecendo as regras simples, você mesmo pode fazer isso. Afinal, o frio e a umidade podem se tornar as causas de mofo, fungos e outros microorganismos patogênicos nas espécies arbóreas.

Pavimento radiante sem betonilha: placas de poliestireno e alumínio seco, placas de água e laminado, distribuidores de calor

Ao criar um piso quente e seco, é adicionalmente recomendado o uso de um material isolante de calor como substrato

O trabalho de isolamento térmico é realizado em etapas:

  • As vigas lag são colocadas no topo das estacas, pequenas vigas são pregadas nelas, após o que as sobreposições das tábuas são erguidas;
  • No topo é colocada uma impermeabilização perfurada especial, entre as toras também podem ser colocados lã mineral, argila expandida, poliestireno e outros isolantes, o principal é que estejam bem calcinados;
  • Depois disso, uma camada respirável é feita de uma membrana perfurada para barreira de vapor;
  • Isso é seguido por uma camada de madeira compensada ou aglomerado, se for planejada uma nova colocação de ladrilhos, laminados ou outro piso;
  • O "piso de acabamento" está sendo colocado.

Artigo relacionado: Como limpar o parquet: cuidados com o chão em casa, agente de limpeza, como limpar madeira natural

No processo de trabalho, não se deve esquecer que as estacas metálicas devem ser isoladas das vigas de toras usando material de cobertura. A impermeabilização em camadas também pode ser realizada a partir de um material de filme com uma fossa pré-cavada e a construção de uma almofada de diferentes enchimentos.

Critérios de seleção de placa de distribuição de calor


A eficácia de um pavimento quente depende do isolamento inferior e do acabamento.

A escolha dos produtos consiste no estudo das características e parâmetros técnicos. Acredita-se que a alta condutividade térmica do metal afeta a eficiência do sistema. Mas o grau de aquecimento do piso não depende apenas do material da placa. Uma alta capacidade de aquecimento tem um efeito negativo no equipamento de controle, uma vez que a taxa de aquecimento será alta.

A transferência de calor é afetada por:

  • o sistema de layout e o material do tubo - o plástico emite energia por mais tempo do que o metal;
  • tipo de isolamento inferior e conformidade com a tecnologia de sua instalação;
  • tipo de acabamento do piso - cerâmico, laminado, aquece mais rápido do que o linóleo ou carpete.


As lacunas no piso são esfregadas para que o vapor não penetre nas placas - isso leva à corrosão

É um equívoco pensar que as placas estão quentes e não corroídas. Durante o funcionamento da casa, os vapores domésticos penetram através dos revestimentos de acabamento até a base e estrutura do piso d'água. O condensado em estado aquecido é mais destrutivo.

Preste atenção à presença de uma camada anticorrosiva na superfície da placa refletora de calor - então você não pode colocar uma camada de impermeabilização ao assentar o sistema. O vendedor fornece um certificado de qualidade do fabricante para confirmar a confiabilidade do produto.

A escolha é influenciada pela funcionalidade da sala. Ao aplicar espuma de poliuretano na cozinha e no banheiro, são adequadas placas de aço com camada anticorrosiva. Se a base for uma laje de piso de concreto, produtos de cobre ou alumínio funcionarão melhor.

A quais qualidades dos pratos você deve prestar atenção ao escolher?

Cada fabricante de piso radiante também produz placas para distribuição de calor. Ao mesmo tempo, os modelos diferem em características de capacidade de acumulação, capacidade de calor e qualidades de proteção. Os fabricantes costumam anunciar elementos de alumínio e cobre como sendo os mais eficientes em termos de condutividade térmica. Mas essa característica terá um valor mínimo se o sistema estiver em contato próximo com o concreto.

A capacidade térmica dos elementos de aquecimento também nem sempre é útil. Mesmo que uma placa de distribuição de calor com uma alta capacidade de acumulação adquira rapidamente um modo de operação ideal, esta propriedade não será de particular importância com aquecimento constante. Mas pode ser útil em salas grandes, uma vez que afeta a taxa de aumento dos fluxos de aquecimento.

placas de distribuição de calor para aquecimento por piso radiante em liga de alumínio
Veja a galeria

Escopo de uso

O sistema de tubulação com elementos de distribuição de calor é adequado para edifícios novos e renovados. Os pratos são montados rapidamente e servem por muito tempo. Estruturas de distribuição térmica não apresentam problemas em edifícios com fundações enfraquecidas, pois adicionam peso insignificante ao piso.

A sujeira e a poeira do uso de materiais para a mesa de concreto são eliminadas e os custos de mão-de-obra para a instalação de um piso quente são reduzidos, portanto, o assentamento a seco é usado em escritórios de trabalho, pregões, oficinas e edifícios residenciais. Não há necessidade de fechar empresa ou organização para instalar um piso em uma sala.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores