Quem e como substitui os risers de aquecimento em um prédio de apartamentos?


Como faço para obter uma licença?

A bateria é propriedade comum ou é propriedade privada da responsabilidade do proprietário?
O governo aprovou a Resolução nº 491 de 13.08.06, que fornece uma lista de bens comuns aos residentes de um prédio de apartamentos. Nesta lista:

  • risers;
  • válvulas de fechamento e controle;
  • dispositivos de medição coletiva, elementos de aquecimento.

De acordo com essa resolução, o projeto dos radiadores pode ser oficialmente considerado propriedade comum, propriedade comum.

Mas as sociedades gestoras e empresas do departamento habitacional ao serviço da casa preferem ocultar esta informação. Como resultado, os inquilinos, os proprietários do apartamento, quando a bateria está vazando, tentam consertá-la eles mesmos.

A substituição é realizada para um design aprimorado semelhante ou mais perfeito. As empresas de gerenciamento economizam em reparos transferindo suas responsabilidades para os consumidores.

Aquecedores mais antigos podem não atender aos requisitos de qualidade. Caso pretenda trocar equipamentos desactualizados por novos, deverá contactar a sociedade gestora ou outra entidade responsável pelos sistemas de aquecimento dos apartamentos.

  • Se a substituição for feita por estruturas semelhantes, basta informar sobre os próximos trabalhos de instalação.
  • Serão instalados radiadores de outro modelo, o que pode levar a um aumento da área de aquecimento? Os representantes da sociedade gestora farão um exame para averiguar a possibilidade de alterações no equilíbrio térmico do edifício. O patrão vai inspecionar a área da casa, novas baterias e estudar seus dados técnicos.
  • Além disso, é realizado um exame no caso em que uma grande reforma de um apartamento envolva uma mudança na configuração do oleoduto.

Freqüentemente, os proprietários de apartamentos pensam na escolha dos artesãos para o trabalho de instalação. Você pode chamar especialistas de uma empresa privada que realizarão o trabalho rapidamente com equipamentos profissionais.

Mas é melhor contar com a ajuda dos patrões do gabinete habitacional ou da administradora, eles conhecem melhor as características de colocação de utilidades na casa, a localização das torneiras, sabem mudar o aquecimento sem problemas para os outros residentes.

Em caso de vazamento no sistema de aquecimento, não haverá reclamações para o proprietário do apartamento. Também é benéfico entrar em contato com os encanadores "locais", se o medidor de calor quebrar, eles realizarão o trabalho profissionalmente.

Procedimento

Caso seja necessário mudar a tubulação da moradia, deve-se atuar de acordo com o esquema:

  1. Escreva uma declaração de substituição e envie-a ao Código Penal. Recomenda-se redigir em duplicado. Um deles deve conter uma marca no recibo de aplicação do Código Penal.
  2. Aguarde um encaminhamento para a casa de um especialista para um exame do estado do gasoduto. Caso confirme a necessidade de reparação, então a data da obra é combinada com o inquilino.
  3. Uma equipe de trabalhadores fecha previamente o abastecimento de água. Isso pode ser feito em toda a entrada. Cada caso é individual.
  4. Depois de desligar o pipeline, o tempo é esperado. É necessário que a água tenha tempo de escoar pelos canos. Isso evitará possíveis vazamentos durante os reparos.
  5. A desmontagem está em andamento. Para isso, estão envolvidos serralheiros. Muitas vezes, existem situações que podem exigir a substituição de estruturas em todos os andares de uma só vez. Se os tubos mudam dentro da mesma habitação, são pré-cortados nas partes superior e inferior. Depois disso, os acessórios são fixados nos pontos de corte. Em seguida, um novo duto está sendo soldado.É formada uma junção de tubos novos com os antigos.
  6. Um novo pilar de drenagem está sendo instalado. A pressão da água é verificada. Além disso, os especialistas estão estudando o novo design para vazamentos.

Quem deve alterar os risers na lei de apartamentos
É necessário redigir um pedido de substituição e enviá-lo à sociedade gestora.
Aplicação de amostra para a substituição de linhas de abastecimento de água quente e fria

Se os radiadores de aquecimento estiverem sendo substituídos, as válvulas de fechamento devem primeiro ser consertadas. Com a ajuda deles, o abastecimento de água durante a reparação será encerrado apenas numa única habitação. Durante a mudança dos tubos de aquecimento, o seu diâmetro não pode ser diminuído. A pressão pode levar à invasão e inundar o apartamento.

Sugerimos que se familiarize com o Despejo do apartamento de uma pessoa inscrita que não seja o proprietário, o despejo do único alojamento com prestação de outro e sem ele pelo tribunal, como atrasar a apreciação do pedido

A desmontagem é aconselhável fazer primeiro nos andares superiores. A instalação de novas tubagens é efectuada previamente nos primeiros pisos.

Os residentes de apartamentos, para evitar as consequências de situações desagradáveis, muitas vezes reinstalam risers e ramos por sua própria conta. No entanto, isso não é totalmente verdade.

De acordo com art. 161 do Código da Habitação e do Decreto do Governo da Federação Russa nº 354 de 05/06/11 (Art. 149), a reparação e substituição dos risers são da inteira responsabilidade da empresa de gestão da habitação.

Conselho

O proprietário do apartamento paga receitas mensais, nomeadamente de "manutenção e reparação". Para esses fundos, todo o trabalho relacionado às comunicações deve ser realizado.

Em caso de acidente, a prefeitura deve renovar os encanamentos e arrecadar dinheiro das pessoas é ilegal.

Como resultado do processo de privatização, não apenas o espaço residencial, mas também os dispositivos de medição, o equipamento de encanamento e as comunicações passam a ser propriedade. Isso é confirmado pelo art. 36 ZhK RF e o Decreto Governamental No. 491 conforme alterado. datado de 26 de março de 2014, o Proprietário tem o direito de dispor a seu próprio critério:

  • substituir tubos de metal por plástico;
  • instalar novos acessórios de encanamento, torneiras, medidores;
  • mudar radiadores.

No entanto, com relação a risers comuns conectando vários andares, a questão é controversa. Dutos verticais podem ser localizados em poços especiais ou passar por um apartamento. O posicionamento não tem importância fundamental.

Os proprietários de apartamentos privatizados e não privatizados efectuam pagamentos regulares, devendo a sociedade gestora proceder à manutenção e substituição de canalizações.

Quem deve alterar os risers na lei de apartamentos

O proprietário é obrigado a consertar apenas ramificações internas do apartamento.

Procedimento

Em caso de necessidade urgente, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a administradora ou com o escritório habitacional. Você precisa escrever uma declaração sobre a substituição dos tirantes, na qual você indica um bom motivo e anexa pelo menos 2 fotos de comunicações.

O documento é assinado em duplicado, um fica na secretaria de alojamento e o outro com a marca de aceitação deve ser levado consigo. É importante que o proprietário seja um pagador de serviço público de boa-fé para aceitar e revisar o requerimento.

Além disso, os seguintes cenários são possíveis:

  1. A equipe de reparo responde rapidamente e substitui o riser de emergência. O dono do espaço habitacional, por sua vez, disponibiliza o acesso ao banheiro para a execução tranquila das obras.
  2. A sociedade gestora recusa-se a substituir o gasoduto vertical, alegando que o gasoduto se encontra nas instalações do proprietário e é o proprietário do apartamento a sua responsabilidade. Nesse caso, você receberá uma resposta por escrito com a recusa. Depois, você pode ir ao tribunal com este documento, mas o processo costuma atrasar vários meses.

Ordem de serviço

Na substituição das tubagens, é importante primeiro discutir a situação com os vizinhos, caso contrário a ligação é feita apenas do tecto ao chão. As seções do antigo riser permanecerão na sobreposição, o que no futuro pode levar a vazamentos nestes locais.

A participação de representantes da administradora também é imprescindível, eles bloqueiam o riser e drenam a água. Depois disso, a substituição dos pipelines ocorre na seguinte sequência:

  1. com a ajuda de uma trituradora, são desmontados puxando-se canos velhos das lajes;
  2. fazer marcações para inserir ramos;
  3. realizar a instalação de uma nova tubulação e fiação;
  4. conecte a água e verifique se há vazamentos em todas as conexões.

Conselho: é melhor não trocar os tubos de esgoto por conta própria, todo o sistema pode falhar.

Os tubos para abastecimento de água quente e sistemas de aquecimento são selecionados na condição de não se deformarem sob a influência do calor. Os tubos de polipropileno estão em demanda hoje, os quais apresentam uma série de vantagens:

  • resistência à corrosão;
  • lucratividade;
  • facilidade de instalação;
  • falta de depósitos internos de calcário;
  • Amizade ambiental.

De acordo com a legislação, a reforma planejada das rodovias centrais é realizada a cada 25-30 anos. As redes domésticas, as tubulações de aquecimento dentro dos apartamentos e o abastecimento de água em apartamentos não privatizados estão sujeitos a este regime.

Razões para substituição

Há uma série de razões pelas quais os aparelhos de aquecimento em um prédio de apartamentos precisam ser trocados. Esses incluem:

  • Desgaste físico do equipamento. Baterias velhas quebram, perdem a estanqueidade e, durante o teste de pressão do sistema após um trabalho de manutenção de emergência ou sazonal, ou simplesmente durante a operação, elas vazam.
  • Eficiência de aquecimento insuficiente. O antigo radiador difere do novo por uma espessa camada de depósitos dentro do gabinete, razão pela qual o refrigerante não consegue transferir totalmente o calor para o ambiente.
  • Potência insuficiente. Em edifícios com painéis de vários apartamentos, convectores podem ser instalados, cuja potência não é suficiente para aquecer totalmente grandes salas.
  • Aparência pouco atraente. A substituição da bateria pode ser feita por razões estéticas - os modelos modernos têm designs atraentes e elegantes.

Depois de decidir instalar novos aparelhos de aquecimento em vez de aparelhos física ou moralmente obsoletos, é necessário determinar quem financiará e executará a obra - a sociedade gestora ou o proprietário do apartamento.

bateria de ferro fundido
Bateria velha de ferro fundido

Como os risers são substituídos em um prédio de apartamentos?

O processo depende de qual riser está sendo substituído. Pode ser aquecimento, esgoto ou riser de abastecimento de água. Para isso, normalmente são realizadas as seguintes ações:

  • todo o riser da casa está bloqueado;
  • o fluido residual é removido do sistema;
  • se o sistema de esgoto for bloqueado, todos os moradores são avisados ​​de que a água não pode escoar;
  • tubos antigos ou apenas uma seção do riser são desmontados;
  • se toda a estrutura for substituída, então as seções do tubo devem ser obtidas até mesmo nos pisos entre pisos;
  • novos tubos estão sendo instalados;
  • após a conclusão de todo o trabalho, um novo sistema é lançado e testado.

O tempo de substituição dos risers em um prédio de apartamentos pode ser diferente, uma vez que dependem do número de andares do prédio, bem como de quais novas tubulações são instaladas. Como padrão, o processo é realizado por profissionais experientes em um dia. Todos os moradores da casa são avisados ​​com antecedência sobre o procedimento planejado.

Troca do radiador do prédio municipal

Em um apartamento não privatizado, substitua as pilhas devido a vazamento, transferência de calor insuficiente ou desgaste.

... Os residentes precisam saber quem é o dono da casa e quem a mantém.

O inquilino, residente em apartamento municipal, não deve gastar as suas economias com obras de renovação, o que está previsto na lei.

Se os mestres do ZhEK exigirem dinheiro para a instalação de novas baterias, isso pode ser considerado extorsão, uma violação ao Decreto Governamental nº 491, de 13/08/2006.

Outro documento é o Código de Habitação da Federação Russa. De acordo com o artigo 65.º, o senhorio que fornece apartamentos ao abrigo de um contrato de arrendamento social deve assegurar a manutenção e reparação adequadas dos bens comuns.

De quem é a responsabilidade de substituir os radiadores de aquecimento de um apartamento?

Substituição da bateria de aquecimento do apartamento através do escritório habitacional

Vamos descobrir quem deve trocar as baterias em um apartamento privatizado. De acordo com o Decreto do Governo da Federação Russa nº 491 (entrou em vigor em agosto de 2006), todo o sistema de aquecimento em um prédio de apartamentos pertence à propriedade comum. A sua estrutura (de acordo com a cláusula 6ª do Regulamento) inclui equipamentos de rede de aquecimento, risers, acessórios (de corte e de regulação), medidores de calor geral da casa, bem como dispositivos de aquecimento (radiadores).

Assim, em caso de desgaste físico das baterias, fugas ou crescimento excessivo do interior, a substituição dos radiadores de aquecimento do apartamento é efectuada pela sociedade gestora (ZhEK), a cuja conta são recebidas mensalmente as deduções dos residentes por grandes reparações . É a sociedade gestora que se encarrega da manutenção e conservação do património comum, parte do qual são as baterias de aquecimento dos apartamentos.

Na prática, é mais fácil conseguir a substituição gratuita de dispositivos de aquecimento de emergência em um apartamento municipal. Os trabalhadores de escritórios habitacionais muitas vezes forçam os residentes de apartamentos privatizados a comprar uma bateria de forma independente, pagar pelo trabalho de desmontagem e instalação. Mas, de acordo com a legislação em vigor, a compra de um aparelho de aquecimento e todas as obras de sua instalação devem ser pagas com o dinheiro arrecadado para a reforma do parque habitacional, independentemente de o apartamento ser privatizado ou não.

Em um esforço para economizar dinheiro, as empresas de gerenciamento preferem consertar as baterias velhas até que comecem a ruir. Portanto, pode ser preciso muito esforço para instalar novos radiadores gratuitamente para substituir os de emergência.

substituição de um radiador de ferro fundido
Radiador de aquecimento de emergência

Se os inquilinos decidirem instalar um dispositivo de aquecimento novo e moderno em vez de um obsoleto, mas útil, eles terão que resolver esse problema por conta própria, pagando pela compra e instalação.

Quem deve ser responsável pela substituição de um riser de esgoto em um apartamento?

Na Federação Russa, o procedimento para substituir um riser de esgoto ou outras partes dos sistemas de comunicação é realizado na sequência correta de ações e com base em certos requisitos. Para tal, são tidas em consideração as disposições dos seguintes regulamentos:

  • GOST R 56534-2015.
  • “Regras de manutenção de imóvel pertencente a edifício de apartamentos”, que foram aprovadas pelo disposto na PP nº 491.
  • Manuais metódicos № 2-04-2004.

Uma vez que os risers pertencem inteiramente a toda a casa, é a sociedade gestora que mantém esta estrutura que deve cuidar da substituição oportuna dos risers em um prédio de apartamentos. A legislação da Federação Russa prevê a possibilidade de os residentes diretos de apartamentos no edifício realizarem este processo, mas apenas com permissão especial da administração regional e vizinhos.

O procedimento de substituição deste complexo equipamento é realizado diretamente pelos funcionários da sociedade gestora. Os custos deste processo estão incluídos na manutenção da casa. Todos os proprietários de apartamentos em tal edifício devem pagar pela manutenção da propriedade comum.

Se for necessária uma substituição completa dos risers de abastecimento de água em um prédio de apartamentos, a sociedade gestora pode usar os fundos acumulados para a reforma do edifício para implementar este processo.Mas isso só é possível com a substituição imediata de risers que estão fora de serviço e não podem ser reparados.

Quem deve alterar os risers na lei de apartamentos

Se os inquilinos do edifício decidirem substituir o espelho, que ainda está em funcionamento, eles deverão concluir esse processo por conta própria. O custo de substituição dos risers em um prédio de apartamentos é considerado alto, de modo que os proprietários de apartamentos no prédio raramente tomam essa decisão. São eles que devem adquirir os materiais necessários para esse processo, bem como contratar especialistas para fazer o trabalho.

As sociedades gestoras estão envolvidas na manutenção de diferentes casas, para as quais têm em consideração diferentes requisitos legais. A substituição de risers em um prédio de apartamentos deve ser realizada na presença de avarias significativas que não podem ser reparadas. Para isso, são utilizados recursos que são aportados mensalmente pelos proprietários de apartamentos do prédio para a manutenção de bens comuns.

As responsabilidades de cada empresa gestora incluem o seguinte trabalho:

  • manter os bens pertencentes à casa em perfeitas condições de funcionamento;
  • manutenção de várias comunicações ligadas ao edifício;
  • trabalho de emergência quando necessário;
  • implementação de reparos atuais.

As responsabilidades da empresa incluem a substituição de risers. Apenas na presença de equipamento funcional e fiável é que a segurança e o conforto dos cidadãos que vivem no edifício estão garantidos. Se uma grande quantia de fundos for necessária para concluir o trabalho, de forma que não haja dinheiro suficiente na conta da administradora, a empresa pode exigir que os residentes transfiram fundos adicionais. Mas se os cidadãos se recusarem a pagar esse dinheiro, a empresa deve fazer reparos usando seu capital.

Especialistas do Reino Unido devem lidar com a substituição de risers de esgoto e aquecimento, bem como risers para aquecimento, ventilação ou elementos de fonte de alimentação.

Não é só o gabinete de habitação do endereço da casa que deve realizar determinados trabalhos relacionados com a manutenção do imóvel do edifício em óptimas condições, visto que os proprietários dos apartamentos neste edifício têm algumas responsabilidades directamente. Esses incluem:

  • os residentes da casa em uma assembleia geral decidem várias questões relacionadas com a reparação ou substituição de risers;
  • os cidadãos não podem se envolver de forma independente em trabalhos de reparo;
  • eles só precisam ficar de olho nas condições ideais da propriedade;
  • ao detectar quaisquer acidentes ou problemas adicionais, é importante entrar em contato com os funcionários da sociedade gestora em tempo hábil.

Quem deve alterar os risers na lei de apartamentos

Se a gestão for feita pelo conselho de moradores, a reparação é efectuada não pelo Código Penal, mas por outra empresa especializada. Seus serviços devem ser pagos com base na lista de preços. Os fundos para esses fins são retirados da contabilidade geral da casa. É esta empresa que deve assumir as obrigações de garantia quanto aos trabalhos executados.

Nem todos os residentes da Federação Russa moram em casas novas, então o problema do desgaste das comunicações é familiar para muitos.

Os canos de esgoto não são exceção, e os danos e rompimentos podem causar inundações e danos materiais.

Nota

Falaremos sobre o procedimento de substituição do riser de esgoto do apartamento neste artigo.

Nossos artigos falam sobre maneiras típicas de resolver questões jurídicas, mas cada caso é único.

Se você deseja saber como resolver seu problema específico, entre em contato com o formulário de consultor online à direita ou ligue para:

  • manutenção de vários bens comuns;
  • manutenção técnica e outra das comunicações;
  • trabalho de emergência;
  • Manutenção.

Ou seja, todo o trabalho de reposição, manutenção e reparo já está incluso no já bastante caro aluguel.

A questão de quem deve trocar os degraus de um apartamento privatizado é relevante hoje. As casas construídas na URSS estão em ruínas e exigem grandes reparos.

Isso requer muitos investimentos financeiros e os moradores fazem uma contribuição viável para a manutenção de edifícios de apartamentos em bom estado.

Mas, além de dinheiro, você precisa organizar o próprio processo de substituição de equipamentos de engenharia e técnicos e a escolha da empresa que fará esses reparos.

Além disso, devido à maior pressão em tais tubos, menos energia é necessária para fornecer o fluxo aos andares superiores. O fornecimento de energia para as bombas está incluído no pagamento das necessidades do agregado familiar e encontra-se disperso pelos apartamentos.

Oferecemos-lhe que se familiarize com Privatização de um apartamento com filhos menores - direitos da criança, documentos de participação

Isso economizará até 20% da eletricidade, portanto, a substituição dos canos é benéfica para os residentes de prédios de apartamentos.

Aspectos chaves

Para organizar adequadamente o processo de substituição, é necessário levar em consideração algumas das nuances:

  • substituição e reparo de um riser em um único apartamento não trará benefícios especiais se todo o sistema de tubulação, incluindo porões, não foi alterado;
  • risers são elementos necessários das comunicações de engenharia, em caso de mau funcionamento em seu trabalho, surgem emergências que podem causar danos irreparáveis ​​à saúde;
  • não são designados nos documentos estatutários como bens pessoais, pertencem à sociedade gestora que serve a casa. Isso serve como alguma limitação ao realizar a substituição pelo proprietário do imóvel;
  • A reposição de encanamentos e risers de esgoto e abastecimento de água está incluída na revisão, cujas contribuições são pagas por todos os moradores da casa de acordo com a ENP. Se houver muitos beneficiários morando em um prédio de apartamentos, os fundos arrecadados pela sociedade gestora podem não ser suficientes, portanto, as contribuições adicionais deverão ser cobradas dos inquilinos que não têm privilégios. Nesses casos, eles propõem suas próprias condições de substituição;
  • a vida útil da casa é de 25 anos, após os quais uma grande reforma é necessária. Mas as auditorias que estão sendo realizadas estendem esse período, mas isso não pode ser feito indefinidamente;
  • a sociedade gestora não pode realizar grandes reparações durante este período. Da mesma forma, o proprietário de qualquer equipamento não é obrigado a repará-lo se estiver em condições de uso e em funcionamento. Isso permite que a organização gestora e os locatários manobrem nesta questão;
  • um riser que passou por um trabalho de recuperação de emergência no intervalo entre as grandes revisões é considerado emergência até que seja completamente substituído, mesmo que nele tenha sido soldado um orifício pelo qual apenas uma pequena quantidade de água tenha escoado;
  • para reconhecê-lo como emergência, são necessários vestígios de reparos. Ao mesmo tempo, o prazo de prescrição não tem qualquer importância, se houver muitos desses sinais, então a culpa é da sociedade gestora, que não efectuou as grandes reparações a tempo.
  • comunicações de engenharia na casa precisam ser reparadas periodicamente, seja substituindo um riser de esgoto, abastecimento de água ou aquecimento;
  • um leigo também pode diluir canos dentro de um apartamento, e um profissional é necessário para substituir o espelho.

A legislação habitacional dá uma resposta clara à questão de quem deve trocar os risers em um prédio residencial. Isso deve ser feito pela empresa gestora que mantém o edifício.

Isso também se aplica a sistemas de esgoto em um prédio de apartamentos, abastecimento de água e canos de aquecimento. Embora estejam localizados em habitações que foram privatizadas, apenas as sociedades gestoras devem pagar pela sua substituição.

Isso está estipulado nos artigos 290, 292 do Código Civil da Federação Russa e no parágrafo 5 dos artigos 36 e 155 da RF LC, embora muitos substituam os tubos e risers de abastecimento de água por conta própria.

Todos os meses, os inquilinos de prédios de apartamentos recebem recibos de contas de serviços públicos. Isso inclui contribuições para a manutenção e reparo de estruturas de engenharia. Se estiverem danificados, a sociedade gestora é obrigada a substituí-los ou repará-los. O gabinete habitacional não tem o direito de exigir dinheiro para isso, pois tudo isso já foi pago, talvez até com muitos anos de antecedência.

Importante

Em caso de não execução das obras ou recusa de execução, é necessário obter a confirmação por escrito da sociedade gestora. Se você tiver esse documento, deve entrar em contato com as autoridades judiciárias com uma reclamação, uma vez que a repartição de habitação se recusa a reparar o que é obrigado a fazer. A sociedade gestora pode atrasar a apreciação do caso, mas em tal situação existem duas opções para o desenvolvimento dos eventos:

  1. Aguarde uma emergência, quando os apartamentos vizinhos e a entrada ficarão inundados. Nesse caso, os reparadores terão que fazer todo o trabalho. Mas muitas vezes os funcionários da empresa de gerenciamento apenas colocam remendos nos canos, sem substituí-los.
  2. Reúna os proprietários de uma casa em um prédio de apartamentos e concorde com a substituição dos risers às suas próprias custas. Nesse caso, você precisará pagar cerca de cinco mil rublos de cada apartamento, esse valor também permitirá diluir os canos do banheiro.

Qualquer prédio de apartamentos deve ter risers:

  1. Sistemas de aquecimento;
  2. sistema de esgoto;
  3. abastecimento de água quente e fria.

Para trocar o riser, é necessário realizar os seguintes trabalhos:

  • feche a água para reparo ou substituição. Nesse caso, você deve esperar até que a água escoe pelos canos. Se for feita a troca do coletor de esgoto do apartamento, o funcionário da administradora, que é o responsável por isso, avisa os moradores da entrada para não usarem o banheiro nesse horário;
  • desmontar os tubos a serem substituídos. Esse trabalho requer serralheiros profissionais que possam removê-los facilmente dos andares entre os andares. Este é um trabalho difícil, especialmente ao remover tubos de ferro fundido;
  • instalar novos tubos. Depois disso, é necessário verificar a pressão da água e confirmar a ausência de vazamentos.

Substituição de tubos

Quem é o substituto?

Se os canos vazam ou dão pouco calor, precisam de modernização, surge a pergunta - quem deve trocar as pilhas em um apartamento privatizado?

De acordo com a lei, os dispositivos de aquecimento são propriedade comum da casa. Mas há uma nuance neste assunto.

DETALHES: Regras de Reestruturação de Apartamento 2020, o que fazer e o que não fazer - Advogado Líder

Neste caso, raramente é possível resolver a questão da reinstalação dos radiadores através do gabinete habitacional ou da sociedade gestora. Para evitar o frio e as enchentes, você precisará realizar os reparos às suas próprias custas.

Se não houver torneira que feche o abastecimento de água pelas tubulações de aquecimento do apartamento, o Código Penal deve se engajar na substituição.

Apesar de o radiador de aquecimento do apartamento ser da responsabilidade da sociedade gestora, nem sempre é possível obter ajuda dos seus responsáveis.

Ao pedirem vazamento de bateria, os funcionários do Código Penal às vezes simplesmente colocam um plugue, sugerindo esperar um pouco antes de trocar o equipamento.

Se o acidente aconteceu durante a estação fria, não há como esperar. Com isso, o dono da casa compra e troca a bateria por conta própria, aquecendo a casa.

Infelizmente, é difícil conseguir essa indenização mesmo por meio dos tribunais, a empresa gestora encontra argumentos em sua defesa. Portanto, é melhor consultar primeiro um advogado experiente quando for possível apresentar uma fatura ao Código Penal, antes de iniciar um caso polêmico.

É propriedade comum?

Com base no disposto no art. 36 O riser de esgoto LCD, assim como os demais risers da casa, são de propriedade comum, pois passam não só pelos apartamentos, mas também pela entrada. Os proprietários desta propriedade são os proprietários de apartamentos em um prédio de apartamentos. Eles são responsáveis ​​pela integridade e uso real desses risers.

Se surgir algum problema ou mau funcionamento, é necessária a substituição obrigatória do riser. O procedimento é realizado por especialistas da gestora previamente selecionada. Os moradores da casa devem transmitir as informações necessárias aos funcionários do Código Penal, para que, posteriormente, possam realizar reparos de qualidade e rápidos.

Substituição de dispositivos de aquecimento através do escritório habitacional

Assim, a substituição dos aparelhos de aquecimento é efectuada através do gabinete de habitação apenas nas situações em que a vida útil estabelecida dos radiadores seja ultrapassada, estes se encontrem em estado de emergência e não possam ser reparados. Caso contrário, pequenos reparos serão feitos se as baterias estiverem vazando.

De acordo com os padrões atuais, a vida útil de um radiador de ferro fundido é de 15-30 anos em sistema aberto e 30-40 anos em sistema fechado. Mas, mesmo que se trate de um prédio de apartamentos onde as baterias foram instaladas há mais de 40 anos, a operadora muitas vezes se limita apenas a reparar o radiador, uma vez que a substituição está incluída na lista de grandes reparos, cujo tempo ainda não pode ser determinado.

desmontagem da bateria por soldagem a gás
Substituindo a bateria usando solda a gás

Para a substituição gratuita das baterias de emergência, os residentes devem entrar em contato com o escritório habitacional com a declaração correspondente. Recomenda-se a preparação de duas vias da candidatura e a colocação em ambas as marcas de aceitação por parte do responsável da secretaria de habitação. O requerimento e sua cópia deverão ser marcados com o número, data e assinatura legível do responsável.

A duplicação do documento ajudará se, no futuro, houver problemas associados à relutância da empresa de gerenciamento em trocar as baterias de emergência às custas do orçamento de revisão. Mas os inquilinos devem defender os seus direitos, uma vez que pagavam a substituição dos antigos radiadores através de mensalidades de habitação, manutenção e reforma do bem comum da casa.

As principais características do processo

Durante o funcionamento as baterias ficam gastas; para um melhor funcionamento do sistema de aquecimento, é necessário substituí-las. Mas os radiadores são como propriedade comum da casa, às custas de quem muda o apartamento nas instalações.

A sociedade gestora pode não considerar essas obras necessárias e, de acordo com a lei, as possibilidades de autorreparação de bens de habitação comuns são limitadas. Como mudar o aquecimento neste caso?

Agora os condóminos estão a lançar trabalhos em larga escala na arrumação das suas casas, mudando a disposição, a localização das canalizações, o sistema de aquecimento da divisão.

A instalação de novos radiadores sem o consentimento dos demais moradores de um prédio de vários andares é considerada arbitrariedade. O infrator pode até ser responsabilizado, especialmente se a operação de aquecimento for interrompida, sua qualidade diminuiu.

Em caso de vazamento do cano ou da bateria, a troca é realizada sem falhas pela empresa gestora. Além disso, às custas do Reino Unido, o sistema de aquecimento está sendo modernizado se sua vida útil tiver expirado.

  • O sistema de aquecimento é uma propriedade comum, cuja reparação e manutenção devem ser realizadas por uma empresa de serviços.
  • Se você quiser substituir as baterias por conta própria, deve se inscrever no Reino Unido e fazer o pedido para o trabalho de seus mestres.
  • Você deve estar preparado para o fato de que a concessionária se recusará a trocar as baterias gratuitamente se forem instaladas torneiras de corte no sistema de aquecimento em frente às tubulações que entram no apartamento.
  • Todos os recursos para a sociedade gestora devem ser registrados, o que pode ser útil se houver necessidade de litígio.

A necessidade de substituir as baterias de aquecimento, mais cedo ou mais tarde, surge antes de cada proprietário de um apartamento ou casa particular. Em prédios de apartamentos, a "doença" mais comum de radiadores antigos é a calcificação de suas superfícies internas, o que, em primeiro lugar, reduz significativamente a transferência de calor e, em segundo lugar, a folga dos tubos através dos quais o refrigerante flui diminui. Tudo isso leva a uma queda na eficiência do sistema de aquecimento e um aumento no custo do aquecimento da casa.

A única maneira de remediar a situação é instalar novas baterias e tubos de fornecimento de refrigerante.Para uma casa particular, a razão motivadora é na maioria das vezes a obsolescência dos radiadores, o desejo de melhorar sua aparência e o coeficiente de transferência de calor.

Opções de conexão do sistema de aquecimento

O tubo de alimentação, bypass, é conectado ao tubo de ramal superior e o tubo de saída - ao inferior. Este método de conexão é usado para instalar baterias em um apartamento com sistema de aquecimento de um tubo.

O tubo de entrada principal é instalado na parte superior de um lado da bateria, e o tubo de saída é instalado na parte inferior, do outro lado dos radiadores. Este método é utilizado na nossa empresa para a instalação de radiadores em apartamentos com sistema de aquecimento de um tubo. A vantagem do método de instalação de sistemas de aquecimento é que a bateria fornece a transferência máxima de calor.

Este método é usado para instalar radiadores em um apartamento com sistema de aquecimento de um tubo. A vantagem desse método é que você pode disfarçar os tubos sob o rodapé ou escondê-los em uma mesa sob o piso.

Em sistemas de dois tubos, existem duas tubulações separadas (fornecimento e retorno), o tubo de alimentação é conectado ao tubo do ramal superior e o tubo de retorno é conectado ao inferior. Este método é usado para instalar radiadores em apartamentos com sistema de aquecimento de dois tubos.

O tubo condutor deve ser conectado ao tubo superior do radiador e o tubo de retorno ao inferior, do outro lado. Este método é usado para instalar radiadores em um apartamento com sistema de aquecimento de dois tubos. A vantagem deste método é a transferência máxima de calor do refrigerante.

O tubo de alimentação é colocado na parte inferior do tubo de retorno. O refrigerante se move ao longo do riser de baixo para cima. O ar do sistema sai pelas torneiras de Mayevsky. Esse sistema de conexão de radiadores é adequado para o aquecimento de prédios baixos e casas particulares.

* A entrega das baterias é gratuita no caso de aquisição e instalação das baterias na nossa empresa.

DETALHES: Novos benefícios para aposentados em 2020

O sistema de aquecimento MKD é uma comunicação de engenharia, cuja instalação é efectuada em estrita conformidade com o projecto desenvolvido. O diâmetro dos tubos, o número de seções do dispositivo, a espessura do isolamento - tudo é escolhido por cálculo e é criado um sistema equilibrado que é capaz de aquecer um edifício residencial de maneira uniforme, independentemente do número de andares e do localização do apartamento.

Os radiadores de aquecimento estão ligados a um sistema centralizado comum e, de acordo com o passaporte técnico da casa, são parte integrante da casa. Isso está consagrado no Decreto do Governo da Federação Russa nº 491. Todas as comunicações internas estão no balanço da organização operacional, independentemente da forma de propriedade e pertença.

A intervenção no trabalho dos sistemas de apoio, sem a devida coordenação, está repleta de penalidades administrativas. Na prática, há casos de restauração de uma OSC perturbada às custas do culpado com um pagamento adicional por recálculos decorrentes do subaquecimento de outras salas após interferência não autorizada na integridade do sistema.

Para evitar problemas com o MC, é necessário ter evidências convincentes da correção da instalação do dispositivo, que podem servir como pareceres de especialistas de uma organização de projeto licenciada.

A substituição do sistema de aquecimento de um apartamento requer a aprovação da concessionária. É necessário obter permissão entrando em contato com a administração da organização operacional que atende a casa.

Mesmo na fase de projeto de um prédio de apartamentos, o sistema de aquecimento é calculado - o número e a potência dos dispositivos de aquecimento, sua localização, volume e temperatura do refrigerante, etc. são determinados. A substituição dos radiadores por modelos com características de desempenho diferentes pode levar a uma deterioração do funcionamento do sistema de aquecimento da casa. Se as baterias de aquecimento substituídas de forma não autorizada não corresponderem aos parâmetros calculados, surge uma situação de emergência.

removendo a bateria dos suportes
Removendo a bateria dos suportes

Se você planeja trocar os radiadores de aquecimento do apartamento por conta própria - às suas próprias custas, vários documentos são necessários para consideração:

  • Aplicativo com passaporte técnico anexo para o apartamento.
  • Um documento que atesta a propriedade do apartamento.
  • Cálculo térmico aprovado por exame para novos dispositivos de aquecimento.
  • Certificados de conformidade para todos os componentes (radiadores, acessórios, tubos, acessórios, etc.).

Um exame do cálculo térmico é necessário se for planejado para:

  • trocar as baterias de aquecimento instalando dispositivos de tipo diferente, com características técnicas diferentes;
  • aumentar a potência do radiador existente adicionando links;
  • mova o dispositivo de aquecimento para outra parte da sala.

O especialista deve verificar se a modernização do sistema de aquecimento vai violar o equilíbrio térmico da casa. O exame é um serviço remunerado e efectuado a expensas do proprietário do apartamento.

Pode levar até 2 meses desde a data de apresentação dos documentos à organização de gestão até a emissão de uma licença. Depois de obter permissão, você deve enviar um pedido para desconectar o riser e drenar o refrigerante da seção correspondente do sistema.

Após a substituição das baterias de aquecimento do apartamento, é submetido um requerimento a exame técnico - especialistas e representantes da sociedade gestora verificam a correta instalação e conformidade dos dispositivos de aquecimento com os aprovados para instalação.

Hora conveniente para trabalhar

O intervalo de tempo em que é melhor trocar de radiador é o período entre o final de um período de aquecimento e o início de outro. No intervalo entre aquecimento, podem ser realizados testes hidráulicos do sistema. É importante verificar com antecedência com a empresa gestora o momento dos testes, a fim de agendar a substituição da bateria para outros dias.

bateria sob a janela
É melhor trocar os radiadores no verão.
Devido a uma emergência, pode ser necessário trocar rapidamente os dispositivos de aquecimento. No caso de um apartamento privatizado, a substituição emergencial dos radiadores é um serviço pago, uma vez que o proprietário do apartamento deve monitorizar o seu desempenho e notificar prontamente a empresa operadora sobre fugas ou desgaste físico de baterias velhas que já esgotaram.

Cálculo do número necessário de seções em baterias de aquecimento e o custo do trabalho de instalação por telefone

74957737054

Conflitos ao substituir risers

As disputas são mais comuns ao decidir quem deve pagar pelo serviço. O escritório de gestão exige pagamento adicional por seu trabalho de mudança de estruturas de tubos em um apartamento privado. Mas, segundo outra versão, não são os proprietários que devem pagar pelo serviço, mas o próprio Código Penal. Os proprietários pagam inicialmente pela manutenção. Isso se aplica a serviços de revisão. As contribuições são feitas mensalmente. Portanto, em caso de conflito, os inquilinos terão razão.

Convidamos você a ler a Reclamação por falta de pagamento de juros

Uma vez que os risers para o local da sua ramificação são contabilizados como bens comuns, apenas o Código Penal é responsável pela manutenção das estruturas.

Em disputas entre empresas e residentes sobre a necessidade de pagar pelos serviços de substituição de tubos, os tribunais também ficarão do lado destes.

Opinião de um 'expert

Mironova Anna Sergeevna

Advogado geral. É especialista em questões de família, direito civil, criminal e direito habitacional

Se as sociedades gestoras solicitarem ilegalmente pagamento adicional por seus serviços, você deve reclamar ao Rospotrebnadzor. As situações de conflito também precisam ser resolvidas em tribunal.

Quando é melhor trocar os radiadores?

Mesmo os profissionais não conseguem chegar a um consenso sobre quando é mais conveniente substituir as baterias de aquecimento - durante a estação de aquecimento ou após o seu fim. Por outro lado, os reparos de verão são mais convenientes, pois neste momento não é necessário entrar em contato com a concessionária para desligar o abastecimento de água do sistema. Todo o trabalho pode ser feito sem pressa, sem incomodar os vizinhos ao desligar o aquecimento.

Mas, por outro lado, a instalação das baterias pode ser feita sem cuidado, e mesmo um pequeno vazamento cria enormes problemas se não for detectado a tempo. Durante a estação de aquecimento, os instaladores podem verificar imediatamente a confiabilidade e o aperto de todas as conexões após conectar as baterias ao sistema de aquecimento da casa.

A reparação do sistema de aquecimento municipal e a substituição dos seus elementos no interior do edifício são efectuadas pela sociedade gestora do edifício de apartamentos.

Ela deve monitorar o estado dos degraus do prédio, dos canos de aquecimento e realizar reparos, se necessário.

A substituição da bateria é gratuita. Se houver válvulas de corte na frente do apartamento, o proprietário geralmente paga pela troca dos radiadores.

Se os risers forem reparados pelo Código Penal incondicionalmente, o Código Penal frequentemente se recusa a trocar o equipamento do apartamento gratuitamente.

Se a sociedade gestora ignorar os consumidores e não se envolver em seus negócios diretos, um recurso escrito se tornará a base para ir ao tribunal.

Aquecer mal

Trabalhar intermitentemente

Fluxo

Não cabe no interior

A solução para todos os problemas descritos é fornecida pela instalação de radiadores de aquecimento. É produzido de acordo com as normas de requisitos técnicos, o tipo e a potência das baterias de aquecimento (radiadores) são selecionados de acordo com a tarefa. Realizamos reparos de alta qualidade em sistemas de aquecimento em caso de vazamentos.

Os modelos apresentados no mercado são atractivos com um design sóbrio e elegante que se adapta harmoniosamente ao espaço interior da casa. Deve-se notar a sua compactação, o que simplesmente economiza durante os trabalhos de instalação em salas pequenas. Graças às suas características bem pensadas, o dispositivo radiador aquece ininterruptamente a sua casa em caso de geadas severas.

- líder no negócio de instalações: há mais de 10 anos substituímos baterias de aquecimento em apartamentos. Faça a rotação de dispositivos antigos conosco para os radiadores bimetálicos modernos de fabricação italiana. Uma chamada de cada vez, nossos especialistas atenderão você prontamente.

Além da instalação de baterias de aquecimento, oferecemos aos nossos clientes diversos tipos de serviços: troca de toalheiro aquecido, troca de espelho ou corte de parede. Utilizamos apenas materiais modernos, atuamos em todos os assentamentos da região.

Economizando de 30 a 60% no aquecimento ambiente

DETALHES: Como redigir corretamente um contrato de aluguel de apartamento? amostra de contrato de locação

Design lacônico e estético

Alta dissipação de calor

Resistente à corrosão, durável

Antes de substituir o aquecedor por um novo, decida a quantidade de trabalho. Se a bateria estiver conectada a tubos horizontais que saem da parede, apenas o dispositivo de aquecimento em si é trocado. Em outros casos, é aconselhável substituir o riser para não cortar tubos de metal.

Para substituir o riser, você precisará negociar com os vizinhos acima e abaixo do piso - neste caso, a tubulação é conectada aos seus dispositivos de aquecimento. Se os vizinhos não quiserem iniciar os reparos, resta escolher uma das três opções:

  • corte o riser por cima e por baixo, corte a rosca externa e monte uma nova tubulação com materiais modernos;
  • corte os tubos de abastecimento próximos ao antigo radiador e conecte o novo dispositivo de aquecimento ao antigo gasoduto;
  • corte os tubos de abastecimento na curva e conecte os novos tubos de abastecimento com um desvio às seções verticais do riser.

soldagem ao trocar a bateria
Substituição de radiadores de aquecimento usando soldagem
Os tubos de aço requerem instalação soldada a gás, para o que é necessário envolver profissionais com os equipamentos adequados. Ao instalar uma bateria de aquecimento por conta própria, é mais conveniente usar tubos de metal-plástico (um pré-requisito são acessórios de pressão, não conexões roscadas), cabines de toras de aço galvanizado com instalação em rodos, tubos corrugados ou de aço inoxidável comum.

Antes de trocar as baterias do apartamento, é importante certificar-se de que os funcionários da empresa gestora cortaram o fornecimento de refrigerante e esvaziaram o espelho. Um locatário que muda de radiadores deve ter um recipiente conveniente pronto para drenar a água restante do radiador durante a desmontagem.

Se for tomada a decisão de substituir o radiador de aquecimento junto com o riser ou apenas com os tubos de abastecimento, então a tubulação é simplesmente cortada nos locais selecionados. No caso de ser montada uma nova bateria em vez de uma velha, o dispositivo de aquecimento é removido de acordo com o seguinte esquema:

  • gire a contra-porca no acionamento até que ela pare (é ela quem fixa a bateria), a operação é realizada nas camisas superior e inferior;
  • determinar os locais do corte nas tubulações do forro, embora seja necessário deixar pelo menos um centímetro de fio;
  • as marcações são feitas com um nível - o corte deve ser vertical e regular, caso contrário será difícil instalar uma nova bateria;
  • corte canos ao longo das marcas e remova a bateria substituível dos suportes de parede;
  • remova os colchetes;
  • as bordas dos tubos roscados, se necessário, são aparadas girando a contraporca e as rebarbas são removidas.

desmontagem da bateria
Removendo a bateria da placa velha
Na fase de preparação da modernização do sistema de aquecimento de um apartamento com as próprias mãos, deverá desenvolver um diagrama de ligação, determinar o comprimento e o diâmetro de todas as secções da conduta, a quantidade e tipo de componentes. A lista de materiais a serem usados ​​deve ser aprovada pelo técnico de substituição da bateria.

O trabalho de instalação de um novo radiador começa após a localização do dispositivo de aquecimento ter sido determinada:

  • a folga entre o chão e a borda inferior do radiador é de pelo menos 10-15 cm;
  • a distância da borda superior da bateria ao peitoril da janela é de 15 cm;
  • uma folga de 3-4 cm é deixada entre a parede e o corpo do dispositivo de aquecimento (ajustável ao montar os suportes).

tubos de plástico de polipropileno
Tubos, válvulas, acessórios para instalação de bateria
Se a coluna do sistema de aquecimento foi desmontada, em primeiro lugar, é cortada uma rosca externa nas partes salientes dos tubos antigos para a fixação de tubos de aço ou metal-plástico com acessórios apropriados. Um jumper de bypass é instalado entre os tubos de alimentação e retorno usando tês. Após o desvio, uma válvula de esfera com uma válvula americana é montada em cada um dos tubos horizontais.

As juntas roscadas são seladas com um fio de linho com selante de silicone (ou tinta a óleo). Este tipo de vedação é permitido para conectar radiadores de ferro fundido, ao contrário da fita ou rosca FUM, a vedação não é comprimida ou rasgada. Os selantes que não secam tendem a ser espremidos e os que endurecem ressecam, razão pela qual a bateria vaza.

Para conectar o dispositivo de aquecimento ao sistema por conta própria, você deve aderir a uma determinada tecnologia de trabalho:

  • Monte o radiador. O orifício inferior não utilizado é fechado com um tampão padrão, uma torneira Mayevsky é montada no tubo do ramal superior (o dreno ajudará a remover a eclusa de ar ao encher um novo dispositivo de aquecimento).
  • Nos orifícios de entrada do radiador, são instaladas porcas de pé com rosca direita e esquerda, utilizando vedações de paronita para vedação (borracha sob o efeito de altas temperaturas pode secar e rachar).
  • O radiador é instalado em um suporte de altura adequada para que as porcas adaptadoras possam ser conectadas às válvulas de esfera americanas.
  • Após a tentativa na parede, é feita uma marcação para a instalação dos suportes, furos são feitos e todos os quatro fechos são montados. Para garantir que a bateria está presa corretamente, verifique o nível dos suportes - ela deve ser horizontal.
  • O radiador é conectado aos tubos de alimentação (é importante vedar adequadamente todas as conexões) e pendurado nos suportes.

No final da obra, representantes da entidade gestora abastecem o sistema com refrigerante - nesta fase, é verificada a estanqueidade das juntas e do próprio dispositivo de aquecimento.Usando a válvula Mayevsky, purgue o ar da bateria ao encher o sistema. Para isso, um elemento especial é girado com uma chave especial ou chave de fenda. Quando um jato de água sai pelo buraco, a torneira é fechada.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores